Um bisavô-tataravô que qualifica…

Um dos grandes nomes da tradição mineira é o comendador Mariano Procópio Ferreira Lage. Ele foi o primeiro presidente do Jockey Club Brasileiro e construtor da rodovia União e Indústria, cujo sesquicentenário de inauguração está sendo celebrado este ano. Não é só isso, Mariano é tio-bisavô de Maria Cecília Geyer e de outros integrantes do clã Soares Sampaio, é tio-tataravô de Tininha Machado Coelho, além de tataravô da jornalista Miriam Lage. E não bastassem todas essas referências, o grande colecionador Mariano Procópio dá nome a um dos mais antigos museus do Brasil, localizado em Juiz de Fora, reunindo um dos mais significativos acervos, com destaque para o período Imperial, e que está completando 90 anos!…

.

O 90º aniversário será na próxima quinta-feira, e sua presença em Minas é tão forte que todos os partidos políticos se uniram para propor uma Moção de Aplauso ao museu, que será outorgada amanhã. A saber: os vereadores José Sóter de Figueirôa Neto (PMDB), Flávio Cheker (PT) e José Laerte Barbosa (PSDB). Vai ser às 17h, no Palácio Barbosa Lima, sede do Legislativo Municipal…

.

Na realidade, o Museu Mariano Procópio foi criado em 1921, mas já estava aberto à visitação pública desde 1915, pois seu fundador, o colecionador Alfredo Ferreira Lage, preferiu esperar por aquela data para celebrar o centenário de nascimento do pai, o comendador Mariano Procópio Ferreira Lage, coisa chique, não?…

.

Dirigido por Douglas Fasolato, o Museu Mariano Procópio está envolvido em vários projetos, além da restauração dos prédios e jardim histórico de Glaziou, inclusive cuidando do aprimoramento da equipe. Na semana passada, os funcionários participaram de um treinamento ministrado durante dois dias pela diretora do Museu Histórico Nacional, Vera Tostes, com o tema “Idéias hoje para amanhã”. Vera vocês sabem, é uma das mais respeitadas entre os gestores públicos de museus no Brasil…

.

Abaixo, imagens do acervo do Museu Mariano Procópio

.

Museu Mariano Procópio Mariano Procópio Ferreira Lage Um bisavô tataravô que qualifica...

Mariano Procópio Ferreira Lage, tio-bisavô de Maria Cecília Geyer

(foto de Insley Pacheco, cerca de 1860)

Museu Mariano Procópio Villa Um bisavô tataravô que qualifica...

Museu Mariano Procópio-Villa Ferreira Lage

(foto de Dornellas, 2006)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *