Porque hoje é sábado: dia de Roast Beef de Filet Mignon à Maria Alice de Araujo Pinho

Pedi à nossa chef chic dos sábados, Beth Winston, um prato bem ao estilo dos jantares informais de sábado de Maria Alice de Araujo Pinho, que, junto com João Maurício, recebe para agradáveis sessões de cinema, sempre o mesmo grupo de amigos elegantes, informados, atualizadíssimos sobre tudo. Daí que ser convidado para um petit comité dos sábados dos Araujo Pinho é privilégio sempre. E a casa é de tamanho requinte, o ambiente é de tal forma sofisticado, reunindo coleções de porcelana, barroco brasileiro, prataria etc, que somar a tudo isso formalidade soaria pretensioso. Daí que, sensíveis, Maria Alice e João Maurício sempre recebem de modo descontraído, como se estivessem, não numa grande residência da Zona Sul carioca, mas numa Casa Grande de uma tradicional fazenda do baronato do café, com portas e braços abertos aos que chegam, sorrisos, simpatias e aquela comidinha bem feita, de quem soube treinar com maestria, durante anos, a equipe doméstica…

O Rosbife com Batatas de hoje, receita da chef chic Winston, é uma síntese culinária de tudo isso…

 

Roast Beef de Filet Mignon à Maria Alice de Araujo Pinho

Rosbife com batatas


1 (uma) peça inteira de filet mignon limpo

Batatinhas redondinhas

Cogumelo de Paris

Pimenta do reino

Sal grosso moído

Azeite

Manteiga

Molho

Gordura de bacon

Molho inglês

Alho picado e amassado

Pão francês

Papel alumínio

Barbante p/ amarrar

 

Modo de preparar

Temperar o filet com alho amassado, azeite e manteiga em temperatura ambiente, sal e pimenta do reino (no meu, coloco meus temperos preferidos que são sal de alho, pimenta cayena, molho inglês, açúcar, sakura) por último amarro com barbante culinário toda a peça para que não se desmanche ou deforme.

Deixe que o tempero penetre pelo menos 1 (uma) hora na geladeira, depois retire-o e passe numa frigideira grande com azeite e manteiga. Vire-o de forma a dourá-lo por inteiro, leva pelo menos 15 minutos dourando-o todo.

Retire e deixe descansar por mais de 10 (dez) minutos.

Então corte os barbantes e fatie para servi-lo.

(cada pessoa corta na espessura de sua preferência)

 

Batatas e Cogumelos

Lavar e secar as batatas. Tempere com sal grosso, muito alho amassado, pimenta do reino, manteiga em temperatura ambiente e azeite. Colocá-las no forno pré-aquecido a 240º, até que fiquem cozidas. Um pouco antes, adicionar os cogumelos de Paris, com os mesmos temperos,

com a diferença da salsinha em quantidade.

Para preparar os cogumelos de Paris, limpe-os com um pano de prato limpo (não os lave, para não criar água e amolecer). Unte uma forma com azeite, coloque os cogumelos e manteiga por cima. Leve ao forno com papel alumínio sem deixar murchar.

Terminar o cozimento das batatas e deixar os cogumelos junto a elas por mais 20 (vinte) minutos. Juntá-las ao roast beef e servir.

 

Dicas da chef

“O roast beef pode também ser feito com contra-filet, preferência de muitos, pois a carne tem mais sabor (é preparado do mesmo jeito). Tem gente que prefere fazer o roast beef no forno, eu prefiro desta forma, por ser mais fácil e rápido”.

Torrada

Fazer uma pasta com alho amassado, manteiga, temperatura ambiente, salsinha meio molhe bem picadinha, uma colher mãe de queijo parmesão e um pouquinho de sal. Passar essa pasta no pão ao seu gosto (eu uso pão francês em bisnaga).

roast1 Porque hoje é sábado... dia de Roast Beef de Filet Mignon à Maria Alice de Araujo Pinho

Fotos de Marco Rodrigues e make-up de Ronald Pimentel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *