Mundo fashion, em estado de alerta, ganha concorrente imbatível!

Dan Shechtman, já ouviu falar? Se você for do ramo da Ciência, provavelmente sim. Mas se você for como a gente, totalmente leigo no assunto, vai ouvir falar agora, no Blog da Hildezinha! É que o cientista israelense, ganhador do Prêmio Nobel de Química 2011, está no Brasil, precisamente no Hotel Windsor, em Copacabana, conversando com autoridades e profissionais para promover intercâmbios na área da Ciência entre Brasil e Israel

Mas, afinal, o que ele fez de tão importante? Na década de 80, Dan revolucionou o mundo da Química ao descobrir os quase-cristais. Antes disso, os cientistas acreditavam que a matéria sólida só se organizava de duas formas: amorfa ou por átomos em uma ordem definida, formando padrões simétricos e infinitamente repetitivos. Com sua descoberta, Dan provou que os átomos podiam, também, se organizar de forma desordenada, isto é, em padrões regulares e infinitos, mas que nunca se repetiam…

Quase cristais1 Mundo fashion, em estado de alerta, ganha concorrente imbatível!

Os quase-cristais

Dan é o maior porta-bandeira de sua descoberta. O próprio mandou estampar gravatas com padrões de quase-cristais. Eles dão ou não dão ótimas estampas?…

Se as casas Hermès, Ferragamo, Fendi, Lanvin, YSL e outras grandes das gravatas soubessem disso antes, certamente teriam economizado investimentos altíssimos com suas equipes de designers de padronagens, pois os padrões regulares e infinitos dos quase-cristais são de incomparável beleza e, sobre eles, não se pode cobrar royalties! A não ser que o Criador os tenha patenteado e a gente ainda não sabe!…

Dan Shechtman Mundo fashion, em estado de alerta, ganha concorrente imbatível!

Dan Shechtman e sua gravata de quase-cristais

Curiosamente, os quase-cristais lembram mosaicos árabes, especialmente os marroquinos. No campo visível, este tipo de técnica existe há tempos, desde quando artistas islâmicos começaram a fazer seus mosaicos decorativos em mesquitas e outras construções milenares. Mas até então, no campo invisível, dos átomos, isso seria impossível, se não fosse por Dan Shechtman, é claro!…

Inspiradas pelos quase-cristais e pela técnica do mosaico marroquino, não resistimos e montamos dois lindos quadros de inspiração fashion e decorativa para vocês. Com essa revelação da Ciência, o mundo fashion e da decoração ganhou concorrente imbatível: o Criador! Acompanhem com a gente!…

 Mundo fashion, em estado de alerta, ganha concorrente imbatível!

 Mundo fashion, em estado de alerta, ganha concorrente imbatível!

Fotos: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *