HOJE EU ESCREVO COM CUIDADO. E PEÇO QUE ME LEIAM COM O MESMO CUIDADO E COM ATENÇÃO!

O poder pode derivar de muitas forças. Jânio Quadros, ao abrir mão do poder maior da República ou supostamente o maior poder, referiu-se às “forças ocultas”. Até hoje não sabemos quais foram elas.

Hoje, porém, sabemos quais forças estiveram por trás do golpe militar de 1964. E a quem quiser se aprofundar recomendo o vídeo O dia que durou 21 anos que explica tudo em detalhes, sem deixar dúvida sobre dúvida.

A República repousa sobre três poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário. Há também o quarto poder, que muitos julgam até ser o primeiro de fato, que é o da Mídia. Por todos os seus méritos, nada define melhor a grande mídia no país do que as Organizações Globo, concentradora de vários segmentos das comunicações, abrangendo as mídias impressa, televisionada, internet, radiofonia etc. É um poder excepcional.

No universo das comunicaçoes, aí compreendendo imprensa, música, cinema, televisão, teatro, internet, literatura, podemos mesmo dizer que há dois brasis. Aquele que está na Globo e o que não está na Globo. Este último é o Brasil dos profissionais de segunda classe, os de menor cotação no mercado.

Recentemente, um articulista do sistema “global” comparou quem não escreve na mídia impressa a sambista de segundo grupo. O poder lhe permite isso.

O quarto poder permite tudo. Permite toda a forma de arrogância. Uma prepotência embriagadora, etílica. Atitudes soberbas. Como a que levou, não faz muito tempo, um conhecido autor de novela a, num concorrido evento literário, destratar aos gritos um estimado crítico de cinema por discordar de apenas uma frase de um artigo a seu respeito.

Nesse porre de poder, as pessoas perdem completamente o senso da realidade, do ridículo, da humanidade, da ética, da compostura.

Também em outras atividades, esse desvario sobe à testa. Está muito em pauta na atualidade discutir-se as transmissões do canal da TV Justiça. Não são atores que as protagonizam. Não são personagens de ficção. São pessoas reais. Um Poder que deveria me trazer conforto e confiança, porém, me perturba, aflige. Me assusta.

E eu que pensei que não viveria novamente, neste país, cenários de silêncio amedrontado…

O último medo emblemático que guardo na memória foi o da atriz Dina Sfat, ao participar, em 1981, como entrevistadora do programa Canal Livre tendo o general Dilermando Monteiro na berlinda. Ela se manteve muda todo o tempo. Quando lhe pediram ao final que fizesse uma pergunta ao general, Dina disse apenas: “Eu tenho medo dos militares”. A frase de Dina virou História.

Caros leitores, tenho, agora, como jornalista, reportadora de fatos, observadora dos momentos brasileiros e vítima de alguns deles, a triste missão de lhes informar que o meu medo voltou. E desta vez o medo que sinto não é dos militares…

Dina Sfat tinha medo. E eu tenho uma má notícia para lhes dar: o medo de que falava Dina Sfat voltou!

66 ideias sobre “HOJE EU ESCREVO COM CUIDADO. E PEÇO QUE ME LEIAM COM O MESMO CUIDADO E COM ATENÇÃO!

  1. Concordo com voce !eeu tambem tenho medo…porem é inacreditavel a inercia do governo e daqueles que me representam…O ovo da serpente ja chocou…só falta eclodir,,,

    • Hilde!! Orgulho de te admirar. Voce que sofreu tanto com a perda do irmão, torturado e morto pela Ditadura e sua mãe tambem provavelmente assassinada por estes mesmos carracos continua com medo!! È o que todos nós brasileiros sentimos vendo como caminha nossa Republica e a Democracia que com tantos sacrificios conquistamos!!

      • Minha mãe, Zuzu Angel, foi comprovadamente assassinada, e isto, oficialmente, pelo Governo Brasileiro, 22 anos após sua morte, pelos mesmos carrascos do sistema ditatorial que mataram meu irmão Stuart. Isso foi apurado e provado, até com testemunhas oculares, em 1988, pela Comissão dos Desaparecidos, no Governo Fernando Henrique Cardoso, num processo que teve como relator o jurista Miguel Reale Jr.

        • Querida Hilde, eu simplesmente me recuso a ter medo. Não vou me deixar acuar, não vou fugir, muito menos pretendo me calar. Em respeito a todos aqueles que, como Stuart, Sonia, sua Mãe e muitos outros, através da história recente do Brasil têm me ensinado o valor da liberdade eu não me sinto no direito de abrir mão do meu país.
          Beijos

    • Não compare, por favor, as informações da imprensa com a ditadura militar. Temos agora a ditadura PT, e ai de nos, o povo brasileiro, se não fosse a imprensa LIVRE, aquela que não está amarrada a verbas de publicidade do governo petista.

      • Ditadura do PT, onde? Quando? A que horas? Se instalou? Os marcianos pousaram no planeta Terra?????

        Piada dizer da ditadura do PT, quando esta mesma imprensa ganha milhões do Governo Federal. Por favor, informe-se e prove que ditadura do PT é essa …

        • Outra coisa, amarrada??? Como assim, se esta mídia pode falar o que quer, inventar o que quer???? Em que mundo você vive????? Quer exemplos? VEJA, GLOBO ETC….. Elas têm rabo preso com o governo? rsrsrsrs, imagine se não tivessem. A mídia se tornou o quarto poder e a oposição, ela não informa, faz terrorismo e apoia golpes (Folha, Globo, Abril).

        • Em vez de tanto escárnio e deboche, você deveria tentar mudar seu nome para Alice, a adormecida!
          Acorde! Saia desse sono embriagador (bem conhecido do PT). Não fique nessa orgia intelectual que só leva à estagnação do pensar. Não há necessidade de se provar nada, basta observar empiricamente. Os fatos estão aí. Quer uma bolsa para alguma coisa que necessita ou uma cota?

      • Ge Clementino… Me desculpa, mas tu és um grande idiota. Tu não sabes e não tens idéia do que é uma ditadura e o PT, por gente como tu, tem que viver respondendo às mentiras da grande mídia. Uma pergunta: tu és bobo ou tu és um grande safado miserável, sem noção do que estás falando? Ou és muito burro.

      • DITADURA DO PT?????
        SERÁ A MESMA DITADURA QUE TIROU 30 MILHÕES DE BRASILEIROS DA MISÉRIA? A MESMA DITADURA QUE TORNOU O BRASIL BEM VISTO NA COMUNIDADE MUNDIAL? A DITADURA QUE MUDOU PARA MELHOR A VIDA DE MUITA GENTE INCLUSIVE A SUA? A DITADURA QUE LIBERTOU A POLÍCIA FEDERAL? QUE “DESAMORDAÇOU” O MINISTÉRIO PUBLICO? VOCÊ DEVE DE FATO MORAR EM OUTRO PAÍS!

        • Acredito que esses comentários sobre ditadura são escritos por pessoas jovens que não têm ideia do que passaram seus ancestrais.
          Será que ninguém mais conversa em casa comentando sobre a nossa história passada?
          Tive diversos amigos e colegas mortos pela ditadura porque lutavam por um país melhor e de todos.
          Hoje, também graças a eles, estamos em franco progresso e com povo sem fome.
          Nem quero me lembrar dos tempos de pratos vazios… 🙁

      • A ditadura do PT é a garantia de direitos dos trabalhadores. São os ameaçados dos trabalhadores, pois não trabalham. Querem usufruir de vantagens a que não têm direitos.Mas, como a justiça não é justa, cria alternativas de poder. Não acietaremos um JUdiciário comprometido com a elite. Os golpes estão sendo denunciados.

      • Gostaria de entender a “Ditadura do PT”. No Brasil do PT há liberdade para se xingar a Presidente da República dos piores palavrões. Há liberdade para se manifestar nas ruas com cartazes xingando o governo e a própria Presidente. Há liberdade para a imprensa lançar calúnias todos os dias sobre membros do PT. Há até liberdade para pessoas como você dizerem que existe a tal “Ditadura do PT”. Você deve achar democracia a praticada pelo PSDB, em SÃO PAULO e no PARANÁ, contra estudantes e professores…Leia mais, você não sabe, não tem a menor noção do que é uma Ditadura. Estude!

        • Pois é José Carlos Lima.
          Não me lembro de ouvir alguém xingar o presidente efegagácê publicamente entre 1994 e 2002.
          Menos ainda lembro de que alguém tenha xingado os ditadores militares até em pensamento…
          Parece-me que atualmente estão confundindo liberdade com falta de educação.
          O tal de “whatsapp”, infelizmente, está influenciando muitas cabeças fracas. 🙁
          Pior de tudo ainda é ver pessoas com 60, 70 anos ou mais falarem mal do que melhorou nosso país nestes últimos 13 anos. Acredito que esses devem ser herdeiros da ditadura e até hoje não tiveram capacidade ou competência para navegar sozinhos.
          Percebi também que atualmente aqueles que reclamam de “desemprego” nunca quiseram trabalhar ou produzir, esperando que os $$ caíssem do céu ou que a Casa da Moeda os distribuísse.. (tenho uma longa história sobre isso)
          Por outro lado também tenho conversado com uma garotada boa que, mesmo que seus pais não tenham explicado, estão superando as dúvidas e tentando produzir mais para o engrandecimento de nosso maravilhoso país.
          Vamos torcer para que mais e mais indivíduos acordem, deixem de ser preguiçosos, invejosos e gananciosos.

    • Só uma coisa não permito: que o meu medo me impeça de lutar pelo que eu quero. Acredito isso faz com que o meu medo se torne coragem de ir em frente e tentar ajudar a mostrar a cara da verdade. Só que há muitos que não têm a menor noção do que realmente está acontecendo no silêncio!

    • Sentir na pele as agruras desta “força oculta” e ter a coragem de bradar aos quatro cantos é para poucos, pois neste país de pouca cultura e de uma educação péssima, somos manipulados por esta “força” a comer merda todos os dias e viver em uma mentira petista de que nada sabe ou não viu. Resta-nos o quê? Alimentar da merda e arrotar caviar? Estou contigo Hildegard…. precisamos de tua voz, mesmo que proclamada em um deserto de surdos e mudos….

    • Prezada Hilde, não diria medo, mas é cabível uma grande preocupação, hoje quem tem o poder de derrubar governos é a mídia, através da propaganda, mentiras e trapaças não conseguirão nada pois o povo está amadurecendo bastante, tanto que, mesmo com a agressão aos governos legitimamente eleitos pelo povo ( Lula e Dilma), que são os principais alvos da Veja, Globo e similares, não conseguiram emplacar seu candidato da extrema direita, o mesmo repetiu-se nas eleições para a prefeitura de São Paulo, Serra foi derrotado.
      Voltando à questão principal, vimos os recentes exemplos de Honduras e Paraguai, a presidente não contra-ataca, a política desastrada do Mantega, pode prejudicá-la mais tarde, por causa da desnacionalização da economia, o BNDES entupindo o bolso dos banqueiros, enquanto os projetos sociais estão parados, o PIB de 0,6% é vergonhoso e a previsão para o 4º bimestre não nos anima, a enxurrada de dólares continua invadindo o país, as privatizações, contra as quais votamos, continuam, agora com um verniz “light”: concessões, aluguéis, não nos enganam, o PAC desacelerado, mesmo assim os fascistas estão fazendo de tudo para derrubar a Dilma, a farsa do mensalão, tem exclusivamente este objetivo e agora resolveram aplicar golpes muito baixos no Lula, portanto, mesmo com todas as críticas, os golpistas midiáticos não sossegam, uma “ley de los medios” aqui frearia a sanha desses provocadores. Temos razão para ficar mais atentos e pressionar o governo para que seja politicamente hábil , retome o caminho desenvolvimentista, assim conseguirá resistir às pressões e dar continuidade a uma política que privilegie o social.

    • A culpa do sofrimento do povo, é o própio povo que oferece facilidades aos governantes para que o massacre. Parece brincadeira : 180.000 hab. para (01) PREFEITO; 1800.000.000 HAB. para um governador e 180.000.000 hab.para uma presidenta e ninguem reage, fica todo mundo caladinho, com medo dando a impressão que é ele que está roubando o erário público. Mas não se assuste que isso é uma característica do próprio homem. É o unico animal na face da terra que é ao mesmo tempo o mais agressivo e o mais BABACA. Vai fazer isso com leão, tubarão, onça, etc…….ve se consegue. E essa facilidade não é só dada aos governantes, tambem a religião, etc. etc. Isso acontece desde os primordios. Isso que acontece com a mente humana tem uma explicação cientifica profunda que mais para frente poderemos esclarecer se voces desejarem.

  2. Você tem toda razão. A mídia é f…, mas já pode ser confrontada. Antigamente reinava soberana.

    Na mídia corporativa de capital aberto aos negócios criminosos do Cachoeira, por exemplo, divulgam que o STF usou a teoria do “domínio do fato” do Direito Alemão para condenar José Dirceu por suspeitas e sem provas. Hoje vimos como Roberto Jefferson foi premiado pelo mesmo STF apesar de ser criminoso confesso e condenado pelas

    • condenado pelas provas provadas no processo.

      Na minha mídia, porém, continuarei dizendo que o STF usou a teoria do dono da boca-de-fumo no Morro do Alemão (tá tudo dominado e nóis condena e prende quem qué).

    • A mídia pode e deve ser confrontada, mas onde você vê vontade política para que haja a regulamentação dos meios de comunicação, com o objetivo de conter os abusos?
      O governo é refém do golpismo midiático, só para lembrar aos mais afobados, votei em Lula desde sempre e também na Dilma, mas não sou fundamentalista para achar que os caminhos estão corretos e a economia vai às mil maravilhas, a crise internacional não nos afetou, mas pode ser desastroso mais adiante se ela continuar governando para favorecer os monopólios!

  3. Eu tenho medo é do que ainda não sabemos dos escândalos que a cada dia nos mostram como estamos reféns da classe política que, usando o voto, tomou o poder do país para dilapidar o Erário! E os escândalos ainda encontram defensores, enquanto o povo assiste a Petrobrás e a Eletrobrás, por exemplo, sendo administradas de forma irresponsável, em prejuízo de todo o POVO trabalhador brasileiro que paga altíssimos impostos!

    • Quanta tagarelice sem noção! O leitor repete o que “aprende” em o Globo e na Veja, ou por má fé, e quem sabe, alienação!

  4. O medo é a força propulsora dos que tem coragem, porque ambos se completam.
    Só os corajosos, do medo, fazem sua arma para lutar.
    Por que os covardem do medo fazem cama, e deitam em sono profundo e eterno.
    É da sua coragem que venceremos o medo!!
    É da nossa coragem que venceremos os medos, pois os justos, acima da justiça triunfarão.
    Pois o medo dos injustos é que nós, os que tem coragem, os que tem sede de justiça não se calarão jamais.

    Parabéns!!
    Antônio Cláudio Menezes.

    • O medo é a força propulsora dos que têm coragem, porque ambos se completam.
      Só os corajosos, do medo, fazem sua arma para lutar.
      Porque os covardes do medo fazem cama e deitam em sono profundo e eterno.
      É da sua coragem que venceremos o medo!
      É da nossa coragem que venceremos os medos, pois os justos, acima da justiça, triunfarão.
      Pois o medo dos injustos é que nós, os que têm coragem, os que têm sede de justiça, não se calarão jamais.

  5. Lembro disso até hoje. Era garoto e meu pai ficou surpreso com o “medo/coragem” da Dina. Lembro que ela disse que não faria perguntas por que tinha medo dele. “Eu tenho medo do senhor…” e não fez qualquer pergunta. Que coragem, a que ela teve! Que medo, o que a gente tinha/tem!

  6. As minhas lideranças e os políticos em que voto há mais de 30 anos tb têm medo, acredito, se não fosse assim já teria sido organizada uma campanha ofensiva, um conjunto de manifestações que defendam que os direitos dos homens de maior visibilidade do PT sejam respeitados. Tem que ser Ninja para defender o partido sem nenhuma direção, sem saber o que esperam de nós. Eu tenho quase sessenta anos e tenho usado a maior parte do meu tempo para me informar e tentar responder as críticas e as calúnias de todo dia. E isso traz um isolamento muito grande na cidade rural onde vivo no Rio Grande do Sul.

  7. Não se pode comparar aquela época sangrenta e terrível da ditadura militar, na qual pessoas desapareciam sem deixar vestígios, muitas dos quais jamais encontradas, famílias destroçadas, com a realidade atual. Vivemos em uma democracia, por mais imperfeita que seja, até o momento com liberdade de expressão, onde está ocorrendo um julgamento pela Corte Suprema segundo as leis do país, ao vivo e a cores, para quem quiser assistir, tudo transparente. A diferença é que o STF atual, em sua maioria, não se curvou aos poderosos da vez, apenas isso.

    • Sra. Diana, se curvando ou não, as provas são indispensáveis. A piada jurídica é que condenamos os corruptores, os que compraram os deputados. Mas quantos aos deputados que se venderam, quantos são? Quem são? Votaram que matérias? Já há juizes contestando a reforma da Previdência com base no vício…. Os Senadores que sabatinram essses Juizes foram comprados?

  8. Tenho medo sim, mas de outra forma! Quem conviveu e enfrentou o final dos anos 60, 70, lembra bem que o pior não é a prepotência, a arrogância, e a truculência na condução de todas as áreas da sociedade! Viemos de uma população estimada de 60 e pouco milhões de pessoas, uma quantidade mínima de patriotas que se dispunham a se manifestar contra o regime, como “eles” sempre se referiam, “uns gatos pingados”, enquanto a maioria esmagadora cantava “Este é um país que vai prá frente”! A propaganda massiva, um povo historicamente acovardado pelo medo dos “puxa-sacos”, que disputavam sobras do botim, que, graças ao FMI, era abundante, e a euforia da propaganda aliada ao conformismo e à série de barbáries que não são conhecidas no total até hoje! Acredito que a passividade provocada por um consumismo enorme se esqueça das prioridades que deveriam contar com mobilização, não ocorrem saúde, educação e fortalecimento da indústria nacional. Vejo com muita tristeza que o quadro se repete! Entendo a preocupação dos nacionalistas, pois dela faço parte e, como sempre, é um ou outro que dá atenção! Nunca fez tanto sentido a frase “ACORDA BRASIL”.

    • Mas não tenho o mesmo medo. Chega de siêncios e hipocrisia. O PT garantiu distribuição de renda. Esta é a grande questão. O PT garantiu que não vão fazer do Brasil o quintal do capital financeiro e da empresa privada . E isso é que ameaça este setor da nossa sociedade. Lamento, perderam! Vão ter que respeitar o povo!

  9. Esse ódio doentio, patológico, da esquerda brasileira contra a Rede Globo é, no mínimo, risível. Esse conspiracionismo doentio que credita todo o mal em sua mais vil forma a um conglomerado de mídia – em tempos de “democracia” – é comparável à mais pura esquizofrenia. A esquerda brasileira me envergonha. Me envergonha porque venceu a ditadura, chegou ao poder, se lambuzou, e continua creditando os males do mundo a um conglomerado de mídia que dizem que possui tanto poder, mas não impediu que os cabeças da era mais corrupta da história deste país chegassem ao poder. Enquanto o tema ditadura/Rede Globo continuar gerando renda pra uma horda de pseudo-jornalistas, e continuar angariando otários desocupados para sua causa, continuaremos vendo essa ceninha ridícula de crédito de todo o mal a uma organização privada com “propósitos obscuros”. O Brasil perdeu Beting hoje, mas o que consola, é que os Franklins Martins também não durarão pra sempre.

  10. Penso que devemos, sim, ter cuidado com a opinião publicada, com as versões selecionadas dos fatos, que há nos vêm reproduzindo o discurso das elites dominantes deste país.
    O verdadeiro “fato que domina” , e não falo de teoria ou doutrina jurídica, é que essa elite burguesa nunca admitiu nem vai admitir um governo que promova inversão de prioridade e inclusão social e econômica, que distribua renda de forma efetiva, que inclua o pobre na classe econômica dos voos ou que democratize o acesso aos espaços públicos, que promova a inclusão educacional… Que dirá então aos espaços de poder!
    E isso aconteceu e está acontecendo neste país e sem precisar por as mãos nas armas como antes vaticinaram… É lamentável que nem todos vejam ou queiram ou possam ver isso.
    Pergunto aqui qual o pobre ou oriundo da classe média que possui concessão de rádio ou TV neste país?

  11. Muito lúcida, Hilde. Eu fiquei lhe admirando, o seu protesto silencioso, neste ano, na porta do Clube Militar na av. Rio Branco, em 29 de março. Vc não disse uma palavra, um grito, mas
    àqueles velhinhos irresponsáveis e ainda truculentos, vc fez que sentissem vergonha. Parabéns.

  12. Eu sou viciado em leitura. De tudo. Leio de classificados de jornal à bula de remédio. Adoro ler textos bem redigidos como este. Está lindo. Não tem nada a ver com a realidade, faz analogias com épocas e condutas totalmente diversas, e apresenta um contraponto contrário a todos os conceitos doutrinários. Mas está muito bem escrito e merece uma nota máxima.

  13. Vejo também com grande preocupação e temor o momento que estamos passando. As tais forças ocultas se movimentam rapidamente. Perplexos, não esboçamos reação. A grande mídia faz o seu papel sujo, como sempre. Poucas vozes, isoladas, ousam desafiar o pensamento único que se impõe e mais uma vez, ameaça as parcas conquistas dos pobres e nosso direito de divergir, de distribuir minimamente rendas e direitos. A nossa presidenta é muito digna. Mas sua postura é de defesa. Enquanto as tais forças ocultas desabam intrigas e venenos sobre nossos ouvidos e mentes desarmados e dissonantes. Também estou assustada, Hilde, e parabenizo você pela coragem e discernimento.

  14. Bem, não sou tão ativista e nem mesmo acompanhei em 200% tudo. Mas, posso dizer que, naquela máxima onde se fala que onde há fumaça há fogo. Então, acredito que o José Dirceu não é nenhum menino desprovido de sabedoria e bons advogados e se inocente fosse junto com toda sua turma saberia bem como provar. Acredito que ainda se sabe pouco e acredito piamente que muitos protegem o Lula para que o PT não caia.
    Com o passar do tempo deixei de votar em partidos e passei em votar em pessoas, tentando ao menos estudar suas ligações e vendo seus passados e seus objetivos políticos. Mas, isso faço a contra gosto.
    Eu espero que seja PT, seja PSDB ou qq outro partido que, aqueles que tiverem a pachorra de nos lesar paguem por tudo que fizeram.
    Só pra finalizar….espero que não pare por aí estas condenações. Mensalão mineiro é menor? ok…mas, se roubaram, que paguem também pelo que fizeram.
    Quero um Brasil mais limpo deste podres poderes….dos corruptos.

  15. Ainda bem que o Brasil teve uma ditadura, pois, se não tivesse, esses comunistas sem vergonhas, que hoje, destruíram o Brasil ( PSDB,PT,PDT,PSD,PC DO B) destruiram o pais.Se vocês acham que vivemos numa democracia,( e não vivemos) e tenho que dizer, vocês merecem o governo que tem, e como dizia o sociólogo Darcy Ribeiro- O BRASILEIRO É ZÉ NINGUÉM, BANDO DE GENTE SEM CARÁTER,OU DE MAU CARÁTER.
    Eu prefiro a ditadura, ao invés da tal democracia, que dizem que temos, e na verdade não temos porra nenhuma.

  16. Também tenho medo e hoje, ao ouvir, o Imperador/Presidente/Relator Joaquim Barbosa declarar, da presidência da mais Alta Corte de Justiça do país, que as observações do Revisor diziam respeito a outras décadas e que hoje o STF não pode mais ficar preso à Constituição Federal, deixei de ter medo só pelos meus companheiros que estão no banco dos réus dessa AP e passei a temer por todos nós. Fizeram tudo direitinho, como sempre, e agora vamos passar por isso sem o Zé Dirceu para comandar a militância. Que muitos petistas de outras tendências percebam o que fizeram ao país quando entregaram a cabeça do José Dirceu, na bandeja, a Torquemada. E, agora, cadê as lideranças de vocês? Aliás, cadê vocês, bando de covardes?

  17. É um absurdo o que estão fazendo da justiça brasileira. Cada dia mais vemos esse abismo de interesses ocultos engolir pessoas que deram seu sangue para ver o país em sua democracia plena. STF virou tribunal de inquisição onde são condenados os “bruxos” que ousaram fazer algo para mudar a realidade do Brasil e torná-lo mais justo e igualitário. É a sentença de parte da elite conservadora que controla esses inquisidores metidos a super-heróis.

  18. A mídia apóia golpes……..kkkkkkkkkkk.
    É, meu povo, o Lula e o Brizola foram no velório do Roberto Marinho.
    O tal Jânio que a Hilde falou é o mesmo Jânio que ficou quieto durante
    toda a ditadura. Um verdadeiro Napoleão de hospício.Quando voltou a
    ser prefeito,teve o apoio do PDS do Maluf.Ele foi o Carlos Lacerda
    paulista.Tirando a Globo, o que tem? Vai dizer a Record do Tim Tones
    Edir Macedo? Credo……

  19. Eu já acho que nem são os militares, são alguns que estão entre os militares, alguns que estão entre os juízes, alguns que estão entre os legisladores, alguns que estão entre os executivos, alguns… infiltrados, organizados,unidos, que conspiram desde o começo, desde lá fora, aqui há apenas um tentáculo do bicho….

  20. Eu compartilho deste medo. Não só da Ditadura, mas de todos os radicalismos, das práticas fundamentalistas, dos discursos fudamementados em achismos. Eu tenho medo, sim, da falta de respeito, da falta de leitura, da falta do princípio da alteridade.
    Tenho medo dos que desconhecem seu próprio passado e que desrespeitam a dignidade de cada vida, independente da forma como se apresenta. Estes são os atuais defensores das práticas utilizadas pelos ditadores militares – e seus colegas burgueses – aqui no Brasil.

  21. Eu também tenho medo, mas é um medo diferente, medo de quem sabe o quão fortes somos e que o Brasil de hoje é diferente daquele dos anos de Chumbo. O mundo tem outro olhar sobre nós. Quanto ao monopólio Global temos o poder de fazer uma campanha “não assista os Jornais da Globo”. Troquem o canal assista o Repórter Brasil.

  22. Obrigado, Hilde, por trazer a público a revelação sobre estas sombras que se escondem na chamada liberdade que certos setores da imprensa usam para garantir a “democracia” só para eles.

  23. Prezada Hilde,

    A ditadura nunca acabou,está em toda parte, disseminada e entranhada nesta sociedade doentia, manipulada pela mídia dominante. Os ‘órfãos’ do regime militar se instalaram silenciosamente, e continuam agindo, formando discípulos e praticando sua agenda do terror. Está na Direita e na Esquerda, na truculência da polícia, no fanatismo religioso, e até mesmo na administração de um grande e famoso condomínio de São Paulo, servindo a interesses não tão obscuros assim, lucro e poder. Medíocres aspirantes a ditador estão em toda parte.
    O que falta é humanidade. Os sintomas do descaminho desse país se vê nas ruas, nas escolas na política, na periferia das cidades, e para mim é muito difícil acreditar que isso vá mudar, se cada vez mais nos afastamos da realidade. Seu medo é mais que justificado, mas temos que enfrentar nossos próprios medos, não é?

    ‘A luta do homem contra o poder é a luta da memória contra o esquecimento’

    Milan Kundera

  24. Hilde, fica a dica: ocupe-se com as frivolidades da Zona Sul, pois quando você desanda a escrever sobre política, é de doer!

  25. E antes que eu me esqueça, em quais aspectos o bispo Macedo é melhor, mais digno ou mais probo que os Marinho? Gentileza esclarecer…

  26. PREZADA HILDEGARD.
    Estamos vivendo a mesma síndrome do são que é internado no hospício. Quanto mais grita que é são mais pensam que é louco.
    Quando falamos na força desmedida dos grupos detentores da mídia no Brasil somos taxados de ditadores (pobre louco!).

  27. Não tenho medo! Tenho raiva de uma tentativa de repetição de golpe mal armado. Baseado no assustamento. Se tentarem, vão ter sua devida resposta. Chega de capital finaceiro dando ordens no Brasil! Cansei!!!

  28. Hilde: Acompanhei a trajetória da indignação de seus familiares. Alvos da violência da ditadura: Sonia, seu irmão e sua mãe, que como leoa foi buscar alternativas para que Stuart conseguisse sobreviver. Foi assassinada! Muitos aparentemente silenciosos acompanharam o que fizeram com seu irmão e sua mãe… Não digerimos, nunca. Agora, no governo Dilma, não tenho medo. Os assustados com a democracia criam a sensação de que são poderosos. Chega de intimidação. Chega de discurso do medo! Não vou por este caminho, que aponta para a perda de direitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *