O SECRETÁRIO SÉRGIO DIAS ESTÁ PARA O URBANISMO DO RIO COMO BELTRAME ESTÁ PARA A SEGURANÇA

O secretário de Urbanismo do Rio de Janeiro, Sérgio Dias, é um figuraço. Não, você não o conhece bem. Ou melhor, até há pouco tempo você mal o conhecia. Se alguém mencionasse o nome, você teria ouvido vagamente falar dele. Mas não identificaria onde o haveria escutado. Porque o Sérgio é um cara discreto, avesso aos holofotes, apaixonado pelo que faz. O Sérgio Dias comanda o urbanismo do Rio. E há muito tempo, muito mesmo, o Sérgio vem mudando a fisionomia da cidade e pra muito melhor, sem os cariocas nem se darem conta de que ele existe…

Foi o Sérgio, o responsável pelo Rio Orla, lá pelos idos do prefeito Marcello Alencar, nos anos 90. Na época, foi aquela grita geral. Millôr Fernandes esperneou o que pôde, reclamando contra a descaracterização da praia de Ipanema, com os carros indo estacionar no canteiro central. E no final ficou aquela beleza. O Rio Orla foi  premiado na Itália como o melhor projeto de orla marítima

Do Leme ao Pontal, o carioca aprovou. Vieram os banhos de mar noturnos, o ciclismo foi incorporado ao nosso lazer, da Zona Sul à Barra da Tijuca, abrangendo os 33 quilômetros de praias, servidos com os quiosques charmosos, as calçadas amplas, as primeiras ciclovias da cidade e uma nova iluminação. As cidades praianas do Brasil inteiro copiaram o nosso Rio Orla, ou melhor, o do Sérgio. Que foi sendo aprimorado e está cada vez mais bonito…

A primeira vez em que a grande mídia ouviu falar de Sérgio Dias, antes mesmo do Rio Orla, foi quando o Ricardo Amaral fez a Casa de Shows Metropolitan, na Barra da Tijuca, hoje HSBC Arena. A estreia foi com o Pavarotti. Um espetáculo! Uma casa monumental. Alguém viu o Sérgio Dias por lá na estreia? Ninguém. Discretíssimo. Todos os refletores eram para o Ricardo. E para o Pavarotti, naturalmente…

Achei graça quando um grande jornal carioca, aliás, o único grande jornal carioca, levou pelo menos uma semana para identificar o Sérgio Dias como um dos participantes de um jantar em Paris (ou seria em Monte Carlo?), em que se comemorava um aniversário, num grupo com o governador Sérgio Cabral. Estava com um guardanapo na cabeça. A editoria do setor não conhecia o secretário de Urbanismo que havia transformado o Rio de Janeiro para muito melhor…

Pois foi ele quem conseguiu que aquela imagem de cidade decadente do Rio se tornasse apenas uma imagem amarelada do passado nos escaninhos da memória coletiva dos cidadãos. E não apenas a Zona Sul, mas a cidade como um todo. Uma transformação urbanística evidente. E se eu fosse parodiar o título de uma peça do teatro de revista que fez grande sucesso há décadas, eu diria que ele mudou o Rio de cabo a rabo

Em menos de um ano e meio está ai o Projeto Maravilha, na Zona Portuária, uma maravilha de fato. Temos um Plano Diretor aprovado pela câmara Municipal com mais de uma década de atraso. Ação do Sérgio, cuja secretaria está revisando os Planos de Estruturação Urbana de bairros que estavam atirados ao completo abandono, como Avenida Brasil, Penha, Madureira, agora passando por um processo de revitalização impressionante e veloz…

Nossa mãe, é tanta coisa! Os novos corredores de ônibus, BRTs, O Parque de Madureira (e eu fui lá outro dia e fiquei bege, mas bege de contentamento), os entornos do Maracanã, do Engenhão e do Sambódromo em processo de reurbanização…

Não é de hoje que Eduardo Paes faz coisas bacanas tendo a colaboração do Sérgio Dias. Antes de ser prefeito, quando foi secretário municipal de Meio Ambiente, em 2001, Paes o chamou para fazer o projeto Eco-Orla e o Pontal do Tim Maia na praia do Recreio. Ele fez. Estão lá. Umas belezuras…

O Rio já foi, até bem pouco tempo, uma mulher linda, porém, abandonada, desdentada, sofrida, acabada. Agora, ela floresce, está viçosa, estão dando um trato nela! O Rio está voltando a ser aquela gata que nunca deveria ter deixado de ser…

E isso, meus amores, agradeçam ao prefeito Eduardo Paes pela boa ideia de ter convidado para sua equipe esse engenheiro chamado Sérgio Dias. O nosso secretário municipal de Urbanismo…

Querem que eu me explique melhor? Em se tratando de resultados em sua pasta, Sérgio Dias está para o Urbanismo da cidade do Rio de Janeiro assim como o Beltrame está para a Segurança do Estado, e mais não preciso dizer…

 

4 ideias sobre “O SECRETÁRIO SÉRGIO DIAS ESTÁ PARA O URBANISMO DO RIO COMO BELTRAME ESTÁ PARA A SEGURANÇA

  1. Adorei. Ficou super legal. Nao conheço ele, mas acho o trabalho dele incrível, desde o Rio Orla.
    A apresentaçao do seu site também está bárbara. beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *