O drama dos mineiros do Chile por diferentes cineastas

O twitter é um exercício delicioso, quando têm-se a sorte de acompanhar gente inteligente, que também retwita pra gente coisas inteligentes como foram os twits do Jardel Sebba (@jsebba), durante o início do resgate dos mineiros, com suas várias versões de um filme sobre o drama na mina do Chile, na ótica de diferentes cineastas…

Brilhante, brilhante, Sebba, e isso com o limite de apenas 140 caracteres. Tão bom que copio aqui em meu blog. Chapeau[email protected]! Deleitem-se…

Ah, em tempo: Jardel Sebba é o editor da Playboy.

  1. Jarmusch dirigindo o filme dos mineiros: John Lurie e Tom Waits presos lá embaixo e o Benigni chega para resgatá-los.
  2. Spike Lee: um mineiro de pele mais parda não gosta da atitude de um colega, diz que é preconceito, evoca Malcom X e vira um filme de gangue.
  3. Glauber Rocha: Um mineiro faz campanha para deputado. Um morre e outro começa a filmar o funeral. A mina fica no interior da Bahia.
  4. Bergman: mineiros são logo resgatados, mas o período preso faz um deles questionar o amor, o sexo e o papel do masculino em seu casamento.
  5. Daniel Fiilho: mineiros tomam um whiskinho, batem em mulher nos flashbacks e dois deles trocam de personalidade durante uma discussão.
  6. Akira Kurosawa: os mineiros, todos orientais, plantam uma árvore e refletem sobre o que fizeram da vida até então enquanto ela cresce.
  7. Arnaldo Jabor: mineiros se desentendem e falam mal do PT. Um mineiro fala “Porra” e o outro responde C#*&#*o. O primeiro é o Pereio.
  8. George Lucas: um mineiro puxa o sabre de luz e o outro revela que é seu pai. O Harrison Ford vai resgatá-los.
  9. Lars Von Trier: mineiros criam uma sociedade paralela com cenas reais de sexo e violência enquanto a Bjork passa fome e frio fora da mina.
  10. Godard: uma loura francesa chora curante 40 minutos na entrada da mina e o resto é flashback dela com um cara (que deve ser um dos mineiros).
  11. Wong Kar-Wai: os mineiros descobrem que a vida não faz sentido e se recusam a ser resgatados.
  12. Oliver Stone: o sindicato dos mineiros se revolta, pega em armas e toma o poder em nome do socialismo (os 33 morrem soterrados, mas e daí:?)
  13. Almodovar: Um dos mineiros assume sua homossexualidade, os traumas com a mãe, se traveste para divertir os colegas e vive um grande amor.
  14. Pasolini: mineiros presos criam uma sociedade paralela doentia, que expõe as taras e crueldades da sociedade moderna.
  15. Woody Allen: dois mineiros ficam bem amigos lá dentro, saem, um é casado com a Scarlet Johansson que começa a traí-lo com o outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *