TRENCH COAT, UM CLÁSSICO QUE NUNCA SAI DE MODA!

Para estes dias de chuva durante o outono/inverno e neste friozinho ameno do Rio de Janeiro, o trench coat é a peça ideal!

De uniforme militar a ícone de estilo, o trench coat  tornou-se um clássico indispensável nos guarda-roupas masculino e feminino.

Em inglês, trench coat significa “casaco de trincheira”. Seu modelo original (até hoje Aquascutum e Burberry disputam de quem seria a autoria do casaco) foi inicialmente usado por soldados ingleses na Guerra da Crimeia (1853-1856) e na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Feito de tecido impermeabilizante na cor cáqui, tiras com fivelas nos punhos, fenda traseira, pala nas costas, ombreiras, aba abotoada num ombro só e bolsos fechados com tampas, sua função era a de auxiliar os combatentes na acomodação de seus pertences e protegê-los da chuva.

burberry_trench_coat_ww1Propaganda da Burberry durante a Primeira Guerra Mundial

Hoje, o trench coat ganha novas versões em couro, seda, estampadas, coloridas e até metálicas. Mas o grande must, o clássico dos clássicos, sem dúvidas, continua sendo o modelo cáqui em gabardine. Se você pretende adquirir uma peça dessas, não pense duas vezes! Este é um bom investimento, pois trata-se de um casaco atemporal, que irá durar por muitas e muitas estações.

trench

Você pode usá-lo com calça jeans e tênis, meia calça e sapatilhas, vestidos, saias, ternos, o que quiser! O trench coat atribui elegância e charme a qualquer look, especialmente quando usado de forma despretensiosa, com as mangas dobradas e a faixa da cintura amarrada com um nó.

Abaixo, o trench coat imortalizado em dois clássicos do cinema. Com Humphrey Bogart em Casablanca (1942) e na famosa cena do beijo na chuva, com Audrey Hepburn e George Peppard, em Bonequinha de Luxo (1961):

trench cinema

 

Trench coat elas

Trench coat eles

Fotos: reprodução

Uma ideia sobre “TRENCH COAT, UM CLÁSSICO QUE NUNCA SAI DE MODA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *