O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidade

Festa em palácio, com palmeiras imperiais, lago na frente e cisnes, só por fato especialíssimo. E este é: são 65 anos do laboratório da família Magarinos Torres, o Richet. Mais do que uma grife, uma história longa de credibilidade no meio médico-científico do país…

No Estado do Rio de Janeiro, no momento em que todos, absolutamente todos os laboratórios conhecidos foram adquiridos por grandes grupos e hoje estão reunidos sob siglas, o Richet resolveu manter seu voo solo, investindo, não no tamanho de sua clientela, mas na dimensão de sua qualidade…

Não preciso dizer muito, basta informar que o Laboratório Richet é aquele que os grandes médicos do Rio utilizam para si e indicam para seus clientes. Também é o laboratório do Hospital Samaritano e da Casa de Saúde São José, além de ser o único no Estado certificado pelo Colégio Americano de Patologia, que certifica os melhores do mundo e para isso é preciso preencher mais de duas mil exigências, significando que um exame feito no Richet é aceito em qualquer clínica ou hospital nos Estados Unidos

Acrescente-se a isso o fato de que este laboratório, fundado pelo médico patologista Helio Magarinos Torres, foi herdado por sua mulher, Maria Helena, ainda com três filhos adolescentes, brava mulher, que manteve o negócio com pulso forte e critério, orientou os filhos, os três vocacionados para a medicina, e todos se formaram médicos com brilho…

Apesar das muitas investidas, Maria Helena jamais aceitou qualquer tipo de sociedade. E o Laboratório Richet mantém-se apenas da família e com um crescimento cada vez maior, independente, único no mercado com seu perfil, investindo na modernidade. Todos eles médicos, os irmãos Magarinos Torres, Paulo Leonel, Antonio Eugenio, Helio Magarino Torres Filho. Este último, presidente da Sociedade de Patologia Clínica. O mais velho, dedicado às pesquisas na área de reprodução humana assistida…

E qual é, no momento, o panorama dos laboratórios de análises clínicas e laboratórios de imagens no Rio de Janeiro? A Amil trocou o laboratório do Sérgio Franco por ações do DASA, e hoje o Sérgio Franco pertence ao DASA, cuja sede é em São Paulo, para onde são enviados e onde são realizados a maioria dos exames. Virou uma fábrica. O CDPI, laboratório de imagem do Barra Shopping, também foi vendido ao DASA, que concentra ainda o Lâmina e o Bronstein. Virou uma coisa enorme. E quando isso acontece a palavra de ordem é apresentar muito faturamento e a qualidade fica abaixo de tudo…

O Fleury comprou o Labs e outros pequenos, criando a sigla A+

Como esses grupos estão na bolsa, o perfil é o do faturamento e é óbvio que o apuro da qualidade cai, a checagem, a rechecagem, essas coisas têm custos que oneram, vocês sabem, não são convenientes…

E é aí que entra o sucesso do Laboratório Richet, que só no ano passado cresceu 53%, apostando no nicho que quer o diferencial da qualidade. E quando o assunto é saúde e se pode pagar por isso, ninguém pensa duas vezes…

Assim, foi num clima de entusiasmo, quase que de euforia, que os 400 convidados, médicos e profissionais ligados à saúde, confraternizaram na festa dos 65 anos do Laboratório Richet, no bicentenário Palácio do Itamaraty….

Para uma festa tradicional, nomes tradicionais. O mestre de cerimônias foi Luís Carlos Miele, que abriu a festa agradecendo a presença de todos e apresentando a diretora do laboratório, Maria Helena Magarinos Torres, com seus filhos. No salão nobre, mesas com toalhas em tom vermelho vinho, até o chão, com decoração sóbria e elegante assinada por Olivia Sertã. O cerimonial adequado foi de Graça Del Castillo. E vejam, aí nas fotos, o altíssimo quilate dos nomes médicos presentes…

palacio4 O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidade

O belíssimo Palácio do Itamaraty, na noite dos Magarinos Torres

palacio2 O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidade

Nas mesas, lugares marcados e toalhas vermelhas

palacio O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidade

O buffet de caipirinhas com frutas tropicais

IMG 9688 O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidade

Maria Helena Magarinos Torres e seus filhos Antonio Eugenio e Helio Magarinos Torres Filho

IMG 9659 O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidadeMaria Luiza e Marcílio Marques Moreira

IMG 9663 O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidade

Maria Rita e Pietro Novelino

IMG 9653 O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidadeTereza e Barros Franco

Claudio Domenico Carlos Zebulum Maria Helena Almir Ghiaroni Jair de Carvalho e Castro O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidadeMaria Helena cercada pelos médicos doutores Claudio Domenico, Carlos Zebulum, Almir Ghiaroni, Jair de Carvalho e Castro

Cyl Farney e esposa O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidadeCyl Farney e senhora

Arthur Pontes Presente CAMPERJ O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidadeArthur Pontes, presidente do CAMPERJ

Armando Fonseca Diretor DLE Medicina Laboratorial O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidade Armando Fonseca, diretor do DLE, de medicina laboratorial

Fernando Vaz O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidadeO médico Fernando Vaz

IMG 9694 O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidade

Luiz Carlos Miele

Sandra Jucá e José Luis Spicacci O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidade

Sandra Jucá e o médico José Luis Spicacci

IMG 9672 O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidade

O dr. Helio Magarinos Torres Filho

Maria Helena Magarino Torres e os filhos Helio Magarino Torres Filho Paulo Leonel Magarino Torres e Antônio Eugênio Magarino Torres O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidade

Maria Helena Magarinos Torres e os filhos Paulo Leonel Magarinos Torres, Helio Magarinos Torres Filho e Antônio Eugênio Magarinos Torres

Fotos de Sebastião Marinho e Jorge Ribas

Uma ideia sobre “O Richet festeja 65 anos fazendo a aposta certa: a qualidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *