As joias fantásticas da rainha dos Pampas: Lily Safra

A milionária brasileira que reina no grand monde internacional, Lily Safra , resolveu leiloar parte de suas joias e escolheu a casa de leilão Christie’s para cuidar e organizar um dos leilões de joias mais importantes que já houve. A cidade escolhida para abrigar o leilão não podia ser outra: Genebra. É lá que são guardadas as maiores coleções de preciosidades do mundo.

Joias não faltam para Lily Safra, que em 2008 ficou em 11° lugar na lista das mulheres mais ricas do mundo, quando sua fortuna pessoal foi estimada em 4 bilhões e 700 milhões de dólares. Seu fraco é pelas esmeraldas e brilhantes. Assim como era o de outra Lily, a Marinho. A Safra tem também uma predileção pelo joalheiro americano JAR, Joel Arthur Rosenthal, cujo endereço fica num discreto segundo andar na Place Vendôme em Paris. JAR é o joalheiro mais mimado no mundo. Aquele que não é escolhido pela clientela: escolhe as clientes. E não preciso dizer mais nada. Ter uma peça sua é O verdadeiro luxo. E Lily incluiu várias joias dele nesta coleção que será leiloada…

As joias do leilão praticamente contam a história do melhor da joalheria. Atravessam o século XIX até os dias de hoje. Um desfile pela Haute Joaillerie: Cartier, Mauboussin, Van Cleef, Boucheron, Bulgari, Fred Leighton, Chaumet, são 250 anos de bling-blings. O total estimado pela Christie’s do Jedwels of Hope, que está sendo chamado de “o leilão do ano” é de US$ 20 milhões. O dinheiro arrecadado será distribuído entre as instituições Elton John AIDS Foundation, Hopes and Home for Children in Romania e, no Brasil, o Programa de Tratamento de Água, de Amélia Rodrigues, na Bahia…

O highlight do leilão é um anel com diamante de 34 quilates, avaliado em US$ 5 milhões. Uma coleção digna de uma rainha que saiu dos pampas para conquistar o mundo…

Pois Lily Safra é gaúcha filha de imigrantes russos. Sua história é tão encantada quanto as joias que ela colocou em leilão. Casou-se quatro vezes e teve quatro filhos. O primeiro marido foi o industrial milionário argentino Mario Cohen,…

O segundo foi Alfredo Monteverde, o Fred, dono da rede de eletrodomésticos Ponto Frio, encontrado morto com dois tiros no peito. A policia declarou suícidio e Lily assumiu o controle das lojas do marido administrando todo o império varejista

O casamento seguinte de Lily foi com o empresário inglês Samuel Bandaham para, poucos meses depois, haver a anulação do casamento. Em 1976, ela se casou com o banqueiro Edmond Safra, uma das maiores fortunas do mundo do dinheiro. Os dois formaram um dos casais mais badalados do jet set internacional, vivendo nas páginas do luxo e do glamour. Lily, com um olho clínico para os investimentos e a qualidade, passou a frequentar leilões e a colecionar joias antigas, apartamentos e casas. Compraram a famosa Vila Leopolda, que pertenceu ao Rei Leolpoldo II, da Bélgica, uma das casas mais cobiçadas na Côte D’Azur, em Villefranche Sur Mer. Além das fabulosoas joias que o marido Edmond Safra a presenteava…

Edmond e Lily apoiaram dezenas de obras de caridade e centros de estudo de hospitais e faculdades. Viúva, Lily manteve a atividade filantropa garantindo e também junto às instituições culturais, que recebem suas doações anuais em todo o mundo, através da Edmond J. Safra Foundation, criada por ela. Edmond morreu tragicamente num incêndio no quarto blindado de seu apartamento de Monte Carlo em 1999. O incêndio culposo foi provocado por um enfermeiro que queria bancar o herói e salvar o patrão e acabou tudo dando errado. O enfermeiro ficou atrás das grades por um bom tempo…

Lily Safra Christies As joias fantásticas da rainha dos Pampas: Lily SafraLily Safra Christies2 As joias fantásticas da rainha dos Pampas: Lily Safra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *