PIBs Brasil-Portugal ontem no Jockey Club

Noite elegante, homens de ternos escuros, mulheres bem vestidas, bem penteadas, mesas cobertas com toalhas verdes com filetes vermelhos, arranjos de flores, muitas folhagens, perfeito cerimonial, sobriedade, telões e expressiva presença do PIB brasileiro e do PIB de Portugal. Era o jantar comemorativo da mais antiga câmara de comércio do mundo, a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, que celebrava 101 anos no Jockey Club Brasileiro…

Para acontecimento dessa expressão, Portugal enviou seu ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, representando o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. Foram prestadas homenagens a empresários e a personalidades do Ano Portugal-Brasil, todas ali presentes…

A dramaturga Maria Adelaide Amaral, das novelas globais, portuguesa nascida em Alfenas e que jamais se naturalizou brasileira, foi escolhida Personalidade do Ano Brasil-Portugal. Veio de São Paulo escoltada pelo amigo ator Dorival Capper, convidado para o elenco de sua próxima novela. Adelaide falou, emocionada, que aos 12 anos chegou de Portugal, direto para uma casa alugada no bairro da Moca, em São Paulo, numa noite de véspera de Natal. Não haviam ainda desfeito as malas, a casa cheia de caixotes, e eis que toca a campainha da porta: eram os novos vizinhos da rua inteira levando de presente a ceia de Natal completa! Falou Adelaide: “Esta foi a minha primeira memória do Brasil: a do afeto e da solidariedade”…

O ator português Joaquim de Almeida subiu ao palco para receber o trofeu Personalidade do Ano Portugal-Brasil. Embora a mídia brasileira não lhe confira o espaço e os louros que a mídia europeia e a americana lhe dão, Joaquim de Almeida é um nome de primeira grandeza no estrelato internacional. Comendo mosca estamos nós por não distingui-lo (ainda) com a atenção que bem merece um ator que fala português como nós e deveria, aqui, ser tão famoso quanto é, por exemplo, nos Estados Unidos, onde é visto em séries como “The Mentalist”, “CSI: Miami” e “24 Horas”. Mas quem sabe um dia a gente chega lá? Este ano Joaquim de Almeida filmou no Brasil o longa As fantásticas aventuras de um Capitão, baseado em Os velhos marinheiros, de Jorge Amado, ao lado de Patricia Pillar, Marcio Garcia, Milton Gonçalves…

 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Joaquim de Almeida, que vocês conhecem das séries “The Mentalist”, “CSI: Miami” e “24 Horas

Eleito Empresário do Ano Portugal Brasil, o presidente do Banco Espírito Santo Investimento, José Maria Espírito Santo Ricciardi foi chamado ao palco do Jockey. O presidente do Grupo Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, recebeu o prêmio Empresário do Ano Brasil-Portugal. Seu discurso impressionou, defendendo e enaltecendo a presença no Brasil dos trabalhadores e dos técnicos portugueses em todos os escalões das empresas de construção como um grande benefício para elas, agregando valor e qualidade. Defendeu também que o trabalhador português tenha acesso aos mesmos benefícios sociais dos brasileiros, como a assistência médica. Lembrou como foi importante para a Andrade Gutierrez sua ligação com Portugal e que, a partir dela, o grupo pôde estender sua ação a 41 países…

A partir do dia 27  leiam este blog em www.hildegardangel.com.br ou www.hildeangel.com.br

Após a apresentação da fadista Cuca Roseta, mulher jovem, linda e das maiores intérpretes da atualidade em Portugal, foi servido o jantar…

IMG 5472 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Otávio Azevedo, Paulo Elísio de Souza, o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio, e Miguel Relvas, ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal

IMG 5441 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Diana de Polignac Horta e Costa e Miguel Horta e Costa, comissário-geral de Portugal, do Ano do Brasil em Portugale Paulo Elísio de Souza, o anfitrião da noite bem-sucedida de ontem no Jockey Club

IMG 5483 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

A cantora de fado Mariza, que hoje se apresenta no Teatro Municipal, ao lado de Milton Nascimento

IMG 5448 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Teresa e José Maria Espírito Santo Ricciardi

IMG 5460 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Thiers Montebello, presidente do Tribunal de Contas do Rio, e a deputada federal Solange Amaral

IMG 5459 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Paulo Elísio de Souza e Vera Tostes, diretora do Museu Histórico Nacional

IMG 5481 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Beth Elísio de Souza e Isabela Francisco

IMG 5479 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Edwin Luisi, Luisa Jardim, da revista Caras, e o ator português Gonçalo Diniz

IMG 5456 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Francisca Pinto e o ator português Ricardo Pereira, mestre de cerimônias da premiação, que falou com seu sotaque lusitano, diferente das novelas brasileiras, em que não revela sequer traço de sotaque de seu país de origem

IMG 5439 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Dorival Capper, Regina Basto, Maria Adelaide Amaral (Personalidade Ano Brasil-Portugal) e Paulo Elísio de Souza

IMG 5496 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Vídeo

IMG 55091 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Cônsules de Portugal: Ana Rita e Nuno Mello Bello

IMG 5507 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Homenageados: Maria Adelaide Amaral e o ator português Joaquim de Almeida

IMG 5501 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Antonio Grassi, presidente da Funarte, e Solange Amaral

IMG 5493 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Roberta Medina e Ricardo Acto

IMG 5561 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Tiago da Costa e Maria João Espírito Santo Bustorff

IMG 5564 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

Marta Leite Castro e Vanessa Espírito Santo Salgado

IMG 5563 PIBs Brasil Portugal ontem no Jockey Club

António d’Avillez e Vera Tostes

Fotos Sebastião Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *