SEMANA MUNDIAL DO GLAUCOMA – DE OLHO NA PREVENÇÃO

Estamos na Semana Mundial do Glaucoma, criada pelo World Glaucoma Association. Neste período, em todo o mundo, são promovidos eventos com o objetivo de conscientizar as pessoas da necessidade de realizar exames regulares dos olhos como prevenção da doença. Nos países desenvolvidos, 50% das pessoas, e nos em desenvolvimento, 90%, não sabem ser portadoras do glaucoma, doença que leva à cegueira.

Aqui no Rio, a Abrag-Rio (Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma do Rio de Janeiro), que tem como presidente Isis Penido, abriu a semana no sábado com a conferência do maior especialista em glaucoma no país, Remo Susanna Jr., no auditório do IBOL (Instituto Brasileiro de Oftalmologia)…

Ontem, a Abrag promoveu a abertura oficial na Clínica Zilda Arns, no Complexo do Alemão, com exames gratuitos para a população. Foram atendidas 387 pessoas, 27 delas diagnosticadas com glaucoma. O próprio especialista Remo Susanna examinou várias pessoas com a ajuda do presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Marcus Safady e a equipe do Hospital dos Servidores.

Esta semana várias palestras estão programadas. A Semana Mundial do Glaucoma vai até 16 de março, quando haverá entrega do Troféu Abrag-Rio no Palácio da Cidade. E em maio, dia 26, estão previstos novos exames gratuitos para a população, no Dia Nacional do Glaucoma, desta vez no Largo da Carioca, centro do Rio…

Bem, na verdade, o que eu quero de fato dizer é que tiro o chapéu para a Isis Penido, que, abnegada, abraçou a causa da prevenção do glaucoma e de seu trtamento e tem dado uma grande colaboração para todos os que sofrem desse mal, com tão poucas informações disponíveis, tão pouco conhecido e divulgado e que pode ser tão cruel e nocivo.

Viva a Isis, uma pessoa que contribui para a coletividade. Uma cidadã real. Uma alma cristã em seu dia a dia, no exercício do cotidiano, e isso não é discurso. É fato.

Abrag-Isis Penido  Remo Susanna e Oswaldo Moura BrasilIsis Penido, Remo Susanna e Oswaldo Moura Brasil

Abrag-Almir Ghiaroni e Oswaldo Moura Brasil

Almir Ghiaroni e Oswaldo Moura Brasil

Abrag-Isis Penido entre os médico Gilberto Passos e o cientísta Riuitiro Yamane.jpg1

Isis Penido entre o médico Gilberto Passos e o cientista Riuitiro Yamane

Abrag-Ana Paula Gonçalves Viviane Guedes e Maria Vitoria Moura Brasil

Ana Paula Gonçalves, Viviane Guedes e Maria Vitoria Moura Brasil

Abrag-Clara Bartha e Michel Kleinberg

Clara Bartha e Michel Kleinberg

Abrag-Remo Suassuna  Cristina e Oswaldo Moura Brasil.jpg1

Remo Susanna, Cristina e Oswaldo Moura Brasil

Abrag-Simone Boghossian Ana Paula Gonçalves e Claudia Passos

Simone Boghossian, Ana Paula Gonçalves e Claudia Passos

Abrag-Riurito Yamane Claudia e Gilberto dos Passos

Riuitiro Yamane, Claudia e Gilberto dos Passos

Marcelo Borgongino

21 ideias sobre “SEMANA MUNDIAL DO GLAUCOMA – DE OLHO NA PREVENÇÃO

  1. Gostaria de orientações no sentido de como devo proceder para marcar uma consulta urgente, com o Dr. Remo Suzanna, considerado maior especialista em glaucoma do Brasil. Tenho um familiar com problema sério de glaucoma, que vem se tratando, na Bahia, há mais de 30 anos, sem conseguir controlar tão grande problema. Hoje já se encontra com o nervo ótico com grande escavação e os colírios usados não conseguem reduzir a sua pressão ocular, a ponto de não piorar o seu estado.. Aguardo ansiosa uma resposta.

    • Querida, pedi à querida amiga Isis Penido, presidente da Associação Brasileira de Glaucoma, que a auxiliasse e orientasse e, conforme a cópia de email enviado por ela a mim, isso já foi feito. Tomara que a ajuda de Isis e deste blog lhe seja de alguma valia.
      Deus a abençoe!

  2. Boa Noite, gostaria muito de marcar uma consulta com o DR. Remo, fui diagnosticada com glaucoma a 2 anos, utilizo colírio, porém já tive outros diagnósticos contraditórios a este , mas meu pai com 85 anos já está cego tendo tratado o glaucoma durante 30 anos,preciso de um diagnostico preciso sem dúvidas que me deixe confiante que estou no caminho certo e que não vou ficar cega, aguardo contato.

  3. Vejo que este site poderá me auxiliar a encontrar o telefone do consultorio de Dr. Remo. Por favor enviem para meu email o telefone do consultório. Moro em Brasilia, sou médica e hoje um colega me indicou o Dr. Remo para uma consulta.
    Att,
    Isolina

  4. Dra. Isolina, tb pretendo fazer uma consulta ao Dr. Remo e encontrei o telefone da clínica dele. (11) 3022-5177.Espero tê-la ajudado.

  5. boa tarde estou com a diabete do tipo 2, agora estou com a visao muito depilitada, estou com sintoma do glaucoma, moro no rio de janeiro, como faço para marcar a consulta com Dr. remo suzanna ou com outro especialista aqui no rio de janeiro no abrag?

  6. Boa tarde, Hildergard..

    Estou com um problema na visão desde novembro / 2013 e estou bastante deprimida. Através de artigos e sites vi a extrema competência do Dr. Remo e quem sabe, com muita fé, ele possa me ajudar . Como faço para me comunicar com ele ? Ele possui algum e-mail para contato? É de extrema urgência..agradeço desde já a a sua atenção comigo..

  7. Tive sarampo com 01 ano de vida e esta doença deixou sequelas nos dois olhos, hoje tenho 47 anos e de um dos olhos , o esquerdo que fiz transplante de córnea em dezembro de 1975, mas houve rejeição,somente vejo um pouco de claridade, o direito a visão é de 4 dedos de distancia, segundo a ultima médica que fui ficarei cega em breve mas não aceito este diagnóstico preciso de uma segunda opnião como faço para me consultar com voce e vc me ajudar. Por fvr preciso mto da ajuda de alguém aguardo retorno.

  8. Estou interessada em agendar consulta com Dr. Remo Susanna mas, infelizmente não consegui localizar o endereço e telefone de sua clínica. Caso alguém possa me ajudar nesse sentido agradeço.

  9. PRECISO COM URGENCIA SE FOR POSSIVEL, TIVE 2 AVC NO MESMO DIA, O 2 ME DEIXOU COM A VISÃO ENBAÇADA E QUANDO TIVE ALTA DO HOSPITAL ELES ME ENCAMINARAM A UM OFTALMOLOGISTA ELE MANDOU EU USAR GLAUCOTRAT O,5/%, UM OFTALMO DISSE QUE A PRESSÃO ERA ALTA,AI DEPOIS DISSO FUI A UMA COSULTA AI NO SERVIDORES, O OFAMOLOGISTA DO SERVIDORES FALOU QUE A MINHA PRESSÃO, ERA NORMAL,EU PRECISO FAZER NOVOS EXAMES P/ TER CERTEZA,SE DEVO CONTINUAR USANDO ESTE COLIRIO,TO MUITO NERVOSA E TO COM MUITO ZUMBIDO NO OUVIDO,PRECISO DE OTORRINO,POR FAVOR O QUE DEVO FAZER,POR FAVOR ME AJUDE,EU SO CADASTRADA AI NO SERVIDORES DESDOS 8 MESES DE IDADE,TENHO 58 ANOS,POR FAVOR ME AJUDE.

  10. Olá, meu marido tem 36 anos de idade e ontem descobrimos que ele já perdeu 85 por cento de nervo optico devido ao glaucoma.Ficamos completamente desconsolados e assustados.Mas temos fé em Deus que encontraremos o melhor tratamento a fim de que ele venha a ter visão até o fim da vida.Moramos em Belém do Pará e aqui a medicina não é tão avançada.Estou disposta buscar o que há de melhor em tratamento de glaucoma pra que meu marido não perca a visão e possa ver nossos filhos crescerem .Gostaria de saber contato pra agendar uma consulta com Dr.Remo Susanna.Por favor me ajudem.

  11. Ola… Gostaria de saber se esta muito longe , para conseguir a reconstituição do nervo óptico. Muito obrigado pela atenção.

  12. Boa tarde….vi sua explicaçao no programa de tv sobre glaucoma…meu..subrinho tem apenas 13anos e foi deagnosticado com glaucoma e muito avançado por favor me ajude…preciso ele ja ta com depreçao ….obrigada…me de o endereço da clinica e numero de telefone

  13. Preciso saber se tem outros tratamento para glaucoma…meu filho tem 13anos e tem esse problema e preciso saber o que fazer pois ele ja nao encherga quase nada…..me ajudem…

  14. Preciso saber se tem outros tratamento para glaucoma…meu filho tem 13anos e tem esse problema e preciso saber o que fazer pois ele ja nao encherga quase nada.meu telefone 94992886496 morro em uma cidade qeu a saude e muiito precaria….me ajudem…

  15. Boa noite meu pai precisa urgente de tratamento do glaucoma, ele esta com 76 anos e sua visão direita esta muito prejudicada pela doença ,sou do rio de janeiro e gostaria de saber se o Dr.REMO atende em meu estado caso contrario peço encarecidamente seu contato pois ele meu pai acabou de sobreviver a 6 pontes de safena onde graças a deus se recupera muito bem mas infelizmente o glaucoma tem tirado sua vontade de viver mas com muita fé em deus e nossa senhora tenho esperança que ainda poderei dar lhe uma melhor qualidade de vida , meu pai é minha razão de viver embora idoso ainda é e sempre será minha referencia de vida ..

  16. Gostaria de saber como faço para marcar uma consulta ou o numero do telefone do Dr Remo Suzanna Jr. especialista em Glaucoma.
    Tenho na familia com problema serio que vem se tratando no Espirito Santo ha mais de 80 anos.
    pois meu avô, tios e pai ficaram cegos.
    Agora é a terceira geração tenho primos que já estao cegos, no total temos 7 cegos na família
    Eu e meu irmão estamos com o mesmo problema,hoje nos encontramos com nervo ótico com grande escavação e os colírios usados nao consegue reduzir sua pressão ocular a ponto de não piorar nosso estado.
    aguardo desesperadamente uma resposta.
    preciso saber de ele tem convenio com a UNIMED pois nao tenho muitas condições financeiras , preciso saber o preço da consulta.
    atenciosamente;
    Rosangela Lessa Sant.Ana.

  17. Por favor gostaria que me indicasse especialista em glaucoma no Rio de Janeiro, tenho um filho adolescente com glaucoma congênito que a pressão da vista não tá conseguindo estabilizar.Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *