Dilma Rousseff perdeu a faixa mas pode ganhar um ursinho carinhoso, e de ouro!

Dilma Rousseff perdeu a Faixa Presidencial, mas poderá levar pra casa o cobiçado “Urso de Ouro”. Retratando os bastidores de seu Impeachment, o filme “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, foi selecionado para a mostra Panorama, do Festival de Berlim, um dos principais do mundo, de 15 a 25 de fevereiro, na Alemanha.

A diretora já confirmou a presença na exibição do longa, marcada para 21 de fevereiro, na Alemanha. Dilma Rousseff, ainda não se sabe se irá.

As possibilidades de premiação não são pequenas, Maria Augusta costuma levar todas as glórias, nas competições que disputa.

Com seu filme “Desi”, emplacou o mais importante prêmio do cinema holandês, o ‘Bezerro de Ouro’, e o Prêmio de Público no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, considerado o Cannes do cinema não-ficcional.

Quatro anos depois, em 2004, “Justiça” recebeu 9 prêmios, entre eles o Grand Prix de melhor filme, no Festival Internacional de Cinema ‘Visions du Réel’, na Suiça; o Grand Prize no Festival Int. de Documentários de Taiwan; o La Vague d’Or de melhor filme, no Festival Internacional de Cinema de Bordeaux, França; o Prêmio da Anistia Internacional no CPH Dok – Festival Int. de Documentários de Copenhagen, e o Prêmio de Melhor Filme no Play-Doc – Festival Internacional de Documentários de Tui, Espanha.

Seu filme “Juízo”, de 2013, recebeu da crítica o Prêmio Melhor Filme, no DOK Leipzig – Festival Int. de Documentário na Alemanha e os Prêmios de Melhor Filme no One World Int. Documentary Festival, em Praga, e no Watch Docs Internarional. Film Festival, em Varsóvia.

“Morro dos Prazeres” abiscoitou os prêmios de melhor direção, melhor fotografia e melhor som no 46º Festival de Cinema de Brasília, em 2013.

No VIII Janela Internacional de Cinema de Recife, “Futuro Junho” mereceu o Prêmio de Melhor Filme, e no Festival de Cinema do Rio, o de Melhor Direção, em 2015.

Mesmo ano em que “Seca”, o sétimo longa da diretor, foi exibido na Competição Internacional do Festival Internacional ‘Visions du Reel’, na Suiça, e recebeu o ‘Merit Prize’ – Prêmio especial do Júri no Festival Internacional de Documentários de Taiwan.

Impeachment de Dilma vai representar o Brasil em Berlim

Mais do que um documentário sobre os bastidores do julgamento que culminou no impeachment de Dilma, em 31 de agosto de 2016, “O Processo” poderá se tornar um extraordinário instrumento político para informação à opinião pública internacional da profunda crise política que o Brasil atravessa e do colapso das instituições democráticas em nosso país. Os filmes de Maria Augusta Ramos costumam bater recorde de participação em festivais pelo mundo. Só o documentário “Justiça” foi exibido em mais de 50 festivais internacionais.

O longa é produzido por NoFoco Filmes, coproduzido por Canal Brasil e tem distribuição de Bretz Filmes.

https://www.berlinale.de/en/presse/pressemitteilungen/panorama/pan-presse-detail_41492.html

 

22 ideias sobre “Dilma Rousseff perdeu a faixa mas pode ganhar um ursinho carinhoso, e de ouro!

    • Concordo. Querem transformá-la em mártir, vítima. Ela tem sua parcela de culpa no caos em que se encontra o país.

  1. Dilma FOREVER !!! Até hoje, não teve um vídeo, uma gravação, uma conta na Suiça, nas Bahamas, malas de dinheiro dentro de apartamento do Sul ou o da mãe no Arpoador (de fundos),Helicóptero cheio de Cocaína caindo no seu quintal, Avião de Cocaína preso em seu jardim, barras de Ouro inteira no armário, malas sendo carregada entupida de dólares..etc..E ainda assim, foi vítima do Golpe! Vão passar décadas cavando esqueletos no seu Closet jamais acharão !!!..

  2. Admiro vc q sustenta bravamente sua opinião.
    Triste é ver pessoas devotíssimas,que obedecem ,rigorosamete,o calendário da Igreja,usando o Instagram para para agradecer e festejar a condenação de um réu.Foi uma explosão de alegria tão distante da compaixão pregada por Jesus e seguida pelos santos.Dá para imaginar Santa Terezinha correndo pelas ruas de Lisieux festejando a condenação de um réu?Ao contrário,ela rezou muito pela conversão de um condenado à morte e,qdo, no cadafalso ,ele beijou o crucifixo,ela agradeceu pq teve a certeza q tinha sido atendida.
    Que venha o prêmio para Maria Augusta.

  3. Obrigado Hilde por mais esta valiosa pérola de informação. De novo: parabéns!!! Com certeza a Maria Augusta Ramos, como de costume, realizou um honesto e esmerado trabalho. Torço por mais este laurel e espero que a comunidade cinéfila e adjacências tenham uma real narrativa do escândalo que assola o Brasil. E mais, isto representa um contraponto criterioso ao que a The Economist e similares costumam retratar sobre o falso-bom e o falso-bem pós Dilma.

  4. Cara Hildegard
    Excelente artigo e lembrança. Tomara que a Ana Muylaert, uma das produtoras do filme, e a própria presidenta Dilma possam vir para a estreia do filme no festival. Mas assinalo que os filmes apresentados na seção “Panorama” não concorrem ao Urso de Ouro ou aos Ursos de Prata para melhor direção, melhores atores, etc. Estes prêmios são dados aos filmes especialmente selecionados para a competição, aqui chamada de Wettbewerb. Porém eles podem ganhar outros prêmios, por exemplo, o de melhor para o público, ou de associações internacionais de crítica cinematográfica, etc.

  5. Não ficaria surpreso de algum Toga-Star, ou até mesmo o próprio grupo de “cúmplices” da Republiqueta Continental do Moroquistão, tentar impedir uma possível premiação, entrar com um protesto , ou faniquito semelhante.

  6. Querem virar história sendo que entregaram o poder. Tudo combinado, armado e covarde. Talvez esconderam isso da nobre cineasta. Enfim, tomara que conquiste algum prêmio ou que seja de conhecimento mundial. Porém, tenho a total certeza que ele não irá mostrar a verdade mesmo. No mais, a militância petista está desesperada, veja só, no comentário acima você sendo questionada por não usar um termo que só eles usam. Lamentável, perderam a noção, pregam a desunião da esquerda, dividem o que poderia ser forte simplesmente porque sabem que irão perder e se eles perdem, ninguém pode ganhar mais. Triste.

  7. Esperar o que de uma nação que conviveu durante 350 anos com a escravidão e vive de golpe em golpe desde 1888.
    E nunca passou a limpo a sua história, nunca julgou um escravagistá ou golpista. Usa a força somente contra seu próprio filhos.
    Nos somos uma nação de hipócritas, temos que proteger-nos de nos mesmos. Usamos 2 pesos e duas medidas, dos mais valor aí direito do que nas pessoas.
    Mais foi bom que tudo isto aconteceu pois nosso lugar é entre os piores dos piores.
    Quando estávamos gostanto de ser brasileiros puxaram nosso tapete e mostraram que nosso lugar é na senzala.
    A vergonha que passei quando vi as viúvas do Aécio saindo pela rua de camisa amarela gritando igual a um bando de retardado ( fora Dilma, fora PT ). Aquilo deixou qualquer um que tinha acima de 3 neorônios de boca aberta.
    Por que?
    Imagine um bando de branco se achando representantes dignos de um povo que geneticamente é caboclo. Era pura piada. E ainda se auto intitulavam ( pessoas de bem ).
    Até hoje não entendi o porquê da famosa frase.
    Se ninguém nesse mundo é pessoa de bem. E sim pode se dizer que pessoas que fazem o bem.
    Pois todos estão sujeitos ao bem e ao mal
    Mas está aí o Brasil destruido pelos proprietários brasileiro.
    Somos uma nação de bananas.

    .

  8. Cara, HILDEGARD
    Cá, estive a pensar, por q VOSMICÊ não contribui com algumas FOTOS de tantas que estiveram naquele almoço na residencia da Sra LILY DE CARVALHO? Se não me falha a memória, foram muitas que apoiavam a DILMA à PRESIDÊNCIA!
    tempo….tempo…..tempo!
    E como diz aquela letra do CAZUZA : “…MOSTRA A CARA!”
    Um POVO que só pretende estar tirando proveitos dos que abrem a guarda, jamais poderá ser um POVO que tenha SUCESSO!
    É, nessa altura de nossas VIDAS, que teremos que vivenciar tantas criaturas à procura de outras ASTÚCIAS?
    De EGOS…explodindo VAIDADES!
    Com todo RESPEITO!
    POUPAR, aos que jamais perderam a MEMÓRIA, nem tampouco, a INTELIGÊNCIA para terem que suportar ALPINISTAS PSICOPATAS?
    Só mesmo…. aquelas letras..anos 60..70..80.. do eterno e AMADO “XICO BUARK”, para RESISTIR!
    E, vamos…chegando…aos 80 anos de idade com as eternas e coerentes OPINIÕES dos nossos “ANOS DOURADOS” vividos, enquanto… como na década de 20 os PARISIENSES…nos ANOS….LOUCOS…cá estamos…cercados dêles…!
    ….VAI PASSAR….
    maria edna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *