JOSÉ DIRCEU: NUNCA, ANTES, NA HISTÓRIA DESTE PAÍS, UM HOMEM SOFREU TAL LINCHAMENTO

Ao fim da transmissão, quinta-feira, da sessão no STF, Maria Alice Vieira, a colaboradora braço direito de José Dirceu, anunciou que todos os presentes ali reunidos no salão de festas do prédio do ex-Chefe da Casa Civil estavam convidados para retornar na próxima quarta-feira e, juntos novamente, assistirem à próxima sessão, que provavelmente deverá julgar os Embargos Infringentes, assim todos esperam.

Havia no ar certa sensação de alívio. Alguém atrás de mim comentou: “Mais uma semana!”. O que entendi como “mais uma semana de esperança”.

O irmão de José Dirceu, Luís, que naquela manhã teve um mal estar cardíaco e precisou ser atendido numa clínica, veio me cumprimentar e agradecer o apoio, “em nome da família”. Gesto inesperado e tocante, de quem estava claramente emocionado.

José Dirceu é o que a literatura define como “homem de fibra”. Impressionante como se manteve e se mantém de pé, ao longo de todos esses anos, mesmo atacado por todos os lados, metralhado por todas as forças, todos os poderosos grupos de mídia, os políticos seus detratores, todas as forças da elite do país, formadores de opinião de todos os segmentos e matizes, de forma massiva e ininterrupta, massacrante.

De modo como jamais se viu uma pessoa nesta Nação ser ofendida, ele vem sendo acossado, desmoralizado, num processo de demolição continuada, sem deixarem pedra sobre pedra, esmiuçando-se cada milímetro de sua intimidade, devassando, perseguindo, escarafunchado e, sem qualquer evidência descoberta, juízes o condenam proferindo frases do tipo “não tenho prova cabal contra Dirceu, mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”. Nem mesmo o mais reles criminoso foi satanizado de tal forma ou sofreu linchamento tão perverso.

Com tal carga a lhe pesar sobre os ombros, ele não os curva. Às vezes mais abatido, outras aparentemente decepcionado, contudo sempre em combate, preparando-se para o momento seguinte. Não se queixa, não acusa, não lamenta, nem cobra a ausência de apoio daqueles que, certamente, o deveriam estar respaldando. É discreto. Não declina nomes. Nunca deixa transparecer quem está próximo dele, quem não. Eterno militante de 68, jamais despiu a boina.

Antes da reunião com os companheiros que o apoiam nessa via crucis penal para juntos assistirem à transmissão da TV Justiça, ele almoçou em casa com suas três ex-mulheres, as filhas e os irmãos. Confraternização familiar de quem poderia, dali a algumas horas, escutar o pior dos resultados.

Nós aguardamos sua chegada, falando baixo, sem grande excitação no ambiente, enquanto um técnico ajeita, no laptop, o projetor das imagens da TV que seriam exibidas na parede.

A diretora de cinema Tata Amaral discorre sobre seu filme “O grande vilão”, documentário sobre esse atual período da vida de Dirceu – “o homem mais perseguido da história da República” – e distribui termos de autorização de uso de imagem para os presentes, se assim o desejarem, assinar. Pelo que percebo, todos assinam.

Dirceu faz sua entrada. Cumprimenta um por um, agradecendo a presença. Parece calmo. E assim permanece. Ao nos despedirmos, diz: “O ministro Barroso estava certo, quando defendeu a suspensão da sessão até a próxima semana”.

Ele se refere à argumentação do ministro Luis Roberto Barroso, que, para garantir aos advogados plena defesa dos réus, usou a  frase “seria gentil e proveitoso dar aos advogados a oportunidade de apresentar memoriais”. Ponderação que o presidente Joaquim Barbosa acolheu muito a contragosto.

Na próxima semana, estaremos lá de novo, José Dirceu. Acreditamos em sua inocência.

Acredito em Mentirão, não em Mensalão, que para mim existe mais para desqualificar a luta dos heróis e mártires da ditadura militar do que para qualquer outra coisa. Para justificar o apoio dado pela direita reacionária de 1964 – as elites e a classe média manipulada – ao totalitarismo que massacrou nosso país, tolheu nossa liberdade e nosso pensamento, dizimou valores, destruiu famílias, acabrunhou, amedrontou, paralisou, despersonalizou e tornou apático o povo brasileiro por duas décadas.

E como alvo maior desse processo de desqualificação reacionária, que ressurge como um zumbi nostálgico assombrando o país, foi eleito José Dirceu, o qual, como bem analisa o cineasta Luiz Carlos Barreto, cometeu o grave delito de colocar no poder um sindicalista das classes populares, Lula.

Foi por obra, empenho, articulação e graça de José Dirceu que Luís Inácio Lula da Silva chegou a Presidente da República com um projeto político de sucesso, bem estruturado, um discurso certo, que o alçou não só a um patamar diferenciado de Estadista em nossa História, como também a um conceito internacional jamais alcançado por um Chefe de Estado brasileiro.

Grande parte disso pode ser creditada (ou, segundo interpretação de alguns, debitada) a José Dirceu.

Motivos não faltaram nem faltam para essa obsessão de tantos por destruí-lo.

 

63 ideias sobre “JOSÉ DIRCEU: NUNCA, ANTES, NA HISTÓRIA DESTE PAÍS, UM HOMEM SOFREU TAL LINCHAMENTO

  1. Como conseguem admitir tanta falcatrua e roubalheira a favor de um partido? Acordem! Ele foi condenado nesse processo, preso continuou recebendo dinheiro ilícito. Foi solto e agora é mais uma vez réu no processo de desvio da Petrobrás.
    José Dirceu, pode sim ter tido uma história de guerreiro e lutou pelo democracia, mas hoje, ele e o grande escalão desse partido estão envolvidos em grandes escândalos de corrupção jamais visto antes na história desse pais. Doa a quem doer, seja de qual partido for, eu apoio a verdade, a justiça e o Brasil antes de qualquer ideologia ou figura politica.

  2. Que ironia. O homem que apóia e faz apologia a ditaduras, se diz vitima. Teve as melhores bancas de advogados; teve todas garantias constitucionais para defesa. Se fôsse nas ditaduras que apoia, não teria nem processo quanto mais advogado de defesa.
    Vejam os casos de cuba, venezulea, bolívia.
    Sarcátco.

  3. Eu tenho 69 amos. Compartilhei juntamente com outros companheiros dos ideais do José Dirceu, Parreira, Meneguelli e tantos outros que defendiam a luta armada. E, como diz o ex-companheiro Gabeira, a nossa meta era derrubar a ditadura militar e implantar uma ditadura do proletariado baseado na filosofia socialista, nos moldes dos regimes cubano, chinês e soviético. Portanto, não me venham com essa história que a luta era pela democracia. Nunca foi.
    Não devemos distorcer os fatos e criar falsos heróis.
    Sofri, como todos que eram contra o regime naquela época, e por isto não aceito que mudem a nossa história.
    Éramos jovens, idealistas e acreditávamos que poderíamos mudar o país, Nada mais.

    Paulo Lina Justo Filho

    • De onde o traíra Gabeira tirou isso e o que o faz acreditar que a intenção da resistência ao Golpe era criar uma Ditadura? Qual a lógica disso se quando foram eleitos para governar o país mantiveram até os contratos ilegais das concessões de comunicação justamente para não serem acusados de desrespeito a essa tão falada “democracia” que nunca tivemos e não temos até hoje? Suas afirmações são desprovidas de nexo por falta de informação ou vergonha na cara?

  4. As provas são imprestáveis. Esse circo montado para condenar pessoas a despeito de interesses particulares é uma afronta a Constituição Federal e aos princípios básicos de direito. A grande imprensa, aquela financiada pela direita reacionária, esta prestando o maior crime do século XXI. Destruir a reputação de pessoas com os mais relevantes serviços prestados ao país no sentido de restabelecer a democracia e no mínimo, nojento. A história vai cobrar dos senhores julgadores do Supremo Tribunal Federal sua posição no dia de hoje.

  5. Hilde,
    Pode nos fazer um favor? Já que você estará com o ZD na quarta, aproveita e pergunta quanto ele já faturou com sua empresa de consultoria, quem são seus clientes e quais serviços foram prestados. Se ele te autorizar a divulgar a abertura dessas informações eu vou acreditar que ele nunca se beneficiou financeira ou politicamente do cargo que ocupou no governo e da influencia que tem sobre o partido.
    Cuidado para não se decepcionar e ouvir a cantilena de “fizemos por um projeto político”.

  6. É muito triste este momento que vivemos.Estamos nas mãos de desequilibrados do S T F…”julgam” por si mesmos…Vergonha.

  7. Força, combatente José Dirceu. Preso político na ditadura e na democra”tura”. Os oligarcas do stf e seu capitão do mato, Quincas (Batman) Barbosa tentam promover uma inquisição contra a sua ousadia. Sim, você é culpado! Culpado por ter ousado lutar contra a ditadura e de ter sido o principal articulador da vitória de Lula e de seu projeto de resgate da cidadania. Não sou petista e já fiz, e faço, muitas críticas ao seu partido. Entretanto, o que está em jogo não é a mera disputa política. Mas o ódio de nossas elites provincianas que não admitem ver, por exemplo, o filho de sua empregada doméstica dividir o mesmo banco de faculdade com o seu pimpolho. Ou, ter como vizinho de assento no avião, por exemplo, um catador de lixo. Ah, Zé Dirceu, essa ousadia as elites atrasadas não perdoam. E pior, contratam para a sua vingança um jagunço, um capitão do mato complexado e corrupto que se acha o tal diante dos holofotes da mídia e que, graças a isso, conseguiu um empreguinho para o seu pimpolho no programa do sócio do Xerécio (refiro-me a sociedade que têm numa invasão de uma ilha que é reserva florestal da União), o tal de Hulck.
    Alguém aqui falou que a história o absolverá. Resume tudo!

  8. Desculpem-me, mas algumas palavras sairam erradas e eu não as corrigi antes de apertar o enter.Corrijo agora: parabéns, cidadãos.Um grande abraço.

  9. O jose dirceu eh um ladra. As provas o condenou! A justica esta sendo feita. Cadei nele e em todos que participam dessa corrupcao sem fim. Ja vai tarde dirceu ladrao.

    • Pelo seu comentário, dá para perceber que não entende NADA de justiça, pois a Cartilha que você lê é a do PIG, por isso repete os chavões. Apoio seu, realmente, o Dirceu não precisa, não acrescentaria nada.

  10. “Liberdade! Liberdade!
    Abre as asas sobre nós!
    Das lutas na tempestade
    Dá que ouçamos tua voz!”

    Que Justiça seja feita: Equânime e Magnânima.

  11. Então o maior tribunal não tem competência para julgar?
    Por favor, não subestime a inteligência do supremo.
    Vc deve ser muito amiga dos corruptos condenados.

    • Há grande possibilidade de que o recursos infringentes sejam aceitos. Hoje a votação está 4X2 a favor. Se isso acontecer, vai haver novo julgamento para onze deles, incluindo Dirceu, em vários tópicos das acusações.

      Se isso acontecer, espero que volte aqui pra dizer que “o maior tribunal não tem competência para julgar”.

      Certo?

  12. Se realmente for inocente o tempo provará a verdade. Quanto a ser o maior perseguido da história da república, não concordo plenamente. Lembram-se de Ibsen Pinheiro, que atreveu-se a mexer com os poderosos? foi condenado por todos, mas no final, prevaleceu a verdade. Portanto, ao Zé Dirceu resta esperar.

    • Na epoca da ditadura, um artista torturado escreveu e cantou: “quem sabe faz a hora, nao espera acontecer”. Por isso foi torturado. Em nome da tua liberdade.

  13. Declarar apoio no faceboob é fácil. Eu quero ver esses petistas declararem tão incondicional apoio na maior arquibancada do Brasil, levantando a bandeira de São Dirceu, São Lula e seu Anjo Lulinha, Santa Dilma e o Santo aposentado…

    • Caro Marco Antonio. Os anjos e santos nao existem, concordo. Mas nesse pais o Estado de Direito vinha se consolidando graças a democracia que foi construída, entre outros pelos cidadãos Dirceu, Genoino, Dilma, Lula, Ulisses Guimarães, e seres humanos que acreditam na justiça e lutam por ela. A liberdade de expressão esta garantida na nossa constituição, a mais participativa da historia atual. Todo cidadão, em igualdade de condições, tem direito a presunção de inocência, a ampla defesa, a que a justiça apresente provas de sua suposta culpabilidade, a garantir o desengavetamento das provas de sua inocência que estão na justiça, a um julgamento justo, a duplo foro, a nao ser considerado criminoso por trabalhar pelo pais e pelos outros cidadãos. Alguns se sentem no direito de prender e arrebentar, como na ditadura, mas a justiça da democracia que construímos nao se trata disso. Pelo menos acreditávamos que nao seria assim, e temos o direito constitucional de continuar opinando e lutando por justiça. Se for necessário eu vou sim para qualquer arquibancada publica repetir o mesmo. Essas pessoas foram quando viviamos numa ditadura. Que tipo de seres humanos somos, para ter medo de falar o que pensamos em uma democracia?

      • Eu não sou petista, embora já tenha votado a favor do PT para tentar desclassificar o partido oponente e/ou não favorecer partidos de se beneficiarem com meu voto em branco. Escrevo aqui sendo uma anônima desconhecida, para agradecer por responder certos comentários com altíssimo nível de ignorancia que me deixou revoltada. Cada vez mais, pessoas que só conhecem o tamanho do seu umbigo estão querendo opinar e propagar uma cultura sem fundamento e ainda, querem julgar o caráter conforme seu humor ou estado emocional! Um dia, já sonhamos com a esperança de dias melhores e acreditávamos nas razões de lutar. E assim, uma boa parte, resignada como eu, se calou, mas eu não desisti. Admiro pessoas que escolheram persistir, independente das suas razões, pois elas me inspiram a prosseguir em busca de vitória. Viva a esperança!

  14. muito triste ler um texto desses e mais triste ainda ler os comentários, pessoas apoiando o ERRADO…. um zé desses nunca me representou, sempre trabalhei e paguei meus impostos, nunca precisei do estado pra nada… um cara desses nunca lutou pelo povo, sempre luto pelos seus… que apodreçam na cadeia, dr. zé, dr. genoíno…

    • O Sr. sempre trabalhou? Que bom, porque muitos ficaram desempregados quando o Brasil quebrou três vezes nos anos 90. Felicidades por ter emprego em um dos poucos países do mundo que ainda tem pleno emprego para seus cidadãos. E isso graças a “caras como esse”, que trabalharam para que você tivesse emprego, que falta na maior parte dos países do mundo, que entregaram a vida e a alegria de seus familiares para que você pudesse se expressar livremente. Quer você queira ou nao, quer você reconheça ou nao, quer você goste ou nao, você deve tudo isso a eles sim. E o que diz a historia do seu pais, e o que o mundo inteiro reconhece, esta publicado em todos os informes da ONU, Banco Mundial e FMI. Pena que você nao goste do que recebeu deles, da família deles, que sofre as conseqüências por ter garantido tantas conquistas na sua vida.

  15. Obrigada, Hilde. Não conheço o Zé Dirceu, não tive esta honra. Espero que você possa passar para ele o respeito e o agradecimento que eu e muitos outros brasileiros temos em relação a ele e à sua trajetória. E que possa ajudar-nos a consolá-lo nesses momentos. Estaremos torcendo juntas. Às vezes penso que isso não pode passar em branco. Que merece uma reação em cadeia. Não sei se e loucura, mas, mais que abaixo-assinado popular, esses que permitem aos cidadãos se expressar junto aos três poderes, penso também em presença física, algo como um protesto de luto silencioso em frente ao STF, só com cartazes de poesias, fotos, não sei, algo que mostre para ele e para a população, mesmo que poucos vejam, a injustiça que se está cometendo. O Congresso tem vários canais de comunicação com a cidadania. Mas o STF não. Uma vez entrei na pagina e mandei uma mensagem de protesto. Hoje tentei fazer o mesmo, mas não existe mais o espaço para comunicação com a cidadania. Talvez pudéssemos mandar cartas pelo correio, milhares, pelo menos para causar constrangimento. Não entendo e não aceito que digam que estes ministros juízes têm medo. Medo de que? Eles recebem salários de 28 mil reais por mês, têm estabilidade no emprego e muitas outras garantias, aposentadoria com salário integral até morrer. Muitos benefícios que a maioria da população não tem. Entretanto, nossa gente não tem medo de enfrentar a injustiça cotidianamente. É inadmissível aceitar que estes senhores togados com fantasia da santa inquisição tenham medo de algo, ao contrário, eles dão medo no cidadão. Claro que há exceções, pelo menos dois, o Levandowsky e o Zavasky. Outros finalmente se envergonharam por não saber sequer fazer contas simples de pré-primário, por “deixar-se enganar” (deixemos assim, por enquanto, o benefício da dúvida para não julgá-los com a mesma moeda que julgam os cidadãos) com datas de morte, com falta de provas. Que não venham se justificar com a palavra “medo”, seria muita hipocrisia. Se houver algo que possamos fazer, contem comigo. Apesar de que eu acho que o imaginário coletivo já está achando toda esta perseguição muito estranha, há algum tempo. Mas não consigo me sentir impotente depois de tudo que foi feito, com luta e sangue, pela democracia brasileira. Se eu não consigo, imagino o Zé Dirceu… por favor, mande-lhe um abraço, solidariedade e apoio. Mas, acima de tudo, um agradecimento pelo ser humano que é.

  16. Hildegard, Stuart, Zuzu, família de fibra da mais valiosa dignidade… de expressar com hombridade e mais pura arte, muito obrigada, porque às vezes a gente fica tão perplexa que não encontra palavras nem pra balbuciar…

  17. Obrigado, Hilde, por expressar com tamanho carinho, lucidez e exatidão tudo que sinto e que me amarra o coração. Diga a ele, Zé Dirceu, que dele mais perto estamos que imagina e assim permaneceremos para sempre. Até que reine a Justiça!

  18. Parabéns, Hildegard!

    O seu texto deve ser repercutido pelos blogs sérios e que se opõem à mídia elitista que não suporta que um operário tenha chegado ao poder.
    Dilma dá continuidade ao governo do Lula.
    A possibilidade se sua reeleição os enlouquece.
    E um dos grandes responsáveis por esse belo começo de transformação do Brasil, chama-se José Dirceu, como você bem disse.

    Há 12 anos a oposição é implacável e mentirosa!

    Daí, a importância de manifestos como os seus.

    Obrigada!

  19. Caro Sr. José Dirceu,
    venho aproveitar para me solidarizar convosco neste momento de calvário. Gostaria de aproveitar para lhe confortar e dar-lhe a certeza de que injustiça nenhuma prevalece mais que o necessário. Não sei se o creres ou não, porém, asseguro-lhe que Jesus, o começo e o fim de todas as coisas, tem grandes planos para você. Não temas. Muitos oram e torcem por você. Não podemos mais permitir uma nação de mentiras e injustiças, pais serem condenados inocentemente somente para satisfazer o desejo dos idolatras do capital. Força, Fé e Coragem.

  20. Assino embaixo de tudo o que você disse Hildegard Angel. Sou solidária a José Dirceu e reconheço nele um brasileiro forte, bravo e guerreiro. Torço para que alguma luz consiga penetrar no ambiente obscuro e hostil em que se transformou o plenário do STF. A luta continua Zé!

  21. Companheiros(as), não sou conhecida de José Dirceu e de nenhum de vocês. Me agencio a vocês nessa luta desigual .Venho aqui declarar a minha indignação por esse julgamento político e arbitrário, conduzido pelo sr. Joaquim Barbosa e ratificado pela maioria dos juízes do STF. Estão julgando o José Dirceu como se ele fosse o sistema político. Enquanto os verdadeiros ladrões deste país estão soltos e comemorando. Minha mensagem vai para o José Dirceu: sei da sua história. A luta que você abraçou incomoda muito a direita do mundo todo, ainda mais com a eleição do Lula que deu no que deu, estamos lá e fortes (o povo). Para mim você é um homem de fibra, forte, corajoso, audacioso, talvez até algo que se aproxima do “super-homem” de Nietzsche, aquele que faz o atravessamento da vida em sua integralidade e suporta a tragédia, sabendo que fez escolhas, que tem carácter. Espero que a coragem, a coragem da forma como Nietzsche concebeu, seja sua companheira e que você mostre para este bando de covardes que você é o nosso José Dirceu e que eles jamais lhe abaterão. Receba esta mensagem como prova de uma verdadeira amizade, uma amizade que se confraterniza pelos ideais afins e sofrimento quando o outro sofre. Não dê o gosto à direita de vê-lo abatido, o que você está vivendo é parte da luta. Claro que você está triste por ter sido insultado e linchado publicamente, sem direito de se defender. Poucas pessoas estão entendendo o que se passa, nós ainda sofremos o processo de alienação, tudo tem a aparência do justo. “O politicamente correto” é assustador e tem a falsa aparência da verdade. A ditadura ainda não acabou. Eu fico imaginando muitas vezes: o que será que ele vai fazer agora??? como será que vai dar a volta por cima mais uma vez? um grande abraço dessa amiga desconhecida. Cássia.

  22. Eu já disse aqui mesmo o que penso sobre a condenação de José Dirceu sem provas com base em presunções jornalísticas e ilações herméticas, todas agravadas pelo fato de ele não ter provado sua inocência (uma exigência absolutamente inconstitucional). O STF proferiu a condenação injusta e não vai modifica-la para não afrontar a mídia. Portanto, ficarei aguardando a reação do réu e ficarei bastante decepcionado se ele não desafiar o STF na OEA e na ONU.

  23. Hilde, sempre MARAVILHOSA.
    Jornalismo, fatos, emoção.
    Você é ÚNICA. Obrigado por existir!

  24. Realmente, mas o PT e José Dirceu sabedores que a Elite e a direita conservadora ficariam de prontidão pra boicotar o governo, cometeram um erro básico, arriscando toda um história de lutas e de serviços, nivelando por baixo. Esse é preço!

  25. Parabens, Hilde!!!
    Num momento onde muitos massacram, acusam, julgam, onde o odio é aparente… Palavras de acalanto, de coragem, palavras humanas em defesa de um homem que apesar de tudo não demonstra o peso dos que o julgam e que mais um vez da uma lição de humildade recebendo tudo de forma discreta !!!

    Parabéns!! Estamos juntos nessa luta!!
    Muito obrigada por nos confortar com seu texto!

  26. Parabenizo a colunista pela sinceridade e sentimento do texto, ao qual me associo, e a todos e todas que veem nesse tribunal de exceção, protagonizado por juízes da nossa alta corte de justiça, um momento de insegurança para todos que precisam de justiça. O que acontece com o obstinado José Dirceu, cria uma jurisprudência popular de um STF forte, com ministros fracos e limitados.

    A estátua da Deusa Têmis, em frente ao STF, tem seus olhos vendados hoje para o horror que é cometido no interior daquela casa, não pelo simbolismo da imparcialidade da justiça.

    O julgamento da AP 470 parece ter iniciado com a sentença “transitado em julgado”. Tudo o mais, desde o início, parece cumprir apenas formalidades processuais e verniz de garantias constitucionais.

    Faça-se justiça ao ministro Ricardo Lewandoswki, que enfrenta a ferocidade midiática e do seu presidente e relator, Joaquim Barbosa, com altivez e coragem. É seguido por poucos, mas o bastante para provar que há discrepâncias e um desejo de vingança não se sabe porquê, ainda.

    Lamento muito o que passa o cidadão brasileiro José Dirceu. Gostaria muito de estar ao lado dele, de poder dizer-lhe o quanto ele foi e é importante para os brasileiros que viram suas vidas mudar, para melhor. De ver um País com uma fisionomia mais justa, mais “PARA TODOS”. Talvez isso tenha valido sua sentença na cabeça de quem deseja um Brasil “PARA POUCOS”.

    Transmita, cara jornalista Hildergad Angel, um fraterno abraço a José Dirceu e um sentimento de orgulho por tudo que ele fez e pela coragem com que enfrenta a pior das ditaduras: aquela que não se permite justiça, nem respeito a um “réu”.

    Torço que em algum momento, o mais rápido, José Dirceu tenha de volta seus direitos e sua vida. Seu calvário, é um aviso dos poderosos, mas uma cartilha para quem quer um Brasil justo.

    Força, Zé Dirceu! Forte abraço!

    • Faço minhas, suas palavras, Edson Júnior.
      Seu texto se ombreia ao grande José Dirceu e à corajosa Hildegard!

      Conclamo a todos que estão ao nosso lado, ao lado de José Dirceu e todos os que estão sendo massacrados nesse julgamento vil, que venham aqui, venham aos blogs que se opõem à mídia suja e manipuladora, para gritar por justiça.

      Não podemos ficar calados!

  27. quinta-feira, 5 de setembro de 2013

    José Dirceu.
    José Dirceu será o nosso preso politico?
    E o que uma Ditadura não conseguiu
    Fazer com o José Dirceu, a Democracia
    Fará? e a sede para desmoralizá-lo é
    Grande, e o que mais causa indignação,
    É que a instituição que o condena, sem
    Provas, a violentar seus direitos e defesa,
    É o STF, Supremo Tribunal Federal;
    Um tribunal que tem entre seus pares,
    Alguns dos seres mais abjetos da nação
    Brasileira, e darei nomes aos burros:
    Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa,
    Luiz Fux, Marco Aurélio, entre outros;
    Quem quer pegar o José Dirceu, para
    Reverter o prestígio perdido junto ao
    Povo, é o mesmo supremo que beneficiou
    Salvatore Cacciola, Daniel Dantas, Roger
    Abdelmasif; é horripilante ver um réu
    Preparar uma minuciosa defesa, baseada
    Em fatos, em provas, em artigos e
    Parágrafos do Código Penal, e da
    Constituição, e essa defesa nem ser
    Apreciada, nem sequer lida, analisada; o
    Interesse é o de condenar, prender, e assim
    Dar a volta por cima aos olhos da opinião
    Pública; o fato é mostrar a vítima algemada,
    Humilhada, derrotada, coisas que os
    Militares não conseguiram fazer; mas o
    José Dirceu é o guerreiro do povo
    Brasileiro, é o exemplo para toda uma
    Geração; é a História viva do Brasil, onde
    Já escreveu o próprio nome com luta em
    Nome da Liberdade, e da Democracia,
    Com a qual tentam apunhalá-lo, mas o outro
    Nome de José Dirceu é justamente Liberdade.

    • Cacciola, Daniel Dantas, Abdhelmassi – é triste ver um herói da Pátria como Dirceu ser julgado pela mesma Corte de exibicionistas que julgou (???) e absolveu (ou liberou) essa corja. Parabéns pelo comentário, Ivanovitch. E brilhante a sua análise, Hilde, querida. Enquanto isso, o escândalo do metrô de SP é tratado pela grande imprensa como uma obra menor, coisa de batedores de carteiras da Central do Brasil.

    • Grande pronunciamento Medina, parabéns, tem mais bandidos absolvidos por esses homens que se dizem estar acima de tudo e todos, só mais um exemplo os assassinos da pastora Doroty foram inocentados por eles. O Zé Dirceu, ser condenado sem prova contra ele é, um caso inexplicável. Que crime cometeu? defender o plano de governo a que pertence é crime? ou os canalhas que vendem seu voto pra aprovar medidas do governo? esses sim teriam que pegar 50 anos de cadeia, canalhas: Roberto Jeferson e cia. E o povo dos trens de S. Paulo como ficarão?

    • Disse tudo, posso copiar e divulgar isso no e-mail? deus é maior que os representantes da ditadura militar que consegue mudar a opinião pública usando de todos os artifícios para isso. E o mensalão dos tucanos mineiros quando será julgado ou ao menos aberto para apreciação? Vamos defender isso….

  28. Desde o início do PT confio nos meus companheiros. Já escrevi em outro site, tirando a parte política, jurídica e outras mais, tenho sofrido com tudo isso. É uma dor da alma. A história (pena que demora) dirá quem são os bandidos dessa história. Um forte abraço e a esperança vermelha prevalecerá. E que Deus nos ajude.

  29. Estive ao lado do Zé Dirceu todo esse tempo em que ele vem sendo massacrado a todo instante.Aguardo o resgate deese valoroso brasileiro.
    Adelante!
    Esmorecer jamais!

  30. Dizem que temos preconceito contra o Ministro Joaquim, mas ele é que tem contra o PT.Tem tanto que está se tornando um tirano. Quer cortar a cabeça de todos , para aparecer como o homem que conseguiu derrubar um dos grande defensores da democracia em 1968.

    • Zuleika, lave a latrina p/ falar do Ministro Joaquim Barbosa, ainda é o únilco honesto que resta naquela pocilga.

  31. Conheci o Zé Dirceu como meu líder estudantil na época do secundário em 1968, estava entrando no primeiro ano de faculdade e era secretária co Centro Estudantino de Guaratinguetá. Sempre foi um líder, carismático, emblemático, lutador que se destacava na classe estudantil, junto com o Palmeira( Wladimir). Em Guará tínhamos amigos comuns e sempre acompanhei sua trajetória de lutas. Tenho certeza que só a história lhe fará justiça no devido tempo. A nós, seus contemporãneos resta lutar com ele para que a INJUSTIÇA que hoje o alcança não seja consumada!!! Força ZÉ DIRCEU, conte sempre com minha amizade e apoio.

    DADINHA DA UNESP. GUARATINGUETÁ SP

    • Hildegard Angel em nenhum momento de sua coluna fala do que José Dirceu está sendo acusado, por conveniência pessoal. Afinal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal com base nas informações apuradas pelo poder público condenaram José Dirceu e muitos mais por diversos crimes.
      Muito mais do que JOsé Dirceu, heróis e mártires da Ditadura Militar fomos nós, povo brasileiro, que aqui ficamos e defendemos a Democracia em todos os momentos, até ela ser restaurada. Conforme tem dito Fernando Gabeira, muitos “revoltosos” não defendiam a Democracia e sim a instauração de um regime esquerdista, como vemos essa descabida relação do governo brasileiro com Cuba. Espero que o ministro Celso de Mello vote contra os embargos infringentes e encerre essa tão conturbada AP 470. Valter Rocha, brasileiro, carioca, 72 anos.

      • Valter Rocha, brasileiro, carioca, 72 anos, e até hoje parece que não conseguiu entender nada do que se passa diante de seus olhos.

    • De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.
      Rui Barbosa

      Vcs me fazem rir. São farinha do mesmo saco …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.