HOMENAGEM A DIAS GOMES

Dias Gomes, o grande dramaturgo, foi um amigão que tive, sobretudo quando era casado com Janete Clair, também minha amiga do peito. Eu, 20 de idade, era  a primeira colunista de televisão do jornal O Globo. Falávamos quase diariamente ao telefone, criamos laços. Uma vez, Dias aceitou ser meu padrinho numa homenagem que me seria prestada por um colunista social num clube lá em Nova Iguaçu. O colunista se chamava Irio. Ser meu padrinho implicava não apenas em comparecer ao evento, como também em me pegar em casa, no Edifício dos Jornalistas, no Leblon, ir dirigindo (eu não tinha carro nem sabia conduzir) à noite, naquela escuridão, e descobrir onde era o local da homenagem, o Country Club.

Nem ele nem eu sabíamos o caminho. Dias rodou pra burro, atravessamos linha de trem, rua poeirenta de terra batida, rua sem poste de luz, até descobrir o clube. Chegando lá, aquela festa. Fomos tratados com todo o carinho do mundo. Grande admiração. Valeu a pena. É tão bom merecer das pessoas demonstração de generosidade. Nunca esqueci o gesto do Dias. Sei que Janete trabalhou nos bastidores pra isso. Era minha amigona…

Estamos em temporada de celebração dos 90 anos de nascimento do grande, notável Dias Gomes, figura imortal de nossa Academia Brasileira de Letras. Por isso a Camerata Dias Gomes faz concerto terça-feira, às oito da noite, no Iate Clube do Rio. A série de homenagens, que começou com apresentação mês passado, na ABI, é coordenada pela pela filha de Janete e Dias, a violoncelista Denise Emmer, na foto abaixo, em dia de ensaio com a camerata…

Camerata Dias Gomes

Uma característica dos filhos do casal é que jamais se aproveitaram da fama e da importância dos pais para alavancarem suas carreiras. Seguiram seus próprios caminhos, às custas dos esforços e talentos próprios. Janete Clair e Dias Gomes souberam transmitir a Denise, também poetisa, Guilherme, trompetista, Alfredo, baterista, além da força de sua arte, a de seu caráter…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *