O mundo e Ronaldo Fraga se rendem às rendas brasileiras

Não são só os estilistas europeus e americanos que se curvam, encantados, diante da descoberta das rendas brasileiras, deslumbrados com a delicadeza da renda de bilro, a beleza da renda Renascença, da renda labirinto.  Tenho convicção de que minha mãe,Zuzu Angel, precursora em trabalhar a renda e os bordados brasileiros de maneira sofisticada e com linguagem de moda, desde lá pelos primórdios da década de 60, certamente estaria feliz ao ver o trabalho que estilistas como Ronaldo Fragadesenvolvem hoje…

Pensar em Ronaldo Fraga é imediatamente pensar na valorização de nossa cultura, como fez a também mineira Zuzu. O estilista é reconhecido como um importante nome no processo de construção da moda brasileira contemporânea. Ronaldo, através de suas coleções, costuma falar sobre nossas tradições, de maneira autoral, sensível e, principalmente, com a linguagem da moda, ou seja, uma linguagem atual, sem cair no caricato…

Desde 2005, Ronaldo, famoso pela barbicha e mais famoso ainda pela crista que traz sempre arrepiada com gel no alto da cabeça, está envolvido em projetos com cooperativas do setor têxtil, entre eles, o Talentos do Brasil, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Assim, contribui para a perpetuação das tradições brasileiras, estabelecendo parcerias entre artesãos e designers, gerando empregos, renda e troca de conhecimentos.  Neste projeto, Ronaldo, trabalhou com grupos de renda labirinto, da Paraíba; lã e crina de cavalo, do Rio Grande do Sul, e pele de peixe, do Mato Grosso do Sul. As peças produzidas por ele chegaram a participar de uma exposição em Paris, foram desfiladas em fashion weeks e, depois disso, comercializadas. Esta foi a forma que Ronaldo encontrou de levar a um público qualificado produtos desenvolvidos por grupos que possuem, ainda, grande dificuldade de distribuição e comercialização de peças lindas e singelas, que emocionam…

Tão emocionante quanto o trabalho das rendeiras e bordadeiras  é a sensibilidade do artista, que, nas roupas que apresentou na última São Paulo Fashion Week, trazia em cada peça a identificação com o nome, na etiqueta, da autora daquele bordado ou daquela renda, acompanhado de número de telefone e, às vezes, do e-mail. Uma forma de reconhecer artistas até então fadadas ao anonimato e de conferir-lhes o mérito que sistematicamente lhes tem sido negado.  E ainda dá a oportunidade do produto, fruto dessa parceria, chegar ao mercado com valorização e reconhecimento…

Na sua coleção verão 2011, mostrada na última SPFW, Fraga trabalhou com artesãs de Cariri, na Paraíba; de Passira, no agreste pernambucano, e de Itabira, em Minas Gerais,  tendo como inspiração o livro O turista aprendiz, em que Mario de Andradeconta suas viagens etnográficas pelo Norte e o Nordeste do Brasil. Foi uma perfeita homenagem do estilista à cultura pernambucana, por meio de estampas coloridas, rendas renascença, bordados sobre linho, tule, seda e jacquards que imitavam renda.  O resultado: peças cheias de detalhes, sofisticadas, chiquérrimas, únicas e que valorizam o que o nosso Brasil tem de melhor! Impossível não se “render” a tanta beleza!…

Confiram com a gente aqui . Vamos assistir juntos ao desfile da alma brasileira, do que de mais lindo o nosso artesanato produz, somado ao requinte e ao estilo de um grande criador de moda. Mergulhemos junto nessas maravilhas, através das fotos deOlivier Claisse e Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite

 

 

essa 1 O mundo e Ronaldo Fraga se rendem às rendas brasileiras

essa 2 O mundo e Ronaldo Fraga se rendem às rendas brasileiras

essa 31 O mundo e Ronaldo Fraga se rendem às rendas brasileiras

essa 14 O mundo e Ronaldo Fraga se rendem às rendas brasileiras

essa 4 O mundo e Ronaldo Fraga se rendem às rendas brasileiras

essa 5 O mundo e Ronaldo Fraga se rendem às rendas brasileiras

essa 6 O mundo e Ronaldo Fraga se rendem às rendas brasileiras

essa 7 O mundo e Ronaldo Fraga se rendem às rendas brasileiras

essa 8 O mundo e Ronaldo Fraga se rendem às rendas brasileiras

essa 9 O mundo e Ronaldo Fraga se rendem às rendas brasileiras

essa 10 O mundo e Ronaldo Fraga se rendem às rendas brasileiras

essa 13 O mundo e Ronaldo Fraga se rendem às rendas brasileiras

essa 12 O mundo e Ronaldo Fraga se rendem às rendas brasileiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *