No Rio, a maior autoridade da Inglaterra, depois da rainha e do primeiro-ministro

Chega ao Rio amanhã o Lord Mayor britânico Alderman Nick Anstee. Vem com a mulher Lady MayoressClaire Anstee, e serão recebidos à altura pela nova cônsul-geral da Inglaterra no RioPaula Walsh. O casal, que cumpre agendas separadas, tem compromissos também em São Paulo. No Rio, a Lady Mayoress vai visitar na segunda-feira uma creche na Cidade de Deus e depois ganha almoço only for women no Hotel Santa Teresa

 

Já tive a oportunidade de jantar com um Lord Mayor londrino, numa noite muito elegante em casa de Amelinha e Theophilo de Azeredo Santos, nos anos 80. Apesar da palavra “mayor”, ele não é o prefeito de Londres, mas sim um representante do setor privado e autoridade máxima daCorporação de Londres, que administra a City de Londres, considerada o principal centro financeiro do mundo e responsável por 5,5% do PIB doReino Unido. A importância do Lord Mayor é tanta que ele também atua como porta-voz e promotor do setor de serviços financeiros do Reino Unido, sendo considerado a maior autoridade britânica após a rainha e o primeiro-ministro. Nick Anstee é vereador e, desde novembro do ano passado, o 682º Lord Mayor da Cidade de Londres…

Sua mulher, Claire, não fica atrás em importância. Foi seu antepassado direto, o vereador João Boydell, que serviu como prefeito de Londres, em 1790/91, quem iniciou a coleção da Corporação de Arte, que hoje ocupa um edifício inteiro, a Guildhall Galeria, cuja associação de amigos ela fundou e preside…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *