Os anos 20 estão de volta!

Enquanto a crise assola o Velho Continente e a América do Norte, nota-se que há um verdadeiro revival da década de 20 na Moda e no Cinema. Seria uma maneira inconsciente e lúdica de esquecer os males desta nova crise? Pois, vocês sabem, na década de 20, a América viveu um grande momento de prosperidade. As festas pareciam não ter fim e os novos ricos americanos torravam suas fortunas como se não houvesse amanhã… Bom, isto até o grande crack da bolsa de Nova York, em 1929, seguido por um enorme período de crise econômica, a chamada Grande Depressão…

The 20s1 Os anos 20 estão de volta!

Fotos: reprodução

Na temporada passada de desfiles do hemisfério norte, uma verdadeira onda anos 20 invadiu as passarelas, anunciando o verão que está por vir em meados de junho. Leves vestidos de seda, de silhueta tubular e cintura baixa, com franjas, penas, lantejoulas, chapéus cloche, tiaras e sapatinhos com tiras em “T” e recortes vazados, prometem trazer de volta o charme da flapper girl, a típica mulher dos anos 20, que bailava o Charleston all night long e desfilava pelos salões seu corte de cabelo à la garçonne, tragando cigarros em enormes piteiras…

Anos 20 Spring Summer 2012 Os anos 20 estão de volta!

Nas passarelas do verão, muitas marcas desfilaram criações inspiradas nos anos 20. Só para citar alguns nomes: Gucci, com seus vestidos franjados para noite em estilo Art-Decó, e Ralph Lauren, com peças românticas em seda e tons pastel, claramente inspiradas na heroína Daisy Buchanan, do romance The Great Gatsby, de Fitzgerald. Outrora, na década de 70, Ralph Lauren foi o responsável por desenhar o figurino do filme adaptado deste romance. Fotos via Style.com

Além da Moda, o Cinema também está aí para reforçar a tendência! Neste último domingo, no Oscar, vimos a consagração de O artista, filme mudo, em p&b, que retrata a passagem do cinema mudo para o cinema falado na Hollywood dos anos 20. A invenção de Hugo Cabret, outro grande destaque da noite, também se passa no final dos anos 20, início de 30, em Paris…

O Artista e Hugo Os anos 20 estão de volta!

Fotos: reprodução

E mais um filme que promete resgatar os années folles, é o O grande Gatsby (The Great Gatsby), inspirado no famoso romance de F. Scott Fitzgerald. Seu remake acaba de ser rodado e deve estrear nos cinemas americanos no final deste ano. No elenco, o gato Leonardo DiCaprio, a fofíssima Carey Mulligan e Tobey Maguire, mesmo ator que imortalizou O Homem Aranha nas telonas. Na década de 70, uma outra versão do filme contou com as atuações do galã Robert Redford e da atriz Mia Farrow . O maravilhoso figurino foi assinado por ninguém menos que Ralph Lauren, meus queridos! Na época, o roteiro teve adaptação de Francis Ford Coppola. Um verdadeiro sucesso!…

The Great Gatsby 1974 Os anos 20 estão de volta!

Fotos: reprodução

Agora, há uma grande expectativa em torno da nova versão cinematográfica do romance. Ao que tudo indica, o longa promete ser coisa grande! Quem dirige é Baz Luhrmann, o mesmo diretor de Moulin Rouge e Romeu + Julieta, dois grandes sucessos do cinema. Seguindo a onda do momento, o filme foi todinho rodado em 3D, o que, a princípio, pode causar estranheza nos fãs mais conservadores do clássico de Fitzgerald. Afinal, o que efeitos em 3D poderiam acrescentar de útil nesta trama? De qualquer forma, vale lembrar que este diretor adora flertar com uma estética transada. rs Não esqueçam do todo pós-moderninho Romeu + Julieta e do ótimo Moulin Rouge, que ganhou ares pop com músicas de Madonna e Nirvana. O que podemos esperar de The Great Gatsby? Hummmm *suspense no ar* …

Mas uma coisa é fato: as imagens divulgadas dos sets de filmagem comprovam que o figurino está lindíssimo! Quem assina é Catherine Martin, a mesma figurinista de Moulin Rouge, que levou o Oscar na categoria. Se depender de sua experiência, The Great Gatsby tem tudo para ser um dos nomes indicados ao Oscar de Melhor Figurino em 2013! Além de ganhar a estatueta por Moulin Rouge, Catherine também foi indicada pelos filmes Australia e Romeu + Julieta. Ah! E como se não bastassem os lindos ternos que vestem DiCaprio e os charmosos vestidos flapper de Carey Mulligan, as joias usadas pela atriz foram feitas pela Tiffany & Co., exclusivamente para o filme! São todas inspiradas em modelos antigos da marca, das décadas de 20 e 30. Woooow! Nem precisa dizer o quanto estamos ansiosos para que este filme estreie logo, né?!… icon wink Os anos 20 estão de volta!

The Great Gatsby 20121 Os anos 20 estão de volta!

Fotos: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *