Porque hoje é sábado: dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

Porque hoje é sábado, vamos a mais uma delícia, delícia, de nossa chef-chic Beth Winston, que nos ensina a receita de um Frango ao Curry à Thereza Collor, e a homenagem tem tudo a ver com a morena, picante como o tempero curry, dona da mais espetacular coleção de colares e acessórios indianos de que se tem notícia…

Thereza, vocês sabem, ficou famosa como a musa do impeachment do cunhado, o ex-presidente Fernando Collor de Mello. Porém, como o mundo redondo é, é ele, o hoje senador Fernando Collor, quem tem se mostrado um dos mais corajosos membros da CPMI do Cachoeira, e esta semana foi o único a ter a coragem de botar o dedo no conluio da mídia com o bicheiro (gravações de centenas de conversas dele, inclusive orientando pautas de importante veículo). Nessa hora da cobrança de Collor, por uma espantosa “coincidência”, estava aberto o microfone do presidente da CPMI (!!), enquanto este falava simultaneamente, distraindo a atenção dos espectadores que escutavam o senador. Parecia até que era de propósito…

Não houve eco dos demais participantes ao que Collor falou. Muito menos da imprensa, que cobriu, naquele dia, os trabalhos da Comissão, nem no dia seguinte, nem no outro e assim por diante. Um mutismo tão grande, hummmm, que só mesmo enchendo o estômago com uma comidinha bem gostosa, como esse Frango ao Curry à Thereza Collor, para engolir tanto corporativismo…

 

Frango ao Curry à Thereza Collor de Mello

(6 pessoas)

2 frangos assados inteiros

10 (dez) dentes de alho picados

3 (três) latas de creme de leite

Cebola picada

Alho porró cortado miudinho

1 (uma) colher de chá de mostarda

Curry indiano ou brasileiro

3 (três) colheres de sopa de manteiga

4 (quatro) colheres de sopa de azeite

8 (oito) dentes de alho

1 (uma) pimenta dedo de moça c/ semente

1 (uma) xícara de chá de leite

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

1 (uma) colher de café de açúcar

Caldo de frango o necessário

1 xícara de café de Sakura (tampa amarela)

Arroz branco

1 (uma) xícara de passas brancas

½ xícara de pistaches salgados picados


Como preparar o Frango ao Curry

Fazer um frango assado à sua moda e o mais simples possível, pois irá desfiá-lo. Caso não tenha tempo, compre aquele da padaria mais próxima. Desfie e reserve. Fazer um refogado com 1 (uma) cebola inteira para cada frango e 4 dentes de alho picados. Adicionar as passas, sempre deixando um pouco de cada ingrediente para que, quase no final, você misture o resto de cada um (para que fique al dente). No refogado, juntar o curry, que poderá ser brasileiro ou indiano (este é mais forte). Colocar uma colher de mostarda. Acrescentar o caldo de frango aos poucos e retemperar, se necessário. Por último, acrescentar o creme de leite (agitar a lata antes de usar) e os pistaches previamente tostados e salgados. Deixar por 15 minutos para pegar gosto. Caso não tenha caldo suficiente, usar vinho branco.

Acompanhamento

Diz a Beth: “Sirvo este frango com chutney de abacaxi e arroz de coco, aquele mesmo da receita do “Frango à Gisela Amaral”. Desta vez, usarei o arroz simples (agulhinha), que também ficará muito bom. Pode-se jogar um pouco de pistache no arroz para dar o visual”.

Dica da chef

“Devo lembrar que se usa acompanhar com o frango ou a carne, sempre um bom chutney (que poderá ser ao seu gosto). Prefiro, porém, para este prato, o de abacaxi ou de ameixa”.

01 frango assado a sua moda Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

01 – Frango assado à sua moda

02 desfiar o frango assado Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

02 – Desfiar o frango assado

03 fazer um refogado com manteiga azeite alho e cebola picada Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

03 – Fazer um refogado com manteiga, azeite, alho e cebola picada

04 adicionar passas sem semente e curry Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

04 – Adicionar passas sem as sementes e o curry

05 acrescentar alho poró e cebolinha picada Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

05 – Acrescentar alho porró e cebolinha picada

06 derrame um copo de vinho branco Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

06 – Acrescentar um copo de vinho branco

07 colocar um acolher de açucar Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

07 – Colocar uma colher de açúcar

08 acrescente uma colher de mostarda Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

08 – Acrescentar uma colher de mostarda

09 um pouco de sakura Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

09 – Colocar um pouco de Sakura

10 adicionar caldo do frango Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

10 – Adicionar caldo do frango

11 ajuntar o frango desfiado Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

11 – Juntar o frango desfiado

12 adicionar mais um pouco de caldo de frango Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

12 – Adicionar mais um pouco de caldo de frango

13 acrescentar o curry aqui nesta foto o curry brasileiro e o indiano Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

13 – Acrescentar o curry (aqui nesta foto o curry brasileiro e o curry indiano)

14 colocar uma xícara de chá de leite Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

14 – Colocar uma xícara de chá de leite

15 misture tudo Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

15 – Misturar tudo

16 acrescente cebolinha picada Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

16 – Acrescentar cebolinha picada

17 misture novamente Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

17 – Misturar novamente

18 Adicionar 3 latas de creme de leite para encorpar Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

18 – Adicionar 3 latas de creme de leite para encorpar

19 misture bem Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

19 – Misturar bem

20 acrescente os pistaches torrados e picados Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

20 – Acrescentar os pistaches torrados e picados

21 no arroz simples pode salpicar pistacho entes de levar à mesa Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

21 – No arroz simples, salpicar pistache antes de levar à mesa

22 no caminho das Índias todo encantamento e a magia das especiarias2 Porque hoje é sábado... dia de Frango ao Curry à Thereza Collor (e um pouquinho de CPMI do Cachoeira)

22 – A chef-chic Beth Winston, no Caminho das Índias, e diante de todo o encantamento e magia das especiarias que só ela sabe usar tão bem!

Fotos de Marco Rodrigues e make-up de Ronald Pimentel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *