Nesta Páscoa, a expressão de meu entusiasmo por tudo que significa esta Ocupação Zuzu do Itaú Cultural

Para mim, esta Páscoa está sendo particularmente significativa.

A ressurreição de um mito, que há tantas décadas eu embalava, cultivava com zelo para revelá-lo em sua plenitude a todos, resgatando uma história, um exemplo, uma tragédia brasileira, que precisa ser sempre lembrada, bem como o registro de sua moda revolucionária.

Consegui ver esta expectativa realizada, e na melhor das maneiras, graças à auspiciosa parceria do Instituto Zuzu Angel com o Itaú Cultural, presidido pela visionária Milu Villela, munida de seu notável time de excelência, liderado pelo empreendedor Eduardo Saron. Tem sido uma bela caminhada juntos. Estou feliz.

Valeria Toloi, gerente do Núcleo de Educação e Relacionamento, uma das curadoras, me diz que são 2.500 visitantes por dia à exposição bem montada pelo diretor de arte Valdy Lopes Jn, com a sensibilidade de reproduzir até o ateliê de costura.

Outro da equipe me diz que nossa “Ocupação Zuzu” recebe mais visitas do que a expo de David Bowie no MIS, hit da temporada paulistana. E só posso repetir: estou feliz.

Não posso deixar de recomendar o acesso à playlist elaborada pelo Núcleo de Audiovisual comandado por Claudiney Ferreira, um dos curadores, que aqui vocês podem conhecer nesta entrevista dada ao UOL

Acessem abaixo no texto em azul e vejam a…

Entrevista do Claudiney

Acessem mais abaixo nesta outra frase em azul e…

Conheçam aqui a playlist elaborada por seu Núcleo

Zuzu_Marta Suplicy&Hilde&Milu_2

Com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e Milu Villela, presidente do Itaú Cultural

Zuzu_Lucilia lopes_1

A estilista Lucília Lopes, conselheira fundadora do Instituto Zuzu Angel e membro da Academia Brasileira da Moda

Zuzu-foto[2)

Francis Bogossian e Hilde, cujo vestido reproduz uma estampa de sua mãe, com as testemunhas oculares do assassinato de Zuzu Angel, que voaram especialmente da Paraíba para a abertura da “Ocupação Zuzu” em São Paulo, a convite do Itaú Cultural: o advogado Marcos Pires e o jornalista Neno Rabello

Zuzu_Walter Morais &MCelia Morais_1Foto Christina Rufatto

Walter e Maria Célia Moraes

Zuzu_Hildegard Angel&Ana Estela Hadadd _1Foto Christina Rufatto

Com a primeira-dama de São Paulo, Ana Estela Haddad

Zuzu_Afonso Luz& Juca Ferreira_jpg

Afonso Luz, diretor de Museus do Município de São Paulo, e o secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Juca Ferreira

Zuzu-foto[1]- Gisella e a repórter Suenia Cabral

Gisella Amaral, que foi do Rio de Janeiro para a abertura, e a jornalista Suenia Cabral

Zuzu_Lucia Accor_1Foto Christina Rufatto

A professora Lucia Accar, do Instituto Zuzu Angel, com a revista Zuleika, catálogo da Ocupação, na parede com estampa de Z.A. que os visitantes podem colorir

Zuzu-foto 5-Gerardo e Patricia Rabello

Gerardo e Patrícia Rabello, de João Pessoa

Zuzu-_MG_8492

Maria Bonita e Lampião, tal e qual fez Zuzu, emocionante!

ocupação zuzu41oCUPAÇÃO Zocupação zuzu 2943 ocupação zuzu 2946Fotos de Dayse Marques da noite de abertura com o magnífico desfile happening dirigido por Karla Girotto sob supervisão cuidadosa de Valeria Toloi, que concebeu este momento da Ocupaçã Zuzu, repetido durante a SPFW para todo o universo nacional da moda. As manequins vestiam réplicas de looks de Zuzu e, ao final, eram abraçadas por looks negros, representando luto, dos maiores designers do Brasil, numa homenagem muito carinhosa e reverente à minha mãe.  Muito obrigada a todos os designers!

ocupação zuzu 29O Ateliê de Costura de Zuzu reproduzido

ocupação zuzu 30O tecido de Zuzu Angel usado como papel de parede e, sobre ele, fotos de celebridades que vestiu

ocupação zuzu 31As “gavetas” da família e das memórias curvelanas de infância…

ocupação zuzu 33O vestido da última entrevista, dada à TV Globo

ocupação zuzu 36Paulo Borges

ocupação zuzu 2944Os professores do Instituto Zuzu Angel, pioneiros desde a fundação do primeiro curso de design de moda do Estado do Rio de Janeiro, Samuel Abrantes e Cecy Kremer

Zuzu-Desfile-performance 1_ (3)O desfile, um dos highlights da noite, e o look e a famosa estampa de luto das andorinhas apresentada pela estilista em seu desfile de protesto político. A modelo  faz referência à Elke Maravilha, uma das queridas de Zuzu

Zuzu-Desfile-performance 2_ (3)Vestido emblemático, look réplica, observado na fila à esquerda pelo professor João Braga, a estilista Lucília Lopes e a colecionadora de arte Angela Gutierrez, que voou de Belo Horizonte para a abertura do evento, todos aliados nesta causa de preservação da memória da moda e da história de Zuzu Angel

Ver também:

O depoimento de Zuzu Angel resgatando a história, especial para vocês

A noite da “Ocupação Zuzu” no Itaú Cultural em São Paulo

Quer saber tudo sobre a “Ocupação Zuzu”? O caminho por aqui

Zuzu Angel levanta voo e está em todas as mais importantes publicações de moda – I

Zuzu levanta voo e está em todas as importantes publicações de moda – II

16 ideias sobre “Nesta Páscoa, a expressão de meu entusiasmo por tudo que significa esta Ocupação Zuzu do Itaú Cultural

  1. Há muito que Zuzu Angel merecia uma homenagem como esta. Mulher de fibra e coragem além de artista que soube desbravar caminhos e mostrar ao mundo sua aldeia! Tenho por ela uma admiração desde que vi pela primeira vez a camiseta com o seu Anjo! Desde então tenho lido tudo que essa mulher que chorava e cantava disse e fez! Parabéns pela exposição. Viva Zuzu Angel!!

  2. A verdade prevalecerá!

    A alma não veste saia nem faz barba quando chega a hora da luta e para a força não há medidas a serem tomadas. Força e alma, simplesmente coexistem em seres especiais.

    Zuzu vive!!!

  3. Ocupação ZuZu Angel,bom de ver e para lembrar a toda juventude a carreira brilhante interrompida pela brutalidade da Ditadura Militar. Quando alguém falar em Ditadura lembrem se sempre da ZuZu e sua família.

  4. Lindo o seu carinho pela mamae Zuzu Angel.
    Daqui de Paris estamos acompanhando a sua coluna, e parabens pelo seu lindo vestido.
    Bjssss
    Vera x Luiz

  5. Cara Hildegard,

    Agora que visitei a ocupação pude finalmente conhecer o universo Zuzu Angel…Um dia a mitolgia mineira ( eu também orgulhosamente sou !) a reverenciará como a Deusa da Perseverança – eterna – bem como são vocês os descendentes : Stuart, Hildegard e Maria Cristina.

    Só tenho a dizer : Zuzu Angel rogai pelo Brasil !

    Longa vida Hildegard ! Continue nos presenteando com o seu pensamento ;provocando reflexões nas nossas mentes e corações.

    Meu carinho e minha admiração pela obra familiar .

    Martha

  6. Lindo!!!Um arraso!!!Ai se eu pudesse dar um pulinho em São Paulo pra ver a obra desta grande estilista brasileira que foi Zuzu. E que mulher de fibra e corajosa ela foi! Admirável!
    Parabéns Hilde!

  7. Maravilha! Parabéns, Hilde, por tudo: sua determinação, força e coragem. O talento e luta de sua mãe ser reconhecido é um presente para todos nós!
    Angela

  8. Eu estive lá no domingo de Páscoa. Já conhecia parte dela pois visitei quando estava no Belas Artes no Rio… em 96/97. Mas amei a parte interativa e principalmente o seu depoimento lindo! Parabéns e obrigada, por dividir conosco suas lembranças desta mãe maravilhosa e guerreira que foi Zuzu!
    Deixei num pedacinho de tecido!
    Emocionada até agora… que mãe não se emocionaria? Que ser HUMANO não se emocionaria!

    Marise Monteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *