O economista que veio do frio… da Islândia!

E, no pacote de presentinhos de fim de ano deste blog para vocês, aí vai uma reportagem internacional e uma revelação: a de que está “refugiado” no Rio de Janeiro, mais precisamente, na ensolarada Copacabana, que ele classifica de “reino independente”, o professor Hannes Gissurarson, formulador do programa econômico que levou a Islândia ao topo da economia mundial no final do século 20 e, depois, com a crise econômica no Primeiro Mundo, foi por água abaixo junto com o país. Economista repeitadíssimo pelos seus pares em seu país, ele espera as cabeças indignadas da população da ilha gelada esfriarem e, pelo visto, quanto mais passa o tempo, menos leva jeito de ele querer voltar. É um completo apaixonado pelo nosso Rio de Janeiro. E a cidade ganha mais um carioca de coração. Que seja bem-vindo!…

Longe da ira e da crítica dos detratores, que lhe incediavam as ideias e os nervos, naquele país altamente politizado, cuja população, friorenta e enraivecida pelos problemas, exigiu mudanças imediatas na equipe econômica, toda formada por seus ex-alunos, o professor Hannes Gissurarson veio curtir os bons ares da ascendente economia brasileira da era Lula/Dilma. Aqui, se dedica a prestar consultoria a empresas da Islândia, interessadas em negócios com o Brasil, enquanto cura sua decepção com os rumos da economia no Primeiro Mundo

Instalado num simpático apartamento em Copacabana, cercado de obras de arte e de fotos ao lado de famosos da política internacional de sua era, como Tony Blair, George W. Bush, Silvio Berlusconi e Fernando Henrique Cardoso, ele diz que não sai do bairro para nada: “Para mim o Brasil inteiro está concentrado aqui em Copacabana. É como se fosse um reino independente. Tudo o que quero e preciso encontro aqui”…

Torcendo para que os bons ventos da nossa economia também soprem na gelada Islândia, Hannes vai curtir a chegada de 2012 na Avenida Atlântica, na sua amada – salve! salve! – Copacabana, que visitou pela primeira vez durante a ECO-92. “O espetáculo do Réveillon é lindo. E a alegria e a força do povo carioca são uma inspiração para mim”, completa, declarando, rasgadamente, seu amor pelo bairro, pelo Rio e – por que não dizer? – pelo Brasil, que vai muito bem, obrigado… e que assim prossiga em 2012!…

.

Hannes Gissurarson O economista que veio do frio... da Islândia!

Hannes Gissurarson, mestre da equipe econômica que conduziu a Islândia ao auge do sucesso econômico no fim do século passado e, com a crise mundial, aos momentos tormentosos de hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *