Marcio Roiter, um homem Art-Déco

O coquetel de Marcio Roiter era não só para comemorar o sucesso do XI Congresso Mundial de Art-Déco, em agosto passado, o Prêmio de Cultura do Governo do Estado e o lançamento do livro “Rio de Janeiro Art-Déco”. Também comemorava a entrada dos novos membros filiados ao Instituto Art-Déco Brasil, uma lista de personalidades brasileiras e internacionais, como Alastair Duncan, autor de mais de 30 livros sobre o estilo, que vai proporcionar à missão de proteção, pesquisa e celebração do Art-déco uma tremenda representatividade…

Simbolizando tudo isso, estavam presentes duas personalidades muito queridas do mundo Art-déco: Rachel Sisson, arquiteta ainda atuante aos 83 anos, preparando um livro sobre o maior monumento Art-déco do mundo, o Cristo Redentor, sob uma ótica totalmente inusitada…

Rachel presidia o Inepac, quando a estátua foi definitivamente tombada. Ela é neta de Fred Figner, que fundou a Odeon Discos e cuja casa tombada e preservada é hoje, na Rua Marquês de Abrantes, a Mansão Figner, sede do Senac…

Fred Figner, pra quem não se lembra ou não estava vivo, foi quem doou terreno e instalações para ser fundada a Casa dos Artistas, em Jacarepaguá. Além de culto e empreendedor, um homem bondoso…

Mitchell (Micky) Wolfson Jr. se tornou uma das maiores celebridades internacionais, quando fundou o The Wolfsonian, em Miami, em 1995, com certeza o melhor museu especializado nas artes decorativas e da propaganda do final do século 19 e 1ª metade do 20. Neste mesmo ano de 1995, publicou um livro sobre o Brasil, referência para os estudiosos do período 1875-1945…

Um dos artigos, assinado por Rachel Sisson, se chamava “Rio de Janeiro: 1875-1945, A Formação de uma Nova Ordem Urbana”…

Em seguida ao lançamento de seu livro, em 1998, Wolfson esteve no Rio, quando foi homenageado com um almoço pelo prefeito Luiz Paulo Conde, Presidente de Honra do IADB. Na última vez em que esteve no Rio, há oito anos, ele foi levado por Marcio Roiter, presidente fundador do Instituto Art Déco Brasil, para conhecer a casa Art-déco de Baby (Joaquim) Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa. Não precisa dizer que ficou deslumbrado, e Joaquim, o Baby, encantado com a verve, a cultura e o humor de Micky, que acaba de fundar uma filial do Wolfsonian de Miami em Gênova, na Italia…
Abaixo, os registros do elegante coquetel…

marcio roiter 2 Marcio Roiter, um homem Art Déco

marcio roiter Marcio Roiter, um homem Art Déco

Fotos de Sebastião Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *