Pessoas imprescindíveis e para sempre lembradas

É a artista plástica Cristina Pozzobom quem assina a escultura do memorial que será inaugurado amanhã, no setor de Remo do Clube de Regatas do Flamengo, celebrando Stuart Edgar Angel Jones. Não é o primeiro trabalho de Cristina no Rio de Janeiro, onde ela também assina a escultura em aço naval que homenageia o estudante secundarista Edson Luís, assassinado pela ditadura militar em 1968. São os memoriais Pessoas Imprescindíveis, que fazem parte do projeto Direito à Memória e à Verdade, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, cujo objetivo é resgatar a memória de mais de 450 pessoas que foram torturadas, assassinadas e desaparecidas por causa de sua luta pela democracia ao longo dos mais de 20 anos de ditadura que vigoraram no país a partir de meados dos anos 1960…

O memorial de Stuart será o o 25º inaugurado desde 2008, desta vez com a presença do ministro Paulo Vannuchi, vindo de Brasília especialmente…

O ministro tem realmente se empenhado em manter viva a memória daqueles nossos heróis, para que uma história triste como aquela vivida jamais se repita em nosso país. Ontem, foi homenageado, em São Paulo, com o título de Cidadão Paulistano in memmoriam, Eduardo Leite, o Bacuri, que passou três meses sendo torturado pelo delegado Sergio Fleury até ser assassinado…

Ainda este ano, em Porto Alegre, será inaugurado o memorial do ex-sargento do Exército Manuel Raimundo Soares, morto pela ditadura, na tortura, em 1965, logo depois do AI-5, e jogado no Rio Guaíba com as mãos amarradas. O episódio ficou conhecido como “o caso das mãos amarradas”. Inicialmente, pensava-se que fora um crime comum, depois descobriu-se que era político…

Abaixo, está o cartaz-convite, com um belo trabalho em stencil retratando Stuart, pela artista Cristina Pozzobom, convidando a todos para participarem da cerimônia, amanhã, 11h, com a presença da presidente do clube, Patricia Amorim, e dos remadores do Flamengo de ontem – os companheiros de Stuart – e os de hoje..

Convite Memorial Stuart 2 Pessoas imprescindíveis e para sempre lembradas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *