Nada a acrescentar

Este é o texto do breve, irretocável, brilhante e definitivo discurso de nossa Presidenta Dilma Rousseff, ontem, na instalação da Comissão da Verdade, no Palácio do Planalto, com a presença de autoridades, de ex-militantes políticos e de famíliares de mortos e desaparecidos no período da ditadura militar.

A ministra Maria do Rosário, dos Direitos Humanos, muito gentilmente, convidou-me a comparecer, como filha de Zuzu Angel e irmã de Stuart Angel Jones.

No Evangelho de São João, na missa do último domingo, Jesus, em seu testamento aos apóstolos depois da ceia, diz: “Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles”. E assim fizeram os que se foram.

Eis aqui o discurso da Presidenta, que tudo diz.

A VIDA QUER É CORAGEM. E O BRASIL QUER É A VERDADE!!!!!

“A ignorância sobre a história não pacifica, pelo contrário, mantem latentes mágoas e rancores. A desinformação não ajuda apaziguar, apenas facilita o trânsito da intolerância. A sombra e a mentira não são capazes de promover a concórdia. O Brasil merece a verdade. As novas gerações merecem a verdade, e, sobretudo, merecem a verdade factual àqueles que perderam amigos e parentes e que continuam sofrendo como se eles morressem de novo e sempre a cada dia.

É como se disséssemos que, se existem filhos sem pais, se existem pais sem túmulo, se existem túmulos sem corpos, nunca, nunca mesmo pode existir uma história sem voz. E quem dá voz à história são os homens e as mulheres livres que não têm medo de escrevê-la. Atribui-se a Galileu Galilei uma frase que diz respeito a este momento que vivemos: “a verdade é filha do tempo, não dá autoridade.”

Eu acrescentaria que a força pode esconder a verdade, a tirania pode impedi-la de circular livremente, o medo pode adiá-la, mas o tempo acaba por trazer a luz. Hoje, esse tempo chegou”.

Dilma Rousseff
Presidenta do Brasil

 

 

—————————————————————————————

Concurso Vestido de Noiva Nada a acrescentar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *