Depois de ser banda de pop rock na Austrália, Zuzu Angel agora está na Documenta de Kassel!

A Documenta é uma das maiores e mais importantes expo de arte contemporânea do mundo! Ela acontece a cada cinco anos na cidade de Kassel, na Alemanha, e reúne tanto veteranos quanto novos talentos das artes. Nesta última edição, são mais de 180 artistas expondo suas obras e instalações, espalhadas por diversos cantos da cidade, durante 100 dias. Gente de todas as partes do mundo viaja a Kassel especialmente para a Documenta – afinal, é um evento único! A artista plástica carioca Isabela Francisco, por exemplo, é figurinha certa na expo! A cada edição, ela carimba o passaporte, em busca de novidades e inspirações…

E fiquei surpreendida e imensamente feliz quando Isabela me contou e depois me enviou um email com as fotos comprovando que minha mãe, Zuzu Angel, foi homenageada nesta Documenta em uma instalação da artista croata Sanja Iveković. Veja só que curioso, Zuzu é conhecida na Croácia! Eu nunca poderia imaginar!…

Isabela fotografou tudo e esta Hildezinha mostra e conta para vocês…

Intitulada “The Desobedient (The Rovolutionaries)” – tradução: O Desobediente (Os Revolucionários) – a obra de Sanja parte de uma foto tirada no período Nazista, na cidade de Kassel, em que é possível se ver um soldado da SS, o exército de Hitler, com um burro cercado por arame farpado, rodeado pela população. Um quadro diz “Campo de Concentração para Cidadãos Teimosos” e na legenda: “Uma demonstração da necessidade de se evitar comprar em comércio judaico”. Em outras palavras: “Isso é o que acontece com pessoas que desrespeitam as regras”. Exemplo que confirma uma imagem (ainda viva) disseminada na sociedade de que os burros são animais estúpidos e teimosos ou, propriamente, “burros”. Em suma, criaturas que não merecem ser tratadas com respeito. No entanto, estes burros de carga têm trabalhado para os homens há milênios…

Ao contrário de seu “nobre” parente – o cavalo, o burro sempre foi um aliado da população mais pobre. A artista diz que, entre os animais domésticos, o burro é um verdadeiro proletário. Hoje, os burros são como “resíduos tecnológicos”, e estão, aos poucos, desaparecendo em algumas partes do mundo. Por outro lado, em países do “primeiro mundo”, os burros vêm se tornando populares, sendo tratados até mesmo como animaizinhos de estimação…

Zuzu na Documenta de Kassel3 Depois de ser banda de pop rock na Austrália, Zuzu Angel agora está na Documenta de Kassel!

Foto que serviu de inspiração para a instalação da artista croata Sanja Iveković

A partir daí, a artista teve a idéia de colocar burrinhos de pelúcia em prateleiras envidraçadas. Cada um deles leva o nome de algum “teimoso” que lutou por seus ideais, lutou contra as injustiças, causando a fúria de poderosos. Muitos desses “teimosos” sofreram por isso, alguns pagando com a própria vida. Porém, deixaram para sempre sua marca na história e sua mensagem de esperança e crença em um mundo mais justo. Entre os “teimosos”, nomes como Martin Luther King, Che Guevara e… ZUZU ANGEL!…

Vejam…

Zuzu na Documenta de Kassel4 Depois de ser banda de pop rock na Austrália, Zuzu Angel agora está na Documenta de Kassel!

Zuzu Angel, a Zuleika Angel Jones, minha mãe, uma das homenageadas na instalação da artista croata Sanja Iveković, na Documenta de Kassel!

Zuzu na Documenta de Kassel2 Depois de ser banda de pop rock na Austrália, Zuzu Angel agora está na Documenta de Kassel!

A prateleira dos burrinhos teimosos e corajosos!

Zuzu na Documenta de Kassel Depois de ser banda de pop rock na Austrália, Zuzu Angel agora está na Documenta de Kassel!

Uma visitante lê uma pequena biografia de Zuzu Angel, rodeada de outros nomes corajosos, escolhidos para integrar a instalação de Sanja Iveković

Com os meus sinceros agradecimentos à querida Isabela Francisco pelo envio deste material, que vem enriquecer ainda mais o acervo de nosso Instituto Zuzu Angel, que guarda a memória de Zuzu e todo o conjunto de homenagens que lhe são prestadas no Brasil e no mundo. De banda de pop rock na Austrália a instalação na Documenta de Kassel, Zuzu Angel está em todas!…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *