Jantar no Copa comemora Dia Internacional da Cozinha Italiana

Todo dia, uma novidade. Agora aprendemos que existe um Dia Internacional da Cozinha Italiana, 18 de janeiro, que é celebrado no mundo todo pelos grandes chefs especialistas. E é claro que o Copacabana Palace, com seu chef Francesco Carli, não podia ficar atrás. A diretora, Andréa Natal, com a relações públicas Claudia Fialho promoveram então uma grande noite, que começou com antipasti regados a espumante, no Salão de Leitura, e prosseguiu no Salão Nobre, com mesas lindamente arrumadas e frequentadas pelos paladares top da cidade…
Em minha mesa, vi-me cercada por enólogos. Dino Trapetti, Wilson Pereira, Nestor Rocha, todos trocavam sabidos comentários sobre os vinhos servidos, e os não-servidos, com o enólogo de marca maior Reinaldo Paes Barreto, que, além de distribuir opiniões, também contava causos sobre conhecedores de vinhos, que faziam a todos morrerem de rir. Liliana Rodriguez, que não perde tempo, tratou de convidar Reinaldo para contar as histórias em seu programa de TV, na Band. Recolhendo-me à minha ignorância sobre o tema, e embriagada por aquele papo etílico, tratei de forrar o estômago com as delícias, antes que o álcool da conversa me subisse à cabeça…
Trabalhos abertos com carpaccio de badejo regado no azeite extra virgem ao manjericão. O vinho: Vermentino Occhio A Vento – 2009. Em seguida, a lasagna al pesto (ponto alto do jantar) acompanhada de Morellino di Scansano – 2008. A posta de badejo à moda da Ligúria veio com o chianti Sant Alfonso – 2007. Depois, o sorbet de manjericão, que é muito gostoso, e ninguém à mesa ainda conhecia. Pra terminar com uma torta de amêndoa e pera com calda de cajá, mas esta não comi porque, vocês sabem, estou de dieta. Ah, vocês não notaram?…

No menu da noite, houve também um leilão em prol das vítimas da Região Serrana, e o total arrecadado em dinheiro foi dobrado pelo Copa para ser doado. Passaram pelo martelo a camisa do Botafogo usada por Rodrigo Santoro no filme Heleno de Freitas, três garrafas do precioso champagne Tsarine, uma semana inteira no carnaval para duas pessoas no Mediterranée de Trancoso (saiu por R$ 7,5 mil) e um fim de semana para um casal, na principal suíte do hotel, com direito a spa, jantar no Cipriani e kit nécessaire. Nestor Rocha fez um lance generoso, para agradar sua Lili, mas não levou…

Houve também um concurso entre 10 chefs diletantes do Rio para ver quem preparava a melhor receita com pesto. Venceu o presidente da CEG, Bruno Armbrust, doravante chamado pelos amigos de Bruno Pesto, nome bem mais fácil de se pronunciar…

Fotos de Sebastião Marinho

JantarCopa 0791 Jantar no Copa comemora Dia Internacional da Cozinha Italiana

Rodrigo Santoro autografa a camisa do Botafogo, que usou no filme Heleno de Freitas, e foi leiloada para as vítimas da Região Serrana

JantarCopa 0797 Jantar no Copa comemora Dia Internacional da Cozinha Italiana

Chicô Gouvêa, Daniela Fiszpan e Antonio Bernardes

JantarCopa 0822 Jantar no Copa comemora Dia Internacional da Cozinha Italiana

Paulo Bertazzi e Zuenir Ventura

JantarCopa 0802 Jantar no Copa comemora Dia Internacional da Cozinha Italiana

Vanda Klabin, entre Reinaldo Paes Barreto e Paulo Reis

JantarCopa 0769 Jantar no Copa comemora Dia Internacional da Cozinha Italiana

Chef Claudio Pasquallini, Andrea Natal e Claudia Fialho

JantarCopa 0789 Jantar no Copa comemora Dia Internacional da Cozinha Italiana

Dino Trappetti e Elsa Gardenghi

JantarCopa 0876 Jantar no Copa comemora Dia Internacional da Cozinha Italiana

Gisella e Ricardo Amaral

JantarCopa 0792 Jantar no Copa comemora Dia Internacional da Cozinha Italiana

O presidente da CEG, Bruno Armbrust, com sua Suzana

JantarCopa 0761 Jantar no Copa comemora Dia Internacional da Cozinha Italiana

O kit do leilão no Copacabana Palace

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *