WIKILEAKS TAMBÉM VAZA DOCUMENTO SOBRE MORTE DE MINHA MÃE ZUZU ANGEL

Outra notícia divulgada pelo Portal EBC, da Agência Brasil, do Governo Brasileiro, que eu abaixo transcrevo, dando conta de mais um vazamento do Wikileaks envolvendo  pessoas de minha família assassinadas pela ditadura militar. Desta vez, minha mãe.

Wikileaks: EUA mostravam preocupação com morte de Zuzu Angel

Leandro Melito – Portal EBC – 08.04.2013 – 21h56 | Atualizado em 08.04.2013 – 22h12

Um documento de 10 de maio de 1976 enviado pela embaixada dos EUA em Brasília para os escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro e disponibilizado pelo Wikileaks mostra a preocupação do governo norte-americano com a repercussão da morte da estilista Zuzu Angel, mãe de Stuart Angel, assassinado por agentes da marinha em 1971.

“A morte de Zuzu Angel que ocorreu em 14 de abril, quando o automóvel que ela estava dirigindo deixou a rodovia após sair de um túnel no Rio, está sendo amplamente veiculado na imprensa”, diz o telegrama. “A cobertura da imprensa notou que a cena do incidente não mostrou marcas de derrapagem ou frenagem”, destaca o telegrama.

O documento relata diferentes versões veiculadas  sobre as possíveis causas do acidente. “Embora o relatório oficial sobre o incidente fosse esperado para ser emitido dentro de cerca de um mês, alguns jornais supõem que ela poderia ter cochilado, desviado para evitar um pedestre, ter sido cortada por outro veículo ou se distraído ao sair do túnel”, aponta.

A carta, que está disponível online, não descartava a hipótese de acidente, mesmo que negado pela ditadura da época. “As afirmações de que houve um crime eram de se esperar, e não incluem referência a qualquer evidência. No entanto, é interessante que tais afirmações surjam e que, embora elas pareçam extremos,  não podem ser descartadas”.

Em 1998, a Comissão Especial dos Desaparecidos Políticos julgou o caso e reconheceu o regime militar como responsável pela morte da estilista. Segundo depoimentos, ela teria sido jogada para fora da pista por um carro pilotado por agentes da repressão.

Direitos autorais: Creative Commons – CC BY 3.0

Zuzu-Angel-1986a

12 ideias sobre “WIKILEAKS TAMBÉM VAZA DOCUMENTO SOBRE MORTE DE MINHA MÃE ZUZU ANGEL

  1. Hilde querida, meus sentimentos e minha solidariedade por estar revivendo estes momentos tão tristes de sua vida e deste lastimável episódio de nossa história, que atingiu tão violentamente a sua família.
    Com todo meu carinho
    Paulo Roberto

  2. Quantas mães não se desesperaram como a Senhora Zuzu Angel, mães que não tinham voz, mães que tiveram de engolir a seco toda maldade humana. A dor desta mulher deve ter sido dilacerante, assim como de todas as mães dos desconhecidos mortos por um regime autoritário que se achavam que podiam de um tudo sobre os todos os cidadãos deste imenso país.
    Após achar a verdade sobre seu filho, encontra o mesmo fim que o filho, morre por mãos sempre sujas de sangue. Qual o perdão para um torturador que já se encontra com seus oitenta e poucos anos? NÃO EXISTE! VELHICE NÃO SIGNIFICA PERDÃO DOS ERROS COMETIDOS! Cadeia até o fim de seus dias para os bárbaros que mataram inocentes.

  3. Até quando a gente vai ficar na ignorancia dos nomes dos culpados? Eles têm nomes pois suas artes nunca serão esquecidas. Não quero morrer sem saber os nomes. Não adianta falar que foi ditadura militar, DOI-CODI, etc..etc. Quem fez tem nome e este tem que aparecer. Aposto que receberam até pagamento para fazer isso, e pagamento com o nosso dinheiro, COMISSÃO DA VERDADE DÊ NOME AOS BOIS porque foi com nosso dinheiro e nos faz co-autores desta miséria. Os nomes têm que ser ditos para nos inocentar.

  4. Alguem que acredite na “estoria” distribuida na epoca que sua querida mae foi “projetada”…

  5. Nilda Carvalho Cunha, minha irmã, assassinada ainda adolescente, em Salvador, novembro de 1971, foi detida junto com Iara Yavelberg.
    Esmeraldina Carvalho Cunha, nossa mãe foi assassinada em outubro de 1972, após ser ameaçada por viver denunciando o ocorrido.

  6. Olá acabei de assisti ao filme Zuzu Angel, que mulher corajosa, guerreira, uma mãe de verdade que realmente ganhou meu respeito além de todos que conheceram, sua história sua luta! Eu assistir ao filme sofrendo com ela, mas ela poderia ter se mudado para fora do país quando a sua amiga morreu, não me conformo com a morte dela, mas sei que é fácil pra quem ta assistindo né, luto eterno a todos as vitimas da ditadura militar!

  7. Assisti o filme e procurei pesquisar sobre, então pelo tudo que vi, penso que não há vítimas mas sim MÁRTIRES pois através de Zuzu e Stuart isso se propagou e na época abriu olhos no mundo sobre o Brasil!!!!! Meus sentimentos a família por sua perda e meus parabéns pelo que corre em suas veias!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *