The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas

O Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, apresenta, a partir do dia 15, a retrospectiva do artista Olivier Mourão. Mineiro de Divinópolis, Olivier ainda era um menino quando foi descoberto e lançado em BH pelo colunista Wilson Frade. Era uma criança que pintava crianças, e já com estilo próprio e técnica sofisticada. Seus portraits de filhos de políticos encantaram a então primeira-dama, Maria Tereza Goulart, mulher do Jango, que o hospedou no Alvorada, em Brasília, para que ele pintasse seus filhos, Denise e João Vicente

Foi Olivier quem inventou as festas de carnaval em Ouro Preto. O que lhe valeu a excomunhão pelas paróquias locais e o convite do prefeito para se retirar da cidade. Todos escandalizados com sua festa de carnaval, intitulada Uma Noite no Inferno, com mulheres de seios e pernas de fora e fantasias felinianas, atraindo tal multidão à cidade que os hoteis lotaram e os convidados acabaram protagonizando um grande bacanal nas escadarias da afastada Igreja São Francisco de Cima
Em seu bota-fora da cidade histórica, Olivier contou com um grupo de beatas empunhando vassouras ameaçando-o com vassouradas!…

Rapidamente, ele desapareceu no horizonte, para reaparecer vestido de marajá, no topo de um elefante de circo, no vernissage de sua última exposição de BH. Era o ano de 1972, e não demorou muito para ele partir para São Paulo, onde era visto abrindo e encerrando um programa de TV, dando um grande arroto na cara do telespectador, naquilo que chamava de “um quadro de arte conceitual”…

Mas nem todos concordaram com essa elevada definição de seu trabalho e ele acabou perseguido pela ditadura. O jeito foi se mandar para Londres, ao lado do também irreverente cineasta Neville D’Almeida, famoso pelos filmes transgressores e o cachecol do pescoço…

Na Swinging London, Olivier aprontou o que pôde e, não satisfeito, resolveu ir aprontar em Ibiza, onde comprou um casarão e se tornou um promoter local. Suas festas na praia começavam à meia-noite, estendendo-se até o meio-dia, com o maior sonzão de House Music. O que deixou os banhistas e os clubes locais por demais injuriados, já que Olivier atraía o melhor público, e a discussão acabou no Parlamento, com abaixo-assinado indignado dos empresários da noite, que pagavam impostos, mas Olivier não…

O impasse terminou com a proibição, pelos parlamentares, de festas de praia em todo o território espanhol!…

Empenhado em continuar a dar prazeres a muita gente e em dar chateação a outras tantas, o artista passou a promover festas privadas de celebração da vida, banquetes para mais de mil pessoas (seus íntimos e + os hedonistas de toda a Europa), com fogos, música alta, shows e muitos carros mal estacionados, provocando enormes congestionamentos, para desespero da vizinhança insone…

Tantas vezes foi chamada a polícia e o tumulto foi tamanho em Ibiza, que de novo o Parlamento foi acionado e impôs a Olivier multas de 300 mil euros por festa. E se vocês pensam que ele parou por aí, enganam-se. Insaciável, Mourão ainda estrelou o livro “Ibiza 24 Horas”, do alemão Half Uhla, onde foi apresentado como “herói número 1” de Ibiza e visto fotografado ao lado de uma holandesa nua e de costas…

Todos os anos, Olivier Mourão expõe, em Ibiza, na Galeria K5, quando vende todas as suas obras para tradicionais colecionadores europeus e americanos…

Na mostra no Museu Inimá de Paula, que abre semana que vem, ele apresentará trabalhos inéditos feitos aqui no Brasil, nas poucas vezes em que veio, e gravações digitais de seus últimos trabalhos realizados na Espanha...

Promete chegar, naturalmente, montado num elefante branco, pois Olivier adora a mídia e a recíproca é verdadeira: este ano, sua casa será mostrada na revista americana Architectural Digest, escolhida entre 50 outras casas da vibrante ilha de Ibiza, endereço certo para o homem certo…

Conheçam abaixo o Olivier Mourão, seus belos quadros e vejam o Michael Koellreutter, o Micha, produtor da exposição…

MK digitalizar0002 The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas

Olivier Mourão

MK Convite Coquetel Abertura Olivier Mourao Retrospectiva The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas

O convite do coquetel de abertura da mostra Olivier Mourão – Retrospectiva

MK Olivier 4 The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas

Ainda o Mourão

MK Auto Retrato The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas

Auto Retrato do artista
MK A menina Brincando The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas
A Menina Brincando
MK Entre Naturezas The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas
Entre Naturezas
MK Bárbara The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas
Bárbara
MK Lady Gagga The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas

Lady Gagga

MK Rafael Medina Conde de Feria The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas

Rafael Medina – Conde de Feria

MK Mulher Leyendo The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas

Mulher Leyendo

MK Igor Schiller The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas

Igor Schiller

MK O Rei da Selva The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas

O Rei da Selva

MK Manipulação do Toureiro The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas

Manipulação do Toureiro

MK 083 The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas

Michael Koellreutter está há um mês e meio em Minas, organizando e produzindo a expo de Olivier. Para isso, precisou levar seu time de DJs mulheres, para trabalharem na sua festa Pink Up! (tal e qual aquelas que faz no Rio com Serginho Mattos), que ele promoveu lá no Café de la Musique, em homenagem a Olivier. Na foto, com Micha, está a Fernanda Carvalho, uma das tops da V Models, agência da Vanessa de Oliveira (ex Dijon), a mais importante da cidade, que levou toda a modelada linda para a festa. Ele retorno com Olivier a Londres, dia 25, para organizar o tour Pink Up!, com Justin Berkmann, o DJ badalado, fundador do nightclub e da marca Ministry of Sound…

MK 092 The Elephant Man Olivier Mourão inaugura retrospectiva em Minas

Fernanda Carvalho despede-se aqui de vocês, bye-bye!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *