MORREU O DOUTOR ADHERBAL MAIA

21h58m

Morreu esta noite o médico neurologista Adherbal Maia, que, por 40 anos, ocupou a função de diretor do Hospital Samaritano. O mais importante e influente diretor de hospital que o país já teve.

Um abnegado da medicina, missionário de seu trabalho, era a primeira voz escutada pelos pacientes ao despertar às seis horas. Era ele, em sua ronda matinal, de quarto em quarto, checando os prontuários, conversando com a enfermagem, trocando ideias com os médicos e visitando os pacientes, levando a eles a energia de seu bom humor, do astral sempre alto, assim como elevado era seu tom de voz.

E despertar, hospitalizada no Samaritano, pelo som do vozeirão do dr. Adherbal, já era um elixir de melhora. Já animava e ajudava na recuperação.

Era atencioso, desdobrava-se para atender a todas as solicitações, quebrar os galhos, sempre nos limites da responsabilidade e da seriedade médica. Deu ao Samaritano, ao longo de sua administração, um nível de excelência único entre os demais hospitais do país. Pois era uma excelência amiga, pessoal, de hotel cinco estrelas. Não havia impessoalidade no Samaritano.

Se é que isso possa parecer impossível – mas, creiam-me, não era –  com o dr. Adherbal Maia, íamos para o Samaritano, mesmo que por doença, com prazer. Sabíamos que ali encontraríamos segurança, confiança, qualidade e amigos. Desde os rostos da portaria a cada um dos enfermeiros, o pessoal da limpeza, da copa, do restaurante.

Com a venda do Hospital Samaritano ao Grupo Amil, este teve a sabedoria de condicionar a presença do dr. Adherbal Maia no hospital, supervisionando, por um período de transição, cinco anos, acredito, para que a clientela habitual não sentisse o trauma da ausência daquele que era a “alma da casa”.

Pois, mesmo com o novo décor, o Samaritano bem sabia que Adherbal Maia agregava valor.

Ele estava internado no Hospital Samaritano desde sábado, quando sofreu um infarto. Ontem, foi para o quarto. Hoje, pouco mais de sete da noite, outro infarto, fulminante e fatal. Estava aos cuidados de seu médico particular, o dr. Fernando Espíndola. Morreu em casa. A sua casa. O Samaritano.

O velório acontece esta noite no Samaritano e a cremação amanhã pela manhã.

Com o abraço carinhoso à sua viúva, a querida Priscila.

57 ideias sobre “MORREU O DOUTOR ADHERBAL MAIA

  1. Que Deus esteja junto dele pois era uma pessoa muito honesta e justa. Descanse em paz, amém

  2. Que pena tive o prazer de tê-lo como meu patrão por 15 anos. Lamento muito, pois homem de caráter e humano.

  3. Hilde que noticia triste ! Dr Aderbal sempre foi uma luz dentro daquele hospital ! Meu sogro amado que tanto tempo esteve internado la , teve o previlegio de conviver com ele diariamente , chamar por ele ,para um papo , uma queixa ou apenas por chamar ….. e tenho certeza isso fez a diferença ! Que ele esteja em paz e levando sua alegria e astral para todos que um dia estiveram o previlegio de sua companhia aqui e agora irao reve-lo ! Va com Deus !

  4. foi um paizão para todos nós que trabalhamos naquela intituição,amigo,carinhoso com a enfermagem nunca mais vou ter um patrão igual. descansa em paz meu amigo você mereceu essa partida sem sofrimento DEUS proteje os justos!

  5. Ele foi um mestre. Ao longo desses 25 anos de Samaritano aprendi que seu tom de voz elevado e por vezes uma puxada de orelha era como a de um pai ensinando e cobrando o resultado perfeito como é o desejo dos pais e sem dúvida, o seu.

  6. Uma grande perda para a medicina e para a minha família, pois ele ha exatamente 30 anos salvou a vida do meu pai e se tornou um amigo…dois momentos em que ele nos demonstrou sua fragilidade, na hora em que meu pai acordou do coma, momento em que as lagrimas escorriam dos seus olhos e 19 anos ou melhor 20 anos atras quando ele teve que transportar para meu irmão e para mim a doença que fez o meu amado pai falecer…descanse em paz , grande amigo..o ceu hoje esta brilhando, e mais uma vez obrigada por ter feito parte de nossas vidas

  7. NOSSO QUERIDO DR. ADHERBAL MAIA, QUE ABRAÇOU A CARREIRA DE MUITOS DE NÓS, ALAVANCANDO PARA O SUCESSO. NOSSA SAUDADE IMENSA SERÁ DIÁRIA, POIS VAMOS SENTIR FALTA DE CADA DETALHE QUE MARCAVA A SUA PROTETORA PRESENÇA. AS PALAVRAS DE HILDEGARD REGISTRAM EXATAMENTE O QUE ELE FOI PARA TODA FAMÍLIA SAMARITANO!

  8. Passei a minha adolescencia frequentando nas ferias a casa dos Capua no Vale do Cuiabá, onde a minha familia tb tinha uma fazenda.. e jogava voley com o Aderbal … eu gostava muito dele… triste com essa noticia,,,

  9. Infelizmente perdemos um excelente Médico Neurologista, um amigo e um excelente Patrão, em que tive o prazer de trabalhar, num período de 8 anos no Hospital Samaritano. Suas memórias, jamais serão esquecidas, por aqueles que o conheceram e conviveram com eles.
    Adeus amigo !!!

  10. Lamento muito! Que ele esteja na paz do Senhor Jesus! Estou muito triste! Dr Aderbal Maia,ficará um vazio muito grande no Hospital Samaritano!

  11. uma grande perda para nos,os funcionarios do hospital samaritano!uma historia que se vai! Estou muito triste!sou funcionaria ha 13anos e, realmente,a sua presenca era impar! Parabens, Hildegard por descrever com exatidao a presenca do dr Aderbal Maia em nossos corredores! Ficara para sempre em minha memoria e em meu coracao!

  12. Tive o prazer de trabalhar com este grande homem e medico,
    Sempre gostei muito dele.
    Que deus o receba de braços abertos .

  13. Como seu funcionario há 16 anos no hospital só tenho coisas boa a dizer um homem de postura e conduta profissional e sempre presente perante seus funcionarios. Descanse em paz.

  14. Como funcionário do Dr. Adherbal há 16 anos no hopsital, só tenho a lamentar pela sua presença diária e constante com seus funcionarios e pacientes, passando segurança e traquilidade para conosco, devido sua postura e conduta profissional. Descanse em PAZ.

    • Como funcionário do Dr. Adherbal há 16 anos no hopsital, só tenho a lamentar pela sua presença diária e constante com seus funcionarios e pacientes, passando segurança e traquilidade para conosco, devido sua postura e conduta profissional, sentirei sua falta Descanse em PAZ.

  15. Em nome das telefonistas do Hospital Samaritano, sentimos muito a perda do Dr. Adherbal e nunca esqueceremos da sua voz forte e marcante todos os dias a nos cumprimentar! Excepcional como pessoa, médico e profissional. Que ele descanse em paz.

  16. funcionária há 15 anos do do DR ADHERBAL MAIA,foi amigo e pai de todos os funcionários….muito obrigada por tudo…descanse em paz…amém

  17. Dr. Adherbal Guernelli de Oliveira Maia, Irreparável perda. Perdemos um Médico, com letra maiúscula, e amigo, que cuidou da minha família toda, inclusive de mim, quando precisei de um Neurologista. Ele veio à minha casa e me levou no carro dele para o Samaritano. Com o tradicional jeitão dele, deu ordens para que eu fosse atendido da melhor forma e, um dia, quando chegou no meu quarto e descobriu que tinham subido a temperatura do ar refrigerado, esquentando o quarto, o que não podia, pois eu estava desidratado, colocou no máximo e arrancou o botão dizendo; quero ver quem vai mexer nessa “…..” Agora, rsss. Não tinha como não rir com Adherbal. Saudade eterna do grande amigo e médico, que tem em sua casa, em um quadro, segundo ele mesmo, um verso que fiz para ele e ele adorou. Que ele tenha o descanso merecido.

  18. Nunca vou esquecer uma caneta que o Adherbal ganhou de um paciente português que, para homenageá-lo, mandou gravar o nome na bonita caneta. Ocorre que o nome grafado fez o querido médico retrucar: mas meu nome não é ADERVAL, é ADHERBAL …!!! Rssss

  19. Fui uma paciente dele de muitos anos, sempre me tratou com muito carinho.
    Abaixo de Deus, Dr. Adherbal descobriu o meu problema neurológico e, por ter sido uma pessoa maravilhosa comigo e com todos, que ele descanse em paz e que Deus te coloque em um ótimo lugar, vc merece.

  20. Foi uma grande perda. Era um médico maravilhoso e uma pessoa excepcional. Devo muito a ele, sempre atencioso e carinhoso. Que Deus o coloque em seus braços como ele fazia com os pacientes

  21. Funcionária há 24 anos do Hospital Samaritano, tive o imenso prazer em conviver com esse homem, que foi para nós, os funcionários, um Amigo, um Pai, um Diretor Médico que contribuía para o nosso crescimento pessoal e profissional. Vai ser difícil chegar ao Plantão amanhã e não ter mais o seu ¨Bom Dia, garota!¨, com aquela voz vibrante! Descanse em paz DR. ADERBAL MAIA e obrigada por tudo! Saudades…

  22. Funcionária há 12 anos, posso dizer que ficará um imenso vazio naqueles corredores, pois ele não era um CHEFE e sim um PAI.

  23. Eu tive o prazer de conhecer esse homem, que gostaria de conhecer muito mais jovem. Um homem “reto” , coisa rara hoje em dia.

  24. tive o prazer de trabalhar no samaritano e ter o dr. ADHERBAL MAIA como meu superior, aprendi muito com ele naquele hospital, que DEUS possa confortar seus familiares, a medicina perdeu um excelente neurologista.

  25. Tive o prazer de conhecer e de trabalhar com Dr Aderbal, uma pessoa tao especial e querido como ele, com certeza ja esta em um lugar especial levando sua alegria.

  26. Sou grata por ter convivido com Dr. Aderbal por 15 anos, e fazer parte dessa grande família Samaritano. A descrição feita pela Hildegard está na íntegra, quando li foi como se estivesse vendo e o ouvindo: “acorda, porra!”

  27. ”Porque metade de mim é partida, mas a outra metade é saudade…

    Dr. Adherbal Maia, eterna lembrança em nosso coração…

  28. Só tenho a agradecer a Deus pelo privilegio de ter trabalhado no Hospital Samaritano por 12 anos sob sua direção . Ele foi a alma do Hospital que nunca mais será o mesmo sem a sua presença forte,enérgica e carismática . O Hospital Samaritano era sua casa . E ele foi fiel ao nosso Hospital até o final. Amava o que fazia, amava a cada um de nós. Muitas saudades. Meus aplausos para ele … e para todos que ele amava e que também o amavam de verdade.
    Hildegard vc foi brilhante na sua descrição. Ele foi realmente tudo o que você escreveu .

  29. Hilde ,tudo que tu dissestes do nosso Querido Aderbal é a mais pura verdade ,muito bem redigida e expressada ,porque ele realmente era tudo isso.foi uma grande perda.um abraço no Frances e um beijinho carinhoso pra ti.

  30. Nos anos que tive o prazer de te-lo como diretor, aprendi que chefia, também pode dar um bom dia olhando nos seus olhos, pode parar no corredor pra perguntar se você melhorou, pra fazer um elogio ou pra fazer um pedido amigável , mas com uma voz sempre bem posta, forte, que era impossível nao manter o respeito e a vontade de ser , um dia, pelo menos um decimo do que ele representava nao só pra mim, mas pra toda família samaritano! Hoje com muita tristeza venho deixar meu abraço forte, de alguém que já se despediu dele há 3 anos como funcionaria, mas que carregara para sempre suas lembranças, broncas, risadas e seu perfume pelos corredores … vá com Deus Dr. Aderbal e nos guarde em paz!

    • Há, mais ou menos 26 anos, tive coragem de perguntar: Adherbal, que perfume é esse? Ele sorriu e mudou de assunto…. Rodei todas as prateleiras. Achei!! Fui no consultório dele usando o mesmo perfume, só para bricar com ele…. Era o Captain, de Molyneux. Saudade do Adherbal.

  31. Realmente. Tudo o que foi dito aqui era o que ocorria matinalmente. Aquela voz alta, de manhã bem cedinho, sempre em tom de brincadeira e procurando incentivar aos pacientes.Além disto, muito cordial e gentil com toda a equipe de saúde. Imenso prazer em ter participado deste time. Notável profissional. Com certeza irá deixar um grande vazio na medicina.

  32. Em circunstâncias difíceis pela doença repentina de meu pai, recebi a boa recomendaçao de nosso saudoso médico de família, Dr. José Simão, que o conduzisse aos cuidados do jovem Dr. Adherbal, no Samaritano. Tinha eu apenas 23 anos em 1974, filha única, desesperada por devolver a saúde a meu pai, descobri que tinha caído nas mãos de um Anjo. Com a franqueza que lhe era peculiar, me explicou em detalhes, tudo o que poderia acontecer numa cirurgia de um aneurisma cerebral. Sua gravidade e a possiblidade de espamos no pós-operatório. Papai chegou a ter os espasmos previstos e este médico maravilhoso ficou em sua cabeceira das 23h até ‘as 5h da manhã, quando finalmente meu pai recobrou a consciência. Seu caso foi ‘a Congresso e sua recuperação deu-se em 3 semanas. Dr. Adherbal lhe dizia: “De aneurisma, vc não morrer mais”. Papai viveu mais 10 anos, levando vida normal. Quando lhe agradeci muito pela sua recuperação ele disse: “Quem ajudou foi Ele lá em cima”. Este foi um verdadeiro médico, humilde, dedicado, transparente, atendia a todos indiscriminadamente. Otimista, sincero, sem subterfúgios e sempre com muito humor. Hilde o descreveu com perfeição. Todas as homenagens para Adherbal Maia.

  33. Hildegard, palavras brilhantes e sabiamente sintetizadas … obrigada por traduzir nelas sentimentos evocados em nossos corações que muitas vezes
    se perderiam …
    Dr Adherbal certamente continuará a ecoar seu “brado de conclamação” à luta diária, nos transmitindo a certeza de estar no caminho certo para abraçarmos com garra e amor nossa meta no Hospital Samaritano…
    Agora mais que nunca estaremos sob sua supervisão… missão cumprida, chefe…
    Abraço

  34. É com tristeza que soube de sua morte, sempre fui muito de perguntar sobre dúvidas que tinha em relação ao cérebro e umas dessas dúvidas foi sobre o SRAA(sistema reticular ativador ascendente) que brilhantemente me explicou e me fez entender, quando em assitência a um de seus clientes que estava na coronária.Tinha uma satisfação enorme em explicar aqueles que queriam aprender…. Ele se foi mas será sempre lembrado. AQUELE QUE AJUDA NÃO É O QUE PODE……MAS O QUE DESEJA e isto ele era ímpar.

  35. Dr.Adherbal foi grandioso como ser humano. Conviver com ele era, uma satisfacao. Agradeco por tudo fique com os anjos.

  36. Dr Adherbal, obrigada por tudo que o senhor proporcionou a mim e a minha familia nesses 15 anos como colaboradora do Hospital Samaritano.
    Uma lagrima sentida. Saudades, saudades, saudades …..

  37. É com o Coração muito apertado que lamento profundamente a perda não só do Diretor, do profissional, da competência, do Médico etc… Perdemos sim, um grande ser humano.
    Certo que que Deus o acolheu.

  38. Quando lembro do Dr. Adherbal lembro sempre deste pequeno texto :

    Ser gentil com um superior hierárquico é obrigação…
    Ser gentil com um colega é cortesia…
    Ser gentil com um subordinado é de uma nobreza extraordinária…

    E foi com essa nobreza que o Dr. Adherbal passou, para quem com ele conviveu, tantos valores… tanta retidão…sendo ao mesmo tempo uma pessoa doce… uma pessoa em quem se podia confiar…

    Fica aqui manifesto o meu lamento e o profundo pesar.
    Peço a Deus que o abençoe.

  39. Ser humano ímpar…. Profissional exemplar…. Exemplo a ser seguido…. Gratidäo infinita…. Admiraçäo eterna….

  40. Fiquei chocada com a noticia. Ele era uma daquelas pessoas que você acha que vai viver para sempre. Figura forte e marcante, que sempre se fez presente com tanta sabedoria. Era uma das poucas pessoas que sempre que chegava no setor de trabalho merecia a admiração de todos, vozeirão inconfundível… Que seja eterno.

  41. Dos 17 anos que fui da família Samaritano, impossível não lembrar do seu ” Bom dia, garota”. Descrição perfeita desse médico, chefe e ser humano excepcional, e de sua família Hospital Samaritano. Saudades eternas…

  42. Trabalhei durante 18 anos no Samaritano, fui telefonista e como dizia Dr. Adherbal, essa a famosa telefonista Rose!!
    Dr. Adherbal para mim era um segundo pai, amigo, um ser humano como poucos que conheci, lutava pelos seus funcionários, uma pessoa com um vozerão, mais também com um imenso coração!
    O Classe médica perdeu um grande profissional, e os funcionários do Samaritano ficaram órfão de pai! Tenho certeza de onde ele estiver sua estrela única estará brilhando, pq ele teve e sempre terá o brilho de uma estrela!! Obrigada por eu demonstrar aqui nesse espaço todo meu carinho e agradecimento por esse grande amigo e patrão que se foi! Descanse em paz!! Rose ex telefonista!

  43. Ha 25 anos nesta casa e sempre ouvindo que eu era uma pessoa importante neste hospital , não Dr. Adherabl , importante , pai ,patrao , amigo , chefe , medico , Zezé.

  44. O Adherbal foi uma dessas criações da natureza que, por uma conjunção de fatores, só acontece a cada 1 milhão de anos. Fui operado por ele, e somente por ele seria operado. Salvou meu irmão , operou minha mãe, amigos, enfim, uma enorme perda para vida e a medicina.
    Desculpe o atraso Adherbal, mas só recentemente soube. Descanse em paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *