OUTRA FESTA NO COPA: NOITE SÓ PARA VIPS!

É o recorde de todos os tempos. Nunca, jamais, em tempo algum, o Brasil exportou tantas sacas de café como este ano. Foram 33 milhões de sacas! Desse montante, dois milhões e 50 mil sacas foram pela Unicafé, a maior empresa exportadora de café do país – e quiçá do mundo – pertencente a Jair Coser, o capixaba que há 55 anos exporta o produto, há 42 fundou a Unicafé e nesse período já exportou 71 milhões 41 mil sacas, o que também é um recorde…

Esse número jamais foi atingido por qualquer empresa do país durante os 280 anos de plantação de café, desde que Monsieur Palheta, aquele fancês que trouxe malocada, da Guiana Francesa para Belém do Pará, uma mudinha de café, que depois se tornou a grande riqueza do Vale do Paraíba, fazendo do Rio de Janeiro o maior produtor de café do Brasil, na época dos barões…

E estão aí as fazendas históricas com sedes centenárias maravilhosas que não me deixam mentir…

Por tudo isso e muito mais, Jair Coser foi ontem um dos pouquíssimos homenageados com o honroso troféu do Jornal do Commércio na festa comemorativa pelos 185 anos de sua História, sendo o mais antigo jornal em circulação na América Latina

Aliás, a apresentadora, Márcia Peltier até contou a história de uma caixa de chumbo encontrada nas recentes escavações do antigo Cais do Porto, que continha, entre outras relíquias, uma página do Jornal do Commercio!…

Foram também homenageados outros grandes empresários como Jair. A saber: Lázaro Brandão, do Grupo Bradesco, Jorge Gerdau, do Grupo Gerdau, Paulo Roberto Pinto, da Light…

Premiado, o prefeito Eduardo Paes, que, participando de debate na TV, foi representado pelo pai, Walmar Paes. Também homenageado, o governador Sergio Cabral, mais magro, mais moço, mais bonito, mais feliz e mais apaixonado do que sempre pela sua Adriana, na primeira fila, mais lindinha também…

O ministro Luiz Fux, em Brasília, trabalhando, foi representado pela sua filha, Mariana, que, doce, leu o discurso manuscrito dele, que se referiu ao presidente do jornal, Mauricio Dinepi, com palavras de grande amizade. E o presidente dos Diários Associados, Camilo Teixeira do Costa, veio de Minas e também estava presente no Golden Room do Copa…

A grande diva das divas: Bibi Ferreira, 90 anos, de divindade, representada pela filha Tina, vista em vídeo gravado especialmente…

E uma menção especial ao sempre ministro da Fazenda do nosso coração, Ernâne Galvêas, que também ganhou o troféu esculpido pela artista Mazeredo e completava 90 anos. Agradeceu falando ao microfone com fimeza, plena lucidez, inteligência e brilho. Nasceu no mesmo 1º de outubro, lembrou, fazendo o reparo: “Não foi, porém, no mesmo ano”…

A presidenta Dilma, outra homenageada, ausente devido a comício pró-Haddad em Sampa, embarcando para o Peru em seguida. O ex-presidente Lula, também no comício em São Paulo, mandou carta assinada com sua letrinha, cuja cópia tenho em mão, mas que não foi lida, pois a apresentadora estava sem óculos e a organização do evento não colocou o texto no tele prompter…

Um trecho da carta de Lula: “Nunca interferi nas atividades de qualquer veículo da imprensa, não importa quão dura, ou mesmo injustas e caluniosas, fossem as críticas dirigidas a mim e ao meu governo. A democracia não pode ser silenciosa, ou apenas um coral dos que concordam. Ela precisa do debate, das várias vozes da sociedade dialogando”…

Escreveu bonito, o Lula. Mas bonito mesmo falou o Coser, quando dedicou o prêmio à sua Mariza, cobrindo-a de elogios e lembrando que, ano que vem, completam 50 anos de casados, e arrematando: “Se eu não morrer ou falir, no ano que vem darei uma grande festa para comemorar!”…

E eu estarei lá, naturalmente… 😉

 

Uma ideia sobre “OUTRA FESTA NO COPA: NOITE SÓ PARA VIPS!

  1. Hilde, na foto intulada Presidente do TJ/RJ (Manoel Alberto Rebêlo) de barba branca e Jonice Tristão, na verdade é o Orpheu Santos Salles, dono da revista Justiça & Cidadania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *