O Honoris Causa de Lula no Rio fez todos, até a Dilma, chorarem!

Foi emocionante, a entrega, ainda há pouco, dos títulos de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, conferidos por todas as universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, em solenidade no Teatro João Caetano, superlotado. Lula entrou apoiado, com a cabeça coberta por seu chapéu, imagem tocante, e a presidenta Dilma, comovida assim como toda a audiência, chegou a chorar.

Ele recebeu os diplomas de Honoris Causa na “Educação”, dos magníficos reitores das cinco universidades públicas do Estado, todas elas, e todos os reitores discursaram o homenageando. Em síntese, eles disseram o seguinte: “Lula recebe esse inédito conjunto de títulos porque ele, um homem considerado iletrado, fez pela Educação o que nenhum Presidente da República neste país, até com doutorado, jamais fez!”. Aí, teve mais gente chorando.

Presente, estava o ministro de Educação do governo Lula da Silva e seu candidato a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Foi uma solenidade, além de tocante, pungente, daquelas para sempre se lembrar. Dilma estava bonita, toda sorridente e emocionada, sobretudo, como já contei, à visão de Lula fragilizado, quando ele entrou levado pelos professores decanos das diversas universidades do Rio de Janeiro.

Os reitores estavam sentados à mesa do palco, onde Lula depois tomou seu assento e de onde ele se levantou para colocarem sua capa de Honoris Causa, na cor vermelha, de acordo com a categoria do doutorado, que é a Educação, e o turbante, também vermelho. Mesma cor do PT! Ali mesmo ele recebeu os cinco diplomas.

Depois de ouvir os discursos dos cinco reitores, Lula fez seu discurso. Ele informou que o leria e, se não tivesse condição de o ler inteiro, devido à sua garganta enfraquecida pelo tratamento, outra pessoa terminaria a leiitura para ele. Mas deu conta do recado até o fim.

Curioso é que Lula tirou o turbante para fazer o discurso, o que não é tão usual. É comum os “Honoris Causa”, envaidecidos, manterem seu turbante até o final da cerimônia. Bonito também ele ter se lembrado do seu vice-presidente José Alencar em seu discurso. Lula mostra-se sempre um companheiro afetuoso e leal…

Uma sexta-feira de grande emoção, um momento forte, digno e bonito. À altura do presidente Lula e de tudo que ele legou para este país…

04052012HonorisCausa031 O Honoris Causa de Lula no Rio fez todos, até a Dilma, chorarem!

Diante do Governador Sérgio Cabral, Lula recebe do reitor a imposição de mais um titulo de Honoris Causa na Educação

04052012HonorisCausa O Honoris Causa de Lula no Rio fez todos, até a Dilma, chorarem!

O ex-presidente Lula emocionou e fez a presidenta Dilma chorar, entrando com a cabeça coberta e apoiado pela professora decana da UERJ, ex-ministra Nilcéia Freire, no palco do Teatro João Caetano…

04052012HonorisCausa0 O Honoris Causa de Lula no Rio fez todos, até a Dilma, chorarem!

… mas não perdeu o rebolado e fez o sinal de positivo com o polegar, para a plateia que o aplaudia freneticamente

04052012HonorisCausa05 O Honoris Causa de Lula no Rio fez todos, até a Dilma, chorarem!

Amizade explícita e apoio total a Cabral. Ao fundo, a chefe do Cerimonial, Adriana Novis

04052012HonorisCausa06 O Honoris Causa de Lula no Rio fez todos, até a Dilma, chorarem!

A mesa do palco: ministro da educação, Mercadante, presidenta Dilma, 5xHonoris Causa Lula, governador Cabral, reitor da Universidade Federal Rural, vice-governador Pezão

04052012HonorisCausa01 O Honoris Causa de Lula no Rio fez todos, até a Dilma, chorarem!

O doutor Lula tirou o turbante e fez o discurso lido até o final, palmas pra ele!

Fotos Carlos Magno

Abaixo um ensaio fotográfico da solenidade por Sebastião Marinho

honoris O Honoris Causa de Lula no Rio fez todos, até a Dilma, chorarem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *