Irmãs Guimarães Rosa unidas jamais serão vencidas!

Quando fez o convite para a feijoada de sábado no Iate Club (disparada, a melhor da cidade), Vilma Guimarães Rosa informou que seriam homenageados os amigos Angélique Chartouny, de volta ao Rio para mais uma temporada, e Zéka Marquez, pelo sucesso extraordinário de seu Oncinhas Magic Ball, no Copa. Mas Hildezinha observadora, ao chegar e notar a presença, à direita da anfitriã, de seu novo advogado, Roberto Halbouti, logo percebeu que aquela localização de honra não era mero acaso…

O lugar mais importante à mesa dado a Halbouti falava por si, era eloquente. Afinal, graças a Halbouti a vida de Vilma deu um giro de 180º. E para melhor! Para início de conversa, o advogado conseguiu que Vilma e sua irmã, Agnes, chegassem a um entendimento sobre os direitos autorais do pai. União que permitiu a ele ir à Editora Nova Fronteira, agora representando 2/3 dos herdeiros (a terceira parte era a segunda mulher de Rosa, Aracy, que deixou como sucessor um neto apenas dela), e obter uma reformulação do contrato (“vergonhoso”) com a editora, que até então significava quantidade micra de dinheiro para cada uma…

Para se ter idéia, em 10 anos, ambas haviam recebido apenas R$ 50 mil pelos direitos de todas as publicações da obra do pai pela editora! Modificado o contrato, as irmãs puderam recuperar o que não receberam no passado, bem como tiveram reformulado o presente e o futuro de suas participações…

Acostumadas a ganhar sempre tão pouco, as irmãs Guimarães Rosa estão agora felizes da vida. E não apenas pelos novos royalties. Também a obra, como um todo, passou por nova abordagem, prevendo sua presença nas nova mídias, e-books etc., tudo de forma mais justa…

Ao ouvir esse relato, Miriam Moreira da Costa, sentada em frente de Vilma, imediatamente pediu o cartão para contratar Halbouti, que, por sinal, foi apresentado por esta jornalista a Betty Lagardère e esta parece estar felicíssma com o resultado da atuação do causídico, na defesa de seus interesses…

Eram 20 amigos, num bate-papo animado, que começou à uma e meia da tarde e só às 7 da noite saiu o último convidado. Vilma falou sobre seu romance Verdades provisórias, que aproveitou o carnaval para adiantar. O livro deve ser lançado no fim deste ano ou início de 2012. Falou também da viagem longa que fará com o maridão, Peter Reeves, a partir do mês que vem. Embarcam no final de abril rumo à Europa. Em Paris, ela festeja seu aniversário em 5 de junho. Depois, o casal pega um navio em Dubai para um cruzeiro de três semanas. Na volta, ganha festa de aniversário black-tie, do Paulo Roberto Barragat

Fotos de Sebastião Marinho

WGR IMG 6264 Irmãs Guimarães Rosa unidas jamais serão vencidas!

Peter Reeves e Vilma Guimarães Rosa com o advogado Roberto Halbouti

WGR IMG 6277 1 Irmãs Guimarães Rosa unidas jamais serão vencidas!

Miriam Moreira da Costa e Odaléa Brando Barbosa

WGR IMG 6258 Irmãs Guimarães Rosa unidas jamais serão vencidas!

Angélique Chartouny, Cláudio e Cristina Aboim

WGR IMG 6290 Irmãs Guimarães Rosa unidas jamais serão vencidas!

Célia Paula Freitas e Sérgio Martins

WGR IMG 6288 Irmãs Guimarães Rosa unidas jamais serão vencidas!

Vilma Guimarães Rosa e Zéka Marquez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *