Estamos em agosto, temporada de dar glórias à Glória!

É a Glória! Todas as mesas da Pérgula da Casa Julieta de Serpa ocupadas. Bem como todas as mesas do restaurante Le Blason. Foi total a adesão dos devotos ao almoço benefit em apoio às festividades da paróquia de Nossa Senhora da Glória de Outeiro, que começaram no domingo do próprio almoço e terminam no dia 15 com um show de Elba Ramalho, devota afetuosa, fervorosa e declarada de Nossa Senhora…

Bem servido, saboroso, refinado, com uma bela harmonização de vinhos, o almoço foi sucedido por uma programação que se estendeu até a noite…

De lá, seguimos todos para o Outeiro, onde foi cumprida a tradição da troca da roupa de Nossa Senhora da Glória e da roupinha do Menino Jesus que ela carrega em seus braços. Isso acontece desde os tempos do Barão de Mauá e a primeira doadora foi a baronesa, em pagamento a uma promessa. A cada ano uma roupa é doada, sempre luxuosa e de grande beleza, e obedece ao ritual da troca, que é feito a portas fechadas, assistido apenas pelas “aias”, que consistem em um grupo de senhoras membros da Irmandade da Glória…

Durante a cerimônia da troca, os demais Irmãos e Irmãs, bem como os fiéis presentes na igreja, rezam o terço com os mistérios, concentrados e compenetrados nas graças e virtudes de Nossa Senhora, abstraindo de sua mente quaisquer pensamentos que não sejam aqueles da elevação religiosa e da plenitude da fé. É emocionante, tocante, comovente e nos faz preenchidos e felizes…

Emociona ver a imagem da santa ir descendo do oratório, através de um mecanismo acionado por uma manivela antiga, que range, e depois, também lentamente, subir já com a nova roupa. Estranho e encantador como esse rito, prosaico até, nos toca. Encantado, ao ver a santinha surgir assim tão bonita, com Jesus no colo, todo azulzinho, o Outeiro não resistiu: levantou-se para aplaudi-la de pé!…

Ali, naquele conjunto de obras, via-se o carinho, o amor, a dedicação colocados naquela criação, nas costuras, nos bordados, em cada ponto dado, cada pedrinha pregada, e no desvelo com que as imagens foram vestidas, ajeitadas. Tudo era amor. E o amor transborda, irradia, emociona, comove, bate e volta. Transforma-se em aplausos…

Depois disso, a missa, rezada pelo pároco, padre Sérgio, com os Irmãos entrando pela porta da igreja com suas capas brancas, em procissão, empunhando lanternas. Igreja cheia, vibração, emulação e comunhão. Ao fim, fomos todos convidados para assistir a um Auto teatral, no salão da igreja, contando a história da tradição da troca da roupa de Nossa Senhora da Glória, e à exposição de várias das antigas roupas das imagens. Inclusive da roupa doada pela Baronesa de Mauá

Vale uma visita ao Outeiro, nessa alta temporada de festejos, com atrações várias, até dia 15. A exposição já é uma grande pedida, pra quem gosta de moda, principalmente…

almoço n sra1 Estamos em agosto, temporada de dar glórias à Glória!

No almoço de adesões na Casa Julieta de Serpa – Legendas : 1 – Beth Serpa, Belita Tamoyo e Suzette Conteville, que agora são vizinhas do mesmo prédio, pois Belita acaba de se mudar… 2 – Monica Clark vestindo Givenchy vintage… 3 – Andréa Ielmini e Alda Soares… 4 – Maria do Carmo Lisboa e Leise Espírito Santo… 5 – Renata Fraga… 6 – Magali e Joel Rennó… 7 – Leise e Paulo Espírito Santo… 8 – Carol e José Carlos Murta Ribeiro … 9 – Marcus e Jane Faver… 10 – Marcia Dib e Maria Célia Vinhas… 11 – Giovanna e Mario Priolli… 12 – Vera Tostes e Paulo Barragat… 13 – Ronaldo Goytacaz, o provedor do Outeiro da Glória, Carlos Alberto Serpa e o padre Sérgio Couto… 14 – Cecília Bandeira de Mello, Carlos Alberto Serpa e Vilma Ferraz… 15 – Marilia Câmara e Belinha Mattos… 16 – Maria Cecília Drummond, Maria Lúcia Lins e Elisa Ferraz… 17 – Monica e Ricardo Faria… 18 – Mylene Peltier… 19 – Elizabeth Jaon… 20 – Serpa e Daisy Lúcidi… 21 – Tania Drummond…

 

roupa nova Estamos em agosto, temporada de dar glórias à Glória!expo saccra Estamos em agosto, temporada de dar glórias à Glória!

Fotos de Sebastião Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *