O blog da Hilde analisa os estilos de nossas próximas ministras e propõe seus looks

Como já era de se esperar, nossa presidenta eleita, Dilma Rousseff, está honrando o sexo feminino nomeando mulheres para integrarem a equipe de seu governo. Nos ministérios e secretarias já foram confirmados quatro nomes. São elas: Helena Chagas, na Secretária de Comunicação Social da Presidência da República; Ideli Salvatti, no Ministério da Pesca e Aquicultura; Maria do Rosário, na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e Miriam Belchior, no Ministério do Planejamento. Pelo andamento da coisa, parece que mais nomes femininos já divulgados serão sacramentados. Maravilha! Vamos aguardar…

Poder e moda andam juntinhos, principalmente quando se trata de mulher ocupando um cargo de grande importância. Todo o cuidado é sempre pouco com o visual, item que faz toda a diferença. O modo como nos vestimos, o cabelo que usamos, a maneira como nos maquiamos e como nos portamos influenciam, e muito, o olhar dos outros sobre nós. A partir disso, é possível passar uma imagem de firmeza ou fragilidade, delicadeza ou confiança, conforme já enfatizamos ao analisar aqui o estilo de nossa futura presidenta (e fomos os primeiros a fazer isso, hein, gente!). A imagem também deve estar na cota das preocupações de nossas próximas ministras, afinal, não foi à toa que Dilma contou com os conselhos de Celso Kamura para repaginar seu visual…

E será que nossas ministras estão afiadas no estilo? Baseando-nos em seus ainda poucos registros fotográficos públicos, fizemos uma análise de suas imagens e, com os olhares atentos e clínicos deste blog e da equipe técnica do Instituto Zuzu Angel, providenciamos montagens de dois looks adaptados ao estilo de cada uma, mais elaborados e sofisticados, que propomos, como forma de colaborar com seu guarda-roupa ministerial. De maneira despretensiosa e divertida, claro! Vejamos:

Miriam Belchior, a futura Ministra do Planejamento, das quatro a mais elegante, parece gostar de looks mais clássicos. Em suas aparições, costuma usar roupas formais, de cores neutras, como conjuntinhos de blazer, camisa e saia lápis, sempre acompanhados por um colarzinho para destacar o look. Miriam também é fã das camisas sociais, tanto de seda quanto de linho.

Miriam Belchior O blog da Hilde analisa os estilos de nossas próximas ministras e propõe seus looks

A partir de seu estilo, aqui vão dois looks com o mesmo modelo de vestido tubinho, mas em cores diferentes, ambos neutros, acompanhados por bolerinhos, evitando a exposição dos braços, que raramente favorece.

Miriam Belchior O blog da Hilde analisa os estilos de nossas próximas ministras e propõe seus looks

No primeiro look: colar de pérolas, sapatilha de biqueira e bolsa de couro matelassê, acessórios clássicos e extremamente elegantes.

Miriam Belchior 2 O blog da Hilde analisa os estilos de nossas próximas ministras e propõe seus looks

O segundo look é um pouco mais despojado que o primeiro, com ares de verão. Quem sabe nossa ministra Belchior não o usa em visita ao Rio de Janeiro? As roupas em branco e off-white pedem um acessório que destaque o look como o colar azul turquesa. As sandálias de camurça são despojadas, ao mesmo tempo chics, e casam perfeitamente com o look, assim como a bolsa de couro nude.

Ideli Salvatti, a futura Ministra da Pesca e Aquicultura, também é adepta de looks mais clássicos: blazers, saias, camisas sociais, brincos e colares de pérolas. Vejam só:

Ideli  Salvatti O blog da Hilde analisa os estilos de nossas próximas ministras e propõe seus looks

Ideli Salvatti O blog da Hilde analisa os estilos de nossas próximas ministras e propõe seus looks

Para Ideli, propomos camisa social branca e calça creme, combinação perfeita, juntamente com a bolsa e relógio caramelos. O toque feminino e a ousadia fica por conta da sapatilha de oncinha.

Ideli Salvatti 2 O blog da Hilde analisa os estilos de nossas próximas ministras e propõe seus looks

O segundo “look Ideli” é ainda mais sóbrio, em tons escuros, o toque de irreverência fica por conta do maxi colar de pedras vermelhas. Ah, e salto agulha para deixar o look mais sexy! (por quê não?)

Maria do Rosário, futura ministra titular da Secretaria de Direitos Humanos, é dona de uma beleza clássica. Os tons claros, como o rosa bebê, lhe caem muito bem. Por isso, propomos a ela looks ultra-femininos: saias de cintura alta, camisas sociais, sapatos com salto, colares e brincos de pérola. Observem:

MARIA do Rosário O blog da Hilde analisa os estilos de nossas próximas ministras e propõe seus looks

Maria do Rosário O blog da Hilde analisa os estilos de nossas próximas ministras e propõe seus looks

No primeiro look, aqui acima pensado para Rosário, a saia possui um tom rosa bem clarinho, quase nude, casando perfeitamente com o blazer off-white curto e ajustado. Nos acessários: sapatos peep toe, brincos de pérola e bolsa de couro marrom.

Maria do Rosário 2 O blog da Hilde analisa os estilos de nossas próximas ministras e propõe seus looks

Para a ministra que terá a difícil missão de conduzir nossa política de Direitos Humanos, a mesma proposta: camisa social com saia de cintura alta, só que em modelo godê. O colar de pérolas complementa o estilo clássico e, ao mesmo tempo, dá um toque romântico. Os sapatos vermelhos de bico arredondado quebram a sobriedade e casam com a bolsa xadrez.

Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social, é a futura ministra mais despojada de todas. Não costuma aparecer de blazer ou camisa social. Ao que parece, prefere vestidinhos estampados de verão. Baseados em seu gosto, propomos dois looks não tão “ortodoxos” para uma futura ministra, com vestidos estampados de seda, um pouco mais sofisticados.

Helena  Chagas O blog da Hilde analisa os estilos de nossas próximas ministras e propõe seus looks

Helena Chagas O blog da Hilde analisa os estilos de nossas próximas ministras e propõe seus looks

No primeiro look, vestidinho de seda estampado com mocassins, para balancear o despojamento com o clássico. O colar branco volumoso e a bolsa de couro vermelha complementam e dão charme.

Helena Chagas 2 O blog da Hilde analisa os estilos de nossas próximas ministras e propõe seus looks

No segundo look, que desenvolvemos para a ministra Chagas, a mesma proposta: vestidinho de seda estampado com sandálias pretas e para balancear, bolsa de couro preta e brincos de ônix clássicos.

E aí, gostaram? Esperamos que esses looks possam – quem sabe? – servir de inspiração para nossas futuras ministras. Que elas arrasem e representem com categoria a mulher brasileira!…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *