O que eu, o Papa, George Clooney e Jane Fonda temos em comum? Cartilagens com células tronco!

A homenageada do jantar era Dulce Pugliese, a brilhante e firme vice-presidente da Amilpar, sócia 50% da empresa , da qual foi fundadora, um projeto empresarial de sucesso que construiu junto com o ex-marido, Edson Bueno, hoje um bom parceiro nos negócios e um bom amigo, pai de sua filha, Camilla Grossi, que também é executiva do grupo e também estava presente ao jantar para Dulce

Não é sempre que se consegue reunir, num mesmo jantar, tantos nomes de expressão da medicina brasileira. A começar pelo professor Ivo Pitanguy, grande referência médica internacional de sua especialidade, a cirurgia plástica. Talvez mesmo a maior referência médica internacional de sua especialidade. E também o neurocirurgião Paulo Niemeyer; os cardiologistas Eduardo Saad, Francisco Eduardo Guimarães Ferreira e João Mansur, agora dirigindo a cadiologia do Hospital Samaritano...

O otorrino Cristóvão Atherino; o oftalmologista Almir Ghiaroni; o cirurgião plástico Volney Pitombo; o ex-reitor da Unirio e duas vezes presidente da Academia Nacional de Medicina, Pietro Novelino; o reumatologista Roger Levy; o clínico geral João Gaspar Corrêa Meyer; a proprietária da rede de Laboratórios Richet, Maria Helena Magarino Torres; as médicas Samira Assuf, Cintia Saad e Lucia Pimenta

A cardiologista Lucia Pimenta é CEO do laboratório Excellion. Presente também o ortopedista Carlos Henrique Bittencourt, que faz as cirurgias ortopédicas com infiltrações de células tronco e PRP (Plasma Rico em Plaquetas) para recuperação das cartilagens. E sem esquecer o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, pioneiro, com seu pai, das pesquisas de células T na cardiologia, fundadores do laboratório Excellion, em projeto iniciado e desenvolvido pelo Hospital Pró-Cardíaco

O que motivou esta colunista a homenagear Dulce foi uma paixão comum: as células tronco e o fantástico desafio que suas pesquisas inauguraram. Médica pediatra, desde quando se formou, Dulce cultivava um fascínio especial pelas pesquisas com as células tronco e antevia o que elas poderiam significar para nossa medicina. Nos anos 70, recém-formada, já professora da UFRJ, procurava transmitir isso aos seus alunos…

Quando comprou o Hospital Pró-Cardíaco, a Amil ganhou no mesmo pacote o laboratório Excellion, localizado em Petrópolis, o único autorizado pela Anvisa para realizar o sofisticado procedimento das células tronco. Esta aquisição é alvissareira e tem um grande significado para as pesquisas e a medicina das células tronco, que com isso ganha fortes aliados no país…

Pois não se trata apenas de Dulce, uma apaixonada. Também o nº 1 do grupo, Edson Bueno, classifica esta medicina de “nosso legado para o futuro”. E o presidente da Amil Seguros de Saúde, Jorge Ferreira da Rocha, diz que “é a solução para nossa indústria de saúde”. Com aliado fortes como esses, a medicina das células tronco vê chegado o seu momento propício de se desenvolver e se expandir em nosso país, ganhando credibilidade e espaço. E olhe, gente, isso não é um comercial. É torcida, mesmo. Torcida de entusiasmo, de coração…

Não esquecendo a nova aliada, Hildezinha, que, como contei aqui, fiz a infiltração de milhões de células em meus dois joelhos, durante uma artroscopia, que hoje completou um mês, e já estou lépida e fagueira, inaugurando meu look muletas canadenses (vide foto abaixo). A coleta de meu sangue, para retirada do PRP, foi feita pelo laboratório Excellion, que também centrifugou as células tronco da gordura retirada através de uma micro lipo em minha barriga. Mas não são só as novas cartilagens de meus joelhos. São muitos os “milagres” que as células tronco podem operar…

Durante o jantar, ouvimos algumas revelações notáveis. O reumatologista Roger Levy contou de um seu amigo médico importante, em Hamburgo, que realizou o mesmo procedimento de infiltração de células tronco para recuperação de cartilagem, em três figurões internacionais: o Papa Bento 16, George Clooney e Jane Fonda! Vejam em que ótimas companhias eu estou, queridos…

O secretário de Saúde, Hans Dohmann, contava que, breve, serão desnecessárias próteses de silicone para mulheres que têm os seios retirados nas cirurgias de câncer. Segundo ele, estão adiantadas as pesquisas para reconstituição dos seios através de infiltração de células tronco. Viva!…

É claro que há e haverá sempre opositores. A começar pelos fabricantes das próteses, indústria poderosíssima. Mas sempre haverá casos e casos. Casos para células T, casos para próteses. Não podemos é fechar as portas para o novo conhecimento e para conquistas que beneficiam o ser humano. As células tronco, além de serem mais fisiológicas, barateiam o tratamento…

Neves da Rocha decorou as mesas em tons de ferrugem, toalhas adamascadas até o chão, flores nas mesmas cores, do Basílio, e ficou muito belo. Demar foi o chef, como é tradição na casa, e sua equipe sempre fecha. As viagens rivalizavam nas conversas com o tema principal, não estivéssemos no início de julho. Todo mundo partindo em férias…

Dulce decola hoje para Paris, depois Dubai, depois Pasadena, com filha, neto, genro, todo mundo. Margot Pitombo vai com a filha, Paula, para Londres. Carlos Henrique Bittencourt, rumo a congresso sobre células tronco em Los Angeles. O professor Ivo Pitanguy, eu nem falo, pois voar já faz parte de sua rotina…

Houve brindes, sim. Discursos também, que não dispenso. Nem mesmo estando ainda de muletas. Nem mesmo não sendo aconselhável ficar tanto tempo em pé e falando, e falando, e falando… Ah, como tenho amigos pacientes!….

Ah, e houve bolo e parabéns para o dr. João Gaspar, aniversariante do dia 6…

Clique aqui para ler meu relato sobre a cirurgia com células tronco…

celulas tronco1 O que eu, o Papa, George Clooney e Jane Fonda temos em comum? Cartilagens com células tronco!

2 celulas tronco1 O que eu, o Papa, George Clooney e Jane Fonda temos em comum? Cartilagens com células tronco!

Jantar IMG 7135 O que eu, o Papa, George Clooney e Jane Fonda temos em comum? Cartilagens com células tronco!

O neurocirugião Paulo Niemeyer e o secretário de Saúde Hans Dohmann

IMG 7138 O que eu, o Papa, George Clooney e Jane Fonda temos em comum? Cartilagens com células tronco!

Os cardiologistas João Mansur e Eduardo Saad

Fotos de Sebastião Marinho

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *