MARIA POMPEU DÁ SUAS ÚLTIMAS DICAS TEATRAIS DE 2012

Amigos, estou encerrando o ano com as dicas dos espetáculos que saem de cartaz no próximo dia 23 e que valem um esforço para assisti-los, em meio à correria de compras e às confraternizações dessa época:

1. A REVISTA DO ANO, O OLIMPO CARIOCA, com dramaturgia de Tânia Brandão e direção de Sérgio Módena, inspira-se num tipo de teatro de revista que surgiu no final do século XIX. Traz um balanço dos principais acontecimentos que personagens vindos do Olimpo encontrariam no Rio de Janeiro atual. O humor, a boa interpretação e a qualidade das músicas estão presentes, com destaque para Rogério Freitas, Alcemar Vieira, Helga Nemeczyk. No Teatro Clara Nunes de quinta feira a domingo.

2.DEPOIS DA QUEDA, um dos mais conhecidos textos de Arthur Miller desperta a curiosidade do público pelo tema autobiográfico: a peça enfoca principalmente sua complexa relação com as mulheres, sobretudo sua vida com Marilyn Monroe, com quem Miller foi casado de 1956 a 1961. A direção é de Felipe Vidal e no elenco destacam-se Simone Spoladore ( ou Paula Tolentino) no papel de Marilyn e Lucas Gouvea como Quentin ( o próprio Arthur Miller). No Teatro Gláucio Gill de sexta a segunda. Este está em cartaz só até o dia 17.

3.DZI CROQUETTES EM BANDÁLIA resgata a irreverência que marcou o sucesso do grupo nos anos 70. O elenco é formado em sua maioria de jovens, mas Ciro Barcelos do elenco original, agora como autor, diretor e coreógrafo, mostra impressionante vitalidade dançando, cantando e criando diversos personagens. Bayard Tonelli, hoje poeta com vários livros publicados, também do elenco original, faz uma bela participação  com texto próprio. Outro integrante do grupo original, Cláudio Tovar, colabora para o sucesso criando os figurinos. No Teatro do Leblon, de quinta a domingo.

4. FREUD, A ULTIMA SESSÃO. De Mark St. Germain, dirigido por Ticiana Studart, narra o fictício encontro de Freud com o escritor C.S. Lewis em que eles debatem as suas posições antagônicas em relação a diversas questões, principalmente sobre a religião e a psicanálise. Excelente interpretação de Hélio Ribeiro, muito bem coadjuvado por Leonardo Netto. No Centro Cultural dos Correios, de quinta a domingo.

5. NA SOBREMESA DA VIDA. De Maria Letícia, com direção de Ernesto Piccolo, apresenta Emiliano Queiroz que com muita sensibilidade e humor revive toda a sua trajetória de vida e de carreira. A seu lado, a excelente Ivone Hoffmann interpreta vários personagens que cruzaram com Emiliano Queiroz em seus 76 anos de vida. No Teatro dos Quatro de quinta a sábado.

Maria Pompeu

Uma ideia sobre “MARIA POMPEU DÁ SUAS ÚLTIMAS DICAS TEATRAIS DE 2012

  1. Maria Pompeu, obrigado pelas dicas, sempre oportunas, Feliz Natal e retorne com toda força em 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *