Cuba liga seu alerta vermelho contra os riscos da invasão do ‘big money’ da cultura pop

Os zeladores da cultura cubana reagem ao primeiro alerta.

Artistas, intelectuais, escritores, mesmo favoráveis à abertura de Cuba ao mundo, acendem o sinal vermelho e chamam a atenção dos gestores da ilha sobre os riscos da investida do dinheiro grande da cultura pop sobre os valores cubanos, que devem ser preservados. Eles querem o intercâmbio cultural, mas mantendo preservada sua identidade e sem importar “o ruim dos americanos”, como foi nos anos 30 e 40.

Houve Rolling Stones. Houve a produção de mais um filme da série “Velozes e Furiosos”. Houve desfile da coleção verão 2017 da Chanel. E vai haver a produção do quinto filme da série “Transformers”…. Tudo isso na simpática ilha do Buena Vista Social Club..

Após ler o artigo abaixo, que traduzi para vocês – e cuja leitura recomendo – fui conferir mais atentamente a coleção criada por Lagerfeld para Chanel e desfilada na Ilha de Cuba, para frisson dos fashionistas em geral. É bonita, é fosforescente, mas é um desperdício de tema, pois ignora a história de resistência daquele povo corajoso, brioso e sofrido, a emoção, a garra, o destemor, ignora muita informação, um tanto de sacrifício, memória, drama e superação. Muito ingrediente para um caldo substancial de inspiração extraordinária, que não foi, contudo, exibida na passarela.

Foi vista uma coleção bonita, graciosa, mas perdeu-se a oportunidade de uma coleção histórica de moda, no contexto internacional. Cruise é mais uma coleção glamourosa, em mais um cenário instigante.

O intenso ritmo de produção criativa de Lagerfeld, o último dos veteranos em atividade, talvez não lhe tenha permitido a oportunidade de um trabalho extraordinário, talento para isso ele tem. Quem sabe precisasse ter também o ímpeto de um Galliano, o voo de um McQueen, a ousadia de um Mugler ou um Lacroix. O atrevimento de uma Chanel.

cuba 40


chanel cruise 2017

Leiam aqui esse artigo de Michael Weissenstein, da Associated Press, do BoF, Business of Fashion, http://www.businessoffashion.com/

AS FÉRIAS DE CHANEL EM CUBA

O tsunami triplo do capitalismo global que se abateu sobre a socialista Cuba este mês gerou um intenso debate sobre a desvantagem da distensão com os Estados Unidos.

Artistas, escritores e intelectuais, que acreditam profundamente na abertura de Cuba ao mundo, estão questionando a gestão do seu governo de um ataque do grande dinheiro da cultura pop.

Em uma ilha que se orgulha de igualitarismo,  soberania e o seu longo histórico de realizações nas artes, muitos estão criticando abertamente ofertas opacas de empresas multinacionais, que procuram cenários pitorescos para perseguições de carros e desfiles de vestidos de verão. “A essência da coisa é que somos um país com uma história particular, que tem uma cultura particular. Temos que ser conscientes desses valores e mantê-los em mente quando é hora de negociar”, disse Graziella Pogolotti, uma crítica cultural de 84 anos, que escreveu um longo editorial na mídia estatal clamando a uma reflexão mais profundo sobre o intercâmbio de Cuba com marcas do entretenimento internacional.

Os cubanos começaram a reclamar logo após o início da filmagem em Havana da oitava edição da franquia altamente lucrativa do filme de ação “Velozes e Furiosos”. Nas esquinas e nas salas de estar, homens e mulheres trabalhadores questionaram como eles iriam beneficiar de uma produção que estava causando engarrafamentos aparentemente intermináveis ​​- um fenômeno novo em uma cidade onde relativamente poucas pessoas possuem carros.

Então veio a chegada do “Adonia”, o primeiro navio de cruzeiro dos EUA a atracar em Cuba em quase 40 anos.

Em todo o mundo, os telespectadores assistiram a americanos, com aspecto próspero, recebidos por bandejas de bebidas de rum e dançarinos afro-cubanos em acanhados trajes de banho, modelados com a bandeira cubana. Para muitos cubanos, um espetáculo unindo os piores estereótipos exóticos sobre seu país com desrespeito a um símbolo da independência.

cuba cruise 30

Em 24 horas, o mundo de ricos e famosos já estava descansando nos bancos dos parques, no majestoso boulevard colonial Prado, onde modelos esbeltas exibiram roupas de Chanel, da sua “Cruise Collection – verão 2017”, que pareciam inspiradas na Cuba pré-revolucionária.

A audiência majoritariamente estrangeira chegou ao local em carros clássicos americanos, especialmente contratados para a ocasião.

Os moradores de Havana tiveram que assistir ao show de moda por trás das cercas da polícia, mais do que a uma quadra de distância.

cuba cruise 12 cuba cruise 11 cuba cruise 14 cuba cruise 16 cuba cruise 23

Um ano e meio depois de os EUA e Cuba declararem a distensão, e um mês depois de o presidente Barack Obama visitar Havana, parecia que o mundo do comércio e do entretenimento global finalmente desembarcava em Cuba com toda força.

Muitos cubanos ficaram exultantes. Consumidores ávidos de cultura americana em TV e filmes pirateados congratularam-se ante a visão de estrelas de cinema andando pelas ruas de um país, que muitas vezes se sentiu isolado do mundo exterior.

Muitos se disseram esperançosos de que os milhões gastos nessas produções iriam melhorar a vida para aqueles que ainda não se beneficiaram do aumento do turismo pós-distensão. Mas a atitude de pessoas, que se sentiram pessoalmente ofendidas e excluídas dos eventos, começou a se traduzir no ceticismo sobre se o novo status “inn” de seu país ajudaria a melhorar suas vidas. “Eu amo o fato de o mundo estar olhando para nós, estar se voltando para Cuba, mas até agora eu não percebo que isso esteja trazendo benefícios reais e concretos”, disse Alberto O’Reilly, um  bibliotecário de 22 anos expulso pela polícia da esquina de uma rua enquanto tentava assistir ao desfile de Chanel.


cuba cruise 22

Para alguns cubanos, os óculos chamativos usado pelas modelos recordaram os dias pré-revolucionários, quando os americanos ricos viam Cuba como um playground tropical e sexy, ignorando os problemas das pessoas que viviam na ilha. Época famosa pelo fechamento, por Fidel Castro, dos casinos e nightclubs mais sórdidos, assim que ele chegou ao poder. “É muito importante que nós não endossemos o retorno do que os americanos têm de pior”, disse Desiderio Navarro, um editor e crítico amplamente respeitado. “Nós não estamos na década de 1930 ou nos anos 40 e não devemos repetir os erros do passado.”

cuba cruise 18

Essa reação pública começou um dia após o fashion show de Chanel, com um post notável escrito por Sergio Gomez, o editor internacional do Granma, jornal oficial do Partido Comunista de Cuba.

Gomez, 28, registrou no site de blogs Médio um post dilacerante em que pediu aos líderes de Cuba para explicarem melhor suas relações com os objetivos de Chanel e da NBC Universal, a gigante do entretenimento, que rodou “Velozes e Furiosos” em Havana.

cuba cruise 25

“Seria difícil derrubar a revolução, muito menos a revolução de Cuba, com as filmagens de um blockbuster de Hollywood, helicóptero incluídos, ou com o fechamento da Avenida Prado para mostrar a “Cruise Collection” de uma famosa marca da moda francesa”, ele escreveu. “Mas a maneira como estes eventos são interpretados no contexto de um processo de mudança, que vai definir o destino de 11 milhões de pessoas, pode subverter o consenso social que o país manteve por mais de meio século.”

“Havia muitas pessoas na Avenida Prado tentando ver o show”, escreveu, “mas havia ainda mais gente nas lojas, tentando encontrar bens básicos com preços reduzidos recentemente, como frango e óleo de cozinha.”

cuba cruise 9 cuba cruise 8 cuba cruise 7 cuba cruise 6 cuba cruise 5

A crítica de arte Pogolotti chegou perto. Em uma carta aberta no jornal estatal Juventud Rebelde ela reconheceu que “Cuba precisa de comércio, investimento e turismo, a fim de enfrentar as dificuldades econômicas que nos afligem”.

“Mas as exigências da realidade não podem nos fazer esquecer que devemos, acima de tudo, lutar pela soberania nacional”, escreveu. “Isso significa que devemos, em cada caso, definir as regras do jogo. É responsabilidade de todos exigirem o respeito à dignidade de nossos cidadãos.”

Três dias depois, o Juventud Rebelde publicou uma entrevista trazendo um confronto invulgar entre o repórter Onaisys Fonticoba Gener e Roberto Smith, presidente do Instituto do Cinema, que lida com produções estrangeiras.

Onaisys perguntou a Smith quanto a NBC Universal estava pagando para filmar “Velozes e Furiosos” em Cuba e onde o dinheiro estava indo. Smith pulou a primeira pergunta e assegurou que o dinheiro iria para apoiar cineastas cubanos.

A União Oficial de Escritores e Artistas de Cuba também se queixou de que a recepção aos cruzeiros oferecia “uma visão deplorável para aqueles que visitam o nosso país pela primeira vez.”

Ainda assim, parece que não faltarão a Cuba oportunidades para acertar.

Michael Bay, diretor da série “Transformers”, baseada nos robôs de brinquedo de 1980, disse em seu blog esta semana que a produção de seu quinto filme está prestes a começar, esta semana … em Cuba!

“Coleção Cruise Chanel 2017” | Fonte: Cortesia HAVANA, Cuba – “Fast and Furious”. navios de cruzeiro dos EUA. A celebração privada repleta de estrelas de Chanel.

cuba cruise 9
cuba cruise 13

Mandatory Credit: Photo by Giovanni Giannoni/WWD/REX/Shutterstock (5673696ci) Models and dancers on the catwalk Chanel fashion show, Havana, Cuba - 03 May 2016

Mandatory Credit: Photo by Giovanni Giannoni/WWD/REX/Shutterstock (5673696ci)
Models and dancers on the catwalk
Chanel fashion show, Havana, Cuba – 03 May 2016

cuba cruise 21

cuba cruise 24

cuba cruise 26

 

A Associação Comercial abre a caixa preciosa da joalheria nacional… e você está convidado!

A Associação Comercial RJ, seu presidente, Paulo Manoel Protásio, o Instituto Zuzu Angel, a vice-presidente da ACRJ e notável concertista, Maria Luiza Nobre, a connaisseuse da alta joalheria Laja Zylberman, da Sara Joias, a internacional H Stern, e seu embaixador, Christian Hallot, o pesquisador e presidente do Conselho de Cultura, Ricardo Cravo Albin, a museóloga e vice-presidente do Conselho de Cultura, Vera Tostes,  a ‘Joia Brasil’ Anna Clara Herrmann, o designer Pepe Torras, a luxuosa Márcia Veríssimo, a joalheira Francisca Lessa Bastos, só nomes top envolvidos e convidando para o Seminário ‘O Mercado Criativo de Joias’, dia 30, na ACRJ, 15h, para quem se interessa pelo tema precioso e quer saber como gira esse mundo de cositas belas e refinadas, que, desde que o mundo é mundo, faz girarem as cabeças e os olhos de homens e mulheres fascinados pelo brilho das gemas, o poder dos metais, o talento dos ourives.
 
A ACRJ desvenda esse baú de revelações preciosas, em tarde especialíssima, com direito a palestras, perguntas e Coffee Break, encerramento previsto para às 18h10.
 
Uma iniciativa do Comitê Zuzu Angel de Moda, do Conselho Empresarial de Cultura da Associação-CRJ, com Entrada Franca.
 
Agora, eu pergunto: E você VAI PERDER ESSA?!!!

Stuart: 45 anos de não esquecimento

São 45 anos de não esquecimento.

Heróis como Stuart não morrem, se fazem mais vivos e presentes a cada dia, fato, turbulência ou crise quando seus exemplos de bravura se tornam referências necessárias. Eles são a nossa esperança de coragem, o estímulo ao brio, o alento por transformação.

Stuart vive, assim como palpitam intensamente vivos na memória brasileira os 379 mortos e desaparecidos políticos, que sucumbiram submetidos a sofisticados e indescritíveis, em suas maldades, métodos de tortura.

Tombaram em nome de ideais, pensando, não em si, mas na coletividade. Num certo momento, em nosso Brasil democrático, me animei a pensar que meu irmão não morrera em vão. Isso me confortava a alma, mesmo não tendo seu corpo.

Agora, nem corpo, nem conforto.

stuart 45

Os 379 Mortos e Desaparecidos Políticos em memória dos quais também rezaremos

  1. Abelardo Rausch de Alcântara
  2. Abílio Clemente Filho
  3. Adauto Freire da Cruz
  4. Aderval Alves Coqueiro
  5. Adriano Fonseca Filho
  6. Afonso Henrique Martins Saldanha
  7. Aides Dias de Carvalho
  8. Albertino José de Farias
  9. Alberto Aleixo
  10. Alceri Maria Gomes da Silva
  11. Aldo de Sá Brito Souza Neto
  12. Alex de Paula Xavier Pereira
  13. Alexander José Ibsen Voerões
  14. Alexandre Vannucchi Leme
  15. Alfeu de Alcântara Monteiro
  16. Almir Custódio de Lima
  17. Aluízio Palhano Pedreira Ferreira
  18. Alvino Ferreira Felipe
  19. Amaro Felix Pereira
  20. Amaro Luiz de Carvalho
  21. Ana Maria Nacinovic Corrêa
  22. Ana Rosa Kucinski Silva
  23. Anatália de Souza Melo Alves
  24. André Grabois
  25. Angelina Gonçalves
  26. Ângelo Arroyo
  27. Ângelo Cardoso da Silva
  28. Antogildo Pascoal Viana
  29. Antônio Alfredo de Lima
  30. Antônio Bem Cardoso
  31. Antônio Benetazzo
  32. Antônio Carlos Bicalho Lana
  33. Antônio Carlos Monteiro Teixeira
  34. Antônio Carlos Nogueira Cabral
  35. Antônio de Araújo Veloso
  36. Antônio de Pádua Costa
  37. Antônio dos Três Reis de Oliveira
  38. Antonio Ferreira Pinto
  39. Antonio Guilherme Ribeiro Ribas
  40. Antônio Henrique Pereira Neto
  41. Antônio Joaquim de Souza Machado
  42. Antônio José dos Reis
  43. Antonio Luciano Pregoni
  44. Antônio Marcos Pinto de Oliveira
  45. Antônio Raymundo de Lucena
  46. Antônio Sérgio de Mattos
  47. Antônio Teodoro de Castro
  48. Ari de Oliveira Mendes Cunha
  49. Ari Lopes de Macêdo
  50. Arildo Valadão
  51. Armando Teixeira Fructuoso
  52. Arnaldo Cardoso Rocha
  53. Arno Preis
  54. Ary Abreu Lima da Rosa
  55. Ary Cabrera Prates
  56. Augusto Soares da Cunha
  57. Aurea Eliza Pereira
  58. Aurora Maria Nascimento Furtado
  59. Avelmar Moreira de Barros
  60. Aylton Adalberto Mortati
  61. Batista
  62. Benedito Gonçalves
  63. Benedito Pereira Serra
  64. Bergson Gurjão Farias
  65. Bernardino Saraiva
  66. Boanerges de Souza Massa
  67. Caiupy Alves de Castro
  68. Carlos Alberto Soares de Freitas
  69. Carlos Antunes da Silva
  70. Carlos Eduardo Pires Fleury
  71. Carlos Lamarca
  72. Carlos Marighella
  73. Carlos Nicolau Danielli
  74. Carlos Roberto Zanirato
  75. Carlos Schirmer
  76. Cassimiro Luiz de Freitas
  77. Catarina Helena Abi-Eçab
  78. Célio Augusto Guedes
  79. Celso Gilberto de Oliveira
  80. Chael Charles Schreier
  81. Cilon Cunha Brum
  82. Ciro Flávio Salazar de Oliveira
  83. Cloves Dias de Amorim
  84. Custódio Saraiva Neto
  85. Daniel José de Carvalho
  86. Daniel Ribeiro Callado
  87. Darcy José dos Santos Mariante
  88. David Capistrano da Costa
  89. David de Souza Meira
  90. David Eduardo Chab Tarab Baabour
  91. Dênis Casemiro
  92. Dermeval da Silva Pereira
  93. Devanir José de Carvalho
  94. Dilermano Mello do Nascimento
  95. Dimas Antônio Casemiro
  96. Dinaelza Santana Coqueiro
  97. Dinalva Oliveira Teixeira
  98. Divino Ferreira de Souza
  99. Divo Fernandes D’ Oliveira
  100. Dorival Ferreira
  101. Durvalino Porfirio de Souza
  102. Edgar de Aquino Duarte
  103. Edmur Péricles Camargo
  104. Edson Luiz Lima Souto
  105. Edson Neves Quaresma
  106. Edu Barreto Leite
  107. Eduardo Antônio da Fonseca
  108. Eduardo Collen Leite
  109. Eduardo Collier Filho
  110. Eduardo Gonzalo Escabosa
  111. Eiraldo de Palha Freire
  112. Eliane Martins
  113. Elmo Corrêa
  114. Élson Costa
  115. Elvaristo Alves da Silva
  116. Emmanuel Bezerra dos Santos
  117. Enrique Ernesto Ruggia
  118. Epaminondas Gomes de Oliveira
  119. Eremias Delizoicov
  120. Esmeraldina Carvalho Cunha
  121. Eudaldo Gomes da Silva
  122. Evaldo Luiz Ferreira de Souza
  123. Ezequias Bezerra da Rocha
  124. Feliciano Eugenio Neto
  125. Felix Escobar
  126. Fernando Augusto da Fonseca
  127. Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira
  128. Fernando Borges de Paula Ferreira
  129. Fernando da Silva Lembo
  130. Flavio Carvalho Molina
  131. Flávio Ferreira da Silva
  132. Francisco das Chagas Pereira
  133. Francisco Emanuel Penteado
  134. Francisco José de Oliveira
  135. Francisco Manoel Chaves
  136. Francisco Seiko Okama
  137. Francisco Tenório Cerqueira Júnior
  138. Frederico Eduardo Mayr
  139. Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão
  140. Gelson Reicher
  141. Geraldo Bernardo da Silva
  142. Geraldo da Rocha Gualberto
  143. Gerardo Magela Fernandes Torres da Costa
  144. Gerson Theodoro de Oliveira
  145. Getulio de Oliveira Cabral
  146. Gilberto Olímpio Maria
  147. Gildo Macedo Lacerda
  148. Gilson Miranda
  149. Grenaldo de Jesus da Silva
  150. Guido Leão
  151. Guilherme Gomes Lund
  152. Gustavo Buarque Schiller
  153. Hamilton Fernando Cunha
  154. Hamilton Pereira Damasceno
  155. Helber José Gomes Goulart
  156. Hélcio Pereira Fortes
  157. Helenira Resende de Souza Nazareth
  158. Heleny Ferreira Telles Guariba
  159. Hélio Luiz Navarro de Magalhães
  160. Henrique Cintra Ferreira de Ornellas
  161. Higino João Pio
  162. Hiran de Lima Pereira
  163. Hiroaki Torigoe
  164. Honestino Monteiro Guimarães
  165. Horacio Domingo Campiglia
  166. Iara Iavelberg
  167. Ichiro Nagami
  168. Idalísio Soares Aranha Filho
  169. Ieda Santos Delgado
  170. Iguatemi Zuchi Teixeira
  171. Inocêncio Pereira Alves
  172. Iris Amaral
  173. Ismael Silva de Jesus
  174. Israel Tavares Roque
  175. Issami Nakamura Okano
  176. Itair José Veloso
  177. Iuri Xavier Pereira
  178. Ivan Mota Dias
  179. Ivan Rocha Aguiar
  180. Izis Dias de Oliveira
  181. Jaime Petit da Silva
  182. James Allen da Luz
  183. Jana Moroni Barroso
  184. Jane Vanini
  185. Jarbas Pereira Marques
  186. Jayme Amorim de Miranda
  187. Jean Henri Raya Ribard
  188. Jeová Assis Gomes
  189. João Alfredo Dias
  190. João Antônio Santos Abi-Eçab
  191. João Barcellos Martins
  192. João Batista Franco Drumond
  193. João Batista Rita
  194. João Bosco Penido Burnier
  195. João Carlos Cavalcanti Reis
  196. João Carlos Haas Sobrinho
  197. João de Carvalho Barros
  198. João Domingos da Silva
  199. João Gualberto Calatrone
  200. João Leonardo da Silva Rocha
  201. João Lucas Alves
  202. João Massena Melo
  203. João Mendes Araújo
  204. João Pedro Teixeira
  205. João Roberto Borges de Souza
  206. Joaquim Alencar de Seixas
  207. Joaquim Câmara Ferreira
  208. Joaquim Pires Cerveira
  209. Joaquinzão
  210. Joel José de Carvalho
  211. Joel Vasconcelos Santos
  212. Joelson Crispim
  213. Jonas José de Albuquerque Barros
  214. Jorge Alberto Basso
  215. Jorge Aprígio de Paula
  216. Jorge Leal Gonçalves Pereira
  217. Jorge Oscar Adur
  218. José Bartolomeu Rodrigues de Souza
  219. José Campos Barreto
  220. José Carlos da Costa
  221. José Carlos Novaes da Mata Machado
  222. José Dalmo Guimarães Lins
  223. José de Oliveira
  224. José de Souza
  225. José Ferreira de Almeida
  226. José Gomes Teixeira
  227. José Guimarães
  228. José Huberto Bronca
  229. José Idésio Brianezi
  230. José Inocêncio Barreto
  231. José Isabel do Nascimento
  232. José Jobim
  233. José Júlio de Araújo
  234. José Lavecchia
  235. José Lima Piauhy Dourado
  236. José Manoel da Silva
  237. José Maria Ferreira de Araújo
  238. José Maurílio Patrício
  239. José Maximino de Andrade Netto
  240. José Mendes de Sá Roriz
  241. José Milton Barbosa
  242. José Montenegro de Lima
  243. José Nobre Parente
  244. José Porfirio de Souza
  245. José Raimundo da Costa
  246. José Roberto Arantes de Almeida
  247. José Roberto Spiegner
  248. José Roman
  249. José Sabino
  250. José Silton Pinheiro
  251. José Soares dos Santos
  252. José Toledo de Oliveira
  253. José Wilson Lessa Sabbag
  254. Juan Antônio Carrasco Forrastal
  255. Juares Guimarães de Brito
  256. Juarez Rodrigues Coelho
  257. Juvelino Andrés Carneiro da Fontoura Gularte
  258. Kleber Lemos da Silva
  259. Labibe Elias Abduch
  260. Lauriberto José Reyes
  261. Leopoldo Chiapetti
  262. Líbero Giancarlo Castiglia
  263. Lígia Maria Salgado Nóbrega
  264. Liliana Ines Goldemberg
  265. Lincoln Bicalho Roque
  266. Lincoln Cordeiro Oest
  267. Lorenzo Ismael Viñas
  268. Lourdes Maria Wanderley Pontes
  269. Lourenço Camelo de Mesquita
  270. Lourival Moura Paulino
  271. Lúcia Maria de Souza
  272. Lucimar Brandão Guimarães
  273. Lucindo Costa
  274. Lúcio Petit da Silva
  275. Luís Alberto Andrade de Sá e Benevides
  276. Luisa Augusta Garlippe
  277. Luiz Almeida Araújo
  278. Luiz Antônio Santa Barbara
  279. Luiz Carlos Augusto
  280. Luiz Carlos de Almeida
  281. Luiz Eduardo da Rocha Merlino
  282. Luiz Eurico Tejera Lisbôa
  283. Luiz Fogaça Balboni
  284. Luiz Ghilardini
  285. Luiz Gonzaga dos Santos
  286. Luiz Hirata
  287. Luíz Ignácio Maranhão Filho
  288. Luiz José da Cunha
  289. Luiz Paulo da Cruz Nunes
  290. Luiz Renato do Lago Faria
  291. Luiz Renato Pires de Almeida
  292. Luiz René Silveira e Silva
  293. Luiz Vieira
  294. Lyda Monteiro da Silva
  295. Manoel Aleixo da Silva
  296. Manoel Alves de Oliveira
  297. Manoel Custódio Martins
  298. Manoel Fiel Filho
  299. Manoel José Mendes Nunes Abreu
  300. Manoel José Nurchis
  301. Manoel Lisbôa de Moura
  302. Manoel Raimundo Soares
  303. Manoel Rodrigues Ferreira
  304. Márcio Beck Machado
  305. Marco Antônio Braz de Carvalho
  306. Marco Antônio Dias Baptista
  307. Marcos Antônio da Silva Lima
  308. Marcos Basílio Arocena da Silva Guimarães
  309. Marcos José de Lima
  310. Marcos Nonato da Fonseca
  311. Margarida Maria Alves
  312. Maria Ângela Ribeiro
  313. Maria Augusta Thomaz
  314. Maria Auxiliadora Lara Barcellos
  315. Maria Celia Corrêa
  316. Maria Lúcia Petit da Silva
  317. Maria Regina Lobo Leite de Figueiredo
  318. Maria Regina Marcondes Pinto
  319. Mariano Joaquim da Silva
  320. Marilena Villas Boas Pinto
  321. Mário Alves de Souza Vieira
  322. Mário de Souza Prata
  323. Massafumi Yoshinaga
  324. Maurício Grabois
  325. Mauricio Guilherme da Silveira
  326. Merival Araújo
  327. Miguel Pereira dos Santos
  328. Miguel Sabat Nuet
  329. Milton Soares de Castro
  330. Miriam Lopes Verbena
  331. Monica Suzana Pinus de Binstock
  332. Napoleão Felipe Biscaldi
  333. Nativo da Natividade de Oliveira
  334. Neide Alves dos Santos
  335. Nelson José de Almeida
  336. Nelson Kohl
  337. Nelson Lima Piauhy Dourado
  338. Nestor Vera
  339. Newton Eduardo de Oliveira
  340. Nilda Carvalho Cunha
  341. Nilton Rosa da Silva
  342. Norberto Armando Habegger
  343. Norberto Nehring
  344. Odair José Brunocilla
  345. Odijas Carvalho de Souza
  346. Olavo Hanssen
  347. Onofre Ilha Dornelles
  348. Onofre Pinto
  349. Orlando da Silva Rosa Bomfim Junior
  350. Orlando Momente
  351. Ornalino Cândido da Silva
  352. Orocilio Martins Gonçalves
  353. Oswaldo Orlando da Costa
  354. Otávio Soares Ferreira da Cunha
  355. Otoniel Campos Barreto
  356. Paschoal Souza Lima
  357. Pauline Philipe Reichstul
  358. Paulo César Botelho Massa
  359. Paulo Costa Ribeiro Bastos
  360. Paulo de Tarso Celestino da Silva
  361. Paulo Guerra Tavares
  362. Paulo Mendes Rodrigues
  363. Paulo Roberto Pereira Marques
  364. Paulo Stuart Wright
  365. Paulo Torres Gonçalves
  366. Pedro “Carretel”
  367. Pedro Alexandrino Oliveira Filho
  368. Pedro Domiense de Oliveira
  369. Pedro Inácio de Araújo
  370. Pedro Jerônimo de Souza
  371. Pedro Ventura Felipe de Araújo Pomar
  372. Péricles Gusmão Régis
  373. Raimundo Eduardo da Silva
  374. Raimundo Ferreira Lima
  375. Raimundo Gonçalves de Figueiredo
  376. Raimundo Nonato Paz
  377. Ramires Maranhão do Valle
  378. Ranúsia Alves Rodrigues
  379. Raul Amaro Nin Ferreira
  380. Reinaldo Silveira Pimenta
  381. Roberto Adolfo Val Cazorla
  382. Roberto Cietto
  383. Roberto Macarini
  384. Roberto Rascado Rodriguez
  385. Rodolfo de Carvalho Troiano
  386. Ronaldo Mouth Queiroz
  387. Rosalindo Sousa
  388. Rubens Beyrodt Paiva
  389. Rui Osvaldo Aguiar Pfutzenreuter
  390. Ruy Carlos Vieira Berbert
  391. Ruy Frasão Soares
  392. Sabino Alves da Silva
  393. Santo Dias da Silva
  394. Sebastião Gomes dos Santos
  395. Sebastião Tomé da Silva
  396. Sebastião Vieira da Silva
  397. Sérgio Fernando Tula Silberberg
  398. Sergio Landulfo Furtado
  399. Sérgio Roberto Corrêa
  400. Severino Elias de Mello
  401. Severino Viana Colou
  402. Sidney Fix Marques dos Santos
  403. Silvano Soares dos Santos
  404. Solange Lourenço Gomes
  405. Soledad Barret Viedma
  406. Sônia Maria de Moraes Angel Jones
  407. Stuart Edgar Angel Jones
  408. Suely Yumiko Kanayama
  409. Telma Regina Cordeiro Corrêa
  410. Therezinha Viana de Assis
  411. Thomaz Antônio da Silva Meirelles Netto
  412. Tito de Alencar Lima
  413. Tobias Pereira Júnior
  414. Túlio Roberto Cardoso Quintiliano
  415. Uirassú de Assis Batista
  416. Umberto de Albuquerque Câmara Neto
  417. Valdir Salles Saboia
  418. Vandick Reidner Pereira Coqueiro
  419. Virgilio Gomes da Silva
  420. Vitor Carlos Ramos
  421. Vitorino Alves Moitinho
  422. Vladimir Herzog
  423. Walkíria Afonso Costa
  424. Walter de Souza Ribeiro
  425. Walter Kenneth Nelson Fleury
  426. Walter Ribeiro Novaes
  427. Wânio José de Mattos
  428. Wilson Silva
  429. Wilson Souza Pinheiro
  430. Wilton Ferreira
  431. Yoshitane Fujimori
  432. Zelmo Bosa
  433. Zoé Lucas de Brito Filho
  434. Zuleika Angel Jones (Zuzu Angel)

 

O repouso de um guerreiro de nossa imprensa

Faleceu hoje um dos mais corajosos jornalistas da verdadeira imprensa brasileira, o combativo homem de imprensa Laerte Braga, mineiro de Juiz de Fora. Uma triste e lamentável perda, sobretudo neste momento em que se fazem necessários cidadãos de fibra, lucidez e bravura, como sempre ele demonstrou ser. Estava profundamente abalado pela situação política brasileira. Acompanhou diligentemente, com total comprometimento, cada desdobramento da crise que levou à destituição da presidente Dilma, causando-lhe grande revolta. Em seu blog e aqui no Facebook era uma das vozes mais ativas e presentes, sempre com seus comentários pertinentes e audazes. Jornalista político atilado, via além do momento. E infelizmente costumava acertar em seus prognósticos, que nos últimos tempos apontaram para o lamentável desfecho que agora testemunhamos. Laerte morreu hoje, de infarto, horas depois de, como fazia todas as sextas ou todos os sábados, enviar-me os votos de um bom fim de semana. Sua última mensagem foi postada às 9h24m desta manhã. Dizia: “Um bom fim de semana, a despeito de toda essa barbárie. Hoje vou enfrentar um repouso forçado, uma gripe daquelas.”
O repouso de um guerreiro.
Dados Biográficos de Laerte Braga
Jornalista, trabalhou no Diário Mercantil e no Diário da Tarde de Juiz de Fora, para os Diários Associados e pela agência Meridional (primeira grande agência de notícias do Brasil) e também para os Diários e Emissoras Associadas, tendo sido correspondente do Estado de Minas de Juiz de Fora e Zona da Mata. Também trabalhou como freelancer para revistas e jornais do Brasil e de outros países. Laerte escrevia semanalmente ao Diário Liberdade.

BRASIL EM DESENCANTO

Hoje a escuridão debruça-se sobre nosso país, dia que haveremos de lamentar, não apenas por alguns ou muitos anos, mas para sempre. Aquele dia em que se escoarão pelo ralo a soberania nacional, as perspectivas de um futuro igualitário para todos e de justiça social. Dia em que abriremos mãos de direitos humanos, direitos civis arduamente conquistados, direitos trabalhistas. Direito a ter cultura e a ter memória. O dia do retrocesso. Onze de maio, a data da grande escuridão constitucional e democrática que não sabemos por quanto tempo se prolongará. O Dia dos Usurpadores. Pobres brasileiros de boa fé, que acreditaram no mantra exaustivamente repetido pela midiazona, ao longo dos últimos anos, visando derrubar um governo instituído pelo legítimo voto de 54 milhões de eleitores. Mantra que contaminou ouvidos, mentes, corações, gerou um ódio coletivo, cego e compulsivo, impedindo qualquer tipo de diálogo ou reflexão, numa população robotizada, repetindo ad libitum o discurso único dos telejornais, do interesse das entidades patronais.
Vimos emergirem lideranças e personagens impensáveis, Kims, Cunhas, Frotas, Janaínas, Bolsonaros, sob o impulso e a chancela desse projeto de manipulação das mentes brasileiras.
Restam-nos as nossas convicções e a esperança de uma fresta de liberdade para que ainda se possa fazer algum tipo de oposição neste país após este lamentável 11 de maio de 2016.

Aniversário de Carmen, o maior ícone da elegância brasileira

Um programa obrigatório em minha agenda anual é o aniversário de Carmen Mayrink Veiga. Algumas vezes, driblo as outras amigas e consigo ser premiada com o posto de autora da homenagem, como aconteceu este ano. E para celebrar o maior ícone da elegância brasileira. local melhor não há do que o maior ícone da tradição social do país: o Copacabana Palace. Mais ainda: a sala “The Library”, atual joia da coroa do Copa, síntese de sua tradição e refinamento.

Toda revestida em boiserie, The Library já foi a entrada do Anexo, do hoje Belmond Copacabana Palace Hotel. Ali funcionavam Concierge e Portaria. A diretora-geral do hotel, Andréa Natal, teve então a boa ideia de aproveitar o local desativado, transformando-o, com auxílio do antiquário Arnaldo Danemberg, no local mais exclusivo e elegante da cidade. Lá acontecem almoços e jantares sentados, para grupos de até 38 pessoas, num décor de mobiliário antigo em estilo inglês, e têm-se a impressão de estar numa biblioteca de algum nobre britânico ou num clube privado aristocrático.

O lugar certo para a homenageada perfeita.

Éramos 22 amigas. Para recebê-las, caprichei no pijama de seda com imprimée florido oriental, de Heckel Verri, que combinei com o colar de corais e turquesas assinado pela Cookie Richers. Ah, eu me senti a própria It-Lady do dia!

Pura pretensão, pois, ao ver chegar a primeira convidada, Marlene Rodrigues dos Santos, absoluta, de azul marinho, com colar de jade e aquele seu allure insuperável, imediatamente abdiquei do trono de It Lady. Quem sou eu para competir com essas minhas amigas gloriosas?!

Quem não precisou abdicar de seu trono foi o artista das flores Raimundo Basílio. Num piscar de olhos, ele floriu a Library em todas as cores, como uma pintura de Limoges, e ficou tão lindo! Como o Raimundo tem sensibilidade, que olhar refinado para o belo, e de que forma gentil ele sabe representá-lo!

Assim, uma fileira de canecas de chá de porcelana chinesa fez as vezes de chemin de table, permitindo a conversa, pois não cobriu ninguém. Nada mais inconveniente numa mesa de refeição do que arranjos floridos altos que atrapalham a visão de quem está em frente.

Cecília Dornelles, outra britanicamente pontual, encantou-se com o espaço, que não conhecia. Bem como Dalal Achcar, chegando junto da Andréa Natal, diretora-geral do hotel.

Andréa foi  homenageada na saudação que fiz à Carmen à sobremesa . Falei de seu carinho, tornando possível a realização do almoço para nossa ícone querida, na data pedida com antecedência de apenas quatro dias; providenciando excepcionalmente a abertura da porta (que jamais se abre) do Anexo para a Av. Copacabana, para o acesso de Carmen; acionando o chef, não só para a escolha do menu, mas para as dietas das que não comem carne ou têm alergia à lactose. Noves fora tudo isso, o custo foi compatível com a importância do encontro.

Andréa, cheia de graça, estava com uma saia de couro, onde palpitavam corações. Se meu faro funcionou, parecia ser de outra Andréa, a Viera.

As amigas estavam lindas. Realmente, não havia 1 trono de It Lady, havia 21! A começar pelo ocupado por Carmen. Vestindo um tailleur de lã do Missoni, ela teve à sua direita a atual primeira-dama, Cecília Dornelles, e à esquerda, na cabeceira dupla, a embaixatriz Laís Gouthier. Os lugares eram marcados, com os nomes manuscritos nos menus individuais impressos, colocados sobre cada prato.

Antonia Frering, a filha, e Maria Gallotti Mayrink Veiga, a nora, cercaram Carmen com carinho na hora do bolo e dos brindes. Maria Pia Marcondes Ferraz Montenegro e Fátima Andrada Tostes conferiam aragem fresh à tarde, com sua juventude, apesar de que nós todas nos sentimos umas garotas e temos frescura pra dar e vender. Em todos os sentidos…. risos…

Por fim, o gentleman dos cliques, Sebastião Marinho, com seu paletó de cashmere, fez esses flagrantes irretocáveis, que exprimem a elegância das convidadas, a alegria e o bom humor da tarde com Carmen, na Library do Copa. E que venham muitas outras tardes, muitos outros aniversários de Carmen, muitas outras Libraries!

CMV 0d0768aa-6f26-48ca-8d42-649a4287f133

Carmen e eu

CMV d0dc11ae-5016-45bb-bedf-5656496d82a0

A mesa na expectativa das It Ladies

CMV b5989f05-277e-4921-9f7c-4e4566b4bad5

Canequinhas de chá de porcelana, que eu trouxe da China em 1978 e estava inaugurando naquele almoço!

CMV 5473f1b4-db44-4ba3-964a-0f12f9c6b65a

Escolhi escrever a marcação dos lugares nos cardápios, para deixar a mesa clean

CMV 1931c9c9-7592-4740-b9e7-cbd9656be9d2

O bolo confeitado pela Eliane, secretária de Carmen, lembrava os vestidos curtos de Coco Chanel

CMV 47c76ac8-740e-4ffc-9116-5111cbe0f8c9

Basílio decorou a sala inteira, usando buganvílias desidratadas

CMV 96dcc668-d0d5-4266-8f3e-62c872906240

A mesa já ocupada, eu e Andréa Natal À cabeceira, de costas para vocês – mas anjos não têm costas, vocês sabem.

CMV 0282a8ff-bb5a-417b-a7c0-2436efcf0b32

Curtam o look da imbatível Marlene Rodrigues dos Santos, milimetricamente perfeita.

CMV 1be5cc8e-9a61-44d2-9114-52c031422601

Cecília Dornelles, amiga de Carmen e atual primeira-dama do Estado, com Dalal Achcar, primeira-dama do nosso balé.

CMV 52984424-f481-480e-9324-86fed105f398

Lourdes Catão sempre com seu ar brejeiro e a vivacidade quase de adolescente.

CMV 24eb5648-cc32-4bf0-aa14-a5696fe8f045

Com Yara Andrade e seu colar elogiado e Fátima Tostes, que voltou aos bancos universitários. Está cursando Direito.

CMV 5

Terezinha Pìttigliani e Vania Badin, ótima, recuperada.
CMV a7eb7ae7-6c82-4dd6-ad0a-1b408d9c151d

A diretora Natal e Cecília em tons de bric.

CMV a0831cf4-e742-48cc-98e8-ad4d1d904c5e

As garotas do Leblon: BElita Tamoyo e Mariza Coser.

CMV f6dc2c8b-3cb1-410f-8501-5ca54b74f44c

Na hora dos parabéns a foto da anfitriã, com a homenageada, sua filha, Antonia, e a nora, Maria. Quem clica? Fátima Tostes.

CMV 3

Maria Mayrink Veiga, Maria Pia Marcondes Ferraz, Antonia Frering, Idinha Seabra e Fátima Tostes

CMV 7c93c6db-aaab-4bc2-b53f-33866c52fba4

Gisella Amaral e Carmen I e Única

CMV 38bb0c71-bbe2-4780-aaa0-83608389f066

Tem coisa melhor do que o carinho da filha?

CMV 90db0021-4784-4d13-ae73-0d880c1b6136

Angela Fragoso Pires, Maria Celia Moraes, Maria Pia, Hilde e Lourdes

CMV 423d5af0-402d-42d0-9e78-d85db56fb5b2

Angela e Maria Célia: best friends.

CMV 96141bd5-6270-44e3-860a-b5b9c26b3ec0

Duas gerações de refinamento: Maria Pia e Marlene

CMV e288f46d-8a59-483b-a9c6-86780a0d49b4

Com Vania, lembramos do estimado Ted.

CMV c8d12f86-9f73-41d7-946c-74eab42633fc

Idinha Seabra em foto ótima, digna de porta-retrato.

CMV 02039902-bbe2-4613-8baa-3e9e07a39186

Don Perignon para Donna Carmen

CMV a4b2d01b-e234-4863-9ccd-7df8d23064c8

Carmen e Beth Serpa, discípula de seu bom gosto, como eu.

CMV IMG_5154

A dama do Copa e a Mais Bem Vestida do Mundo, no Hall of Fame

CMV a0b980aa-9cab-4bb9-bd14-b1770b586a4a

Carmen e a embaixatriz Gouthier em uma das cabeceiras

CMV 3dc2b081-0c11-4dae-8ca7-52fd5fa3a6a9

Meu discurso foi breve: “Carmen é mulher de muitos méritos, entre eles, o mais encantador é que não julga ninguém, é agregadora. O que conquista para si, gosta de multiplicar, como foi o caso da cultura da acessibilidade. Foi a pioneira dessa luta, no Rio de Janeiro, quando começou a ter sua dificuldade de locomoção, e tanto o Theatro Mjunicipal quanto o próprio Copacabana Palace, através de Andréa Natal, a convidaram para inaugurar seus equipamentos de acessibilidade, reconhecendo o esforço feito por ela junto à mídia ao difundir essa necessidade”.

CMV 2

La Catão e La Achcar

CMV 2c70c002-e6a4-473d-bbaa-90cf1e968d4b

Maria Galloti MV e Maria de Fátima AT

CMV 5368a985-13bd-40c9-8768-966e85f17670

Afetiva Laís

CMV e2e66c49-0abb-43ed-b5e4-2ca5c81b3e08

Il brindisi: auguri!

CMV 3167a1f1-9d4f-4a36-aa7f-235499744141

Vejam que bonitas as mulheres e a Library

cmv40

O artista Raimundo Basílio e a obra

cmv

Uma recordação para nós todas!

CMV IMG_5257

Carmen com dois amigos que a celebram, Sebastião e eu

Fotos de Sebastião Marinho

A Grande Conspiração

Venho aqui tentar concluir missão inconclusa. Porque de fato minha mãe Zuzu Angel deixou por concluir sua penosa missão. Ela permanece encarcerada nos ferros retorcidos de seu Karman Ghia, no desespero de sua voz engasgada e de sua denúncia calada a respeito dos interesses dos grandes conspiradores, que levaram o país, naqueles anos, àquela situação opressiva ao custo de vidas e do sofrimento de tantos.

Sabemos, porém, que no Brasil não há conspirações. Afinal, estabeleceu-se como politicamente correto que as conspirações são alegações de ingênuos e tolos.

Duas vezes investigado o acidente em que morreu minha mãe, Zuzu Angel, por comissões criadas pelo Governo do Brasil, duas vezes ele foi confirmado como um crime de assassinato por agentes do Estado. A mais recente comissão, a da Verdade, foi mais longe: o coronel Freddy Perdigão, fotografado no local, respondia diretamente ao gabinete do ditador Geisel,conforme depoimento de Claudio Guerra, agente do Dops.

Contudo, ainda hoje, grandes colunistas e órgãos de imprensa, mesmo os que deram cobertura aos resultados das comissões, ainda repetem, como um cacoete, que Zuzu “morreu em acidente obscuro de causas ainda não esclarecidas”. A verdade parece não interessar nem convencer ao establishment.

Porém, o Brasil não acredita em conspirações. Assim como não acreditou quando, no crepúsculo do período de Exceção, ao sairmos dele derrotados, acabrunhados, vencidos, a ponto de engolir a Anistia bi-lateral, também aceitamos a eleição indireta com a esdrúxula chapa Tancredo (PMDB) – Sarney (PFL).

Antes mesmo da posse adveio o episódio fatal que levou ao poder o vice, Sarney, egresso do partido Arena, representante da ditadura. E desse período Sarney emergiu um monstrengo, cujos tentáculos há décadas açambarcam cargos-chave em todos os níveis de governo no país: o atual PMDB, fazendo do honrado PMDB de dr. Ulysses apenas uma difusa sombra do passado.

Tudo isso foi um acaso. Não vem ao caso.

Não, no Brasil não há conspiração. Dela não se tratou o Mensalão, que desconstruiu a mística heroica da brava gente brasileira de 68, de que tanto nos orgulhamos. Aqueles que, esfacelados no corpo, não estavam mais entre nós; aqueles que, dilacerados na alma, resistiram e retornaram ao país para cumprir seu projeto de um Brasil mais justo.

Mas o Mentirão, mesmo condenando sem provas, mesmo condenando e depois descondenando, mesmo seu encapado mor se desencapando, ao fim do processo, para ir viver o far niente em praias internacionais, não foi uma conspiração, pois delas estamos imunes.

Sorte temos por não possuirmos entre nós conspiradores e de ser por força do acaso que uma investigação em primeira instância desmonta a nossa economia e demole pedra por pedra a nossa construção civil, empregadora de um milhão e meio de brasileiros – isso não vem ao caso, não se trata de uma conspiração.

Como não vem ao caso a empresa que significa 10% de nosso PIB ser sistematicamente perseguida e bombardeada pelos órgãos de comunicação, omitindo todas as suas atuais conquistas e méritos para valorizarem apenas os erros e desvios dos maus dirigentes anteriores.

Não vêm ao caso a soberania brasileira, os empregos, a perda de ativos que é o desmonte de equipes técnicas e científicas criadas ao longo de décadas nos setores petrolífero, nuclear, de engenharia civil e pesada. Não, não vêm ao caso.

Conspira-se contra o Brasil? Isso não está em questão.

Na verdade, o que me parece que efetivamente não vem ao caso são as múltiplas conquistas sociais desta última década e meia em prol do Brasil e dos brasileiros.

Vêm ao caso os interesses de uma classe dominante inconformada por não se manter em completo controle de todas as situações de poder no Brasil, para delas obter absoluto proveito pessoal.

E assim tem sido desde o Brasil Colônia.

Enfim vislumbramos a luz no fim do túnel. O povo brasileiro não abrirá mão desta conquista. Desta vez, isso vem ao caso. Não será fácil, mesmo com uma grande conspiração (se no Brasil houvesse conspirações), tentar tapar o sol com peneira de trama cerrada, pretendendo impedir a nós, o povo, de enxergarmos um futuro luminoso.

Por isso estamos aqui. Para unir a nossa voz aos que clamam para que não haja golpe – porque o povo brasileiro há de continuar a querer ver a luz da JUSTIÇA SOCIAL.

É ela que vem ao fim do túnel tão celebrado!

_____________________________________________________________________

O texto acima foi a palestra proferida pela jornalista e blogueira, esta semana, por ocasião da mesa de debates do Ciclo “Que país é este?”, promovido pelo Centro de Estudos Barão de Itararé, cujo tema foi “A democracia e o sistema político no Brasil”, na Fundação Escola de Sociologia e Estudos Políticos de São Paulo. A mesa contou com a presença do jurista Fábio Konder Comparato, Magda Blavaschi, desembargadora aposentada e doutora pela Unicamp, Gilberto Carvalho, presidente do Conselho Nacional do Sesi.

Manifestações de 31/03/2016 não foram apenas nas ruas, também nas universidades do exterior o mundo acadêmico disse Não ao golpe

james green

O brasilianista professor doutor em História Latino Americana, com especialização em Brasil na UCLA, James N. Green, militou ontem nas redes sociais, liderando uma grande manifestação envolvendo mais de dois mil acadêmicos, que vivem no exterior e a assinaram e fizeram circular nos Facebooks a petição “A democracia brasileira está seriamente ameaçada”.

Também 1.500 acadêmicos brasileiros assinaram a petição liderada pelo professor Green, autor do livro em dois volumes “Apesar de Vocês: a oposição e a ditadura militar brasileira nos EUA”, lançado em 2005.

Abaixo está a petição parcial, com a assinatura de 580 professores pesquisadores e estudantes que vivem fora do Brasil.

“Nós, os acadêmicos abaixo assinados, estudantes e estudiosos, que vivem e trabalham nos Estados Unidos, Europa e outras partes do mundo, somos especialistas em estudos latino-americanos e estamos alarmados com a atual situação política no Brasil, que representa um sério ameaça à democracia.

Desde 1985, o Brasil tem se beneficiado do o maior período de estabilidade democrática na sua história, na sequência de um golpe de Estado em 1964 e de uma ditadura militar violenta, que durou vinte e um anos. Sob a égide da Constituição de 1988, que garante uma ampla gama de direitos sociais e individuais, o Brasil tornou-se uma sociedade mais democrática, com maior participação política, noções mais amplas e inclusivas de cidadania, bem como o reforço das instituições públicas.

Apesar destes avanços, a corrupção continua endêmica. Uma série de escândalos, envolvendo políticos de diferentes filiações partidárias, indignou o povo.

Como resultado, houve mobilizações generalizadas exigindo um fim às práticas ilícitas. Houve também ações ousadas por instituições do Estado, como a Polícia Federal, o Ministério Público Federal  e o Judiciário.

O combate à corrupção é legítimo e necessário para aprimorar a capacidade de resposta da democracia brasileira. Mas, no atual clima político, encontramos um sério risco de que a retórica da anticorrupção venha sendo utilizada para desestabilizar o atual governo democraticamente eleito, agravando ainda mais a séria crise econômica e política que o país enfrenta.

Em vez de manter a neutralidade política e de respeitar o devido processo, setores do Judiciário, com o apoio de grandes interesses da mídia, tornaram-se protagonistas de um cenário que mina o Estado de Direito. Durante as suas investigações, alguns funcionários públicos têm violado direitos básicos dos cidadãos, tais como a presunção de inocência, a garantia de um sistema judiciário imparcial, os privilégios da relação advogado-cliente e a garantia do direito à privacidade.

A operação Lava Jato, liderada pelo juiz federal Sérgio Moro, centralizou as principais investigações de corrupção nos últimos dois anos. Essas investigações foram marcadas por repetidos excessos e medidas injustificadas, como detenções preventivas arbitrárias, acordos fundamento-negociação duvidosas e problemáticas, vazamento seletivo de informações aos meios de comunicação para fins políticos e escutas ilegais tanto da atual Presidente da República quanto do mais recente ex-presidente.

Tudo isso ocorreu com o apoio explícito dos setores poderosos da mídia em um esforço sem precedentes para influenciar a opinião pública com específicos fins políticos. O combate contra a corrupção deve ser realizado dentro dos estritos limites legais que protejam os direitos fundamentais dos acusados.

A violação do procedimento democrático representa uma séria ameaça para a democracia. Quando as Forças Armadas derrubaram o governo do presidente João Goulart, em 1964, elas usaram o combate à corrupção como uma de suas justificativas. O Brasil pagou um preço alto por 21 anos de regime militar. A luta por um país democrático tem sido longa e árdua. Hoje, todos aqueles que acreditam em um Brasil democrático precisam falar contra essas medidas arbitrárias, que ameaçam erodir os progressos realizados ao longo das últimas três décadas.

31 de março de 2016”

  1. Aaron Franks, Queen’s University
    Aaron Schneider, University of Denver
    3. Ada B. P. Siqueira, Georgetown University
    4. Adele Nelson, Temple University
    5. Adriana Lein, Macalester College
    6. Aida Quintar, Universidad Nacional de General Sarmiento
    7. Afrânio Raul Garcia Junior, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris
    8. Al Campbell, University of Utah
    9. Alba Ruibal, CONICET, Argentina
    10. Aleida Assmann, University of Konstanz
    11. Alejandra B. Osorio, Wellesley College
    12. Alejandra Oberti, Universidad de Buenos Aires
    13. Alejandro Kaufman, Univeridad de Buenos Aires
    14. Alejandro Navas Méndez, Universität Potsdam
    15. Alejandro Rosas, Universidad Nacional de Colombia
    16. Alejandro Velasco, New York University
    17. Alex Borucki, Univerity of California, Irvine
    18. Alex Latta, Wilfrid Laurier University
    19. Alexander Alberro, Columbia University
    20. Alexandra Isfahani-Hammond, University of California, San Diego
    21. Alexandre da Costa, University of Alberta 30. Alvaro Jarrín, College of the Holy Cross
    31. Amy C. Lind, University of Cincinnati
    32. Amy Nunn, Brown University
    33. Amy C. Offner, University of Pennsylvania
    34. Ana Lúcia Araújo, Howard University
    35. Ana Maria Dopico, New York University
    36. Ana Migowsk da Silva, Justus Liebig University Giessen
    37. Ana Paula Hey, King’s College, London
    38. Ana Paula Hofling, University of North Carolina
    39. Ana Pereira, Universiteit van Amsterdam
    40. Anastasia Valecce, Spelman Collete
    41. Anaya Rosique Jesus R., Universidad Veracruzana
    42. André Carpinelli, Universidade de Lisboa
    43. Andrea Allen, University of Western Ontario
    44. Andrea Laplane, CEPAL University of Sussex
    45. Andrew Arato, New School for Social Research
    46. Andrew Kythreotis, Cardiff University
    47. Angel Martínez-Hernáez, Universitat Rovira i Virgili
    48. Angela Gilliam, Evergreen State College
    49. Angela Thompson, East Carolina University
    50. Angus Wright, California State University, Sacramento
    51. Ann Mische, University of Notre Dame
    52. Anna Catharina Izoton, University of New Mexico
    53. Anna Mester, University of Michigan, Ann Arbor
    54. Anthony Bogues, Brown University
    55. Antonio La Pastina, Texas A&M University
    56. Antoon De Baets, University of Groningen,
    57. Arne Kalleberg, University of North Carolina, Chapel Hill
    58. Arthur Bueno, University of Erfurt
    59. Arthur MacEwan, University of Massachusetts, Boston
    60. Arturo Escobar, University of North Carolina, Chapel Hill
    22. Alexis Cortés, Universidad Alberto Hurtado, Chile
    23. Alfredo Saad Filho, University of London
    24. Alison Ayers, University of London
    25. Alison Entrekin, Independent Literary Translator
    26. Alison Neilson, Universidade de Coimbra
    27. Alkistis Dimech, dance, independent writer
    28. Allan Souza Queiroz, Ghent University
    29. Almudena Cabezas, Universidad Complutense de Madrid
  2. Asel Doranova, United Nations University
    62. Autumn Quezada-Grant, Roger Williams Univesity
    63. Aviva Chomsky, Salem State University
    64. Balveer Arora, Jawaharial Nehru Huniversity
    65. Barbara Chasin, Monclair State University
    66. Barbara Glowzewski, École des Hautes Études en Sciences Sociales
    67. Barbara Rahder, York University
    68. Barbara Weinstein, New York University
    69. Beatriz Eugenia Romero Cuevas, Universidad Autónoma de la Ciudad de México
    70. Benjamin Arthur Cowan, George Mason University
    71. Benjamin Fogel, New York University
    72. Benjamin Junge, State University of New York, New Paltz
    73. Benjamin Legg, Brown University
    74. Bernardita Llanos, Brooklyn College, City University of New York
    75. Brian Wampler. Boise State University
    76. Bridget Cousins, Univesity College London
    77. Brodwyn Fischer, University of Chicago
    78. Brownislaw Czarnoche, City University of New York
    79. Bruce Nissen, Florida International University
    80. Bruno Carvalho, Princeton University
    81. Bryan McCann, Georgetown University
    82. Bryan Pitts, University of Georgia, Athens
    83. Camila Bechelany, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris
    84. Camila Maroja, Brown Carlos
    85. Carla Silva-Muhammad, University of Connecticut
    86. Carlos Cortez-Minchillo, Dartmouth College
    87. Carolina Matos, City University London
    88. Carolina Sá Carvalho, University of North Carolina, Chapel Hill
    89. Carolina Tavares Henriques do Carmo e Silva, Katholieke Universideit Leuven
    90. Cássio Muniz, University of Wisconsin, Milwaukee
  3. Catherine Draycott, Durham University
    92. Cecilia Rodrigues, Franklin College
    93. Cecilia Santos, University of San Francisco; University of Coimbra
    94. Celina Su, Brookly College, City University of New York
    95. Celso Castilho, Vanderbilt University
    96. Charles A. Perrone, University of Florida
    97. Charles Tilly, University of California, Los Angeles
    98. Charmain Levy, Université du Québec en Outaouais
    99. Christian Maroy, Université de Montréal
    100. Christian Topalov, New York University
    101. Chistiane Lira, University of Georgia
    102. Christine Mathias, King’s College London
    103. Chris Danowski, Arizona State University
    104. Chris Rhomberg, Fordham University
    105. Christopher Dunn, Tulane University
    106. Clara Irazábal, Columbia University
    107. Claudia Damasceno, École des Hautes Études en Sciences Sociales
    108. Claudia Leal, Universidad de los Andes, Bogotá
    109. Clifford Andrew Welch, Universidade Federal de São Paulo
    110. Colin Snider, University of Texas, Tyler
    111. Cornelia Flora, Iowa State University
    112. Courtney Hillebrecht, University of Nebraska, Lincoln
    113. Cristián Castro G., Universidad Diego Portales, Chile
    114. Cristiana Bastos, Universidade de Lisboa
    115. Cristina M. Mehrtens, University of Massachusetts, Dartmouth
    116. Cristina Redko Mier, Wright State University
    117. Cristina Rocha, Western Sidney University
    118. Cyrus Bina, University of Minnesota
    119. Dan Bacon, Massassoit Community College
    120. Dan Furukawa Marques, University of Ottawa
    121. Dan La Botz, Independent scholar
    122. Daniel Aldana Cohen,New York University
  4. Daniel Raso Llaras, Temple University
    124. Daniele Pompejano, Università degli Studi de Messina
    125. Danilo França, Brown University
    126. David B. Karpf, Stanford University
    127. David Barkin, Universidad Autonoma Metropolitana-Xochimilco
    128. David Blackmore, New Jersey City University
    129. David Laibman, Brooklyn College
    130. David Pérez Chico, Universidad de Zaragoza, Spain
    131. David Rojinsky, King’s College London
    132. David Smilde, Tulane University
    133. Dawn M. Wharram, State University of New York at Albany
    134. Débora Ferreira, Utah Valley University
    135. Deborah Levenson, Boston College
    136. Deborah Shaw, University of Portsmouth
    137. Denise Ferreira da Silva, University of British Columbia
    138. Derek Pardue, Aarhus University
    139. Dereka Rushbrook, University of Arizona,
    140. Diana Paton, Newcastle University
    141. Diana Taylor, New York University
    142. Diego Rose, Tulane University
    143. Diogo L Pinheiro, Savannah State University
    144. Dionisio Márquez Arreaza, Universidad de Los Andes, Venezuela
    145. Donald Ramos, Professor Emeritus, Cleveland State University
    146. Dorothy Kidd, University of San Francisco
    147. Edgardo Manero, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris
    148. Edilsa Sotero, Brown University
    149. Edith Wolfe, Tulane University
    150. Edgardo Manero, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris
    151. Edoardo Balletta, Universita di Bologna
  5. Eduardo Jorge, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris
    153. Elena Shtromberg, University of Utah
    154. Elias Mandala, University of Rochester
    155. Elise Dietrich, Tulane University
    156. Elizabeth Bortolaia Silva, Open University, United Kingdom
    157. Elizabeth Farfan-Santos, University of Houston
    158. Elizabeth Hordge-Freeman, The University of South Florida
    159. Elisabeth Jay Friedman, University of San Francisco.
    160. Elizabeth Leeds, Massachusetts Institute of Technology
    161. Elsa Meinardi, Universidad de Buenos Aires
    162. Emilio Crenzel, CONICET/Universidad de Buenos Aires
    163. Eric Alliez, Université Paris 8
    164. Eric M. B. Becker, Independent scholar
    165. Erika Masanet Ripoli, Instituto Universitário de Lisboa
    166. Erika Robb Larkins, University of Oklahoma
    167. Ernesto Bohoslavsky, Universidad Nacional de General Sarmiento, Argentina.
    168. Ernesto Isunza, CIESAS, México
    169. Ernesto Noronha, Indiana Institute of Management
    170. Ernesto Orti-Diaz, Macalester College
    171. Esteban Vernik, Universidad de Buenos Aires.
    172. Estela Schindel, Konstanz University
    173. Ethel Kosminsky, City University of New York, Queens
    174. Eugenia Palieraki, University of Cergy-Pontoise
    175. Fábio Andrade, Columbia University
    176. Fábio de Castro, University of Amsterdam
    177. Fábio Godoi, Conservatoire de Strasbourg
    178. Fabrício Prado, The College of William and Mary
    179. Federico Tarragoni, Université Paris Diderot
    180. Fernando Luiz Lara, University of Texas, Austin
    181. Flavio Wolf de Aguiar, Journalist, Berlin
    182. Flora Thomson-Deveaux, Brown University
    183. Fran Robles, Community College of Denver
  6. Francis Virginio, University of Strathclyde, UK
    185. Francisco Irigon, University of Washington
    186. Francisco Robles-Rivera, Colgate University
    187. Francirosy Barbosa, University of Oxford
    188. Francis Vinicius Portes Virginio, University of Strathclyde
    189. François Depelteau, Laurentian University, Ontario, Canada
    190. Frank McCann, University of New Hampshire
    191. Frederick Sperounis, University of Massachusetts, Lowell
    192. Frederico Freitas, Stanford University
    193. Gabriel P. Hetland, State University of New York, Albany
    194. Gabriel Giorgi, New York University
    195. Gabriel Suchodolski, University of California, Los Angeles
    196. Gabriela Dalla-Corte Caballero, Universitad de Barcelona
    197. Gary Dymski, Leeds University
    198. Georg Fischer, Aarhus University
    199. Georgia Whitaker, Harvard University
    200. Germán Vergara, Brown University
    201. Geraldine Rogers, Universidad Nacional de La Plata
    202. Gerardo Renigue, City University of New York
    203. Geri Augusto, Brown University
    204. Giacomo Pirazzoli, University of Florence
    205. Gianpaolo Baiocchi, New York University
    206. Giovanni Allegretti, Universidade de Coimbra
    207. Gillian McGillivrary, York University, Canada
    208. Gisela Zaremberg, FLACSO. Sede México
    209. Giuliana Giusti, Universita Ca’ Foscari di Veneza
    210. Gladys Mitchell, University of Wisconsin, Milwaukee
    211. Greg Bamber, Monash University, Melbourne
    212. Gregg Bocketti, Transylvania University
    213. Graciela Montaldo, Columbia University
    214. Graciela Vázquez, Freie Universität Berlin
    215. Gretchen Pierce, Shippensburg University
    216. Gustavo Lins Ribeiro, Autonomous Metropolitan University of Iztapalapa
    217. Gustavo Pereira, Universidade Nova de Lisboa
  7. Gustavo Setrini, New York University
    219. Gwendolyn Wright, Columbia University
    220. Haripriya Rangan, Monash University
    221. Harry Smaller, York University
    222. Hazel Henderson, Independent scholar
    223. Heike Drotbohm, Universität Freiburg
    224. Helen Scharber, Hampshire College
    225. Helena Hirata, Centre National de la Recherche Scientifique, France
    226. Hendrick Van den Berg, University of Nebraska, Lincoln
    227. Henrique Santana, University Technische Universität Darmstadt
    228. Hillary Hiner, New York University
    229. Hwa-Jen Liu, National University of Taiwan
    230. Ian McMahan, Brooklyn College
    231. Ian Merkel, New York University
    232. Ilda Mendes, Université Sorbonne Nouvelle Paris 3
    233. Ilana Scheri, Tulane University
    234. Ilker Aslantepe, New School for Social Research
    235. Inês Cordeiro Dias, University of California, Los Angeles
    236. Irene V. Small, Princeton University
    237. Isabel Sousa-Rodriguez, Borough of Manhattan Community College
    238. Isabella Alcaniz, University of Maryland
    239. Isabella Cosse, Universidade de Buenos Aires
    240. Isis McElroy, Ohio State University
    241. Ivone Margulies, City University of New York
    242. Ivonne del Valle, University of California, Berkeley
    243. Jacqueline Polvora, Universidade de Cabo Verde
    244. Jagdeep S. Chhokar, Indian Institute of Management, Ahmedabad, India
    245. Jaeho Kang, University of London
    246. Jaime Amparo Alves, City University of New York
    247. Jake Blanc, University of Wisconsin, Madison
    248. James D. Cockcroft, State University of New York
  8. James N. Green, Brown University
    250. James Sidbury, Rice University
    251. James Steele, University College London
    252. James Woodard, Montclair State University
    253. Jan Assmann, Universität Heidelberg
    254. Jean Grugel, University of York and Open University, United Kingdom
    255. Jean Hebrard, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris
    256. Jean-Louis Cohen, New York University
    257. Jeffrey W. Rubin, Boston University
    258. Jennifer Calhoun, Antioch University Seattle
    259. Jennifer Roth Gordon, University of Arizona
    260. Jenny Chan, University of Oxford
    261. Jens Andermann, University of Zürick
    262. Jeremy Mumford, Brown Uniiversity
    263. Jesse Hoffnung-Garskof, University of Michigan, Ann Arbor
    264. Jessica Graham, University of California, San Diego
    265. Jessica Rich, Marquette University
    266. Jesús R. Anaya Rosique, Universidad Autónoma de la Ciudad de México
    267. Jewellord Nem Singh, University of Tokyo
    268. Joaquin Barriendo, Columbia University
    269. Joaquim Dolz, Universidade de Genebra
    270. Jody Pavilack, University of Montana
    271. Joel Wolfe, University of Massachusetts, Amherst
    272. John C. Chasteen, University of North Carolina, Chapel Hill
    273. John Collins, Queens College, CUNY
    274. John Bellamy Foster, University of Oregon
    275. John L. Hammond, Hunter College and Graduate Center, CUNY
    276. John McCollum, University of California, Irvine
    277. John Mckiernan Gonzalez, Texas State University
    278. John Norvell, Scrippts College
    279. John Samuel Burdick, Syracuse University
    280. John Weeks, University of London
  9. John Womack, Jr., Harvard University
    282. Jonathan Fox, American University
    283. Jorge Carillo, Florida International University
    284. José Del Toro, University of California, Santa Barbara
    285. José Eudes Gomez, Universidade de Lisboa
    286. José Manuel Lopes Cordeiro, Universidade de Minho
    287. José Zaluar Basílio, Universidade Lusofona-Lisboa
    288. Joseph Jay Sosa, University of Chicago
    289. Judy Bieber, University of New Mexico
    290. Julie Matthael, Wellesley College
    291. June E. Hahner, State University of New York at Albany
    292. Junyoung Verónica Kim, University of Iowa
    293. Jurado Javier, Universidad Carlos III de Madrid
    294. Justin Castro, Arkansas State University
    295. Kadya Tall, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris
    296. Karen Kampwirth, Knox College
    297. Karin Frederic, Wake Forest University
    298. Karin Schneider, New School for Social Research
    299. Katherine Borland, Ohio State University
    300. Kathleen McAfee, San Francisco State University
    301. Kathy Swart, Pierce College
    302. Katia Kostulski, Conservatorie National des arts e Mêtiers
    303. Keisha-Khan Perry, Brown University
    304. KellyPike, York University
    305. Ketson Roberto Maximiano dos Santos, Columbia University
    306. Kia Caldwell, University of North Carolina, Chapel Hill
    307. Kim Gutschow, Williams College
    308. Kimberly Jones, Northeastern University
    309. Kirsten A. Wald, Harvard University
    310. Kirsten Koop, University of Grenoble
    311. Kpêdétin Mariquian Ahouansou, Collège de France
    312. Kwesi Kwaa Prah, Centre for Advanced Studies of African Society, Cape Town
  10. Lane R. Hirabayashi, University of California, Los Angeles
    314. Laura Bagley, Pierce College
    315. Laura Catelli, Universidad Nacional de Rosário
    316. Laura Correa Ochoa, Harvard University
    317. Laura Lenci, Universidad Nacional de La Plata
    318. Laura Rose Brylowski, Independent scholar
    319. Laura Roush, Colegio de Michocán
    320. Laure Asssaf, U niversité Paris-Ouest Nanterre La Défense
    321. Laurelann Porter, Scottsdale Community College
    322. Laurie Nisonoff, Hampshire College
    323. Leah VanWey, Brown University
    324. Leandro Benmergui, State University of New York, Purchase
    325. Leila Lehnen, University of New Mexico
    326. Leo Garofalo, Connecticut College
    327. Leslie Salzinger, University of California at Berkeley
    328. Ligia Bezerra, Spelman
    329. Liliana Feirstein, Humboldt Universität, Berlin
    330. Lindsay Mayka, Colby College
    331. Lisa Covert, College of Charleston
    332. Lisa Lindsay, University of North Carolina, Chapel Hill
    333. Livia Streit, Auburn University
    334. Louis Forline, University of Nevada-Reno
    335. Louise Clark, Arizona State University
    336. Lucia Cantero, Yale University
    337. Lucia Tennina, Universidad de Buenos Aires
    338. Lucia Villares, University of Cambridge
    339. Luciana da Cruz Brito, Trinity College
    340. Luis Felipe Rincon, International Institute of Social Studies
    341. Luis Fernando Beneduzi, Università Ca’ Foscari Venezia,Italy.
    342. Luis Figueroa-Martínez, Trinity College
    343. Luís Frederico Dias Antunes, Universidade de Lisboa,
    344. Lumena Celi Teixeira, Lulea Terniska University
    345. Lynn Duggan, Indiana University
    346. Lynn Stevens, University of Oregon
  11. Magali Roy-Fequiere, Knox College
    348. Maite Conde, University of Cambridge
    349. Malcolm McNee, Smith College
    350. Manuel Rosaldo, University of California, Berkeley
    351. Manuel Sutherland, Centro de Investigación y Formación Obrera, Venezuela
    352. Manuela Silva, Universidade Técnica de Lisboa
    353. Marc Edelman, Hunter College, City University of New York
    354. Marc Hertzman, University of Illinois, Urbana-Champaign
    355. Marcelo Noah, Duke University
    356. Marcelo Starcenbaum, Universidad Nacional de la Plata
    357. Marcelo Timotheo da Costa, DePaul University
    358. Marcia Esparza, John Jay College of Criminal Justice
    359. Marcus Rediker, University of Pittsburgh
    360. Margaret Keck, Johns Hopkins University
    361. Margaret Power, Illinois Institute of Technology
    362. Maria Antonia Pedroso de Lima, Instituto Universitário de Lisboa
    363. Maria Claudia Molinari, Universidad Nacional de la Plata
    364. María Cristina Navarrete, Universidad del Valle, Cali
    365. Maria Jose Punte, Univeridad Católica Argentina
    366. Maria Mercedes Vazquez Vazquez, University of Hong Kong
    367. Maria Paula Meneses, Coimbra University
    368. María Ullivarri, CONECET, Argentina
    369. Maria Willumsen, Florida International University
    370. Maria-Aparecida Lopes, California State University, Fresno
    371. Mariana P. Candido, University of Notre Dame
    372. Marianne Schmink, Professor Emerita, University of Florida,
    373. Marie-Josée Massicotte, University of Ottawa
    374. Marília Arantes S. Moreira, University of London
    375. Marina de Regt, Universith of Amsterdam
    376. Marina Takami, Université Paris 8
    377. Marina Todeschini, University of New Mexico
    378. Mark Healey, University of Connecticut
    379. Mark Langevin, George Washington University
  12. Marshall Eakin, Vanderbilt University
    381. Marta-Laura Suska, University of Wisconsin, Madison
    382. Martin Lienhard, University of Zürich
    383. Mary Kay Vaughan, University of Maryland, College Park
    384. Marzia Grassi, Universidade de Lisboa
    385. Matheus Hardt, Princeton University
    386. Mathilde Larrère, University of Paris-Est Marne-la-Vallée
    387. Matias Vernengo, Bucknell University
    388. Matthew Vitz, University of California, San Diego
    389. Maud Chirio, Université Paris-Est Marne-la-Vallée
    390. Maxine L. Margolis, University of Florida, Gainesville
    391. Maxwell A. Cameron, University of British Columbia
    392. Mayo Toruño, California State University, San Bernardino
    393. Melody Fonseca, Universidad Autónoma de Madrid
    394. Meyer Brownstone, University College, Toronto
    395. Michael G. Hillard, University of Southern Maine
    396. Michael Yates, University of Pittsburgh, Johnstown
    397. Michel Kahen, Bordeaux Institute for Political Studies
    398. Michel Paty, Université Paris-Diderot
    399. Michele Lobo, University of Delaware
    400. Miguel Espinoza, Université de Strasbourg
    401. Miguel Valle de Almeida, ISCTE, Lisbon
    402. Miguel Vedda, Universidad de Buenos Aires
    403. Millie Thayer, University of Massachusetts, Amherst
    404. Mirta Castedo, Universidad Nacional de la Plata
    405. Misha Klein, University of Oklahoma
    406. Moises Lino e Silva, Harvard University
    407. Mônica Raisa Schpun, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris
    408. Monique Rodrigues Balbuena, University of Oregon
    409. Mónica Szurmuk, Universidad de Buenos Aires/Conicet
    410. Mtafiti Imara, California State University, San Marcos
    411. Mugwena Maluleke, South African Democratic Teachers Union
    412. Mukul Mangalik, University of New Delhi
  13. Murat Cemal Yalcintan, Mimar Sinan Fine Arts University
    414. Nádia Fujiko Luna Treillard, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris
    415. Nadine Jubb, York University, Canada
    416. Nancy Fraser, New School for Social Research
    417. Naoko Shibusawa, Brown University
    418. Nathalie Lebon, Gettysburg College
    419. Nelson Vieira, Brown University
    420. Nerissa Balce, Stony Brook University
    421. Nicholas Rauschenbert, Universidad de Buenos Aires
    422. Nicholas Copeland, Virginia Tech University
    423. Nicole Muenchow, University of Minnesota
    424. Nicolino Castiello, University of Naples Federico II
    425.
    426. Nidhi Srinivas, New School for Social Research
    427. Nina Schneider, University of Konstanz
    428. Nora Alter, Temple University
    429. Octavio Maza, Universidad Autonoma de Aguascalientes
    430. Olivier Compagnon, Université Sorbonne Nouvelle Paris 3
    431. Omar Dahi, Hampshire College
    432. Pablo Palomino, University of Chicago
    433. Pablo Piedras, University of Buenos Aires
    434. Paloma Varón, University of Ljubljana, Slovenia
    435. Paola Bacchetta, Univeristy of California, Berkeley
    436. Paolo Spada, University of Southhampton
    437. Patricia Hansen, Univeridade de Lisboa
    438. Patricia de Santana Pinho, University of Albany
    439. Patrick Inglis, Grinnel College
    440. Patrick Kelly, University of Wisconsin-Madison
    441. Paul Christopher Johnson, University of Michigan, Ann Arbor
    442. Paula Chakravartty, New York University
    443. Paula Dias, Brown University
    444. Paula Halperin, State University of New York, Purchase
    445. Paulina Alberto, University of Michigan, Ann Arbor
  14. Paulo Moreira, University of Oklahoma
    447. Pedro Erber, Cornell University
    448. Pedro Félix, Universidade Nova de Lisboa
    449. Pedro Meira Monteiro, Princeton University
    450. Perla Zusman, University of Buenos Aires
    451. Peter Brandt, FernUniversität in Hagen
    452. Peter Evans, Brown University
    453. Peter M. Beatie, Michigan State University
    454. Peter Ranis, City University of New York
    455. Peter Rosset, ECOSUR Advanced Studies Institute, Mexico
    456. Philippe Dubois, Université Sorbonne Nouvelle Paris 3
    457. Pierre Salama, Université de Paris XIII
    458. Prabhu Mohapatra, University of Delhi
    459. Priscila Izar, Virginia Tech University
    460. Pujita Guha, Jawaharlal Nehru University, India
    461. Pyong Gap Min, City University of New York, Queens
    462. Rachel Elizabeth Harding, Univeristy of Colorado, Denver
    463. Rachel Price, Princeton University
    464. Rafael Diaz, Javeriana University, Bogotá.
    465. Rafael Monteiro da Silva, University of Minnesota
    466. Rafael R. Ioris, University of Denver
    467. Raimunto C. Barreto, Princeton Theological Seminary
    468. Ralph Della Cava, Queens College, CUNY & Columbia University
    469. Rana Behal, University of New Dehli
    470. Raquel Macciuci, Universidad Nacional de la Plata
    471. Rebecca Atencio, Tulane University
    472. Rebecca Herman, University of California, Berkeley
    473. Rebecca Kosick, University of Bristol
    474. Rebecca Tarlau, Stanford University
    475. Reena Goldthree, Assistant Professor, Dartmouth College
    476. Regina Felix, University of North Carolina, Wilmington
    477. Reid Andrews, University of Pittsburgh
    478. Renan Quinalha, Brown University
  15. Ricardo Aronskind, Universidad Nacional de General Sarmiento
    480. Ricardo Leito Ribeiro, New York University
    481. Richard Grossman, Northeastern Illinois University
    482. Richard Marin, Université Toulouse-Jean Juarès
    483. Rick López, Amherst College
    484. Rita Olivieri, Université Rennes
    485. Rita Schmith, Millersville University
    486. Robert Cabanes, Institut de Recherche sur le Développement, Paris
    487. Robert DuPllessis, Swarthmore College
    488. Robert Rowland, Instituto Universitário de Lisboa
    489. Robert W. Wilcox, Northern Kentucky University
    490. Robin Kelley, University of California, Los Angeles
    491. Robin Peery, Massasoit Community College
    492. Rodrigo Nabuco de Araújo, Reims University
    493. Roger Keil, York University
    494. Roger Kittleson, Williams College
    495. Rogerio Akiti Dezem, Osaka University
    496. Ronald H. Chilcote, University of California, Riverside
    497. Rosalind Bresnahan, California State University San Bernardino (retired)
    498. Rosana Pinheiro-Machado, University of Oxford
    499. Rosane Ramos, King’s College London
    500. Rosemary Galli, Observatório das Nacionalidades, Fortaleza and Oxfordshire
    501. Roquinaldo Ferreira, Brown University
    502. Russell Rickford, Cornell University
    503. Ruth Felder, State University of New York at Albany
    504. Ryan Lynch, Knox College
    505. Sabine Knierbein, Technische Universität Wien
    506. Sales Augusto dos Santos, Indpendent Scholar
    507. Santiago Carassale, FLASCO, México
    508. Santiago Garcia Navarro, Universidad Torcuato Di Tella
    509. Sara Brandellero, Leiden University
    510. Sarah Swider, Wayne State University
  16. Sari Hanafi, American University of Beirut
    512. Sean T. Mitchell, Rutgers University, Newark
    513. Sebastian Müller, Technical University of Dortmund, Germany
    514. Seth Garfield, University of Texas, Austin
    515. Seth Racusen, Anna Maria College
    516. Shawn W. Miller, Brigham Young University
    517. Sheila Holz, Universidade de Coimbra
    518. Sidney Chalhoub, Harvard University
    519. Silvia Arrom, Brandeis University
    520. Silvia Mancini, Universidad de Lausana, Suiza
    521. Simon Conroy, University of Leicester
    522. Sonia Alvarez, University of Massachusetts, Amherst
    523. Sonia Angela De Laforcade, Princeton University
    524. Stefan Kipfer, York University
    525. Stephanie Luce, City University of New York
    526. Stephanie Savell, Brown University
    527. Stephen Bocskay, Visiting Professor, Universidade Federal de Pernambuco
    528. Steven F. Butterman, University of Miami
    529. Steven Topik, University of California, Irvine
    530. Steven S. Volk, Oberlin College
    531. Stuart Schwartz, Yale University
    532. Sudeep Kumar, Xavier Institute of Social Service
    533. Sueann Caulfield, University of Michigan, Ann Arbor
    534. Susan Eckstein, Boston University
    535. Susan C. Quinlan, University of Georgia
    536. Susan Weissman, Saint Mary’s College
    537. Susana Hecht, University of California Los Angeles
    538. Susanne Jonas, University of California, Santa Cruz
    539. Sven Reichardt, Universität Konstanz
    540. Tahsin Guner, London College of Communication
    541. Tamar Diana Wilson, University of Missouri
    542. Tanalis Padilla, Massachusetts Institute of Technology
  17. Tariq Jazeel, University College London
    544. Teivo Teivainen, University of Helsinki
    545. Teresa Meade, Union College
    546. Terezinha Malaquias, Independent scholar
    547. Thomas Lambert, Frostburg State University
    548. Thomas D. Rogers, Emory University
    549. Thomas Palley, Independent economist
    550. Thomas Streeter, University of Vermont
    551. Tiffany Joseph, Stony Brook University
    552. Toby Green, King’s College, London
    553. Tomas Crowder-Taraborrelli, Soka University of America
    554. Toyin Falola, University of Texas, Austin
    555. Tyler Pollard, McMaster University
    556. Ute Lehrer, York University
    557. Vanessa Castaneda, Tulane University
    558. Vanessa Duffy, University of Massachusetts, Amherst
    559. Victoria Basualdo, FLASCO
    560. Victoria Langland, University of Michigan, Ann Arbor
    561. Victoria Ruétalo, University of Alberta, Canada
    562. Vincenzo Arsillo, Universita Ca’Foscari Veneza
    563. Vineet Thakur, University of Johannesburg
    564. Vasuki Nesiah, New York University
    565. Vipul Mudgal, Common Cause, India
    566. Véronique Hébrand, Université Paris 1 Panthéon Sorbonne
    567. Vicente Sanfélix, Universitat de València
    568. Virginia Helena Ferreira da Costa, New School for Social Research
    569. Vivaldo A. Santos, Georgetown
    570. Viviane Gomes de Ceballos, Visiting Scholar, Rice University
    571. Wendy Wolford, Cornell University
    572. Will Straw, Mc Gill University
    573. William C. Smith, University of Miami
    574. Wouter Servaas, University of Sheffield, United Kingdom
    575. Yael Karavan, dancer and director, London
    576. Yaya de Andrade, City University of Seattle, Vancouver
  18. 577. Yves Cohen, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris
  19. 578. Yves Sintomer, University College London
  20. 579. Zeljko Cipris, University of the Pacific
  21. 580. Zinka Ziebell, Freie Universität Berlin

‘Mancadas’ do impeachment, artigo de Dalmo de Abreu Dallari, um dos mais importantes juristas do país

“Mancadas” do impeachment

Dalmo de Abreu Dallari

 

Por vários motivos, incluindo inconformismo pela derrota nas eleições em que mais de cinqüenta e quatro milhões de cidadãos e cidadãs brasileiros elegeram Dilma Rousseff para a Presidência da República, e mais o despreparo para a cidadania e desrespeito aos princípios éticos e jurídicos que embasam a Constituição brasileira, incapacidade de aceitar as mudanças sociais decorrentes da efetivação das normas constitucionais referentes aos direitos econômicos, sociais e culturais e de aguardar as novas eleições presidenciais para tentar fazer prevalecer, por via democrática, as suas preferências, essas falhas somadas à ignorância dos princípios e das normas jurídicas evidenciada por alguns que se pressupunha que tivessem um bom preparo jurídico, tudo isso compõem o quadro dos que desejam, obsessivamente, o impeachment da Presidente Dilma, mesmo sem ter fundamento jurídico par tal pretensão.

Alguns fatos diretamente relacionados com as pretensões de impedir a Presidente da República de exercer o mandato que lhe foi conferido pelo povo em eleições democráticas e, paralelamente, de impor sérias restrições ao exercício de seus direitos ao ex-Presidente Lula, cidadão brasileiro no pleno gozo de seus direitos civis e políticos, têm deixado evidente a influência dos fatores acima enumerados. Ressalte-se, desde logo, a surpreendente e absurda informação da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, por sua secção nacional, de que irá protocolar pedido de impeachment da Presidente Dilma, indicando como fundamentos da proposta “aintenção da Presidente de beneficiar o ex-Presidente Lula, alvo de investigação judicial, atribuindo-lhe as prerrogativas de Ministro de Estado”. Como advogado, inscrito na OAB há mais de quarenta anos, fiquei surpreso e revoltado ao tomar conhecimento desse absurdo jurídico, pois não existe no direito brasileiro ou de qualquer sistema jurídico democrático a punição baseada somente em intenção, desligada de algum ato concreto que a lei defina como crime. Como é óbvio, a intenção é um elemento abstrato que não pode ser comprovado, mas, além disso, a Constituição exige, expressamente, que o Presidente da República tenha praticado um “ato” que se enquadre entre os crimes de responsabilidade. Esses crimes estão especificados no artigo 4º da Lei nº 1079, de 1950, não havendo ali, como é óbvio, nada parecido com o “ crime de intenção”.

Além desse absurdo jurídico, que compromete a imagem da OAB por deixar em dúvida o preparo jurídico de seus dirigentes, foi informado também que serão tomadas por base para seu pedido as medidas contábeis popularmente designadas como “pedaladas fiscais”. Ora, o que a lei prevê como crime de responsabilidade á prática de atos contra a lei orçamentária, ou seja, realizar despesa não autorizada pelo orçamento ou contrariando as regras orçamentárias, assim como praticar atos contrários à guarda e o emprego legal dos dinheiros públicos. Ora, as chamadas pedaladas, que foram amplamente utilizadas pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso, não significam apropriar-se de dinheiros públicos em benefício próprio ou entregá-los ilegalmente a alguém. Elas são artifícios contábeis relacionados com a época de transferência de recursos financeiros de um fundo público para outro fundo público. Assim, pois, não existe aí fundamento jurídico para a imposição do impeachment, que, mesmo quando juridicamente cabível, traz conseqüências muito negativas para o interesse público.

Cabe aqui outra observação sobre as “mancadas” ligadas ao impeachment. Rebatendo a alegação de que o impeachment seria um golpe, alguns, especialmente personalidades da área jurídica, argumentam em sentido contrário, lembrando que o impeachment está previsto na Constituição, mas esquecendo-se de que a própria Constituição estabelece condições precisas para sua aplicação . Com efeito, os artigos 85 e 86 da Constituição estabelecem a possibilidade de cassação do mandato do Presidente da República, mas, precisamente pela gravidade de uma decisão como essa, a Constituição estabelece, expressa e claramente, as circunstâncias em que isso pode ocorrer, exigindo, como condição necessária, que o Presidente tenha praticado ato que configure um crime de responsabilidade. Ora, o que tem acontecido até agora é que nenhum dos proponentes ou defensores do impeachment indicou um fundamento jurídico válido para aplicação desses preceitos constitucionais. E não existindo fundamento jurídico-constitucional o impeachment seria efetivamente um golpe contra o sistema político-jurídico democrático consagrado na Constituição feita pelo povo em 1988. Assim, pois, dizendo que o impeachment não seria um golpe simplesmente porque está previsto na Constituição os que assim procedem cometem também uma “mancada”, pois ignoram ou esquecem as exigências constitucionais para sua aplicação legítima e democrática.

Por todos esses motivos, é necessário, e de interesse público, que as manifestações contrárias ao governo não sejam manifestações contrárias à ordem constitucional. O povo tem o direito de se manifestar livremente e de expressar seu descontentamento com o governo no seu todo ou em relação a pontos determinados, mas isso deve ser externado por via pacífica e institucional, respeitando os que têm opinião divergente e propondo objetivamente nova orientação e novas medidas, que poderão ser aplicadas já neste governo ou no que, democraticamente, for eleito para o mandato seguinte.