Jantando com os príncipes da Dinamarca

  • Vinte metros de cauda, toda rebordada, e o peso é tal que o véu de Tamara Gontijo, que se casa no sábado em Brasília com José Rudge, terá cinco pagens a carregá-lo. Senão, a noiva não conseguiria dar um passo. Luxo igual, beleza tamanha, só no casamento da Farah Diba. Coisa de princesa. Mas de princesa de antigamente, pois a princesa Marie da Dinamarca, com quem jantei ontem noCosme Velho, é de total simplicidade e despojamento…
  • Vestindo um pretinho bordado com canutilhos, Lily Marinho recebeu os príncipesJoachim Cristian e Marie Cavaller, no patamar do hall de entrada, ainda a bordo de sua cadeira de rodas. Mas será por pouco tempo. O ortopedista Carlos Giesta me disse que, em janeiro, vai operar os joelhos de Lily, que ainda se recupera da colocação de prótese no quadril, cirurgia da qual saiu bravamente. Há muito tempo os amigos não viam Lily tão inteira, feliz e ainda mais bonita, radiante mesmo. Não é a primeira vez que o príncipe Joachim janta no Cosme Velho. Ele já esteve lá, recebido por Lily e Roberto Marinho, no jantar em homenagem à sua mãe, a rainha da Dinamarca. Todos conversavam em francês e Lily exibia a roseta de sua Légion d’Honneur,  já que a princesa Marie é francesa e estavam presentes os novos embaixadores de França e o cônsul-geral Moyret, falando maravilhas da mostra Douce France, que, na véspera, visitou em Juiz de Fora, com parte do acervo do Museu Mariano Procópio
  • Com os joelhos plenamente em forma, Emita Larragoiti, que tem o título espanhol condessa de Pourtalés, fez uma reverência com curvatura completa, tocando os lábios na mão de Sua Alteza, o principe Joachim. Ele é o terceiro na sucessão do trono da Dinamarca, mas breve passará para quinto ou sexto, pois o irmão mais velho, príncipe herdeiro, será agora pai de gêmeos. O príncipe veio ao Brasil em missão oficial de negócios, interessado no setor petrolífero. Com ele, vários empresários que militam na exploração do petróleo, prospecção, navios etc. Suas Altezas foram escoltadas até o jantar por vários batedores e seguidos por um grande veículo blindado, todo fechado, do Bope. E vocês podem adivinhar o recheio que ele tinha, não é? Segurança máxima!…
  • Os senhores Gilberto Chateaubriand e Gérard Larragoiti chegaram com suas bengalas antigas. Nada mais elegante do que homens grisalhos, bem vestidos e bem postos, usando bengalas. Se eu fosse a Lily, no próximo jantar, pediria a todos os cavalheiros que usassem bengala. Ficaria very british
  • A princesa Fátima de Orléans e Bragança contava que está pensando em se mudar para São Paulo, onde moram seus três filhos. “Adoro São Paulo, a cidade se parece muito comigo”, dizia a princesa, mulher de dom Pedro.  Aembaixatriz Thereza Castelo Branco contava que passou alguns dias na fazenda em Bananal, da Emita, que, por sua vez, conversava com aembaixatriz Maria Elisa Amarante, que é fazendeira de gado em Mato Grosso do Sul. A representação jovem do jantar era formada pelo pequeno Anthony, o neto de Lily,  que falou em francês com os homenageados, e pelo grupo de repórteres das revistas que cobriam o jantar. As jornalistas, todas bonitas e bem vestidas, umas graças!…
  • Causava frisson, o dread look afro, de Felipe Farias da Costa, companheiro do presidente do Instituto Cultural da Dinamarca, ambos presentes. Bonito e muito parecido com Walter Rosa, marido da Lilibeth, Felipe foi várias vezes confundido…
  • Passamos à mesa. À minha direita, tive o privilégio da companhia de Gilberto Chateaubriand. À esquerda, o empresário dinamarquês Carsten Folbaek, representante na América Latina dos navios da A.P.Moller-Maersk. Ele lembrou o saudoso ministro Maximiano da Fonseca, com quem negociou a compra de navios pela Marinha do Brasil, e fez a melhor das referências ao almirante Max: “Era um homem honesto”…
  • Chateaubriand quis saber o que era o twitter. Tirei o meu Blackberry da carteira, acessei o twitter e postei lá, diante dele: “Estou jantando com os príncipes da Dinamarca, em casa de Lily Marinho, ao lado de Gilberto Chateaubriand“. Meus seguidores adoraram saber. Eis que a discussão à mesa é em torno da sobremesa servida. A embaixatriz Amarante diz que se trata de um suflê de baunilha recheado. Harilda Larragoiti garante que é uma crêpe SuzetteCelia Giesta afirma que é crêpe de maracujá. Foi aí que tuitei: “Estamos na sobremesa, crepe suzette, mas há controvérsias”. Neste exato instante, passou diante de nós, junto à vitrine que separa a sala de jantar do jardim florido, um gambá! Depois, o segundo! Alguém lembra que na Dinamarca não há gambás e seria interessante chamar o príncipe para conhecê-los. Ao que um dinamarquês atalha: “Mas, cuidado, o príncipe é caçador” e faz sinal de quem puxa o gatilho. Uma socialite distraída comenta: “Não tem perigo, ele não trouxe o rifle”…
  • Lily fez em seguida o discurso que é marca de seus jantares. E fomos todos tomar café com suas Altezas Reais, que admiravam os porta-retratos sobre o piano, as peças de arte da Coleção Roberto Marinho, sobretudo o magníficoPortinari com a imagem de Santa Cecília. Foi mais um jantar vitorioso noCosme VelhoLily Marinho é campeã…

E vamos às fotos de Sebastião Marinho:

 

lily8 Jantando com os príncipes da Dinamarca

Os príncipes Joachim e Marie atravessam a ponte “Monet” do jardim do Cosme Velho

 

 

lily1 Jantando com os príncipes da Dinamarca

Lily Marinho com Gilberto Chateaubriand e Carlos Giesta

 

 

lily Jantando com os príncipes da Dinamarca

Embaixador René Haguenauer e embaixatriz de França, Saint-Geours

 

 

lily14 Jantando com os príncipes da Dinamarca

Vejam que graça de mulher é a princesa Marie da Dinamarca. E chic!

 

 

lily9 Jantando com os príncipes da Dinamarca

Célia Giesta, princesa dona Fátima de Orléans e Bragança e embaixatriz Thereza de Orléans e Bragança

 

 

lily18 Jantando com os príncipes da Dinamarca

Os príncipes da Dinamarca, com esta Hilde (que não retocou o batom depois do jantar, socorro!), diante do quadro de Portinari

 

 

lily12 Jantando com os príncipes da Dinamarca

Lily cercada pelos repórteres Luciana Malavasi, da Caras, Gustavo Altran, da Isto É Gente, Michele Licory, do site Glamurama, e Clara Passi, da revista Quem

 

 

lily132 Jantando com os príncipes da Dinamarca

Príncipe dom Pedro de Orléans e Bragança e embaixador de França, Yves Saint-Geours

 

 

lily11 Jantando com os príncipes da Dinamarca

Emita Larragoiti, condessa de Pourtalés, toda em azul royal, até na tartaruga de safiras do broche

 

 

lily10 Jantando com os príncipes da Dinamarca

Renata Olesenino, Merete Jualdanish, Felipe Farias da Costa e Maibrit Thomsen

 

 

lily3 Jantando com os príncipes da Dinamarca

Anthony beija a avó, Lily

 

 

lily2 Jantando com os príncipes da Dinamarca

Carlos Giesta, embaixador Stelio Amarante e Harilda Larragoiti

 

 

lily16 Jantando com os príncipes da Dinamarca

Lily Marinho e a foto dos príncipes dinamarqueses em seu casamento

 

 

lily17 Jantando com os príncipes da Dinamarca

A princesa Marie confere as fotos sobre o piano do Cosme Velho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *