‘PRIMAVERA À BRASILEIRA’: RADICALISMO SEM CONTROLE E, ORGANIZADOS, APENAS O CRIME E OS PENTECOSTAIS

Publicado em: 17 de julho de 2013 às 15:48

O que me impressionou não foi o índice alto de acessos à crônica publicada aqui sobre o casamento “Bastilha” no Copacabana Palace, mas a reação raivosa, odienta, sangue na boca, de tantos e tantos que se manifestaram e ainda se manifestam.

Isso só fez reforçar minha convicção de que o momento é extremamente grave, e precisamos disso ter consciência. O radicalismo toma conta do país. Digo mais: estamos às vésperas de entrar numa guerra civil.

Fomentado pela grande mídia, o ódio da classe média manifesta-se nas mídias sociais, nas ruas, nas cartas aos jornais, nos bares, nas conversas.

Num projeto golpista, temendo a continuidade do governo PT, uma mídia irresponsável, inconsequente, com sua curta visão, fez sua audiência acreditar que todos os males crônicos do Brasil advêm da era Lula.

Corrupção, crise hospitalar, deficiência do ensino, do saneamento, mazelas que somam pelo menos cinco décadas de omissões em gestões sucessivas, se é que podemos chamá-las de “gestões”, são debitadas aos governos petistas, justamente aqueles que apresentaram e apresentam os melhores resultados no desenvolvimento econômico, na política externa, na qualidade de vida, na justiça social, no reconhecimento internacional, na distribuição de renda e em inúmeros outros méritos.

Tanto fizeram, tanto insistiram, numa campanha de tal forma poderosa, insidiosa, obsessiva, continuada, que conseguiram chegar ao cenário que pretendiam: o país desmoralizado internacionalmente, a presidenta impopular, a economia em queda, manifestações nas ruas.

Cegos, imprevidentes, imprudentes, os donos desta mídia, os membros desta sigla, PIG – de Partido da Imprensa Golpista – acabam por dar o Golpe neles próprios, pois a primeira vítima é ela mesma, a mídia, que acendeu o fósforo, mas quem jogou a gasolina foi o Facebook, foi o Google. Só então a grande e forte mídia brasileira percebeu o quão é pequena e frágil, uma formiguinha, perto das redes sociais.

E deu no que deu: para cobrir as manifestações, só com os repórteres no alto dos prédios, dialogando com os cinegrafistas no alto dos helicópteros. Se chegassem às ruas, eram escorraçados, enxovalhados, linchados. Os microfones, pelados: não podiam exibir logomarca de emissora.

Daí que essa campanha que agora vemos em grandes jornais e redes de TV contra a espionagem americana não é por nacionalismo, é por interesses econômicos. Nossos big shots das comunicações abriram, enfim, os olhos e  se deram conta de que o Google já fatura 50 bi contra 120 bi da mídia mundial. É uma fatia muito grande, não?

Porém, o leite derramado está: como frear esse ódio, essa sede incontrolável de vingança contra os ricos, e de modo indiscriminado, em que o joio é misturado ao trigo? Corruptos aos íntegros? Tudo junto e misturado: dinheiro ganho por debaixo dos panos sujos e dinheiro conquistado sob o lenço encharcado do suor do trabalho? Quem vai conseguir puxar esse freio?

Na hora da raiva generalizada, a riqueza dos outros é toda igual. Com o ódio vem o ressentimento das classes, das diferenças, da inveja, da ganância do bem do próximo. É o vale tudo de rua contra rua, bairro contra bairro, vizinho contra vizinho, parente contra parente, irmão contra irmão.

E quando essa ira da classe média se alastrar até os pobres, os muito pobres, os miseráveis, os iletrados, quem vai conduzi-los? Quem tem liderança, neste momento, em nosso país? Quem são nossas lideranças?

Os movimentos nas ruas já mostraram que não há quem os guie. As centrais sindicais convocaram greve geral e foi um fiasco. Não lideram mais. Os movimentos estudantis, igual. Acomodaram-se nestes 10 anos de ante sala do poder. O PT, nem se fala, bem como os partidos aliados do governo. Acostumados a ser oposição desde sua origem, desmobilizaram suas “massas” e não as entusiasmam mais com a mesma intensidade e velocidade de antes.

Os partidos de oposição, DEM, tucanos e correlatos, de elite, não têm liderança popular, nem sabem ter. Botam na rua, se muito, alguns gatos pingados. Agem na base da intriga dos punhos de renda, dos corredores, cochichando coisas nos ouvidos e nos IPhones dos editores de revistas e colunistas de jornais. Não são povo.

As únicas lideranças com poder de mobilização no país na atualidade são: 1) O Crime Organizado.; 2) As Seitas Pentecostais (Igrejas Evangélicas). Escolha seu líder…
O Crime Organizado já disse a que veio nas manifestações. São as milícias que vandalizam, a Polícia Federal já identificou. Há vídeo de policiais trocando as fardas por roupa de civis para em seguida se misturarem às passeatas. Na agitação com coquetel Molotov em frente do Maracanã, no dia do jogo da Copa das Confederações, o grupo era de milicianos, a Polícia apurou.

Com o povo nas ruas, as milícias no Rio de Janeiro retomaram sua força perdida, se reorganizaram. A ausência do secretário Beltrame neste processo de retomar o controle da situação está sendo vista, pelos observadores, como sua recusa de participar de qualquer tipo de “acordo” com essa turma para restabelecer a “ordem”.

Um retrocesso. É isso que a grande mídia do golpe conseguiu produzir para o país. O PIG. Manipulando a atração juvenil pelas ruas. Incensando, insuflando o ódio da classe média contra a classe operária, contra o analfabetismo dos “lulas”.  Projetando uma imagem desfocada da realidade nacional, ao atribuir aos governos do PT as mazelas absolutas e a exclusividade da corrupção no país desde o seu Descobrimento.

O PIG atirou no próprio pé. Se a palavra, em inglês, não significasse Porco, eu o chamaria de Burro.

Por tudo, recomendo muita calma. Sugiro cautela. Bom senso, cabeça fria. O momento é tenso. Estamos às vésperas de o povo, o povão verdadeiro, embarcar nessa onda revoltosa, podendo se transformar numa Tsunami avassaladora, levando tudo e todos de roldão.

Para o Dia 7 de Setembro, está sendo convocada, com estardalhaço, grande manifestação nacional. Vão tentar uma “Primavera à Brasileira”. Depois disso, tudo poderá acontecer.

88 ideias sobre “‘PRIMAVERA À BRASILEIRA’: RADICALISMO SEM CONTROLE E, ORGANIZADOS, APENAS O CRIME E OS PENTECOSTAIS

  1. Era o que eu mais temia quando as manifestações começaram. Concordo: tudo pode acontecer agora, justamente no momento em que o país ia tão bem. Tristes trópicos.

    • Li o artigo com bastante atenção e confesso……há tempos não lia algo tão claro , preciso e conciso. Parabéns Hildegard ……só não concordo com o parágrafo em que você tenta inocentar o PT pelo que vem acontecendo. Verdadeiramente a maior parte dos problemas citados existe há décadas……. mas o PT, com sua sede de poder pelo poder, e se utilizando de todos meios possíveis e imaginávei(sem ética, sem moral, sem caráter, sem princípios) é sem sombra de dúvida o maior responsável por tudo isso que está acontecendo.
      Eu diria que ele esticou a corda ao máximo e agora vai colher seus frutos.

      • É Cláudio,você compreendeu muito bem boa parte desse esclarecedor artigo de Hildegard.
        Faltou interpretar devidamente o parágrafo sobre o PT :a suas palavras repetem o que a mídia tem tentado impor ao povo brasileiro.
        NÃO para qualquer leitura enviesada desse artigo tão lúcido e apropriado para o momento em que vivemos.Obrigada,H .ANGEL!

      • Só para ratificar o que vc disse, Claudio, não se pode isentar o PT, muito pelo contrário, ele é o principal responsável pela continuação do que os governos anteriores fizeram. O PT perdeu feio a maior oportunidade que ele teve nas mãos. E ainda fez muito pior. Agora já era!!! O que vai vir pela frente??? Essa é uma incógnita ainda sem resposta, porque a grande massa popular não tem cultura, informação, conhecimento e estofo democrático, enfim estrutura social e política para escolher um caminho e ai poderá seguir só por instintos, sem a razão necessária, abrindo brechas para o indesejável e o imponderável.

      • Claudio!
        Não sou petista, mas quero te dizer que esta tua opinião não difere em nada da opinião do DEMO.TUCANALHAS e OUTROS de mesmo naipe.
        Como é q/ vc. diz concordar c/ o artigo e expressar a mesma opinião dos canalhas?
        Me desculpe, mas o q/ vc. escreveu deixa a intenção q/ é um deles, não acredito q/ seja, apenas mais um raivoso de conciência errada.
        O que há entre os contrários? ……………………………………….
        R. Um forte elo de ligação.

      • Meu caro, leia de novo o artigo, mas desta vez preste a atenção.
        Se você ainda achar que o PT é o responsável pela anarquia, que chegou ao Poder de outra forma que não fosse a Democracia no mais puro modelo, fique lendo e relendo, mas de boca fechada: você não entendeu nada!
        O que acontece no País é fruto da difusão da mentira e do ódio que tantos têm pela Democracia.
        É porque alguns não aceitam, de forma alguma, o jogo democrático é que estão tentando nos levar à anarquia.
        E o PT não tem nada com isso.

  2. Esta campanha odienta não começou agora Hilde. Na verdade ela começou por ocasião do “atentado com bolinha de papel no José Serra”. Quando a imprensa transformou uma brincadeira em violência, acendeu o ódio nos dois campos. No campo da Direita, que se sentiu simbolicamente agredida. No campo da esquerda porque ninguém tem “sangue de barata” para aceitar provocação baseada numa mentira deslavada e numa clara tentativa de transformar um episódio irrelevante numa questão de princípio e de segurança nacional.

    Já naquela época percebi uma transformação à minha volta e em mim mesmo. Logo depois do incidente estava num café zoando os eleitores em potencial do Serra por causa da história. Então, um tucano raivoso se aproximou e me disse rispidamente que o caso era muito sério, que aquela violência simbólica era inadmissível e que eu teria que tomar cuidado ao invés de brincar com o incidente. A resposta que dei ao tal foi igualmente ríspida e expressando tanta violência que ele saiu de perto de mim.

    Disse ao provocador engomado e perfumado que ainda estava em tempo de esmagar a cabeça daquele filho-da-puta do José Serra com uma pedra de duzentas mil toneladas e que muita gente poderia ser esmagada junto com ele. Então um amigo meu de mais de 20 anos, tucano que me fazia companhia no café, disse-me que eu estava muito exaltado. Disse-lhe que estava mesmo, que não aceitaria aquele tipo de provocação de ninguém e que se fosse necessário ia “meter bala” em qualquer filho-da-puta que tentasse melar a eleições por causa daquela brincadeira da “bolinha de papel”.

    O clima azedou entre eu e meu velho amigo e ficamos sem nos falar por bastante tempo. Naquela época tive ainda dois arranca rabos feios com pessoas que almoçavam no mesmo restaurante que eu. Num deles disse ao cão raivoso do Serra que se ele quisesse uma guerra civil ela entraria pela porta da frente da casa dele. Ele saiu espumando e depois voltou para me pedir desculpas tamanha foi a carga de raiva que percebeu eu mim.

    Curiosamente, porém, sou uma pessoa pacata. Sou advogado há mais de 20 anos e costumo resolver disputas no Fórum de uma maneira civilizada. Não forjo provas e sigo as regras. Uso todo os recursos previstos em Lei e me conformo com a decisão final quando não há mais nenhuma possibilidade de modificá-la. Como você vê, a imprensa acordou um verdadeiro animal dentro de mim e ele se transformará numa besta-fera destrutivo assim que um novo contexto seja criado por esta direita. Não vou aceitar um golpe, não deixarei de “agir”.

    “Agir” neste caso é um vocábulo que remete às mais antigas tradições políticas. “Agir” significa iniciar algo novo e levar adiante a ação até sua mais tenebrosa consequencia, qualquer que seja ela. “Agir” significa usar todos os meios para combater, derrotar e destruir de uma vez para sempre meus adversários. “Agir” sem freios de qualquer tipo. “Agir” sem Lei, contra a moral, ignorando a ética e tendo em conta apenas uma meta: vitória ou morte.

  3. MORO EM SALVADOR, E TENHO ACOMPANHADO COM PREOCUPACAO ESSA EXPLOSÃO DE FURIA, ISSO PODE GERAR INCLUSIVE UM CRISE INSTITUICIONAL, DA DEMOCRACIA, E SEM ELA PRA ONDE VAMOS? PARA A BARBARIE
    ADOREI SEU TEXTO

  4. Texto lúcido- analise perfeita de nosso momento – espero que as pessoas tenham um pouco dessa sua lucidez.

  5. só quem é cego que não viu esse oba oba anunciado, esse esbanjamento de dinheiro em coisas supérfluas , nada de obras definitivas que não dão votos..só futebol ,copas ridiculas olimpiadas para iludir o povo que não tem o basico,agora vem o medo das consequencias…. se esse congresso vendido não se modificar , essa presidente não prestar atenção ao que o povo está pedindo acho que a casa vai cair…. uma brasileira consciente.

  6. Fique tranquila Hildegard, golpes não mais. Os governantes se afastaram do povo, institucionalizaram a corrupção e deu no que deu. As nossas instituições serão mantidas e ocupadas por gente melhor que os Collors, Sarneys, Lulas, Aécios e tantos outros.

    • A grande mídia emburreceu seus telespectadores, eles não conseguem distinguir ninguém e partem para a generalização.

  7. Todos desesperados com a falta de tudo e os excessos do poder. Uma massa de rinocerontes se forma no Brasil e ai de quem estiver na frente. Quem aqui já não teve ou conhece alguém que teve a casa invadida, eu já! Quem aqui não foi assaltado? Eu fui! Quem aqui não sabe de algum assassinato de amigo ou outra pessoa. Eu conheço, meu próprio tio, o produtor Almir Chediak. Chamem a polícia e ela não vem, e se vem te confunde com o bandido ou te cobra a propina. Como andam os serviços? Bons? E os preços, impostos e tudo mais que você precisa para viver? Uma corrupção só!
    E quando tudo isto vai parar? Nunca, se a manada não passar.

  8. Peço aos que frequentam este blog, que repliquem este excelente artigo através das redes sociais, o máximo possível, para ver se ilumina um pouco as mentes alienadas.

  9. “Num projeto golpista, temendo a continuidade do governo PT, uma mídia irresponsável, inconsequente, com sua curta visão, fez sua audiência acreditar que todos os males crônicos do Brasil advêm da era Lula.”

    Vc definiu e resumiu tudo que acontece neste parágrafo.

  10. E pensar que o STF (outrora quase ninguém conhecia os Ministros) aderiu ao PIG num Show montado no julgamento do “Mensalão”, cada um querendo aparecer mais do que o outro, atropelando a Constituição e o Código Penal. O Ministro Lewandowski que era o único que julgava com critérios e dentro da lei, foi induzido pela mídia a ser criticado e debochado, numa total inversão dos valores. Chegar ao ponto de uma revistinha, que não “vejo” nunca, colocar o Relator como Batman, possível candidato à Presidência, por estar servindo aos interesses do PIG, e os incautos acreditando, até que as máscaras vão caindo, caindo, caindo…..Realmente, está preocupante a situação.

  11. Esse “clima de roubalheira” é criado por pessoas que perdem eleição e não se conformam. Esse tipo de campanha é manjada, foi deslanchada contra Vargas, Juscelino, Jango, Lula e Dilma. É o samba de uma nota só desses eunucos mentais udenistas.

    • Preferiam o tempo em que a ‘roubalheira’ era escondida pela imprensa, que se beneficiava, e não combatida.

      Quase toda semana a PF desarticula uma quadrilha, há 11 anos ela perseguia políticos, era mal aparelhada, uma verdadeira fábrica de dossiês. Investigação quase nula.

  12. Realmente alguma coisa estranha está no ar. Não consigo entender o porquê dessas insistentes manifestações na porta do Sergio Cabral. Não votei nele, nem o admiro, mas fazer manifestações na porta da residência dele, para mim é baderna. O protesto seria pertinente, na porta do Palácio. Quem e o quê está por trás, começa a assustar.

  13. Parafraseando Chico Caruso: “VIDE EGITO EVITE AGITO “. É sempre bom lembrar que o golpe militar de 64 se auto intitulava “revolução salvadora” que atendia aos apelos contra o comunismo, como a passeata da ftradicional família mineira pela propriedade e liberdade. Apenas criticar as instituições políticas é um convite a golpes. Os políticos estão longe da perfeição, tal como o resto da sociedade ( por exemplo, há empresários, taxistas, estudantes , médicos honestos e desonestos), porém seria pior sem eles. É pelo voto e não pelo agito que devemos ir melhorando nossas instituições. O regime democrático não é perfeito, mas é o melhor que existe.

  14. Ótima visão, esclarecedor, do jeito que coisa está fica difícil colocar este ponto de vista aos amigos conservadores que compram a história do jeito que está sendo contada pela grande mídia. Quem vai contar a história vista por este lado ? Ao meu ver vc tem credibilidade para isso. Parabéns!

  15. Confesso que há muito tempo não lia um texto tão bom e acessível. Sua analise é muito boa. Parabéns!

  16. Parabéns pela excelente análise. Pena que nem todos tem essa capacidade de percepção. Concordo com todas as suas colocações, entretanto considero ser necessário mais que isso para reverter essa tendência catastrófica, e passa pela mea culpa desse mesmo PIG, isso se ainda der tempo….

  17. Mauro Duarte disse…
    Análise mais lúcida até agora. Parabéns!
    Acrescento que com os EUA assistindo à ascensão de nações ao poder político e econômico ( o Brasil entre elas ), vendo seu poder hegemônico ameaçado, mas ainda com muita influência sobre aqueles que se curvam ao seu imperialismo (um exemplo recente é o caso do Evo Morales que teve que pousar na Áustria ), uma instabilidade aqui é muito oportuna para eles, aliados à direita que quer voltar ao poder, recuperarem a influência perdida, parcialmente, na América Latina. Estamos nos abrindo para um golpe.

  18. Sinceramente, o MELHOR TEXTO sobre os atuais acontecimentos em nosso País. Milhões de vezes mais claro e elucidativo. Você conseguiu sintetizar e expressar neste texto o que centenas de milhares de pessoas gostariam de ter feito. Muito obrigado por ter me propiciado nestes poucos minutos de leitura, toda a inteligência e coerência quem vem sobrepor este lamaçal de besteiras e barbaridades que a grande mídia vem nos empurrando goela abaixo. OBRIGADO!!!!!

  19. Ninguém está levando em conta a atuação dos partidos emergentes e seus grupos de pressão, organizadíssimos, que também vêm atuando desde que alguns petistas se desfiliaram do partido e criaram partido novo, o qual foi aos poucos aliando-se ao PSTU, PCB e PCO. O movimento ‘ocupa’ é do PSOL e realizou várias ocupações forçadas em praças e reitorias. O grupo ‘Levante Popular da Juventude’ também é desse partido. O nome do blog do PSTU é ‘molotov’ (precisa dizer mais algo?). Juntos (esse também é um nome de grupo de jovens do PSOL, que atua em conjunto às vezes com os outros partidos citados), eles realizam um trabalho de desestabilizar o PT, já que seus partidos conseguiram se infiltrar em espaços que eram antes ocupados pelo Partido dos Trabalhadores, que por falta de pernas para estar no governo e nos movimentos, acabou perdendo espaço aí. O mote permanente é criticar e combater o PT e qualquer aliado seu, como faz a direita também com sua mídia convencional. Só que esses partidos têm mais poder de mobilização via internet, usando-a com mais habilidade e de modos mais versáteis. Criam lemas que funcionam como campanhas de marketing negativo: contra os eventos desportivos, contra as políticas de Saúde e Educação, contra obras, tudo feito com planejamento e usando a mão de obra gratuita de sua militância jovem. Mas apelam também para o ódio, chamando Dilma de vaca e Cabral de facínora, justamente como a direita faz. Fazem coro com a direita na questão da ‘corrupção’, como se tivesse começado ou piorado agora, também criam alarde para a dívida pública, ao comparar algumas rubricas de modo arbitrário (p.ex., juros da dívida X investimentos sociais – como se pudéssemos não pagar algo que foi contratado), também falam mal dos políticos, ajudando a criminalizar uma classe que, bem ou mal, é importante, já que representam ao menos quem neles votou conscientemente. É uma esquerda burra e cobiçosa, que prefere ajudar a desestabilizar o país para colher migalhas que tentar fazer alguma contribuição positiva para que mude, sem violência e sobressaltos. Ela marcha, quando quer, mesmo tendo que esconder bandeiras, juntinho com a direita raivosa e egoísta. Fariam ‘intifada árabe’ aqui, se pudessem, para depois se autodeclararem nossos líderes e vanguarda esclarecida …

  20. O Brasil mudou, mas as forças obscuras e retrógradas são as mesmas desde o golpe militar, a nossa imprensa é a mesma daquele período nefasto que jogou o país na lama por 21 anos.

    Já que tá complicado ganhar com a Democracia em vigor, já que não cativa ninguém porque não tem propostas melhores, nada melhor que criar um clima de instabilidade…

  21. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura diz o sábio ditado popular. A Mídia (PIG ) vem tentando desmontar o governo do PT desde que Lula se elegeu presidente. Tentando de todas as formas colocar na cabeça do povo que os petistas são corruptos, caso “mensalão” , fabricando crises de maneira super irresponsável diariamente em toda imprensa, falada, escrita e televisionada. O Governo não se posicionou e deixou a bola de neve ir crescendo… Temos um ministro da Comunicação fraquíssimo e o da Justiça tb. É tanto que nem o boato do bolsa escola ficou esclarecido. Dilma tem uma agenda super positiva e recheada de projetos importantes para todo o Brasil, mas que fica no anonimato, fechado e sem divulgação nacional. A TV NBR não tem audiência e é um canal fechado. Eu acompanho diariamente e cobro mais divulgação. O Judiciário é parcial, omisso, seletivo e partidário e infelizmente mtos que estão lá foram indicados por Lula e Dilma. O Legislativo é composto de picaretas que não têm compromisso com o Brasil. E a Dilma, com sua agenda lotada de trabalho, ficou distante dos movimentos sociais e sindicais, achando que o controle remoto resolvia e que preferia o barulho da imprensa ao silêncio da ditadura. Ou se democratiza a comunicação ou vamos ter golpe! O povo foi absorvendo o veneno global, gota por gota, e ficando cego, emburrecido, dominado. Dilma cuidando em dar o alimento, e o PIG enchendo a cabeça do povo de mentiras. Os aproveitadores agora estão com a faca e o queijo na mão. O campo está mesmo minado. Meu Deus! Justamente em um momento tão especial, em que tudo estava se encaminhado bem, a economia deslanchando, a credibilidade do Brasil em alta, as políticas sociais dando certo, o emprego com carteira assinada batendo recorde, o sonho da moradia acontecendo, o poder de compra do brasileiro lá em cima… vem uma tragédia dessas. O que fazer em um momento desses? Até os médicos estão usando e abusando de seus diplomas. Organizados em cartel, querendo detonar o governo. Não vou perder a minha esperança nunca. Mas tomara que não passe de marolinha e que tudo volte ao normal. Amo de paixão essa minha pátria chamada Brasil. #ApoioDilma o plebiscito e as reformas!

  22. Acho que naquela época o mundo era radicalmente dividido. Esquerda versus direita. Agora, não. Até a China é mais imperialista que os EUA!!!. Acho que essas manifestações foram uma explosão de insatisfação contra a corrupção e a falta de sintonia dos governantes com o povo. Não só os atuais; os partidos nossos só “pensam” em poder, em mandar, etc. Não penso que aja clima para golpes de estado. Espero que as lideranças se renovem e esses Sarneys, Malufs, Calheiros, Lulas, Collors, Jefersons da vida sejam aposentados pelo voto, ou pela falta de votos.

  23. Repetitiva a afirmação de que Hildegard escreve bem. Na verdade há algo mais consistente aqui. A colunista percebe bem a realidade em movimento. É seu dom intuitivo essa capacidade de enxergar e de sentir, indo à origem, passando pelo movimento, percebendo o sentido e premonizando os resultados. O fato é que temos ouvido de intelectuais, politicólogos, sociólogos e jornalistas muitas carradas de besteirol, porque tem buscado em teorias e paradigmas de outros sistemas e contextos históricos explicação para o que aconteceu e acontece nas ruas do País. O fato de a rapaziada ter usado as redes sociais não define a causa, mas é apenas o meio pelo qual se deu a ‘reunião’ mobilizadora. Hildegard, de maneira simples e direta, vai ligeira ao centro da questão: o conservadorismo que alimenta e tenta expandir o antipetismo. Aí se juntam políticos entreguistas e fisiológicos, jornalistas que perderam prestigio e dinheiro em face de um governo que não depende diretamente do apoio dos jornais, setores conservadores do Judiciário, MP e polícia – portadores de uma visão de classe média que pensa que é ou já vai ficar rica. Que culpa tem o PT nisso? Simples: otimizou os recursos disponíveis na esfera do governo para usar na melhoria da vida das camadas mais pobres. Ampliou o círculo da distribuição das verbas de publicidade, ou seja, o PT expandiu o conceito e a prática da democracia – propiciando justiça distributiva! Essa política é, em grande parte, obra do gênio político de Luiz Inácio LULA da Silva!
    A parte da classe média que odeia LULA e o PT é exatamente aquela que acreditou e ainda acredita no que a grande mídia (PIG) propagou – no contexto dos embates eleitorais. Aliás, essa disputa vem se desenrolando desde Getúlio Vargas, com clareza e evidência. O que acontece, agora, é que esses ‘deuses do Olimpo’ encheram a caixa de pandora de maldades e ela quase se abriu! Quando abrir, de verdade, a quantidade vai impor-se! Para quem não sabe, há muitas formas de governança participativa, todas elas mais genuinamente democrática que a representativa…
    Se o sentido da história for esse, o PT não é bem o que se pode chamar de problema. Talvez seja a solução.

  24. Parabéns, Hildegard. Até parece que o espírito santo do Senhor despencou sobre vc. Em breves palavras revelou com simplicidade e coragem o X da questão. Esse processo se deu exatamente como vc revela neste post. Primeiro, foi o Lula (sempre ele no protagonismo) atacando o gigante da alma da direita: o medo! Não tinha nada que afirmar que Dilma era a candidata do PT à releição. Logo em seguida, a pesquisa que apontou seu prestígio eleitoral: mais de 50% de preferência. Aí, os conservadores entraram em pânico! A queda nos índices de Dilma e a resolução de Lula em sair como Pelé, diminuiu a adrenalina. Grave, hoje, é a clara formação de dois brasis: a) o que acredita no PIG (Veja, Globo, Folha, Estadão, etc) e pensa que o mensalão teve existência real e que Lula é corrupto (aliás, são aqueles sujeito de classe média que ‘pensam que sabem’, que são ‘bem informados’ e afirmam – desde de 2003 – que o governo do PT vai levar o Brasil para o buraco porque o partido é comunista e o Lula é burro). b) o que acompanha os sites e blogs da Internet, principalmente os blogs sujos e os sítios fedorentos que se deslumbram diante das maravilhas alcançadas nos últimos dez anos. Aliás, parece que o destino fez uma puta brincadeira com o Lula: para enganar os adversários, arrancou-lhe um dedo da mão e o fez nascer no sertão do Garanhuns; para ajuntar aliados, deu-lhe a genialidade política e o reconhecimento mundial!

  25. Fora PT !…Chegou a hora…então senhora Hildegard não sabia que era petista. E tb não sabia que a Classe Média incomodava tanto, Já que não paga impostos…rindo muito desta colocação ” Manipulando a atração juvenil pelas ruas. Incensando, insuflando o ódio da classe média contra a classe operária, contra o analfabetismo dos “lulas”. Projetando uma imagem desfocada da realidade nacional, ao atribuir aos governos do PT as mazelas absolutas e a exclusividade da corrupção no país desde o seu Descobrimento.”, hummm…foi a grande Mídia?….Não foi não cara senhora, foi a esquerda que queria dar o golpe na tb esquerda “PSDBISTA”, e deram um tiro pela culatra. Venezuela e Cuba aqui não!.

  26. Belo texto, como sempre. Num momento em que se espera que haja renovação na sociedade e em que, na política, já está claro que há necessidade de algum tipo de desintermediação, reflexões assim são muito importantes.

  27. Eu leio desde Veja a Carta Capital e percebo que há verdades e mentiras de todo tipo de midia. Nada me foi imposto. Eu simplesmente penso e chego às minhas conclusões. Não existe imprensa neutra e nem verdade absoluta. Temos escolhido mal nossos representantes, mas o jeito é esse mesmo. Tentar acertar, errar, tentar de novo, buscar opiniões conflitantes, filtrar informações, comparar. Esta tal “grande imprensa” não tem tanto poder assim. Nós não somos burros e temos senso crítico. Só tenho uma certeza: golpes, como o de Getulio Vargas e o de 1964, para citar os mais recentes, não têm mais vez por aqui.

  28. Medo do 7 de Setembro porquê ? Guerra civil ? Que exagero. Precisamos de reformas. São muitas, eleitoral (voto distrital), tributária (simplificar o cipoal de regras), trabalhista, previdenciária e tornar BC e agências reguladoras indepentes, reforma na polícia ( integrar PM e Civil).
    Mais violência não resolve, mãos à obra para votar direito e cobrar essas reformas.

    • Sim, vamos votar direito, mas os atuais mandatos ainda estão vigorando. Fazer um movimento no 7 de Setembro por reformas é altamente positivo, mas para expulsar os atuais governantes chama-se Golpe.

      • Impeachment seria golpe? E se a pressão popular pela saída de nosso governador, em quem tive esperanças no início de seu mandato, resultar em uma ação concreta pelas vias legais. Isso seria golpe? Pois é isso que estamos pedindo, eu presumo.

        • Aí é que está: tem que ser pelas vias legais, caso contrário é golpe mesmo. Além da questão das manifestações terem que ser, por lei, pacíficas e ordeiras (segundo a CF/88).

  29. Me poupe ! O único radicalismo vem dos governantes acostumados aos privilégios de seus cargos sem se preocuparem com bem-estar do povo que os elegeu. Radicalismo está no uso da força para suprimir um movimento legítimo que exige responsabilidade desses governantes. Radicalismo é tentar influenciar a opiniāo pública para associar o movimento a esses baderneiros, possivemente “contratados” por alguns desses governantes para enfraquecer o movimento. O brasileiro está mais consciente de seus direitos. Chega de repressāo ! Prendam os arruaceiros e deixem o povo se manifestar pacificamente como tem feito.

  30. Interresante ler aqui a luta entre dois bandos que ate entao se revesaram nas tetas publicas, direta ou indiretamente, se degladiando e tentando convencer atraves de argumentos no minimo tendenciosos o maximo possivel de desinformados para que nao se mude o “status quo” .
    Ficou muito claro na midia idependente ( internet ) que o povo nao aceita vinculacao partidaria com nenhum de voces. E , a casa caiu e nao me venham com falsos argumentos de ” ganhos sociais ” com o governo PT pois isso so tem resultado junto a eleitores ignorantes a parte nao ignorante mas obviamente estao com as bocas e dentes grudados na teta publica.
    Aos economicamente ignorantes informo que o milagre social do PT vem de duas fontes financiadoras a saber :
    1- transferencia de riqueza da verdadeira classe media para a nova classe media do PT.( aquela ignorante que os mantem no poder)
    2- divida publica beirando RS$ 3 trilhoes ( pesquisar no google divida publica brasileira)
    O que vem por ai e um enxugamento de liquidez mundial gigantesco, bem pior que o ocorrido no ultimo ciclo de expansao monetaria e 1964 havendo ate algumas previsoes que talvez se assemelhe bem proximo ao ciclo de 1929 o que tornara impossivel continuar esse esquema que vem fazendo com que simples ex presidentes da Republica da Banania

    • Fraquinha, fraquinha sua análise. O montante da dívida é irrelevante – relevante é sua relação com o PIB, que hoje é bem mais baixa (portanto melhor) que quando Lula entrou em 2002, quando era acima de 50%. Hoje a relação dívida/PIB se situa entre 30 e 40%. O resto são ilações e falsas denúncias.

  31. continuando,
    E asseclas que orbitam o “PUDER” , nao vou aqui enumera=los pois o texto se tornaria de dimensoes biblicas, atingissem ascensoes orbitais na piramide social com meros salarios de ex servidores publicos em quaisquer dos tres poderes.
    Nao senhores, o problema nao e Lula, Dilma, FH, Itamar, Collor ou Sarney porque para a nacao apos 20 anos de ditadura militar que nos deixou uma divida de 100 bilhoes de dolares e um patrimonio publico dentre outros Vale do Rio Doce,Embraer, Usiminas, Itaipu, Ponte Rio Niteroi, Galeao, Guarulhos entre tantos outros que engracado, nao mais nos pertence e Ex presidents Gorilas Torturadores que vivem de gorda aposentadoria de R$ 15.000,00 reais mas sao tao incompetentes que nem sabem administrar generosas quantias mensais como nossos Maravilhosos Representantes tao bem escolhidos democraticamente que souberam atraves de sabedoria Salomonica multiplicar sabiamente tais recursos. E melhor ainda nos legam a irrisoria quantia de R$ 3 TRILHOES, mas isso sera facil de pagar , basta privatizarmos toda infraestrutura que foi criada com essa pequena divida. INFRAESTRUTURA??? OPS!!!!

  32. Uma peça clássica de pseudo-neutralidade. Algumas expressões são inequivocamente indicadoras da posição política: “imprensa golpista”, PIG, grande mídia, “presidenta”, “oposição não é povo”, etc,etc. Tudo com gotas homeopáticas de crítica ao PT para dar uma disfarçada. No resumo, a tese orquestrada que vimos na própria “grande mídia” sobre os “vândalos” e seus perigos… Além da subjacente “linha editorial” do führer-molusco (ou de seus ghost-writers) que nos ensina que eles são bandidos sim, mas todos o são igualmente. A conclusão que se poderia tirar é que nossas mazelas atuais são apenas factóides criados pela elite e sua “imprensa golpista” e/ou por “heranças malditas” que uma década de poder não foi suficiente para superar. Bah! Por fim, que conversa é essa de mídia golpista vindo de quem trabalhou por décadas no O Globo?

  33. SÓ DUAS COISAS:

    1º) FOI MAIS OU MENOS ASSIM QUE COMEÇOU A REVOLUÇÃO DE 64.
    2º) GOVERNO FRACO, NOS TRES NÍVEIS.

    PS: GOSTEI, HILDERGARED.
    ASSINO EMBAIXO.

  34. Parabéns Hilde, pela lucidez de seu texto! Infelizmente essa mídia que está aí tem mesmo o poder de influenciar as massas que passam a ver as coisas sob sua ótica. Como bem dizia Mário Covas: -“Não existe opinião pública. Existe opinião publicada”.

  35. Nobre Angel,

    Se a própria Constituição diz que “… é vedado o anonimato”, que sejam estes mascarados alcançados pela polícia e que levem um banho de cassetete em praça pública; quero ver se, em dois tempos, os demais não retiram imediatamente as suas – deles – máscaras, põem as barbas de molho e se não aplicam sebo nas canelas…
    Pago um doce se esse remedinho não funcionar direitinho…
    Aí é só aguardar os verdadeiros mentores – e bote aí CIA, FBI e todo o império – retraçarem nova estratégia. Aliás eles as possuem de montão. Só que o povo brasileiro imbecilizado adredemente pelas globos da vida, se recusam a abrir os olhos. Massa de manobra inocente é com ele mesmo.

    Infelizmente.

    Abraços
    José Sabino
    O Peuril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *