O lindo Rio, que é sol, é céu é mar e é também o Art Déco

É uma obra de arte o catálogo Rio Art Déco – Fotografias de Lena Trindade, que acompanhou a exposição vista na Caixa Cultural. Em papel couché, cada página do catálogo nos remete às obras preciosas do estilo que estão espalhadas pelo nosso Rio de Janeiro e, muitas vezes, escondidas dos olhares distraídos…

Através dos textos de Lena Trindade (fotógrafa), Rafael Cardoso (escritor e historiador de arte), Carlos Fernado de Andrade (superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Márcio Roiter (fundador-presidente do Instituto Art Déco Brasil), é possível passear e se encantar com parte da história de nossa cidade, em prédios e obras datadas dos anos 20 e 30…

Além da visão de cada um sob a mesma ótica do Art Déco, as fotos que ilustram e dão vida ao catálogo nos mostram o quanto ainda é necessário preservar e conhecer. Nele, imagens de fachadas, interiores, monumentos e detalhes arquitetônicos belíssimos, assim como da decoração do Edifício Tabor Loreto, no Flamengo; da escultura em bronze Mulher com Ânfora, localizada na Praça Pio X; o Cinema Roxy, em Copacabana; o Teatro Carlos Gomes; Edifício Odeon, na Cinelândia; Estação D. Pedro II (Central do Brasil), no Centro; Edifício Biarritz, na Praia do Flamengo; Cristo Redentor; Edifício Caparaó, na Praia do Flamengo, entre muitos outros…

Não à toa que o incansável Márcio Roiter e o seu Instituto Art Déco estão à frente da organização do primeiro Congresso Mundial de Art Déco do Brasil, que vai acontecer de 14 a 21 de agosto, aqui no Rio. Será o 11º congresso mundial e o primeiro a ser realizado na América Latina

Movimento internacional de design, o Art Déco, influenciou o cinema, a arquitetura, o design, a moda e resultou numa mistura de estilos e movimentos. Sem abrir mão do requinte, o Art Déco tem mais simplicidade de estilo, guiando-se por formas geométricas e linhas verticais…

Então, se você não viu o catálogo e não foi à exposição, fique atento para o congresso que vai movimentar a cidade este ano e colocar o Rio de Janeiro sob os holofotes mundiais do Art Déco, reunindo experts de várias partes do mundo. Como Hildezinha não pode deixar vocês com água na boca, abaixo alguns cliques sensacionais da Lena Trindade para o catálogo…

Art Déco O lindo Rio, que é sol, é céu é mar e é também o Art Déco

Art Déco2 O lindo Rio, que é sol, é céu é mar e é também o Art Déco

Art Déco3 O lindo Rio, que é sol, é céu é mar e é também o Art Déco

Art Déco4 O lindo Rio, que é sol, é céu é mar e é também o Art Déco

Art Déco5 O lindo Rio, que é sol, é céu é mar e é também o Art Déco

Art Déco6 O lindo Rio, que é sol, é céu é mar e é também o Art Déco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *