Morre a grande matriarca da Bahia: Regina Simões de Mello Leitão!

Acaba de falecer Regina Helena Simões de Mello Leitão, a grande matriarca da Bahia, a maior acionista do jornal A Tarde, sua presidente de honra, cujo filho único, Sylvio de Mello Leitão, exerce a presidência executiva. Regina desde muito jovem conviveu com o poder, filha do ministro da Educação de Getúlio Vargas, o baiano Ernesto Simões Filho, que ela acompanhava em todos os eventos e solenidades, devido a problemas de origem nervosa de sua mãe, Helena Simões, grande dama da sociedade soteropolitana, e também do society internacional, que chegou a ser amiga de Greta Garbo e abafava em Paris com suas joias deslumbrantes…

Regina herdou da mãe o prazer pelo convívio social e as grandes recepções. Sempre recebia de modo magnífico, na Urca, no Rio de Janeiro, em sua casa da Av. Portugal, onde, logo que se casou com o médico Mello Leitão, era vizinha dos pais ainda vivos. Era a mais fiel hóspede do Plaza Athénée, em Paris, onde tinha suíte cativa, anualmente, na sua temporada de férias, nos meses de maio e junho, e no Regency, em Nova York, onde ia, todos os anos, em outubro, novembro, sempre com a amiga Evelina Chamma…

regina juca Morre a grande matriarca da Bahia: Regina Simões de Mello Leitão!

Regina Simões Mello Leitão

Nos salões cariocas, Regina era convidada frequente e obrigatória dos jantares e almoços de Lily de Carvalho Marinho, Ruth Pinheiro Guimarães, Astréa Campos da Silva, Evelina, enfim, o melhor do melhor de nossos sobrenomes coroados. Convites que ela sempre sabia retribuir em grande estilo. O que era mais agradável em sua personalidade era seu surpreendente senso de humor, sob o véu da austera grande dama social, que na verdade se divertia com os inevitáveis deslizes humanos e as falhas nossas de cada dia. Morreu às vésperas de completar 100 anos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *