100 anos de dona Iracilda

Vai ser no sábado. Os sobrinhos, sobrinhos netos, sobrinhos bisnetos e os ex-alunos da educadora Iracilda Carneiro Ribeiro se reunirão em Teresópolis, no Sítio Assunção, para comemorar seus 100 anos! Uma centena de anos saudáveis, com plena lucidez e muitas lembranças boas de várias gerações de jovens que Iracilda, a “dona Iracilda”, ajudou a formar em seu Colégio Carneiro Ribeiro, uma tradicional escola do Rio de Janeiro, desde os anos 50, atravessando os 60 e 70, sempre em Ipanema, e depois os 80, no Jardim Botânico…

Casada com o também professor Aderbal Carneiro Ribeiro, dona Iracilda tornou-se um nome referência da história do bairro de Ipanema. Em seu colégio, estudaram muitos nomes que alcançaram sucesso em suas atividades. Como o médico urologista dr. Paulo Rodrigues, a atriz e bailarina clássica Lúcia Marina Accioly, que vive nos Estados Unidos, e a psicanalista Monica Laport, há muitos anos radicada na Inglaterra. Meu irmão, Stuart Angel Jones, também fez o primário no Carneiro Ribeiro, antes de cursar o Santo Inácio. Assim como minha irmã, Ana Cristina, que vive na França. Eu estudei no Carneiro Ribeiro desde o Jardim da Infância até o último ano Ginasial. O Carneiro Ribeiro era assim, um assunto de família. Virava extensão da casa da gente, da vida da gente, da família da gente. Um colégio de bairro que praticava o ensino de qualidade, na Ipanema de antigamente…

iracilda 100 anos de dona Iracilda

5 ideias sobre “100 anos de dona Iracilda

  1. Saudosas lembranças do Colégio Carneiro Ribeiro, onde estudei, na R. Barão da Torre, da D. Iracilda, e dos colegas que sabe-se lá por onde andarão…
    Fernando Clark Nunes

  2. Oi Hildegard, boa noite. Olha, seria interessante primeiramente ver as conexoes do Professor Carneiro Ribeiro com outro grande baiano, o Professor Anísio Teixeira. Na Bahia o Anísio Teixeira (nos anos 60) foi o idealizador de umas escolas que levam o nome do Carneiro Ribeiro. E essas escolas são algo digno de destaque, pois são escolas que foram consideradas de avançada, são profissionalizantes, a tempo integral e totalmente voltadas à inclusão social. Em segundo lugar – e aproveitando da sua grande capacidade e do grande respeito que todos lhe temos – talvez não seja má idéia que a senhora faça uma averiguação, pois creio que o estado dessas escolas hoje em dia não é dos melhores. Sua ajuda, Hildegard poderia ser algo formidável. Muito obrigado.

  3. Eu estudei no Ginásio Carneiro Ribeiro, do Jardim de Infância ao quarto ano do ginasial, saí em 1973.
    Meu nome é José Basilio Pinto, minha irmã também estudou lá, atualmente moro na mesma rua onde foi o Ginásio Carneiro Ribeiro em Ipanema.
    O Colégio mudou-se para a Lagoa e depois Jardim Botânico, onde concluí o Ginásio.
    Gostava muito do Colégio e de seus professores, ainda encontro a Professora de inglês, Maria, que mora perto de mim
    Guardo saudades e muito boas lembranças desta época .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *