MORREU O EMPRESÁRIO SAMY COHN, SÓCIO DA BRASCAN

Morreu ontem no Hospital Samaritano, aos 98 anos completados no mês passado, o empresário Samy Cohn. Ele teve uma parada cardíaca.

Viúvo de Ruth há alguns anos, Samy vivia no Anexo do Hotel Copacabana Palace, onde morou com ela desde 1999. Antes disso, eles ocuparam uma das mais belas coberturas duplex do Rio de Janeiro, na Avenida Atlântica, no Lido, no mesmo prédio de Lily de Carvalho (antes de ser Marinho), Leonor e José Aparecido de Oliveira, Angélique Chartouny.

O apartamento dos Cohn era uma galeria de arte com um pé direito impressionante. Era onde recebiam. para recepções muito exclusivas, convidados como Lily e Edmond Safra, inclusive.

Foram amigos de Lily Safra nos momentos mais difíceis, como o do incêndio que vitimou Edmond, em Monte Carlo. Então, o casal fez as malas, embarcou para Monaco, e passou um mês lá, apoiando-a.

Em janeiro de 1997, antes de venderem o apartamento, Ruth Cohn foi ao Copacabana Palace assuntar a possibilidade da mudança para o Anexo. Voltaram lá em abril para novas conversas. E só se mudaram para o hotel em 1999. Depois disso, desmembraram a cobertura em dois apartamentos, até serem vendidos. Formavam um casal organizado e cerebral, que muito pensava antes de tomar uma atitude.

Uma das decisões foi não vender o iate que tinham, quando se mudaram para o Copa. Resolveram mantê-lo, pois era no iate que entretinham os muitos convidados estrangeiros que recebiam, saindo al mare com eles pela Baía da Guanabara…

Com a morte de Ruth, a filha muito querida dela, que vive em Nova York, continuou a visitar Samy com frequência e a lhe dar toda a atenção devida…

Sem Ruth ao seu lado, Samy passou a se fazer acompanhar de uma secretária social. A embaixatriz Ana Maria Azambuja durante muito tempo cumpriu esse papel de maneira elegante e digna. A saudosa Ana Maria, no entanto, teve um câncer no cérebro que a obrigou a se afastar das funções.

Samy Cohn foi um dos sócios da Brascan no Brasil, nos interesses que diziam respeito ao Hotel Méridien. Era muito rico. Foi também o pioneiro do cultivo de frutas no Vale de São Francisco, descobrindo a excelente qualidade da terra para a plantação, pioneirismo de que muito se orgulhava…

samy-cohn cookie-richers-e-samy-cohnSamy Cohn e Cookie Richers, em foto para este blog, na Pérgula do Copacabana Palace, onde ele morou nos últimos anos de sua vida (foto Sebastião Marinho)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *