Desert ou Chukka boots, necessárias em todos os invernos…

Bom, se você é do tipo de pessoa que gosta de estar na moda, mas também quer adquirir um item clássico que poderá ser usado por muitas estações, então, aí vai uma sugestão…

Em vez de investir em um par de tênis horrendo no estilo Isabel Marant, que daqui a seis meses você, provavelmente, esquecerá no fundo do armário e daqui a dois anos sentirá vergonha de ter usado – legging de lamê mandou lembranças – que tal investir em botinhas clássicas, lindas, que nunca saem de moda? Estamos falando das desert e das chukka boots! Mas, se você não está entendendo nada, peraí, nós explicamos…

Elas são, praticamente, primas, mas uma tem origem na guerra e a outra, no esporte…

De acordo com o super expert em moda masculina, Lula Rodrigues, as desert boots, criadas por Nathan Clark na década de 40, são calçados inspirados nas botas que os combatentes ingleses usaram no deserto do Sahara, na Segunda Guerra Mundial. Geralmente, são confortáveis, de camurça e sola de borracha, além de possuírem dois pares de furos para se passar o cadarço. Outra característica da botinha é o cano longo e a ampla abertura na altura do tornozelo, que facilita sua retirada, para sair a areia, por isso, o motivo dos soldados as usarem no deserto…

Já as chukka boots eram, originalmente, usadas para se jogar polo. Mas, a partir das décadas de 40 e 50, foram incorporadas ao guarda-roupa masculino, no dia-a-dia dos mais elegantes. As solas, geralmente, são de couro e, assim como as desert boots, possuem dois pares de furos para o cadarço e o cano longo na altura do tornozelo. No entanto, na chukka, a abertura do cano costuma ser mais estreita, originalmente para dar segurança a quem praticava o polo…

Mas bem… tudo isso é História. É bacana saber a origem e o porquê das coisas. Porém, hoje em dia, essas características já não fazem muita diferença, uma vez que as botinhas se misturam e se confundem facilmente…

Hoje, as chukka e as desert se tornaram itens unissex, pois a mulherada também passou a usá-las. Nós adoramos roubar peças do guarda-roupa dos rapazes, não é mesmo? E, além da camurça, as chukka e as desert podem ser fabricadas em lona e diferentes tipos de couro. Algumas podem vir, também, com três fileiras para o cadarço…

Desert e Chukka Boots Desert ou Chukka boots, necessárias em todos os invernos...

www.asos.com; www.mrcat.com.br; www.shoestock.com.br; www.topshop.com; www.vans.com

Um fã assumido das desert boots é o príncipe Harry. Ele já apareceu por aí calçando pares da Russell And Bromley, um na cor camelo e outro azul klein

Harry desert boots Desert ou Chukka boots, necessárias em todos os invernos...

Príncipe Harry também nos mostra que este tipo de botinha pode ser usado no verão. Vejam que lindo seu look de calça e paletó de linho combinando com as desert boots.

No inverno, elas ficam uma graça se usadas com calças de barra dobrada, calças skinny, vestidinhos e saias soltinhas com meia calça combinados com cardigans de lã, casacões ou trench-coats. Experimente!…

Elas também usam1 Desert ou Chukka boots, necessárias em todos os invernos...

Nos exemplos acima, vemos as botinhas em cores mais clássicas, que dão com tudo. Mas também é bacana investir nas coloridas, como a azul klein, que vimos príncipe Harry usar, ou, até mesmo, nas estampadas, como a de oncinha, da Mr.Cat! No mercado também há modelos de salto alto.

Fotos: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *