ZUZU ANGEL, PELA PRIMEIRA VEZ, EM PORTUGAL!

Ao longo de todos esses anos, desde a morte de minha mãe, assassinada pela ditadura em 1976, tem sido esta a minha missão: manter viva a memória de sua luta, de sua moda, de seu trabalho, de seu pioneirismo, de sua personalidade única…

Para isso, com minha irmã Ana Cristina e um grupo de queridos amigos fundamos o Instituto Zuzu Angel, missão que prosseguimos, ao lado de companheiros entusiasmados pela obra e a mensagem deixadas por ela, como as professoras Lucia Abdenur e Celina de Farias, que no momento se encontram em Portugal inaugurando, amanhã, essa temporada de homenagens à memória Zuzu Angel , que abre amanhã com uma conferência de Celina, sucedida pela exposição e, por fim, a apresentação do filme…

Estou muito feliz e grata às queridas amigas parceiras Celina e Lucia pelo seu entusiasmo, abraçando, desde sempre, de modo tão afetuoso, a causa “Zuzu Angel”…

Leiam aqui este post via Blog do Instituto Zuzu Angel :

O Instituto Zuzu Angel, em parceria com a ESAD (Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos) e a Fábrica de Santo Thyrso, tem o prazer de apresentar a primeira exposição sobre Zuzu Angel em Portugal!

“Zuzu Angel – Raízes do Brasil através da Moda” celebra o caráter e o pioneirismo da designer brasileira que soube reinterpretar e afirmar a identidade de seu país, usando a moda como linguagem. Do folclore nordestino ao tropicalismo, dos boiadeiros do sertão a Carmen Miranda, das rendas à chita, com papagaios e flores exóticas, Zuzu projetou internacionalmente uma revisão da brasilidade, atualizando-a sem deixar de lhe ser fiel. Nos últimos anos da vida, que perdeu em circunstâncias trágicas, usou a moda como arma para lutar por uma causa, ao mesmo tempo pessoal e coletiva, a denúncia da ditadura militar que assassinara o seu filho, Stuart, politizando assim, duplamente, o projeto a que se dedicou. Zuzu Angel vestiu celebridades de Hollywood, como Joan Crawford, Liza Minelli e Kim Novak, e mereceu dedicatórias várias, como a música de Chico Buarque ou os trabalhos de cariz biográfico de escritores e cineastas brasileiros”.

A expo traça um cronograma da vida e carreira de Zuzu através de fotos pessoais, desfiles e campanhas. Além disso, serão expostas roupas do figurino do filme “Zuzu Angel”, de Sérgio Rezende, e releituras das peças da estilista, feitas por novos talentos da moda brasileira.

“Zuzu Angel – Raízes do Brasil através da Moda” é um dos eventos que integra o Seminário Internacional sobre Quarteirões Culturais, que ocorre entre os dias 25 e 27 de outubro. Junto com a inauguração da expo, no dia 26, haverá o desfile Finalistas ESAD&PFN – Concurso Novos Criadores.

Este conjunto de atos públicos faz parte do projeto de revitalização urbana da cidade de Santo Tirso, que agora abre ao grande público as portas da Fábrica de Santo Thyrso, antiga fábrica têxtil, para transformá-la em um Quarteirão Cultural, onde, daqui pra frente, acontecerão exposições de arte e uma série de outros eventos.

Confiram a programação:

• 25 de outubro, 14h30 – Conferência “ZUZU ANGEL – A Moda de A a Z”, com Celina de Farias, pesquisadora e vice-presidente do Instituto Zuzu Angel.
Local: Auditório ESAD

• 26 de outubro, 22h – Inauguração exposição “ZUZU ANGEL – Raízes do Brasil através da Moda”, Desfile FINALISTAS ESAD&PFN – Concurso Novos Criadores
Afterparty com DJ Rui Vargas
Local: Fábrica de Santo Thyrso

• 8 de novembro, 15h30 + 8 de dezembro, 22h – Projeção do filme “ZUZU ANGEL”, de Sérgio Rezende
Local: Auditório ESAD + Fábrica de Santo Thyrso

A exposição “Zuzu Angel – Raízes do Brasil através da Moda vai de 26 de outubro a 25 novembro de 2012.
Horário de funcionamento: 9h-18h, segunda a sábado
Local: Fábrica de Santo Thyrso [Rua do Dr. Oliveira Salazar nº 88, Santo Tirso]

Quem estiver por terras portuguesas, não pode perder!!!!

8 ideias sobre “ZUZU ANGEL, PELA PRIMEIRA VEZ, EM PORTUGAL!

  1. Sempre sucesso. Fiz fotos a pedido de sua mae Zuzu anos atrás com as roupas lindas dela, o Ibrahim Sued publicou, eu me lembro bem. Eram brancas com bordados, lindas. Para você, Hilde, Bjs

  2. Estou muito contente, orgulhosa, honrada, agradecida, entre outros sentimentos tão bons, em participar dessa exposição, com um look inspirado na talentosa Zuzu Angel… um momento muito especial e importante para o início da minha carreira… Obrigada ao Instituto por essa oportunidade!!!

    • Jéssica Freitas é um dos cinco jovens talentos que participam da exposição com looks que são releituras da moda de Zuzu Angel

  3. OI HILDE,
    QUANTA HONRA EM PARTICIPAR DESSE EVENTO MARAVILHOSO, PRINCIPALMENTE IN LOCO. ESTÁ TUDO UM DESLUMBRE. UMA MERECIDA HOMENAGEM A ESTA MULHER A FRENTE DE SEU TEMPO E QUE TANTO FEZ PELA MODA BRASILEIRA..
    PARABÉNS INSTITUTO ZUZU ANGEL

    • Juntamente com Carol Ribeiro, Isabel Maciel, Jéssica Freitas e Lais Nascimento, Ana Maria Fioretti apresenta releituras da moda de Zuzu Angel na Exposição que no momento acontece em Portugal, abrindo amanhã. Parabéns, Ana Maria!

  4. Caríssima Hilde, não encontro palavras para descrever a homenagem que está sendo feita aqui em Portugal a memória de Zuzu Angel. Respeito, carinho, reconhecimento, todas me parecem pouco… Sinto-me honrada em fazer parte de tudo isto e mais ainda de poder estar aqui. Mil beijos e mais uma vez obrigada!!!

  5. Hilde,
    Imagino o que não representa para você um evento desse porte onde sua mãe é a estrela maior! Sucesso para o evento, parabéns a minha comadre, pela garra, e que está entre as participantes, brilhem muito!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *