NOSSO MUSEU DA MODA É O ÚNICO SENDO MONTADO NO MOMENTO NO MUNDO!

O Rio de Janeiro é a bola da vez. Depois da Copa das Confederações e da JMJ, outro grande evento está sendo sediado na Cidade Maravilhosa, ou melhor: na Cidade das Artes,  projeto magnífico do francês Christian de Portzamparc, que insere o Rio de Janeiro, definitivamente, no circuito da alta arquitetura contemporânea internacional.

Trata-se do importantíssimo encontro anual mundial do ICOM (International Council of Museums), que reúne os mais conceituados museólogos, conservadores, autoridades e restauradores ligados a museus importantes do mundo inteiro!

Convidada pelo Costume Committee do ICOM, fui à Cidade das Artes fazer uma palestra, para esta plateia exigente e super selecionada, sobre a Coleção Zuzu Angel de Moda, que serve de base ao projeto do museu de moda, parceria em curso reunindo a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o Instituto Zuzu Angel e a Fundação Getúlio Vargas.

Falei sobre a coleção, a história de Zuzu Angel, sua obra, vida, drama, luta, pois é impossível falar da moda de Zuzu sem falar sobre ela inteira, com seus documentos, fotos, correspondências e tudo o que significou a saga da estilista que fez de sua moda estandarte de sua vida, seus encantamentos e dramas.

A palestra seguinte foi de Luiza Marcier, a muito bem articulada diretora do museu, que falou com clareza,  apresentando ao público este projeto em fase de implementação, no Solar da Marquesa de Santos, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

Emocionei-me ouvindo Luiza discorrer sobre nossa parceria, pois já lá se vão mais de quatro anos de trabalho, entusiasmo, expectativa, empenho para dar ao Rio de Janeiro, ao Brasil, seu primeiro museu da moda brasileira, com uma coleção que foi reunida durante décadas, com muito cuidado, dedicação.

Graças também e sobretudo ao desprendimento dos doadores, pessoas que amam a moda, verdadeiros mecenas culturais representativos da sociedade brasileira, que estarão presentes no museu da moda pelo seu gesto e por suas peças únicas.

Ali veremos, através da moda que vestiram, vários matizes de brasileiros notáveis, em épocas diversas, ambientes contrastantes, atividades diversificadas, mas todos protagonistas no cenário brasileiro em que viveram ou vivem.

Como base principal do museu, a Coleção Zuzu Angel.

Porém, o caleidoscópio fashion será amplo. Na parte dos internacionais, a Coleção Carmen Terezinha Solbiatti Mayrink Veiga contempla grandes obras dos maiores mestres da alta costura europeia da segunda metade do século 20.

Uma variedade de peças de brasileiros, como Dener, Mena Fiala, Clodovil, Isabela Capeto, Ronaldo Fraga, Guilherme Guimarães, Glorinha Pires Rebelo, Jerson, Liliane Sirkis/Casa Colette, Lucília Lopes, Casa Canadá, Mary Angélica, José Ronaldo, Markito, Silvia Souza Dantas, Victor Dzenk, Sta. Ephigênia, Carlos Tufvesson, Tony Palha, entre muitos outros e outros nomes de nossos inspirados criadores dos séculos 20 e 21.

De vestido da princesa Diana à roupa do Velho Guerreiro Chacrinha…

Os estrangeiros que os brasileiros vestiram e vestem, em que ocasião, onde, como, quando e com quem.

A história da roupa. Puxando o fio da roupa para o fio da memória, da História… o princípio museológico de uma peça. Um registro, através da moda, que perpetua tempos passados, o tempo presente e vai perpetuar o futuro.

Tudo isso é importante. Eu me emocionei naquela manhã no congresso do ICOM. Todos se emocionaram. Foi uma manhã maravilhosa, em que pude apresentar um pouco da trajetória da grande mãe, guerreira e estilista, Zuzu, à gente de toda parte do mundo, que nunca antes havia ouvido falar sobre esta história fascinante. Um motivo para me emocionar bastante. Vocês me conhecem bem.

Ao fim da palestra, a presidente do Costume Committee do ICOM, a dinamarquesa Katia Johansen, anunciou que o nosso museu da moda do Rio de Janeiro, que se saiba, é o único no mundo que está sendo construído e montado no momento.

E na segunda-feira, dia 19, começa, no Copacabana Praia Hotel, o II Curso de Museologia de Moda, pela mestra Johansen. Um workshop de quatro dias. Imersão até o pescoço na moda, no sonho, nos têxteis e nas técnicas de exibição e montagem de uma exposição de moda.

Oportunidade rara de ouvir e aprender, os ensinamentos de uma das maiores especialistas no assunto no mundo, diretora das Coleções Reais da Dinamarca, como lidar, cuidar e expor da melhor maneira possível as peças de moda preciosas.

De 19 a 22 de agosto. Informações [email protected]

1157466_10201849917753911_1780224103_nCom a diretora do museu da moda, Luiza Marcier, em foto que surrupiei de seu Facebook, em que ela fala, cheia de orgulho, do “Museu Zuzu Angel da Moda Brasileira”

Foto de Vivian Fava

4 ideias sobre “NOSSO MUSEU DA MODA É O ÚNICO SENDO MONTADO NO MOMENTO NO MUNDO!

  1. que maravilha, desenhei por tantos anos para mena fialla, lucianita fialla, guigui, sra silvia souza dantas,liliane sirkis, gregorio faganello, entre tantos costureiros famosos de uma epoca, como mario augusto, hugo rocha,maria barbosa, fico feliz que esse empreendimento seja um sucesso e um plano sério….parabens a organização flavio trussar labrincha

  2. Parabéns Hilde,esse Museu da Moda vai ser um sucesso,único no Mundo,e vc fazer parte desse projeto, é mais uma vitória dessa ” guerreira”

  3. que maravilha, desenhei por tantos anos para mena fialla, lucianita fialla, guigui, sra silvia souza dantas,liliane sirkis, gregorio faganello, entre tantos costureiros famosos de uma epoca, como mario augusto, hugo rocha,maria barbosa, fico feliz que esse empreendimento seja um sucesso e um plano sério….parabens a organização flavio trussar labrincha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *