Paraty faz o alerta: “Roupa não pode ser descartável”

Em seu workshop no Paraty Eco Fashion, a estilista Lena Santana, corajosa, desafiou todas as leis de mercado e fez a defesa da roupa atemporal, para durar mais de uma estação ou mais de muitas estações. Isso também é sustentabilidade. Se você continua a usar uma daquelas peças que tem no armário há 10 anos, isso é porque ela é bela, atemporal e bem acabada. Esquecer as fast fashion, meus queridos, é mais um dos gritos de alerta para um mundo sustentável…

Lena, além da bandeira da consciência ecológica, também levantou outras questões mais práticas, transmitindo vários ensinamentos, como o Bê-A-Bá da técnica de moulage, que consiste em construir a roupa no próprio manequim. Essa técnica só traz vantagens. Além do caimento do tecido ficar mais bacana, o moulage é prático, pois, ao contrário da modelagem plana, é possível visualizar como a roupa ficaria no corpo no momento em que a construimos…

Lena disse também o óbvio ululante, mas que muita gente da moda teima em fingir que não percebe: para ser um bom estilista é preciso ser completo, saber modelar, cortar e costurar. Pouquíssimos sabem…

Ela falou à jovem plateia que a escutava ávida de modo sincero e simples, procurando transmitir com generosidade a experiência acumulada. Em seu processo de criação e realização, o que mais preza é o bom acabamento da peça, além da qualidade dos materiais utilizados na confecção. Lena não trabalha com tecido sintético, apenas com algodões e sedas. Ela concorda que, muitas vezes, essa preocupação com o acabamento e os materiais pode encarecer a roupa. Mas não se preocupar com isso pode sair mais caro ainda. Como diz o ditado,”o barato sai caro”…

E o mais importante dos conselhos: Lena não se inspira vendo os modelos alheios em revistas de moda, mas, sim, em seu próprio dia a dia, nos livros que lê, na gastronomia que consome, nas artes plásticas que admira…

 

DSC04307  Paraty faz o alerta: Roupa não pode ser descartável

Lena Santana ensinou passos básicos do moulage em seu workshop, no Paraty Eco Fashion

DSC04314  Paraty faz o alerta: Roupa não pode ser descartável

Ao final do workshop, cada participante ganhou o livro “Um pedaço de tecido”, escrito pela própria Lena Santana, em que ela propõe para o leitor maneiras fáceis de se criar e modelar as próprias peças de roupa, mesmo que seja um iniciante no assunto. Lembram quando falamos sobre ele por aqui?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *