Obama, Senhor; Obama, Senhor…

A primeira-dama do Estado, Adriana Cabral, deverá passear pelo Jardim Botânico com Michele Obama, que vem com as filhas, mas isso não é confirmado. Certa é, porém, a ida das Obaminhas à Cidade de Deus, com a mãe. Confirmado também que Obama não vai mais ao Cristo Redentor. Vai se concentrar no comício na Cinelândia, o que soa estranhíssimo…

Nunca ouvir falar de um Chefe de Estado estrangeiro que tivesse vindo fazer comício para o povo brasileiro. Mais curiosa ainda é a escolha do local – a Cinelândia – emblemático na história das lutas populares. Ali, foram as passeatas contra a ditadura, a começar pela do estudante assassinado Edson Luís, da qual não esqueço. Com Vladimir falando e Stuart, Muniz e outros companheiros, compenetrados, sentados nos degraus da escadaria da Câmara dos Vereadores…

Lá foi a Passeata dos 100 Mil, foram as passeatas das Diretas Já, os discursos inflamados de Brizola, que acabou assumindo o espaço como sua “Brizolândia”. Ali, há pouco tempo, vimos o Rio de Janeiro mobilizado pelos royalties do Petróleo, assim como foi lá o comício da campanha de Dilma, debaixo de chuva forte…

O evento Barack Obama, que acontecerá no período da tarde, segundo informa o site da Embaixada Americana, “será gratuito (alguém já pagou entrada pra comício?), aberto ao público e direcionado a todos os brasileiros”. Haverá tradução. Não é novidade que Obama goste de comício. Ele parece, mesmo, um homem vocacionado para ser candidato. Ele tem disso. Seu discurso na Alemanha foi negócio de candidato. Seu discurso, na Universidade do Cairo, também foi de candidato, falando para os povos árabes. Ele tem uma veia de candidato permanente. Como Lula também tem…

Não esqueçamos que partiu do presidente americano a iniciativa da visita. Não esqueçamos também que a França já se sentia vencedora na questão da compra, pelo Brasil, dos caças estrangeiros, e agora, ao que parece, é a americana Boeing que tem a esperança de levar…

Obama é muito hábil, deverá fazer um charme qualquer no negócio da inclusão do Brasil como membro permanente no Conselho de Segurança da Onu, como já fez para a India, quando disse que via com simpatia sua presença no Conselho. Mas vai fazer o gesto cordial de maneira a não se comprometer muito…

E o detalhe: Obama não falará apenas para os brasileiros. Em Santiago do Chile e El Savador, para onde seguirá depois com a família, ele também discursará diante da população daqueles países…

Que os Estados Unidos da América precisam resgatar a popularidade de que, em outros tempos, desfrutaram na América Latina, e foi gravemente abalada pelas ditaduras respaldadas pelos governos americanos do passado, isso também é verdade. Vamos ver se a simpatia e o carisma de Obama, auxiliado pela companhia encantadora de sua mulher e das filhas, dará conta de ungir esse ferimento que demora tanto a fechar…

Eis abaixo o cartaz convocando os brasileiros para o comício no domingo, e recomendando que levem documentos, mas nada de mochilas nem de bolsas…

obamaspeech1 Obama, Senhor; Obama, Senhor...


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *