O CONSELHO QUE ZÉ DIRCEU NÃO ME PEDIU

Conversei hoje, às duas e meia da tarde, com José Dirceu. E o que disse a ele? O que poderia dizer, num momento de contagem regressiva, a quem considero inocente, ante o super espetáculo de linchamento público que se lhe preparam, em rede nacional?

– Não perca a dimensão histórica deste momento, mantenha sua altivez de homem de fibra que é, pois só um homem de fibra teria se mantido todo este tempo, sob tamanho bombardeio, de pé como você; não vista a carapuça que lhe imputam, pois é isso que pretendem; acredite, você tem amigos que se mantêm e se manterão ao seu lado; não use óculos escuros; aja como aquele jovem Dirceu, no momento de partir para o exílio: como um herói, e não como alguém com culpa, como agora pretendem, já que culpa você não tem; não se acabrunhe. Seus amigos estão com você.

Dirceu me ouviu calado, sem interromper, e ao fim de nossa conversa se despediu educada e amavelmente da amiga, como chamou. Ele não havia pedido conselhos, muito menos minha opinião. Diferentemente do que pensam, é um homem modesto e paciente. Pois quem sou eu, afinal, para orientar ou aconselhar um estrategista de longo curso como José Dirceu? Só mesmo o desvario e a aflição de acreditar, firmemente, estar prestes a testemunhar a concretização do que acredito ser um ato injusto e absurdo, poderia me levar a tamanho ímpeto de arrogância de pretender orientar um homem de tal estatura histórica e de tão elevados conhecimentos políticos.

Perdoe-me, José Dirceu, pela infantilidade de ter ousado aconselhar um Herói brasileiro.

125 ideias sobre “O CONSELHO QUE ZÉ DIRCEU NÃO ME PEDIU

  1. Hildegard:
    Não só o ZD deve andar e entregar-se de cabeça erguida. Você também. Nós também. Afinal, quando todos se calaram erguemos a voz contra o mentirão. A prisão faz parte da vida dos idealistas. É um preço que se paga pela coragem. O que não se perdoa é a traição. A alegação de que a prisão imediata “favorece a reeleição” revira o estômago. Fica difícil crer que algumas pessoas estiveram um único dia no cárcere da ditadura. E se estiveram devem morrer de saudades. O pecado de Dirceu foi não ter chegado à presidência. Tivemos que nos contentar com isso aí…..

  2. “Não use óculos escuros,os olhos,diria o poeta,são as janelas da alma”.E os Ditadores estão sempre de Oculos Escuros,não conseguem encarar ninguém olho no olho.São todos dissimulados!A História irá separar o Joio do Trigo.Ah,vai!

    • O meu ídolo é o Pinochet , este sim. No Brasil não teve ditadura, só morreram 300 . É muito pouco agh ah ah

  3. Ele ficou calado porque no fundo da consciência dele estava pensando como você é ingênua, boa gente e como ele tem enganado pessoas como você. Aproveite essa amizade! Boa sorte.

    • – Jorge Américo, desculpe minha petulância, mas quero lhe dar um conselho…Vá para a p… ah deixa pra lá não adiANTA.

      • Ubiratan José dos Santos, disse tudo! Vá esse Jorge Américo e o outro, o tal de Carlos Ribeiro, a pqp…de mãos dadas!!!

        • É cada figurinha… Ana. Se negam de aceitar os fatos… ”mentes alugadas” pelo PIG.

      • UBIRATAN, VC PERSONIFICA O RADICALISMO, A DEMOCRACIA ACEITA OPINIOES DE QUEM QUER QUE SEJA, EU NAO TENHO VONTADE DE TE MANDAR, SINTA-SE MANDADO, NAO POR SUA OPINIAO MAS PELA SUA IGNORANCIA, ESTA É UMA DOENÇA SEM CURA, MEUS PESAMES.

      • ô Jorge Américo, primeiro vá se informar melhor. procure ler outra coisa que não a Veja, Folha, Estadão e assistir a Rede Globo.

  4. Emocionante o texto, Hilde. Sua sensibilidade é soberana.
    A história fará justiça.
    Deus é Pai.

  5. Ele sabe que você (e muitos outros) torce por ele.
    Acho que o conselho também vale para o Genoino.
    Coragem amigos!

  6. Concordo com tudo. Se oportunidade tivesse, eu diria o mesmo! Lembro de uma frase de Lula, quando de sua posse como Presidente, mais ou menos assim: qualquer deslize do PT, de agora em diante, terão proporções gigantescas. Tenho pena daqueles que gostam de ver “o circo pegar fogo”, que não compreendem como tudo funciona e acreditam em tudo que ouvem na TV. Vamos em frente, cabeça erguida, Dirceu, Genoíno… Acredito em vocês.

    • Verdade… me lembro disto também. E convenhamos, foi mais que um deslize. Que o “Homem” fez muito pelo PT e pelo Brasil, não tenho dúvidas… mas cometeu o erro. Deve assumir!

      PS: Até o Collor fez muito pelo Brasil, mas quando errou, foi retirado do poder, e o “seu” PC acabou como acabou.

      Nao podemos dar “salvo conduto” para as irregularidades em nome de um “passado”.

      Se nós, simples mortais, mesmo tendo sido honestos e “heróis” por toda a nossa vida, um dia cometermos um crime, o que vc acha que nos acontecerá?
      Entao o que posso dize,r e o digo aos meus filhos:.. “Existem erros que quando somos pais, nao podemos cometer”..

      • Concordo plenamente. Mas qual crime ele cometeu? Quando se levam suspeitas baseadas em supostos indícios circunstanciais à última instância e submetem um suspeito ao julgamento da opinião pública, assim como seus julgadores, o que se está fazendo? Tudo, menos Justiça.

        Sou leigo em matérias de leis, mas até onde sei a constituição garante às pessoas direito de se defenderem de maneira ampla e irrestrita. Isso aconteceu nesse julgamento? São uma série de questões que, baseada na leitura de jornais e revistas semanais, você pode até responder com alguma “certeza”. Mas sua “certeza” é baseada em fatos? Ou você está apenas repetindo o conceito da elite das telecomunicações, repetindo as suspeitas transformadas em “provas circunstanciais”, que viraram “provas irrefutáveis”???

        E por aí nós vamos, e por ai vai o Brasil…

  7. O STF está protegendo os bandidos tucanos e prendendo os petistas. Portanto, doravante todos nós que um dia votamos no PT fomos transformados em presos políticos do PSDB.

    • Cara amiga, se isso acontecer tenho certeza que o pais estará perto do fim. Adoro a liberdade de expressão mas considero seu desejo lamentável

  8. A “Oposição Maldita e Canalha” se aproveitou do momento de grande ebulição anti-PT, em 2005, pois sentira que após os dois mandatos de LULA, Zé Dirceu seria seu substututo natural. Era ele que coordenava todas as negociações políticas no Planalto e tinha as rédeas do poder-conseguido graças a sua grande capacitade de antever qualquer movimento contra o Governo e também contra o PT-e movimentava todas as peças do taboleiro.
    Como não tinham capacidade para “dobrá-lo devido à sua “memória de elefante”, pois ele sabia exatamente quais eram os políticos sérios e os politiqueiros de plantão, “compraram” um bandido chamado Roberto Jéferson-para que se jogasse, como “boi-de-piranha” no mar calmo da administração do PT e criasse o clima de tormenta no GOVERNO DO LULA. “Eles” já tinham o Marcos Valério como “aliado em Minas Gerais” no esquema do Senador e ex-governador de estado-um canalha da políticagem mineira-DESDE 1998. Azeredo foi o pai do “esquema DO MENSALÃO Mineiro”. O grande articulador da máfia gerida pelo Marcos Valério, que acabou sendo transferido para os corredores de Brasília. O foco dessa maldita articulação tinha como objetivo único “derrubar o futuro político de José Dirceu- o cérebro administrativo/político do Lula e seu sucessor natural no Pleito de 2010. O PT perdeu muito com “essa manobra macabra”, mas quem perdeu mais foi o Brasil. Carangola (MG),15-11-2013.

    • Paulo Edson
      Estas vendo muita televisao, que historia! Meu caro, ideologia não existe mais, existe é o fazer 1 para ganhar 1000. O Brasil é corrupto, desde o guarda da esquina até aos ministros. É tudo pelo social e para os meus sócios! Mesmo com os erros e acertos nesse julgamento, agora quem quiser seguir na corrupção vai pensar 2 vezes. Ou não. Depois não venham chorar. Acorda Paulo.

  9. Você se revelou uma excelente comentarista política, Hildegard. Parabenizo-a comovida e encantada. Continue aconselhando e escrevendo pérolas. Forte abraço e sucesso.

  10. Obrigado, Hildegard Angel.
    Suas palavras traduziram e expressaram o meu sentimento e de minha família. É um absurdo, uma atitude primitiva e inaceitável em pleno século 21. Para transformar Dirceu e Genuíno em bodes expiatórios das mazelas da política brasileira, trataram um caso de caixa-dois de campanha eleitoral como se fosse um crime contra a democracia: acusados de comprar parlamentares para perpetuarem-se no poder (que poder, cara pálida?), ou melhor, na governança do País. Como se não fosse essa a finalidade institucional de todos os partidos políticos numa democracia representativa…
    A história vai revelar a perversidade da trama que a mídia armou para cima de juízes e juízas espantosamente alienados da realidade brasileira, provavelmente, por acreditar na efetividade de uma tal ‘opinião pública’ que se expressa pela ‘opinião publicada’ a mando das famílias que controlam os grandes jornais de mídia de papel e de televisão.
    Qual será a dificuldade de perceber que essas famiglias atuam em defesa de interesses próprios ou comprados, como grupo de pressão ou como partido político? No meio de tão intensa e enorme tensão político-ideológica (neoliberalismo x social democracia), supõem os juízes haver neutralidade ou defesa da verdade nessa grande mídia brasileira?
    Essa condenação é um gesto de vingança. Eles têm plena consciência do papel que Dirceu e Genuíno cumpriram para essa retirada dos neoliberais do governo, sem chance aparente de volta…
    Esse o pecado da esquerda brasileira.
    Dirceu, como um Cristo, o seu cordeiro imolado – ou o bode expiatório que os judeus mandavam, anualmente, para os confins do deserto carregando todos os pecados do povo de Israel.
    Um símbolo do ódio que nossa elite primitiva sempre exerceu sobre todos que ousaram promover a distribuição do dinheiro do Estado para estender migalhas aos pobres!
    Mas a história está aí: João Goulart voltou. Getúlio já está aí há bastante tempo como o único herói brasileiro dos tempos modernos, reconhecido internacionalmente!
    Um dia, não tão longe, sacerdotes da mídia e juízes também serão julgados!
    Coragem, firmeza, determinação e dignidade não faltarão aos injustiçados de hoje!

    • Excelente conselho Hildegard. Tenho certeza que ele recebeu como um fortalecimento à sua luta, sua fibra, sua história e sua força, para seguir lutando como ele disse: “a prisão não vai prender minhas idéias”. A luta continua…

  11. Voce ta de brincadeira com o povo BRASILEIRO né, daqui a pouco vai achar LULA e toda essa corja, inocentes e injustiçados. Olha minha sra. de gente ignorante como VOCE o BRASIL ta cheio, por favor, pegue tudo o que lhe pertence e va embora do nosso PAIS. Deixe nos em paz.

      • Um canalha que nem sequer se toca que, se hoje ele tem o direito de escrever o que pensa…..ele deve a esses grandes heróis brasileiros! Vá embora o senhor!! Suma daqui….não precisamos de imbecis, mequetrefes que sequer conseguem perceber o atentado que estão praticando contra o direito e contra todos os brasileiros. amanhã, pode ser um filho seu…..que não terá direita a ampla defesa……e será encarcerado antes de sentença transitar em julgado. Tome tento!!!

    • Você é tão insignificante seu cabra, que não sabemos nem si seu nome é nome!Você que está tão fêliz, deve ser por que está querendo que os tucanos voltem ao poder.Mas fique tranquilo, pois não vai ser dessa vez e nem de outra, seu macabro!Vai para aonde você merece, o nada!!!

    • Sergio Henrique Queiroz, os militares também davam o mesmo conselho que o seu: Brasil. ame-o ou deixe-o. Ao final, foram eles quem nos deixaram, graças a Deus. Por que você não segue seu próprio conselho?

    • – Sergio Henrique Queiróz, você devia ha muito tempo ter parado de ficar ”plantando bananeira”, deu no que deu, suas fezes foram parar na sua cabeça.

  12. Por conta da perseguição a esquerda e da injustiça cometida contra nesse julgamento, me filiarei ao PT na próxima semana pois vejo claramente que as elites que instalaram no Brasil a ditadura, entre elas o poder midiático corrupto seu poder econômico sua força de pressão sobre os poderes da república, continuam tentando golpear a democracia e criminalizar membros pensadores e lideres da esquerda. Me filiarei ao PT em apoio as suas políticas sociais na luta contra a desigualdade social , na luta em favor da democracia e do progresso do Brasil, e em apoio a Dirceu , Genuíno e todos aqueles que foram injustiçados nesse julgamento sujo, espúrio, injusto e de exceção. Se algum ministro tiver autoridade moral, quero ver a íntegra do processo 2474, pois ele desmonta a farsa, a mentira, a chicana engendrada por Joaquim (Silvério dos Reis) Barbosa e seus pares, imperou a vaidade ligada ao culto midiático, mas a verdade sempre vem à tona. 15 de novembro: Dia da República e Dia da vergonha nacional. Comemoremos nosso próprio JULGAMENTO DE DREYFUS. Segundo a GloboNews agora, a jornalista fala ao ver Genuíno preso: “Era um momento esperado desde o começo deste julgamento.” Ou seja: Para prender lideranças de esquerda, que se foda se existem provas que inocentam os réus!

  13. texto serio e dia triste para nossa justiça- para o sr. Sérgio – o senhor parece muito revoltado em relação aos mal feitos, então deveria sempre votar no PT, pois todos os seus mal feitos sao intensamente explorados pela mídia, enquanto os do PSDB, sao esquecidos nas gavetas, e precisam de gente do exterior ( caso Aston) para denunciar o vexame do procurador de SP, alias todo M. Publico de SP esta dominado pelo PSDB- e olha que eles encobrem falcatruas há cerca de 20 anos – e não vemos essa gritaria em relação a isso.

  14. Para alguns: Nos nao estamos de brincadeira, e acreditamos na injustica que esta sendo cometida contra o que se tornou comum (entre alguns) chama-los de mensaleiros. Nos, como milhares de brasileiros, acreditamos na sinceridade daqueles que foram condenados antes mesmo do tal julgamento, e na falsa aplicacao da justica, no caso da AP470. Temos diante de nos o “diginissimo” JB.

  15. Hildegard sua familia pagou caro pela integridade de carater, e o grande Homem de Estado que é o Dirceu não ia ficar por menos. A história fará justiça ao Dirceu.
    Parabéns pela sua coragem e sensibilidade!

  16. Chorei hoje em ver que a história do golpe se repete como farsa. Os mesmos atores, o mesmo script, espero que não tenhamos mais 21 de terror e sombra. Parabéns, Hilde. Estamos juntas nessa luta que não é nossa, mas da justiça e da democracia.

  17. Camarada Zé Dirceu, um. guerreiro do seu porte, cai sempre de Pé! É por essa razão que voce está sendo preso! Como possível resposta daqueles brasileiros que se consideram comprometidos com os destinos históricos do nosso povo, seria milhares ou milhões de brasileiros se declararem também prisioneiros e se apresentarem, em massa, às chamadas autoridades constituídas. Com esse gesto, sem dúvidas, estariam denunciando uma corte e suas interpretações jurídicas, porque tem lado político e muito longe estão de representar uma real “Justiça”!

  18. Não é infantilidade, não. Isso é solidariedade!
    Quisera eu ter o número dele para poder ligar e demonstrar minha perplexidade, angustia, tristeza e até vergonha de ver heróis passarem por tamanha injustiça.
    Sinto-me impotente.

  19. Hildegard a sua reação também é oriunda do seu passado familiar. Incrível isso acontecer no Estado Democrático de Direito no nosso país. Com a sentença do politizado STF, temos que ter preocupação, mas preocupação mesmo com o local onde o Dirceu vai ser preso. Ele é um homem muito visado seja pela direita e também prisioneiros com problemas de personalidade. A solução é ele ficar como preso político em Brasília .

  20. Bizarro! Esquerda Caviar e desvairada. Bando de idiotas úteis. Podem visitar o Zé na cadeia. Sintam-se em casa…

    • A sua amargura só comprova como lhe falta razão, lógica, raciocínio. O ódio e a ignorância são os seus guias, mas é um câncer que corrói por dentro. Cuidado!

    • Melhor ser bizarro do que cínico- o senhor deveria falar do procurador de SP que esquece processos nas gavetas e para vexame do nosso pais, tem que vir alguém do exterior para denunciar isto – só este processo da Aston custou quanto ao povo de SP? E fica tudo por isso mesmo- vcs fingem que sao honestos…

    • – Grande Betão…cuidado amigo, não cuspa pra cima. Pode lhe cair nos olhos. O que hoje você festeja, um dia pode acabar se voltando contra você.

  21. DITADURA MILITAR NUNCA MAIS
    Quero justiça e não jogadas políticas. Espero que os outros ministros ajam com altivez , juridicamente e democraticamente. Não joguem para a plateia e nem para o PIG – Partido da Imprensa Golpistas. Estas decisões solitárias serão revistas pelo STF, ninguém quer ditadura no Brasil .
    Quem sobreviveu a uma ditadura militar sobreviverá a ditadura do PIG- Partido da Imprensa Golpista. Espero que não haja tristeza mas coragem . Vamos derrubar mais esta ditadura
    “Mesmo nas piores circunstâncias, minha geração sempre demonstrou que não se verga e não se quebra. peço ao amigo companheiros que mantenham a serenidade e firmeza”
    José Dirceu, em Carta Aberta ao Povo Brasileiro

  22. Obrigada Hildegard.
    Emoção ao ler seu conselho.Um dia triste na nossa historia.
    E que Dirceu, Genoino saibam que a luta continua e que estamos com eles.

  23. Meus respeitos e admiracao por seu texto. E um abraco fraterno a esses guerreiros Dirceu e Genoino.

    Espero que o sr Ministro Joaquim Barbosa tenha a mesma vontade de julgar os escandalos patrocinados pelo PSDB. Enquanto isso nao acontecer, o sr nao merece meu respeito.

    E digo mais, nao provoque o meu nojo se candidatando para a presidencia.

  24. As forças ocultas estão bem ativas.O Wikileaks e Snowden são provas disso. Por que não investigam tudo onde os prediletos dos corsários neo-liberais atuaram? Seus marujos de Pindorama,que aqui moram só para ter o prazer de pisar no Brasil, saquearam e quase fecharam a saída do túnel para o Brasil. Com colaboracionistas e agentes de interesses estrangeiros espalhados em vários níveis,muitos concentrados na mídia e usando-a para desvirtuar e promover o pouco para o Brasil. Negativistas,entreguistas e alérgicos ao desenvolvimento social e à distribuição de renda pelo trabalho e progresso. Ordem e Progresso está em NOSSA BANDEIRA,para O POVO,mas , para esses que planejam golpe homeopático,trata-se de um sonho para um povo submisso por gerações ,tendo somente o direito de ter fé na vida ou ter fé em não se sabe em quê. O tempo é o Diálogo de Deus. A Verdade mostrará quanto é fétida essa trama contra a história do Brasil. Vamos lá. Avante !

  25. Só você poderia ter a sensibilidade de fazer essa ligação. Você continua generosa como sempre. Um dos orgulhos de nossa geração.

  26. É impressionante como alguns acreditam que o Sr DIrceu é um mero inocente sendo achincalhado publicamente. É como acreditar que o Lula não sabia de nada do mensalão e outros escândalos. O pior é que tem gente que é tão fanático idealista de esquerda que realmente acredita nisso. O processo gramscista que esse partido vem implantando diuturnamente no Brasil tem conseguido por intermédio de influenciação psicológica corroer o tecido social do certo ou errado no Brasil. Daqui a pouco eles terão o consenso, partindo triunfalmente para a ruptura democrática e implantando um regime totalitário. É esse mesmo grupo a que pertence a ministra dos direitos humanos que diz que Cuba (a referência de pais e de regime desses elementos) é uma democracia e que não há violação de direitos humanos na ilha. Simplesmente lamentável. CRIMINOSO CONDENADO TEM QUE SER PRESO MESMO!!!!!

    • Não sei o que os vitoriosos que estão festejando as prisões do Dirceu e Genoino estão fazendo aqui que não lá com a sua turma? Não lhes basta a suposta vitória, qurem o que por aqui? Não estamos interessados nas suas explicações de pseudo conhecedor de alguma coisa.

  27. O PT é o PMDB teve a oportunidade de mudar o cenário político do Brasil ao invés disso entrou no joguinho sujo e corrupto que assola o País há décadas teve juntos a oportunidade que nenhum partido teve no Brasil ao contrário disso só fez alianças com os velhos e podres poderes da política não merece mais a confiança do Povo brasileiro e tem que ver seus líderes venerados pagarem por seus erros.

  28. É bom que fique claro: o Mensalão foi denunciado por um dos pares dos hoje setenciados. Nada mais do que isso. E, ao contrário de Cuba, vivemos numa democracia. E se o tal Mensalão tivesse ocorrido em Cuba, ilha repleta de ditadores? Hein? Hein? É muita cara de pau defender quem subornou deputados num flagrante desrespeito ao Poder Legislativo. Mas o Lulla, aliado de Collor, tinha razão quando disse que “há 300 picaretas no Congresso”. Errou apenas no número porque os picaretas são em maior número.

  29. Parabéns pelo texto, Hilder!
    Lula e Dilma estão transformando este país, tirando pessoas da miséria, fazendo justiça social.
    Mas há uma coisa que não compreendo e não perdoo Lula e Dilma: não sabem escolher juízes e ministros. Subestimaram o Judiciário e sua enorme força reacionária!
    Ainda hoje, Dilma tem nomeado desembargadores federais e ministros que odeiam o PT, são partidários, mas se fingem de amigos do PT apenas para conseguir o cargo.
    Aconteceu durante o governo Lula e está acontecendo agora!
    Acorda, Dilma! Acorda, Cardozo!

  30. Quanto você está embolsando para escrever uma palhadaça dessa, hein? Que vergonha…. uma jornalista do seu nível, tão “respeitada”, se prestar a um papelão desse, de defender um bandido. Horrível e nojento!!!

  31. Que o “Homem” fez muito pelo PT e pelo Brasil, não tenho dúvidas… mas cometeu o erro. Deve assumir!

    Até o Collor fez muito pelo Brasil, mas quando errou, foi retirado do poder, e o “seu” PC acabou como acabou.

    Nao podemos dar “salvo conduto” para as irregularidades em nome de um “passado” de lutas. (Alguams até questionáveis)

    Se nós, simples mortais, mesmo tendo sido honestos e “heróis” por toda a nossa vida, um dia cometermos um crime, o que vc acha que nos acontecerá?
    Entao o que posso dize,r e o digo aos meus filhos:.. “Existem erros que quando somos pais, nao podemos cometer”..

  32. Que o PT e toda a sua corja se explodam!!

    Injustiçado? Injustiçado é POVO BRASILEIRO!

    Lugar que condenado é na cadeia! Onde também deveria estar o Sr. Luiz Inácio

  33. Vivi a longa noite da ditadura, estou acostumado com a injustiça. José Dirceu é um herói nacional, e a história está a seu lado. As traidoras elites brasileiras estão tentando transformar mais um de nossos heróis em mártir, mais uma vez. Fique firme, Dirceu, quem tem um mínimo de conhecimento e caráter está a teu lado.

  34. O sr. José Dirceu está na CADEIA, que é o lugar de corruptos como ele. Lamentável ver aqui este monte de petistas baba-ovo cegos. Mais lamentável ainda é ver uma jornalista como a senhora, filha de uma grande dama, se prestar a esta defesa RIDÍCULA.

  35. Carlos Ribeiro, você é uma anta em matéria de política, não reconhecer grandes líderes como Dilma e Zé Dirceu, que foram presos, torturados e exilados para que gozássemos da liberdade ora conquista, e não reconhecer os fatos, só mesmo um analfabeto em política para não saber disso.

  36. Esse tal Carlos Ribeiro e os outros “eticos e honestos” destes comemtários, devem ser daqueles que praticam “pequenos gestos” no dia a dia, como usar vaga especiais por”1 minutinho”, fechar cruzamento, burlar lei seca, e acham que não é corrupção. Vai te catar.

  37. A prisão justa e merecida da quadrilha é um dia histórico para o Brasil. Causa espécie, com a máxima venia, que jornalistas defendam com unhas e dentes quem cometeu crimes. Uma decepção.

  38. Clap, clap, clap…Vocês são patéticos! Conseguir subverter a realidade, transformando um grande corrupto em santo é realmente risível. Nesse palco que vocês estão atuando, os cidadãos brasileiros lúcidos, bem-intencionados e não comprometidos não entram!. Ainda bem!!!

  39. Emocionante Hilde! A história de luta de Dirceu e Genoíno deveria servir de exemplo para esses oportunistas que posam de guardiões da moral, da ética e da honestidade em proveito próprio. Armaram um palco e fizeram um grande espetáculo! Os que aplaudem merecem viver de pão e circo!

  40. “História de luta” até houve, mas, o PODER subiu à cabeça e, desesperadamente, jogaram todos os princípios da moral fora,se apoderando dos bens do povo! Esses são os “heróis” dos pés de barro que um grupinho, por interesse, defende… Tanto é verdade que hoje estão presos!!! Fez-se a justiça, para o bem dos brasileiros de bem!

    • Sra Lena- a senhora deve estar sofrendo de algum mal de falta de memória-precisa ler sobre as privatizacoes para saber quem roubou os bens do povo – quem deu acesso a bens para a população mais carente foi exatamente a proposta dos governos do PT- oPT segue o que o Santo Papa disse ao chegar ao Brasil” não trago ouro, nem prata, trago Jesus Cristo”, istoe – devemos deixar o “mercado”de lado e encarar as necessidades de nossos irmãos mais pobres- quem sabe se a Sra. Possa pensa um pouco sobre isso e não ficar ” cega” ao que esta acontecendo no pais, o que esta levando muitos ao desespero egoísta e não cristão.

  41. Sou dos que acredito que o Brasil está mudando para melhor. Estamos caminhando para que num futuro, que infelizmente não sei que já está próximo, termos condições de eleger um idealista sem que seja preciso a ajuda podre da direita desse país, que só apoia na base do fisiologismo. Infelizmente ainda não podemos experimentar a essência de um governo democrático e idealista, mas muita coisa já mudou, inclusive a certeza da punição. Só lamento que os tribunais ainda são muito convenientes, um exemplo claro foi a cassação sumária do ex governador Jackson Lago por pequenos deslizes e o engavetamento do processo da atual governadora Roseana Sarney, cuja oligarquia a que pertence premedita crimes absurdos pra se manterem no poder de um estado que clama por justiça. Só que a justiça dos tribunais não conseguem alcançar o Maranhão. Alguém sabe me dizer por que?

  42. Aqueles que escrevem a História, devem saber que somente o tempo; senhor da razão, poderá estabelecer o justo julgamento dos fatos e das situações deste momento em que o povo brasileiro afrontou a classe dominante do país elegendo um operário para exercer o cargo de Presidente da República. Cadeia não mata tampouco cala aqueles cujas crenças transcendem do individual para o coletivo; Nelson “Madiba” Mandela é prova viva do que afirmo: suas convicções permitiram-lhe atravessar verdadeiro vale da morte, representado pelo cárcere que lhe foi imposto.

  43. Não vamos esquecer que pessoas como o Zé Dirceu, Herzog, Lamarca, e tantos outros que foram mortos pela DEMOCRACIA que queremos estão sendo vilipendiados de seus direitos. Ou prestamos mais atenção na política brasileira, ou seremos engolidos pela elite raivosa novamente. Alerta camaradas. Grande abraço.

  44. PT Historico, partido que tirou milhoes da miseria pelas maos de um retirante da sec a. A elite desesperada, joga sujo para voltar nao poder.

  45. A maneira como o Ministro Joaquim Barbosa vem conduzindo o caso é muito preocupante, fica a impressão de que ele, esta se utilizando do caso para chamar a atenção politicamente, o que é bem provável, o tempo vai dizer isso.
    É fácil atirar pedras nas vidraças alheias, mas as pessoas precisam entender que atitudes como estas abrem precedentes e qualquer um pode passar a ser condenado “sem provas”.
    Existem casos de corrupção no Brasil que são assustadores e continuam no silencio total, o que deixa mais claro que a condenação e o linchamento publico do Zé Dirceu e do Genoino da maneira como vem sendo conduzido nada mais é que a maneira que políticos de oposição encontraram para se vingar do que supostamente vinha impedindo eles de se destacarem.
    E devo salientar que inclusive os cargos do supremo são por indicações politicas por tanto são cargos políticos.

  46. Vc nem imagina o bem que faz palavras como estas numa hora difícil de desconstrução de uma biografia voltada para a construção da democracia. Muitos dos que hoje “berram” dando loas pela prisão de Zé Dirceu só o fazem porque homens e mulheres com o espirito socialista e humanista lutaram para que “estes” tivessem este direito. Continue dando conselhos…mesmo que não te peçam!

  47. Nunca li tamanha asneira e ignorância, talvez essa senhora não esteja gozando de suas faculdades mentais…. lamentamos senhores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *