Presidente Lula é Personalidade do Ano (parte 2)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mostrou mais uma vez o quanto é simples e também muito popular no mundo! Ao receber o Prêmio Personalidade França-Brasil, homenagem instituída pela Câmara de Comércio França-Brasil há 10 anos e sempre destacando uma personalidade francesa ou brasileira, disse “não sei se mereço metade do elogios do telão” e foi aplaudido…

Os elogios do telão a que o presidente Lula se referia vinham dos presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e dos EUA, Barack Obama. Neste mesmo telão, foi contada a história de vida de Lula, o homenageado do ano, desde o seu nascimento em Garanhuns, Pernambuco, passando por sua trajetória de militante, eleições até os dias de hoje. Em sua mensagem, Sarkozy agradeceu a parceria Brasil e França e a amizade do presidente Lula. No vídeo mostrando Obama, não faltou o presidente dos EUA se referindo ao nosso presidente como “O cara”…

Em mais uma de suas tiradas, o presidente disse que “todo mundo quer ir para a França e ninguém quer ir para Garanhuns”. E a risada foi geral. Lula recebeu uma escultura belíssima idealizada por Tunga, de prata. São duas taças brindando, sibolizando a amizade e parceria entre Brasil e França

A noite no Palácio Laranjeiras começou com um coquetel dentro do próprio palácio. O presidente, enquanto isso, permaneceu em uma sala reservada até que todos se dirigissem para os jardins, onde foi montada uma estrutura que mais parecia um Palácio de Cristal. Um enorme toldo transparente, lustres enormes de cristal pendiam do teto. Mesas redondas e arranjos de copos de leite brancos. Tudo muito clássico e elegante. O som ambiente homenageava os dois países com música ora brasileira, ora francesa…

O menu também foi dividido entre os dois países. O chef brasileiro Guilherme Motta assinou o jantar. Entre outras maravilhas, foram servidos mousses de beterraba e de couve-flor; camarão com sagu marinado com caipirinha e robalo desfiado ao leite de coco; contra-filé em crostas de cogumelo e cebola confitada no vinho; carne de sol acebolada em cestas de aimpim e purê de ervilhas frescas. As sobremessas levaram o toque francês do chef Roland Villard. Tinha fondant de cupuaçu e frutas vermelhas; sorvete de taperebá, também conhecida com cajá, só para citar algumas…

Dentro do “Palácio de Cristal”, o ar condicionado era de temperatura congelante e viam-se mulheres elegantes de alcinha recorrendo aos paletós masculinos para se livrarem do frio, brrrr! É que informaram ao cerimonial do Palácio das Laranjeiras que o presidente Lula sente muito calor. Para deixá-lo bem à vontade, foi providenciado um sistema de refrigeração que atendesse muito bem ao homenageado…

Outro a fazer elogios ao presidente da República do Brasil foi o co-anfitrião com o dono da casa (Cabral), o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, François Dossa. Ao entregar o troféu, ele comentou: “Tive a sorte de viver em seu país oito anos, momento mágico e histórico que o senhor nos proporcionou”. A ministra da Economia da França, Christine Lagarde, mulher muito alta, esguia, elegante e bem simpática, veio ao Rio somente para a homenagem e voltou ontem mesmo para a França. Afinal, seu país vive uma crise econômica. Ela também fez um discurso cheio de elogios ao presidente Lula, em francês e com tradução simultânea, e terminou dizendo: “Obrigada, presidente Lula, pelo que o senhor fez pelo mundo”. O governador Sérgio Cabral, bem disposto, atencioso, era só elogios ao presidente Lula. Agradeceu a parceria do governo federal e a amizade do presidente para com o Rio…

Lula partiu por volta da das onze da noite. Tinha que pegar um voo pra Brasília. Ele estava acompanhado dos seus ministros da Defesa, Nelson Jobim; da Saúde, José Gomes Temporão; e das Cidades, Marcio Fortes. Entre outros do primeiro escalão de Cabral, o seu vice, Luiz Fernando Pezão; e os secretários Julio Bueno, do Desenvolvimento; e Renato Villela, da Fazenda

Eram mais de 800 convidados. O embaixador da França no Brasil, Yves Saint Geours; o cônsul da França no Rio, Jean-Claude Moyret; e o Prêmio Nobel da Paz de Medicina, Eric Kandel, da Universidade de Columbia. Também, Ivo Pitanguy, Pitanga com Benedita, também secretária de Estado; Cabral, o pai, com Magali. Muitos presidentes de empresas francesas e brasileiras. Citando algumas, a L’Oréal para a América Latina, representada por Patrick Sabatier, diretor de relações institucionais, com Adriana Fantini; e Maurício Bahr, presidente da GDF Suez no Brasil…

Fotos de Sebastião Marinho…

IMG 1558 Presidente Lula é Personalidade do Ano (parte 2)Presidente Lula em seu discurso que arrancou aplausos

IMG 1500 Presidente Lula é Personalidade do Ano (parte 2)Ministra Christine Lagarde, da França

IMG 1534 Presidente Lula é Personalidade do Ano (parte 2)François Dossa, presidente da Câmara de Comércio França-Brasil, entrega troféu ao presidente Lula

IMG 14991 Presidente Lula é Personalidade do Ano (parte 2)Governador Sérgio Cabral em seu discurso

IMG 1441 Presidente Lula é Personalidade do Ano (parte 2)Nobel de Medicina, Eric Kandel

IMG 1516 Presidente Lula é Personalidade do Ano (parte 2)Presidente Nicola Sarkozy no telão

IMG 1463 Presidente Lula é Personalidade do Ano (parte 2)Os “primeiros-pais” do Rio, Magali e Sergio Cabral

IMG 1459 Presidente Lula é Personalidade do Ano (parte 2)Georgia Wortmann e Almir Ghiaroni

IMG 1471 Presidente Lula é Personalidade do Ano (parte 2)A secretária de Estado de Assistência Social, Benedita da Silva, e Pitanga

IMG 1445 Presidente Lula é Personalidade do Ano (parte 2)Décor belíssimo do “Palácio de Cristal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *