LEITÃO DESFIADO À ‘MISS PIGGY’ THOMÁZINHO COLAÇO

Quem esta jornalista e a chef chic Beth Winston poderíamos homenagear com a receita de hoje, que se trata de um Arroz de Repolho com Leitão Desfiado? Tarefa difícil, hein? Nem mesmo a Miriam, que já traz o Leitão no sobrenome, gostaria de uma homenagem do gênero, nem tanto pelo leitão, acredito, porém mais pelo outro ingrediente…

Daí que me lembrei de um amigo divertido, bem humoradíssimo, um autêntico piadista, que de tudo fazia uma galhofa, não confundir com farofa, pois não é o complemento desse prato. Ele era a alma e a alegria de todas as festas, e ele mesmo um ‘arroz de festas’, já que não perdia uma, o delicioso e saudoso Thomázinho Colaço!

E por quê lembrei-me dele? Porque o Thomázinho Colaço era a ‘Miss Piggy’ oficial da Banda de Ipanema. Todo sábado de pré-carnaval, grande dia da saída da banda, lá estava ele nos tutus cor de rosa, de meia arrastão e orelhinhas de porco, arrancando gargalhadas de todo mundo, com suas tiradas engraçadas…

E o ponto alto da ‘Miss Piggy’ do Thomázinho, no sábado da Banda de Ipanema, era quando ele adentrava o Salão Jambert, na Vinicius de Moraes, falando com aquela sua voz bem alta e afetada, que todos a-do-ra-vam, e causando um frisson generalizado no salão, arrancando das bacias quem lavava os cabelos e fazendo a turma do salão masculino no andar superior largar as manicures e os secadores e descer correndo as escadas para não perder o espetáculo.

piggymissThomázinho Colaço caracterizava-se de Miss Piggy (acima) e fazia a festa da Banda de Ipanema, de seus amigos e das dondocas que davam plantão no Salão Jambert, da Vinicius de Moraes, que, definitivamente, era o lugar para se estar no Rio, nos sábados de banda, sobretudo para curtir o show à parte do inesquecível Thomázinho

Thomázinho Colaço era um showman nato, que deveria ter seguido a carreira dos palcos, o que foi um desperdício não ter feito. Perdeu a cena brasileira, mas ganhamos nós, seus diletos amigos, que rolávamos de rir nas mesas dos jantares, onde tínhamos o privilégio de escutar seus comentários sarcásticos, suas piadas mordazes, suas maldadezinhas inteligentes…

Num daqueles sábados de Banda de Ipanema no Jambert (pois o melhor local pra se estar em sábado da Banda era o salão do Jambert) eu fotografei a ‘Miss Piggy’ do Thomázinho e publiquei em minha coluna. Mas não encontrei a foto para mostrar aqui a vocês. Quem também tiver uma, ou tiver um recorte da minha coluna – socorro! – que envie correndo aqui para este blog ([email protected] ou [email protected]), que correndo eu também incluirei neste post…

E podem preparar o…

LEITÃO DESFIADO À ‘MISS PIGGY’ THOMÁZINHO COLAÇO NO ARROZ DE REPOLHO

Ingredientes

Arroz branco

leitão desfiado

repolho branco

cebolinha parte branca

cebolinha parte verde

alho, alho porró

passas pretas sem semente

pinolis torrados, manteiga

caldo de carne, água

pimenta dedo de moça e pimenta do reino

açúcar

Modo de Preparar

Cortar o repolho bem fininho, desfiar o leitão,  refogar as passas pretas, na manteiga, fritar os pinolis. Misturar tudo. Adicione o arroz branco já cozido e por fim o repolho bem fininho que deverá ficar “al dente”. Misture aos ingredientes a gordura do bacon frito e a cebolinha verde. Acrescente o bacon frito em pedacinhos e pimenta do reino e sirva bem quentinho! Pode acompanhar uma salada verde, batata sotê ou gratinada.

01 Fritar  o alho e alho porró na manteiga

01 – Fritar o alho e alho porró na manteiga

02 O leitão já desfiado

02 – O leitão já desfiado

03 caldo de carne

03 – Caldo de carne

04 as passas pretas já passadas na manteiga

04 – As passas pretas já passadas na manteiga

05 O arroz branco já cozido

05 – O arroz branco já cozido

06 Misture tudo e deixe cozinhar rapidamente

06 – Misture tudo e deixe cozinhar rapidamente

07 acrescente a pimenta dedo de moça

07 – Acrescente a pimenta dedo de moça

08 Adicione o repolho cortado bem fininho

08 – Adicione o repolho cortado bem fininho

09 Os pinoles já fritos e torrados

09 – Os pinolis já fritos e torrados

10 Acrescente a gordura do bacon

10 – Acrescente a gordura do bacon

11 Volte a misturar tudo

11 – Volte a misturar tudo

12 Bacon e cebolinha picada e pimenta do reino para finalizar

12 – Bacon e cebolinha picada e pimenta do reino para finalizar

13 Rápido e pronto para servir!

13 – Rápido e pronto para servir

Fotos de Marco Rodrigues

Beth 2-DSC_0027a

Beth Winston em foto de Antonio Guerreiro

6 ideias sobre “LEITÃO DESFIADO À ‘MISS PIGGY’ THOMÁZINHO COLAÇO

  1. Que delicia….sou fã de arroz e os da Chef Beth então nem se fala, esse eu também vou fazer!!! hummmmmm!

  2. Quero fazer esse arroz, está com uma cara ótima, mas tenho duas perguntas a fazer : O que é “pinolis” ? E onde encontro?
    Obrigada e parabéns pelo receita…adorei!!!!

    • Semente de pinheiro do Mediterrâneo cujo sabor se assemelha ao da amêndoa, porém é mais oleoso e picante. Nas Casas Pedro ou outras de especiarias, você encontrará Pinolis.

  3. Querida Hilde quando abri sua coluna hoje as lagrimas brotaram, mas logo comecei a gargalhar me lembrando das tiradas do Thomazinho… Quando me separei tive o privilegio de conviver com ele muito de perto; fui sua hospede por maravilhosos 4 meses. Me chamava carinhosamente de Shima e não me deixava ficar triste; logo inventava um personagem para me fazer sorrir. Dentre as gostosas maluquice: pegavavamos um taxi e ficavamos dando volta pela cidade e ele imitando Tim Maia, momento inesqueciveis. Eu tinha um acervo de fotos dele maravilhoso, mas infelizmente um incêndio queimou tudo. Quem deve ter muitas fotos dele e Amelinha Falk. Adorei sua homenagem ele realmente fez por merecer e ter voce para lembra-lo com todo seu carinho… Ele foi tudo que voce citou e muito mais; pena ter nos deixado quando tão jovem.

  4. Adoro as receitas de Beth, elas tem um sabor inigualável.
    Hilde vc acertou em cheio, nos estamos gostando muito muito de passar por aqui.
    Amei MISS PIGGY !

  5. Acompanho há muito tempo as notícias inteligentes e sempre atuais da Hilde.
    É um prazer e um deleite sorver os seus comentários preciosos,que competência! Parabéns.
    Mônica Arruda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *